quinta-feira, 29 de maio de 2008

AQUI O PETRÓLEO, A GASOLINA E O GASÓLEO SÃO À BORLA!

Tantos políticos iluminados, tantos assessores muito bem pagos, tantos comentadores televisivos, tantos cronistas nos jornais, tantos jornalistas de economia, tantos gestores de topo, tantos experts na matéria, tantos analistas, tantos entendidos, tantos investigadores... e ninguém soube prever o que se anunciava nos combustíveis!!!

Sempre se soube que o preço do barril de petróleo num dado momento tem reflexos no preço dos combustíveis ao consumo seis meses depois! Qual é o espanto? Isto quer dizer que teremos, pelo menos, mais seis meses com os combustíveis a subir!!! Ai, ai, lá se vão as minhas passeatas!!!

---------------------------------------------

Por isso se quisermos continuar a dar umas voltas nos nossos automóveis, teremos então que cortar nalgumas despesas. Vou sugerir alguns cortes possíveis:

- Se fuma, deixe de fumar - poupa 2 litros por dia

- Beba menos um café por dia - se bebe habitualmente três, beba só dois, por exemplo - poupa 0,3 litro por dia

- Se almoça fora de casa abdique de uma refeição por semana, ou de uma de 15 em 15 dias - poupa 5 litros por semana

- Faça telefonemas mais curtos - poupa alguns litros

- Dê baixa da TV Cabo ou similar - na verdade você nem tem tempo para ver os canais portugueses - poupa 15 litros por mês

- Deixe de comprar jornais semanais: estão desactualizados e têm papel a mais. Aposte nos gratuitos que trazem tudo o que é necessário. E leia os artigos na net - poupa mais alguns litros

- Deixe de comer uma fatia de bolo brigadeiro ao lanche... ops, esta era para mim - fui apanhado! Não, não como todos os dias, é só de vez em quando... quantos dias há por semana? Bom, fazendo as contas... - poupo 1 litro por dia!!!

E finalmente tome um relaxante banho de sais ou de espuma, se possível com o seu (sua) namorado (a) - não poupa nada, é verdade, mas enquanto está no banho não pensa sequer no petróleo, isso garanto!
E as coisas boas da vida...
não têm preço!!!


terça-feira, 27 de maio de 2008

FUI EU QUE INVENTEI MAS... OH, NÃO REGISTEI A IDEIA!!!

Pois é, há uns anos imaginei um vestido - eu gosto de ver as mulheres de vestido ou de saia - onde nos três locais do corpo da mulher comummente mensuráveis constassem as tais medidas mágicas: 86-60-86.

Assim, cada mulher saberia a cada momento o quão afastada ou próxima estaria das medidas «ideais»! Armei-me em estilista - imaginem, eu estilista! - fiz um esboço em desenho e apresentei a algumas das minhas amigas...

Sabem qual o resultado? Pois é, fui desancado, vilipendiado, violentado (por palavras), quase humilhado... por pretender ingenuamente entrar num campo tão complicado para algumas mulheres! Então, eu reformulei: «está bem , então fico-me só pelo cinto, e assim saberão sempre qual a medida da barriguinha!». Bom, como devem calcular não pegou e eu desisti da ideia de medir as formas femininas através do vestuário!

Mas não é que apareceram agora uns cintos baseados na ideia que eu tinha tido, e que já muitas mulheres usam? Têm as medidas em centímetros tal e qual como as fitas métricas das nossas mães, e ainda podem ser úteis para tirar as medidas a outras partes dos corpos humanos... quê, o que é que estão a pensar? Seus mal-pensadores! Então, isso pensa-se! Não, eu queria dizer que podem servir para medir as dimensões da cabeça para comprar chapéus - que é algo que nós fazemos todos os dias, compramos vários chapéus por dia! Quê? Não, para esse objecto sempre ouvi dizer que o tamanho não conta, o que conta é a arte: oh, outra vez a pensarem mal! Não, o que eu queria dizer é que um bom guitarrista tanto toca numa viola grande como numa guitarra pequena... seus malandros e suas malandras!!!


sábado, 24 de maio de 2008

DA CORRIDA DA MULHER À FEIRA DO LIVRO, PASSANDO PELA MONGÓLIA!!!

Também estive na Corrida da Mulher (do lado de fora) a fotografar as mulheres mais bonitas de Portugal, com destaque - claro - para a minha amiga Teresa Paula Marques. E não é que também tive direito a fotografia? Obrigado, não sei quem me «apanhou» mas fez-me sentir importante!!! Beijinhos a todas as que participaram e a todas as MULHERES!!!


Já decidi: embora as mongolesas não sejam o meu tipo vou emigrar para a Mongólia e alistar-me no exército de Genghis Khan - acho que assim fico protegido contra o «carjacking»!

Há mais fotos no meu Hi5 (clicar)... mas antes de ir para a Mongólia ainda tive que fazer umas coisas. Como, por exemplo...



... ir até à
Mostra de Ciência
no Museu da Electricidade,
onde os alunos de algumas
escolas e universidades
apresentaram
trabalhos científicos
verdadeiramente... científicos!!!








E ainda: uma conferência sobre a Guerra Colonial baseada numa Exposição de Fotografia de Manuel Botelho. Além do autor, estiveram presentes Beja Santos (escritor e antigo defensor do consumidor) e José Luís Porfírio (crítico de arte e antigo director do MNAA) - oportunidade para abordar um tema que só agora (e passados mais de 30 anos) os portugueses conseguem começar a falar.



E o meu dia terminou (como quem diz - ainda tenho muito que fazer este Sábado!) na Feira do Livro de Lisboa (inaugurada hoje depois de alguma polémica), com uma pequena volta pelos muitos stands. Num deles lá estava Zita Seabra a autografar livros, e anunciava-se a presença de outros escritores para a noite chuvosa de hoje - as compras ficaram para outro dia, em princípio na próxima terça-feira à noite...




quarta-feira, 21 de maio de 2008

O MEU AMIGO MISTER BRUNETTI!

Vai-se a Fátima para rezar, para acender uma vela, para pagar uma promessa... Eu fui a Fátima - onde não ia há mais de 20 anos - por curiosidade, acabei por acender uma vela, ver a nova Igreja e... conhecer Mister Brunetti, um italiano fantástico, fotógrafo profissional, que há muitos anos vive em Inglaterra - já tenho viagem prometida, se alguém quiser vir comigo...

Mister Brunetti tem 81 anos, vive em Porchester, e está a passar uns dias em Portugal. Quando vem a estes sítios grandiosos traz sempre uma cadeira de abrir e fechar - e faz muito bem! A fotografia e a máquina que eu trazia deram o mote para longos minutos de conversa: em italiano, em inglês, em português... Trocámos contactos e recebi um convite para ir passar uns dias a Inglaterra. Se fosse há uns tempos teria dito que não, mas agora aceitei de imediato!

Não são só pessoas das classes mais baixas que cumprem promessas de joelhos. Também tenho fotos destas pessoas de frente mas é claro que não as reproduzo! Tenho um grande respeito pela privacidade destas manifestações, e se as pessoas tomam estas atitudes é porque acham que as devem tomar.

Fi-lo pela primeira vez na minha vida: comprar uma velinha por 50 cêntimos, acendê-la e deixá-la arder. Os pedidos? Muita saúde para todos, muita paz no mundo, que Portugal seja campeão europeu, que o preço do petróleo baixe e... ah, os pedidos mais importantes não os revelo aqui... Senão, não se realizam, heheheh!!! E eu quero muito que eles se realizem!!!

A Igreja velha e a Igreja nova: duvido muito que a Igreja nova receba manifestações como as deste jovem casal, porque não tem ambiente para isso, acho eu! Mas como não percebo muito destas coisas, sempre vou dizendo que prefiro a Igreja velha, apesar da Igreja nova ter um jogo de cadeiras fantásticos - fiz muitas fotos de cadeiras para oferecer a uma pessoa que faz colecção de fotos de cadeiras!!! Pois, cada um colecciona o que quiser... claro!!!

domingo, 18 de maio de 2008

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS



De todos os MUSEUS que conheço e frequento o MUSEU DA ELECTRICIDADE é aquele que me dá mais ENERGIA! Ainda para mais tive o privilégio de assistir ao lançamento da nova imagem do Museu onde me foi dado ver um espectáculo único: o que vem provar que MUSEU também pode ser ARTE!!!

QUE MUSEUS
COSTUMAM FREQUENTAR?



Uma das críticas maiores neste Dia dos Museus foi o fraco destaque dado aos Museus fora de Lisboa, como é o caso do Museu de Cerâmica nas Caldas da Rainha - na imagem de baixo a Directora deste Museu, Cristina Horta (aqui com Manuel Freire da Pedra Filosofal), uma das principais vozes contra a «discriminação» que os Museus da província têm em relação aos dos grandes Centros.

Estas três fotos são da autoria de Margarida Neves

quarta-feira, 14 de maio de 2008

DIA DA FAMÍLIA? DEIXEM-ME RIR!!!

Há «homens que nunca foram meninos» (Soeiro Pereira Gomes) e há homens e mulheres que nunca tiveram família... Estas fotos e as que se encontram em
TRANSVERSALEX (clicar)
foram obtidas ontem na Baixa de Lisboa num espaço de 15 a 20 minutos - e muitas mais do género poderiam aqui estar...


A Senhora (com letra grande!) que ocupa um espaço
no Terreiro do Paço utiliza o mesmo local para comer
e para fazer as necessidades...
à porta dos Ministérios e dos senhores (com letra pequena)
engravatados.


O cãozinho é muito fofinho e apetece fazer festinhas
mas o que lhe acontecerá quando crescer? E ao dono?


Alguns turistas vibram
com um cenário tão «rico» em emoções...



Poderia ter sido um acidente, mas não:
à beira de uma passadeira de peões no Cais do Sodré
um homem utiliza as pedras da calçada como colchão...

Nem os transeuntes nem a sede do Banco Popular
estão preocupados com o dormitório
deste indivíduo em plena Rua Augusta...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ao pensar no tempo que nos separa
Até perco a vontade de respirar...
Por isso vou inspirar bem fundo,
Armazenar todo o ar que puder...

... Depois suster a respiração
Até voltar a estar de novo contigo...

E nem quero dar pelo tempo passar,
Só sei que vou suster a respiração...
Porque sem ti... NÃO SEI RESPIRAR!


A pedido de várias «famílias» aqui está de novo o texto original do post sem censura.



domingo, 11 de maio de 2008

O MELHOR DA FOTOGRAFIA MUNDIAL NO MUSEU DA ELECTRICIDADE EM LISBOA

MAIS FOTOS EM TRANSVERSALEX

Foi inaugurada no dia 9 a Exposição da World Press Photo, no Museu da Electricidade, em Lisboa, em conjunto com as fotos vencedoras das várias categorias do Prémio Visão/BES deste ano.


Oportunidade para ver o que de melhor se faz em termos de fotografia a nível mundial - isto para os que apreciam e gostam de fotografia ou mesmo para aqueles que já gostaram de fotografia e que tanto se dedicaram a ela, e que por uma razão ou outra, não têm tido possibilidade de a praticar.

Mais do que outras vertentes, a fotografia tem o poder de atrair e unir pessoas... Não deixem de lá ir... Pode ser que encontrem pessoas fantásticas e com os mesmos interesses que vocês! Quem sabe se...

Centenas de pessoas estiveram na inauguração da Word Press Photo no espaço privilegiadíssimo do Museu da Electricidade em Belém, Lisboa

Pinto Balsemão com a comissária holandesa para a Exposição observando Putin sob o olhar atento da lente do meu colega fotógrafo

A minha amiga Margarida Rebelo Pinto continua deslumbrante como se vê - enquanto não sai o seu próximo livro, aqui a posar para a minha objectiva ao lado da fotografia vencedora do Prémio Visão/BES da autoria de Augusto Brázio

quinta-feira, 8 de maio de 2008


Gosto de passear contigo
Tirarmos fotografias
Aos mesmos motivos
Depois trocarmos as máquinas
E no fim não sabermos
Quem fotografou o quê!

Gosto de passear contigo
Apreciar janelas antigas
Colher flores com a objectiva
Fotografar os campos floridos
Apanhar as ondas do mar
Sonharmos com um castelo!

Gosto de passear contigo
Ouvirmos a mesma música
Rirmos em conjunto,
Comermos um gelado
E no fim dizermos:
é bom estarmos lado a lado!

domingo, 4 de maio de 2008


A minha MÃE
tem a força
do mar ...

... e a
suavidade
de uma Rosa!!!









A tua MÃE é linda,
Tão bonita, tão bonita,
Ela tem uma cara de anjo,
Tem uns olhos de amêndoa
E um sorriso tão perfeito...

A tua MÃE é linda,
Tão bonita, tão bonita.
Tem as mãos de uma princesa,
Tem rugas de encantar,
É tão meiga no falar...

Não fora ser tua MÃE,
E eu decerto por ela
Me iria apaixonar,
Mas sendo tua mãezinha
Só com outra MÃE
A poderei comparar...

... e essa outra MÃE
é com certeza...


A MINHA!!!!!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

MAIS FOTOS EM TRANSVERSALEX



Decidi ir fotografar as duas
manifestações do 1.º de Maio em Lisboa, mas afinal - e peço imensa desculpa à UGT - na impossibilidade física de estar em dois lugares ao mesmo tempo (ainda sonho um dia conseguir isso!) - fiquei-me pela CGTP, na Alameda Afonso Henriques.



Estava para ir nos transportes mas acabei por levar o carro, deixei-o no sítio habitual, fui a pé até à Alameda, andei pelo meio do povo, e no regresso parei para comer uma fatia de bolo de bolacha, também no sítio habitual! E aqui ficam algumas das fotos:


O líder da CGTP, Carvalho da Silva, mata a sede - nada de mais, eu sei, pronto, apeteceu-me pôr esta foto - podia ter posto outra, mas pronto, quis mostrar que um líder também é humano e bebe água como qualquer comum cidadão!

Os jovens manifestantes arrancaram de repente - estava combinado entre eles, eu notei - e quase atropelaram as jovens fotógrafas ... quem disse que ser repórter não é uma profissão de risco?

O meu grande amigo e antigo colega, médico e fotógrafo do Expresso, António Pedro Ferreira - Tópê para nós - usando a sua sofisticadíssima máquina sob o olhar atento e a boca aberta da aprendiz... não sei o nome, mas não me importava de saber... por questões profissionais, claro!


«Ai, outra vez este gajo a fotografar-me! Já o tinha visto na manif dos professores, não me livro dele onde quer que vá! Isto devia estar interdito a amadores, vou queixar-me ao sindicato!»

Estou cansado ... façam vocês a legenda da foto... ou então fica «sem título», é o que está na moda, não é? Que é para as pessoas puxarem pela cabeça!

O bailado do 1.º de Maio - divino!