Não, não estou exagerar! Parece... mas infelizmente não estou! E é aqui que a minha alma fica (mais ainda) parva: para estes alunos, raciocínio não existe, dá uma «trabalheira», e qualquer operação matemática é arrancada a ferros e quase tudo na base do acaso: é como um tiro no jogo da batalha naval, às vezes acertam... depois de errarem 3 ou 4 vezes! Outras vezes fazem uma festa quando dizem que 2 vezes 5 são 10.
São alunos que chegaram ao secundário sem «pescarem» nada de tabuada, para os quais fazer contas no papel só a poder de muito de muita persuasão, e contas de cabeça, então, é para esquecer! No entanto, qualquer deles é exímio sentado em frente a um teclado de computador com os comandos de videojogos nas mãos!
Já nem sei o que está errado nisto tudo! Se as crianças, se os pais, se os professores, se o sistema de ensino, se a sociedade em geral. Não é só a Matemática que é a base para um desenvolvimento correcto, como o raciocínio que ela induz é indispensável para vencer na vida! Faz-me impressão vê-los usar máquina de calcular nesta idade pois - e apesar de não ser um expert em Matemática - sempre gostei muito de fazer contas no papel e de cabeça!
que CONTAS iremos fazer no futuro?
(Já agora leiam a opinião do Rui nos comentários)