segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DE LISBOA A FARO... UMA IDA (desta vez) COM VOLTA!


Fui pouquíssimas vezes ao Algarve, e a maior parte delas em trabalho. A Faro tinha ido apenas uma vez... e já há 27 anos! Na altura fiquei com uma má impressão da capital do Algarve, e surgiu agora a oportunidade de lá voltar e, quiçá, modificar essa impressão:

A saída foi do Pragal, em Almada, num dos Intercidades que todos os dias ligam Lisboa ao sul por comboio. E logo à partida começou a «dança» das cadeiras - pessoas que têm o mesmo número de cadeira mas em carruagens diferentes. Eu ainda corri o risco de ser desalojado do meu lugar por uma inglesa bonita mas quem estava certo era eu... ainda se ela viesse sozinha, mas vinha com o namorado, fosse lá para a 2.ª classe... No entanto, ainda apanhei uma senhora a ser impelida pelo revisor a mudar de carruagem.


Depois de Setúbal o comboio rola até Alcácer com o rio Sado como fundo, bordejado pelos campos verdes de arroz e abençoado pelas cegonhas.




Mais para sul surgem problemas «graves» com as redes de telemóvel: os jovens desesperam, quase colocam os aparelhos no tecto a ver se «apanham» qualquer coisa... como a miúda na foto com as unhas pintadas com bolinhas de várias cores!


As paisagens alentejana e algarvia em grande parte confundem-se: aqui o caminho da direita é Alentejo, o da esquerda Algarve. Agora descubram as diferenças...

O cruzamento de comboios - porque o trajecto é de via única - é um martírio e é aqui que residem os atrasos mais acentuados: de qualquer forma ir de Lisboa ao Algarve em pouco mais de três horas é hoje um privilégio - com a vantagem que se pode ler, dormir, ouvir música com os fones, ir à WC ou meter conversa com a vizinha do lado...

E finalmente a capital algarvia! O tempo e as poucas voltas que dei em Faro não foram suficientes para eu alterar a má impressão com que fiquei da cidade no princípio dos anos 80 por isso só tenho uma solução: voltar lá um dia destes! Alguém quer vir comigo?

25 comentários:

Isamar disse...

Aconselho-te a voltar ao Algarve. Não fiques só pelo litoral. Vem também conhecer o Algarve do Barrocal e da Serra onde as pessoas ainda têm a genuidade de antanho. As portas estão abertas, o pão na mesa e a conversa flui com a mesma simplicidade com que te acolhem.Mas não deixes de conhecer Faro.

Beijinhos

Andreia disse...

Por acaso eu gosto de Faro!

Diário de um Anjo disse...

Já voltei....boas férias!

Diário de um Anjo disse...

Já voltei....boas férias!

Diário de um Anjo disse...

Já voltei....boas férias!

Bichodeconta disse...

Já estou de dedo no ar.. Pronto , retiro, eu sei que não é própriamente a minha companhia que te apetece até aos Algarves, (mas olha que sou boa companheira de viagem) Se disseres va,os???? eu pergunto: já estamos a caminho? Gosto do Algarve serra, mar, mas as zonas citadinas não me apaixonam..Boa viagem então..Vá lá, ainda arranjas ai uma companhia vip..Beijinhos, ell

Unknown disse...

eu ia d boa vontade!!!

Sol no Coração disse...

Gosto do Algarve...é lindo !É a minha segunda casa!
Gosto da foto das "2 estradas":0)
Beijocas

BlueVelvet disse...

Muito viajas tu:)
Também não gosto de Faro embora adore o Algarve.
Mas do que gostei mesmo foi das fotografias: uma beleza.
Beijinhos e veludinhos

Shelyak disse...

Saudades tuas, rapaz! temos que nos ver outra vez :)
Abracito!

sofialisboa disse...

olha que te aperece mesmo uma inglesa loira a dizer-te que ir, contigo. bjs meus sofia

Marta Vinhais disse...

Obrigada pelo convite, Alex...
Estive em Faro em criança; nunca mais lá fui, por isso, avisa com antecedência que eu vou...
Será uma aventura...
Beijos e abraços
Marta

Laura disse...

Olá; conheço meio mundod e terras algarvias, mas...o que me enfastia é aquilo tudo sujo pelos montes pelos passeios, casas a cair pobreza nas ruas também, enfim, se os turistas deixam lá tanto porque não usá-lo para por todas as terras Algarvias mais modernas e confortáveis, limpas etc etc?... è por isso que não gostas quando lá voltas, e eu também...bah, mas os rapazes adoram as praias e agua mais quentinha que cá no Norrte!...Beijinho d alaura..

Patrícia disse...

Eu gosto do Algarve. A minha avó é de lá e temos uma casita em "Armação de Pêra". Viajar de comboio até é agradável devido ao conforto e à possibilidade de chegar mais depressa mas eu prefiro uma viagem em família. De carro, a parar em alguns sítios para admirar a paisagem, ou a divertirmo-nos a tirar fotos a animais ou à bela vista.
Vai ver que com mais algumas visitas, até vai gostar.

Cumprimentos =)

Patrícia disse...

Eu gosto do Algarve. A minha avó é de lá e temos uma casita em "Armação de Pêra". Viajar de comboio até é agradável devido ao conforto e à possibilidade de chegar mais depressa mas eu prefiro uma viagem em família. De carro, a parar em alguns sítios para admirar a paisagem, ou a divertirmo-nos a tirar fotos a animais ou à bela vista.
Vai ver que com mais algumas visitas, até vai gostar.

Cumprimentos =)

Vb disse...

Olá Alexandre…
Faro tem melhorado mas não muito.
Talvez um dia nos encontremos por lá.
Este teu post fez-me lembrar a última Visão! AÍ a viagem é bastante maior.

Um abraço

Sol da meia noite disse...

Não achas que és um pouco exigente...? Para não dizer exigente demais...
Vá lá, aprende a fazer dum limão amargo uma doce limonada e volta a Faro com um espírito diferente...

Muito bonitas as fotos... vale bem a viagem!

Jinho *
:-)

Gata Verde disse...

Eu faço partes do teu grupo. Já não vou ao Algarve à 11anos por opção! Talvez um dia volte...mas no Inverno.

bjs

Filoxera disse...

Não sou grande fã do Algarve, mas se formos fora da época estival descobrem-se bons recantos.
Boa reportagem.
Beijos.

A OUTRA disse...

Gosto do Algarve em fins de Setembro, princípios de Outubro. Há imensos anos que lá não vou e não me apetece. Conhecia o Algarve "verdadeiro" como as minhas mãos, este não me agrada conhecer. O que era bom estragaram.
Desculpa, mas naquela postagem em que me fizeste referência a um possível concurso, a que fotografia te referes? está uma na postagem e faz ligação a outra. Além disso tenho muito mais.
Sinto que não tenho ainda nada bom para me aventurar a um evento desses.
Estou no Olhares, vê as que lá tenho.
Gostei de saber de ti.
Maria

A OUTRA disse...

Bonita fotografia a do comboio. Um princípio de "panning". Ando a tentar apanhar um combóio em alta velocidade, mas quando me avistam abrandam a marcha. É preciso ter azar!...
Maria

Teresa David disse...

Também não vou a Faro há tanto ou mais tempo do que tu. Apesar de estar perto da estação do Pragal nunca a utilizei para andar de comboio que até é um meio de transporte que tanto gosto.
Está muito gira a tua reportagem.
Talvez um dia te desafie para irmos os dois no comboio de novo a Faro!
Bjs
TD

turbolenta disse...

NÃO!
AGRADEÇO
...........mas nem pensar
Algarve para mim é sinónimo de longas filas para tudo, ser tratada com "alheamento"(para não dizer desprezo) em qualquer restaurante(para os turistas não é assim!).É cimento e mais cimento! preços exorbitantes para as bolsas portuguesas. Por isso:No Verão nem pensar e na Primavera ou Outono é um caso a pensar. Mas para já não me sinto com vontade.
A uma amiga pediram-lhe, o ano passado, numa casa particular, só por dormir e para 2 pessoas: 130 € por cada noite.
Claro que o outro ficou com a casa e a minha amiga foi para o Norte e ficou muito contente.Só o dinheiro das dormidas quase custeou o alojamento e a comida.
É por essas e por outras que, bem feitas as contas, opto por outros locais e acabo por ir lá para fora.
boa semana

Violeta disse...

gosto muito de viajar de comboio. A questão da rede de telemóvel é um senão que acontece a Sul e a Norte.
Boa semana

Maria Clarinda disse...

Beijinhos e deixa o coração ver ,Amigo!!!!Jocas mais.