quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Pela primeira vez estive na Cova da Moura, um bairro de imigrantes - em especial cabo-verdianos - nos arredores de Lisboa, conhecido por ser uma espécie de gueto onde até há bem pouco tempo nem a polícia entrava!

Mas na escola que visitei o que encontrei foram crianças iguazinhas às de outros bairros: mexidas, criativas, com muita vontade de mostrar coisas, com muita necessidade de atenção e carinho.

Fiquei chocado quando soube que ali algumas crianças vão para a escola sem tomar o pequeno-almoço, outras apenas com 3 anos vão sozinhas para o infantário. Quando não vão sozinhas são os irmãos pouco mais velhos que as levam.

Em casa as crianças ficam sozinhas logo desde muito pequenas: as mães geralmente saem muito cedo de casa para trabalharem em trabalhos específicos - como limpezas - e as crianças ficam entregues a si próprias, aos irmãos mais velhos ou aos vizinhos. Os pais - o elemento masculino - é ausente!

Tirando isso, são crianças que querem brincar e querem... aprender! Assim lhes dêem oportunidades para isso!!!

26 comentários:

Sol da meia noite disse...

O mundo não é o mesmo lugar para todos... Existem mundos dentro do mundo. E esses mundos não se compadecem com crianças... São lugares por onde a vida passa por quantos neles habitam. Triste realidade.

Um beijinho

Filoxera disse...

Até porque quando têm oportunidade demonstram, frequentemente, uma determinação superior a grande parte das crianças oriundas de famílias "normais"...
Beijos.

Bichodeconta disse...

E querem amor e atenção e queriam que o sol tivesse o mesmo brilho para todos quando amanhece..Nos olhos dessas crianças le-se muitas vezes a revolta que mais tarde mostram com actos de rebeldia.. É uma realidade que dói e não nos pode deixar indiferentes.. Bom tema , mais uma vez..um abraço e bom final de semana...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Alexandre
O problema é exactamente esse: nem todos têm as mesmas oportunidades.
Um abraço

Eme disse...

Uma grande realidade, infelizmente. E muits destas crianças quase que perdem a infância ao terem de se desenrascar sózinhas porque a vida dos pais assim o obriga. É triste, afinal uma criança deve ter o seu tempo para tudo. Incluindo o tempo para sonhar.

Beijinhos

Sei que existes disse...

Infelizmente esse tipo de situações ainda é muito comum... Espero que realmente lhes seja dado, a todos eles, o direito que têm a aprender, e também ao amor e alimentação!...

Andreia disse...

A cova da moura é aquele bairro que fica perto da Damaia?
Os meus tios moram na damaia e já lá passei algumas vezes...

Kalinka disse...

Olá Amigo
Mais um post com causa nobre...
É habitual em ti, na tua escrita. Parabéns!!!

Está prestes a ter início a sexta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos - começa no dia 14 de Fevereiro, dia dos Namorados e decorre até dia 24, na vila Medieval da região do Oeste.
Deve ser digno de uma visita, embora nunca lá tenha ido; soube de pessoas que foram e apontaram factores negativos em relação à organização do mesmo. Num País com poucas iniciativas deste género, logicamente, cai lá milhares de visitantes, mas…depois é que são elas; houve quem pagasse a entrada e depois ficou parada 1h 30m sem poder chegar a qualquer lugar, nem ver nenhuma exposição, é frustrante.
…”Os bilhetes para o festival têm o preço de cinco euros (a partir dos 12 anos de idade) e são gratuitos para os portadores do cartão Via Verde….”
Não concordo com esta excepção feita aos portadores do cartão Via Verde, os outros automobilistas sem cartão, não pagam também as portagens? É discriminação, só por isso já não tenho vontade de ir…
De olhos postos no negócio, o Hotel Golf Mar, no Vimeiro, lançou um pacote para “Festival de Chocolate”, em Óbidos, válido de 17 a 29 de Fevereiro, duas noites, em quarto duplo e regime de meia pensão, por 81 euros por pessoa.

BlueVelvet disse...

"Mas as crianças, Senhor..."
beijinhos

Vieira Calado disse...

É efectivamente aí, que reside a grande diferença.
Bom fim de semana para você

Poesia Portuguesa disse...

Infelizmente, nem todas as crianças são iguais, entre si em, acompanhamento, em afectos, em tudo o resto que merecem e necessitam.

Infelizmente, neste mundo de adultos, muitas crianças crescem, sem um adulto ao lado...

Infelizmente, neste mundo há tanta criança, entregue a si própria.

Um oportuno alerta, este teu post.

Gostei de aqui estar.

Um abraço carinhoso e bom fim de semana ;)

Anónimo disse...

Todos nós sabemos que existem esses sítios, só muitas vezes imaginar não é suficiente para os conhecer realmente.Eu imagino que seja um lugar, onde era necessário o dobre do carinho e atenção por estas crianças, no amor está a base de um crescimento equilibrado. Este locais são para mim o resultado do desamor que, tristemente, se vive no nosso país. Na cova da moura, como em outros locais do género, existem crianças, que se precisam defender, sobreviver, crescer rapidamente...onde deve ter outro valor o sorriso de uma criança, um abraço...aprenderiamos muito com essas crianças, talvez mais do que conseguiriamos ensinar.
Desejo que estás crianças tenham todo o amor que merecem. Beijos :)

Anónimo disse...

Todos nós sabemos que existem esses sítios, só muitas vezes imaginar não é suficiente para os conhecer realmente.Eu imagino que seja um lugar, onde era necessário o dobre do carinho e atenção por estas crianças, no amor está a base de um crescimento equilibrado. Este locais são para mim o resultado do desamor que, tristemente, se vive no nosso país. Na cova da moura, como em outros locais do género, existem crianças, que se precisam defender, sobreviver, crescer rapidamente...onde deve ter outro valor o sorriso de uma criança, um abraço...aprenderiamos muito com essas crianças, talvez mais do que conseguiriamos ensinar.
Desejo que estás crianças tenham todo o amor que merecem. Beijos :)

Pena disse...

Talentoso Amigo Alexandre:
Admiro a tua sensata e deslumbrante forma de estar na vida.
Foi um gesto lindíssimo de venerar e elogiar sem sombra de qualquer dúvidas essa ida à Cova da Moura.
Presenciar a beleza e ternura de crianças sofredoras, autónomas muito cedo e que têm a alegria peculiar de viver, mas são idênticas à vulgaridade das outras. Estas não nasceram em berço de ouro e é por isso que sinto um carinho e ternura imenso por elas. Cresceram cedo. Vivem cedo.
A tua atitude é sublime de encanto.
Parabéns sinceros.
OLha que os responsáveis pela diferença não se preocupam em lá entrar, nem ter em consideração estas "pessoas" iguaizinhas à normalidade dos Seres Humanos, só que carentes de tudo e sofredoras na sua vida.
Estas crianças têm que lidar com a dureza da vida, o desencanto, a tristeza, o abandono, o crescimento apressado e imposto.
Parabéns, amigo deslumbrante, ímpar de atitudes maravilhosas.

Abraço amigo gigante

pena

Portugal. The Man disse...

Fezem-se boas e más pessoas no bairro da Cova da Moura, como em todo o lado.
Continuação de um bom fim de semana :)

Carminda Pinho disse...

Um grito de alma que, deveria ser dado por todos nós.

Beijos

Shelyak disse...

A confirmação de que o Sol não nasce para todos...:(
Abraço

Gi disse...

Nunca c´estive mas já vi alguns programas a respeito "de" e "com" crianças. Elas são iuais em todo o lado, o que nem todas conseguem é ter as mesmas oportunidades para demonstrarem as suas capacidades. Nem tempo nem espaço para crescerem. Todas as sociedades que não tratam, não zelam pelo bem estar das suas crianças, os homens de amanhã, são sociedades doentes. Nós temos um país doente ! Não sei se a cura chega a tempo.

Um beijo

Teresa David disse...

Há uns anos atrás convivi de muito perto com alguns bairros desse tipo onde conheci gente generosa e crianças com uma argúcia invulgar para as suas idades. A necessidade aguça o espírito para o melhor e para o pior também.
Mas restaram-me gratas recordações!
Bjs
TD

Tiago Mendes disse...

O mundo é um lugar de contrastes. Mas a criança será sempre a criança. Inocente.

Um abraço,
Tiago'

Anónimo disse...

passei so para te deixar um beijo e os parabens pela tua escrita...

continua

bjos

SF disse...

Pois é! Paredes-meias connosco, há quem viva em condições que nós nem sequer cremos existir...
Beijinhos e boa semana :)

Secreta disse...

Entristecem-me e revoltam-me estas situações . É inadmissivel o preconceito que ainda existe na mentalidade de tantas pessoas.
Beijito.

Cristina disse...

O que acho impressionante é o facto da fama que desde sempre acompanha a Cova da Moura ser o factor principal de exclusão de toda a gente que lá vive.

Por mais que eu diga que na Cova da Moura existe gente boa e gente má, como em TODO o lado, torcem o nariz e dizem que sou maluca.

Beijinhos, Alex ;)

Suspiros disse...

Não há maior brilho que o das crianças!
:)

JoAnInHa disse...

Pois é...eu moro na Amadora e tmb se vê por aqui mta desgraça, como infelizmente hoje em dia se vê em quase todo o lado, mas a Amadora sempre tem "aquela fama" especialmente alguns bairros...ms enfim isso ja sao outras historias!
Vejo todos os dias crianças por ai sozinhas a andar pelas ruas, mtas delas ate descalças.
Ainda no outro dia fui comprar um frango lol e enquanto estava a espera dle, entrou uma menina no máximo dos máximos para ai com 9/10anos, a pedir comida, eu fiquei parva a olhar para a conversa que ela tinha e pela senhora a quem ela pediu meio frango e aceitou pagarlhe, a menina dixia k morava com uma avo e que tava doente e que tinha 5 irmaos e um estava mt doente etc...e eu desconfiada como sou...fui tomando atençao aquilo a ver no que dava..de repente olho para a miuda e ela estava meio "esquesita" e lá fora estava um casal com um bebe, calculo eu a perguntar se ela tinha conseguido ali alguma coisa, ela fez sinal que sim, e eles foram embora sem dar nas vistas ( só eu é que reparei nisto xD lol ) e a rapariga depois vira se para a senhora e pergunta se nao podia ser um frango inteiro pk eram mtos e ao sei quê...enfim...resumidamente, nao sei o que é que estes pais pensam, e nao sei para quê que tem os filhos se é para os explorar de uma forma ou de outra...quem garante que esta rapariga ia tocar seker no frango? quem garante que ela se fosse preciso nao ia levar ainda porrada por so ter conseguido meio frango por exemplo? ha gente assim...e as pessoas nao veem ou fingem nao ver isso, mas pronto!! desculpa o testamento lol Beijos quando quisere passa pelo meu blog e diz qq coisa =)