domingo, 17 de fevereiro de 2008

OS MEUS LUGARES ENCANTADOS


O Lugar Encantado da canção da Susana Félix é Santa Cruz, em Torres Vedras - Susana Félix sofreu um acidente esta semana, por isso é que não esteve na sessão de autógrafos onde eu ia fotografá-la, mas já está melhor - e alguns dos meus LUGARES ENCANTADOS são aqueles que as fotos documentam.

E encantados para mim porquê? Porque são ou foram lugares onde eu fui muito feliz quando lá estive e onde eu não me importo - não me importava - de voltar! Faltam aqui alguns Lugares mas ficarão para outro post.

E os vossos LUGARES ENCANTADOS? Onde ficam? E são encantados porquê?


Aldeia de Monsanto


Porto e Gaia


Zambujeira do Mar


Coimbra


Alqueva


Castelo de Palmela

30 comentários:

Alice Matos disse...

Olá Alex...
Os meus lugares...

Évora e Arraiolos... onde nasci e onde passei muito tempo da minha infância... Aldeia de Monsanto e Piódão... onde passeei com o meu irmão... Nazaré... onde faço férias há 16 anos...

estes são alguns...

Beijo para ti... uma boa semana...

Sol da meia noite disse...

Lugares que permanecem encantados... mesmo quando o encanto em quem por eles vai passando, dá lugar ao desencanto...

Bjs

Anónimo disse...

Olá Alex :-)

Parabéns pelo blog tão actualizado e movimentado, mas um cantinho onde sabe bem passar.

E... boa pergunta esta: "Quais os meus lugares encantados?"
Pensei... e:

* baía do Seixal - porque nasci e resido aqui desde sempre;
* Sesimbra - porque gosto do sítio e do mar... que embala, encanta e relaxa e sabe tão bem apanhar por lá um solzinho;
* Alentejo - lá para os lados de Beja, onde passei um Verão muito bom... já há uns valentes anos e o Alentejo em si porque adoro o contraste das cores da paisagem;
* Lagoa de Albufeira (perto de Alfarim) - porque me lembra a infância, com a ida à praia mais o piquenique ao Domingo, com a família. Que saudades!;
* o céu - porque é lá que vive o meu querido Pai e mais umas pessoas que amo e gosto.

Acho que encantados são todos os lugares em que quando fechamos os olhos estamos de novo lá e podemos sorrir. São lugares que nos tocaram a alma e que serão uma boa memória de momentos felizes.

Boa semana, Alex.
E que nos continues a encantar com palavras, fotos, pensamentos
:-)

Maria disse...

A Berlenga, mais a Berlenga, mais a Berlenga (de preferência sem ser no verão).
Óbidos. Foz do Arelho. Évora. Piódão.
Por agora, senão não saía da qui...
Ah, e CUBA, a de Havana e Santiago....

Beijinhos

BlueVelvet disse...

E é para responder aqui'
Olhe, deu-me uma ideia: não quer fazer um desafio?
Beijinhos

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...

Dos lugares que mencionaste, sou fã de todos, Gaia é um deslumbramento vista de certos angulos.. Zambujeira do Mar e Porto Covo, pois, ali podia ser o paraíso.. Aldeia de Monsanto, linda, do Catelo de Palmela a vista é soberba.. Isto leva-me a perguntar, Porque em Portugal se dá tão pouco valor a tudo o que temos?Este país tem verdadeiros lugares encantados.. Um dia, andava eu nas minhas vendas , seguia na IP que liga Estremoz a Portalegre, vi uma placa para a esquerda que anunciava: Flor da Rosa, Crato, Alter do Chão... Pensei no livro do Saramago, Viagem a Portugal sem mais demora pensei, vou por aqui... Passei ao Crato a chorar compulsivamente, aquele lugar é encantado e encantador, Flor da Rosa, lindo, Alter do Chão um encanto.. Depois, como quem tem de retomar o runo perdido, encontrei outras maravilhas onde até hoje tenho amigos .. A caminho de Fronteira, á beira de uma pria Fluvial um ninho de cegonha que há muito deixou de migrar e escolheu o nosso Pais para se fixar.. Sempre que lá passo fico a abservar tiro fotos, ali á mão o ninho a um metro de nós.. e Ponte Sor.. E Veiros, e Santo Aleixo, terra das Marionetas, E toda a costa marítima, Mandem-me embora, eu acho que há pessoas que passam por ali sem ver.. Á pois é, e Monforte? E a parte histórica de Elvas?E a Sempre Noiva no concelho de Arraiolos?É Portugal visto pelos meus olhos... Um beijinho e boa semana..Aqui começou regada, diria que encharcada...
A juntar ás belezas paisagisticas, podemos fazer um roteiro gastronómico invejável.. E Marvão?Pois é, e Constança?

Bichodeconta disse...

Importa dizer que eu vou aos lugares onde as pessoas vão sempre, mas se posso, vou aos lugares onde as pessoas vão quase nunca... Aí, no quase nunca, ficam os lugares mais bonitos que conheço...

Andreia disse...

Desses lugares já estive no Porto e Gaia, Coimbra e Alqueva!

Diário de um Anjo disse...

Lugares encantados são onde eu e quem eu gosto estamos. A beleza depende dos olhos de quem a vê e se tiveres feliz tudo é belo.
Jinhos

Unknown disse...

Alex partilhamos um lugar encantado: Coimbra!!! aquele que mais me marcou.....onde vivi momentos inesqueciveis....
Mais alguns.....Beijós... a minha terra natal.....Viseu com particularidade para alguns locais especificos...
Praia da Rocha Algarve.....
Beja.....



e acho que foram mesmo os que marcaram mesmo....

Teresa David disse...

Gosto dos lugares por ti citados, mas encantamento mesmo senti em Veneza ou em Cuba quando mergulhava nas �guas c�lidas em Varadero ou passeava por Trinidad ou Havana. Tamb�m, vi alguns lugares encantados por Marrocos, por poder�s ter constatado nos meus posts, e gosto muito muito de voltar sempre � Holanda. No entanto, adoraria ir encantar-me na India ou Indon�sia, mas isso talvez nunca venha a passar dum sonho inalcan�avel.
Bjs
TD

Ana Luar disse...

Simplesmente belos!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Alex
São muitos os meus lugares encantados tantos que difícil se torna a todos descrever.

lhas perdidads na Ria Formosa, o passeio de barco a partir da Ponta da Piedade até à Praia da D.Ana, a sempre linda e deslumbrante Sintra.
Efectivamente a beleza da paisagem tem muito a ver com o estado de alma com que se identifica. Há sítios que me pareceram encantadores em certas alturas e noutras já não tanto.

Um abraço

Ruela disse...

belas imagens.

Marta Vinhais disse...

Não há que hesitar - Porto, onde moro....
Chaves, em Trás dos Montes onde nasci - passava lá sempre as férias de Verão....a brincar na Rua do Sol...
Nunca mais lá fui....
Beijos e abraços
Marta

Bichodeconta disse...

Fala-se muito de que os lugares de encanto dependem do estado de alma.. DISCORDO..Por mais elevado que esteja o meu estado de alma, se estiver em um lugar onde a dertruição impera, onde as crianças se escondem famintas e desnudas, onde os velhos se recolhem em casa pela falta de confiança em quem os rodeia, peço perdão, mes ai o estado de alma nem olha a paisagem, limita-se a mergulhar na revolta e na impotencia perante a cala,idade.. Criança é linda, vestida, educada e bem alimentada.. Caso contrário deixa ade ser linda para ser um atentado a tudo o que de bom se pode fazer na face da terra.. Os estados de alma serão sempre compativeis com os estados das pessoas que habitam o lugar onde vivemos, por onde caminhamos e sobretudo estarão sempre a apelar a que alguma coisa se faça em prol dos desprotegidos..

São disse...

Lugar encantado principal : ALENTEJO!!

Só vim para lhe dizer que já tenho bilhetes para assistir ao espectáculo de Charles Aznavour!
Lá nos encontramos!
Fique bem.

Ah, e POR FAVOR não se esqueça de me avisar se souber de algum concerto de Zeca Medeiros em Lisboa, ´tá? Agradecida desde já.

Tiago Mendes disse...

TOMAR! Adoro TOMAR! É o meu local de eleição :)

Um abraço,
Tiago'

Gigi disse...

Curioso, tantas vezes ouvia essa mísica da Susana Felix e pensava também para mim Sta. Cruz era uma lugar mágico. passei lá fárias mais de 10 anos. Muita coisa lá aconteceu e que recordo com carinho.

Como diz o José Carlos Malato, fui muito feliz em Sta.Cruz, na Nazaré, numa pequena localidade que se chama Pedra do Ouro, muito pertinho de S. Pedro Moel ( local onde aproveito para recarregar energias).

Tenho tantos lugares encantados...

Shelyak disse...

É como dizes... onde tivermos sido felizes, será aí o nosso lugar encantado...
Para mim, um café, uma discoteca, uma simples rua, são lugares encantados...
ai ai ai
Abracito para ti! :)

amigona avó e a neta princesa disse...

São muitos os lugares, são muitas as recordações...partilho alguns contigo...

Jasmim disse...

Olá Alex
Lindos os teu lugares encantados. os meus... muitos mais os outros todos que estão para vir.
Bjocas. Reabri o Jasmim, deu-me para tal, nostalgias babosas...

Gi disse...

O meu local de encanto é onde eu e os que eu amo estão. Pode ser o mais pobre, o mais escuro, o mais deprimente mas tendo-os à minha volta Midas toma conta da minha vida.

Não me prendo a lugares, só a pessoas , tudo o resto é mesmo só paisagem .

Mas pronto para te responder faço uma pequena excepção. Sempre gostei do Alentejo, pela paisagem (sempre gostei da terra que parece uma manta de retalhos, a cor laranja a perder de vista, as grandes extensões sem a presença da figura humana, da paz e do sil~encio que dele emana) pelas gentes e pela comida. Aqui há uns anos , em passeio, dei com uma aldeia rodeada de água (tinha e tem uma barragem ali perto) , estavamso em Maio, as flore sbrancas e amarelas cobriam os campos, uma neblina cobria as águas e subia até á copa das árvores que estavam em redor. imaginei-me em Avalon (essa sim terra sonhada) passados dosi dias repeti a visita e fiz-me proprietária de uma casa bem no meio da aldeia , com mais de 100 anos, que recuperei. Creioq ue posso dizer que aquela minha casa, é o meu local de encanto. Vou-me aqui escusar a dizer onde ela fica :). Alentejo chega :)

Beijinhos

Kalinka disse...

A liberdade permite-nos amar e odiar, ajudar e escapar, dar aos outros ou acumular para nós próprios. Talvez os jovens vivam com uma intensidade especial o mistério da liberdade. Quando somos meninos, a presença e o controlo dos pais evitam muitos caprichos e livram de muitos perigos. O adolescente, pelo contrário, sente que a vida está cada vez mais nas suas mãos. Os perigos são os mesmos, mas as pessoas mais velhas pressupõem que o jovem já está mais maduro para os enfrentar melhor. Contudo, há muitas armadilhas subtis, misteriosas, que o podem atrapalhar, que o podem destruir na sua própria liberdade.

Ando com muita necessidade de conversar, ando desanimada pois aqui no trabalho existe uma repressão enorme só para mim, eu aproveitava a m/hora de almoço para visitar os vossos blogs e, até isso...foi-me «proibido» ficar no gabinete...enfim, há gente tão má, eu pergunto:
Que andam a fazer pelo Mundo estas pessoas más? Pena é que as boas vão-se...infelizmente.

Beijinhos. Até sempre.

AMIGO, desculpa o meu «GRITO» por socorro!!!

LINDO ESTE TEXTO.
Belas imagens.
PARABÉNS.

Filoxera disse...

Todos temos lugares que sentimos que são encantados.
O Porto é para mim um deles. Há outros, e muitos estarão ainda por descobrir.
Beijos.

Pena disse...

Estimado Amigo Alexandre:
Antes de mais, OBRIGADO sentido pela visita lá ao meu "cantinho" da escrita e pelas palavras lá expressas. OBRIGADO!
Santa Cruz em Torres Vedras foi um lugar marcante nas minhas férias de Verão na minha meninice. É um lugar belo que explorei até não poder mais. Já não vou lá há imenso tempo, mas na altura possuia uma discoteca fabulosa e um parque de campismo convidativo e de gentes simpáticas.
Ia com amigos. Iamos à aventura. Para passar bons momentos. Nunca mais pude esquecer aquele lugar. Ficou-me gravado na memória o seu encanto e hospitalidade que jamais esquecerei. A praia. Fabulosa também.
As tuas fotos de lugares paradisíacos que gostas agradam-me muito. São lugares ímpares de beleza que fazem sonhar.
Portugal tem este magnífico aspecto de MARAVILHAR por onde quer que se passe. E, há tantos lugares como estes.
Olha, adoro o meu lindo Portugal todo, mas nutro um especial encanto e carinho pelo norte do País. Fascina-me a sua beleza paisagística. Lindo!!!!!!!!
É sempre agradável visitar-te. Fica aqui expresso o valor enorme que possuís em todas as circunstâncias da vida das pessoas de bem e da genialidade como apresentas os teus deslumbrantes e talentosos Posts.
Sempre a ler-te com imenso agrado e satisfação

Abraço amigo de muita estima

pena

Alexandre disse...

Amigo Pena,

vou dedicar-te um post daqui a uns dias, depois verás!

Um abraço!!!!

Verdana disse...

partilho tdos contgo.
beijos.

Flor disse...

O Castelo de Palmela é majestoso!

Aqui à uns anos, tinhamos ideia de lá passar duas ou três noites... tipo as mil e uma noites... mas acabamos apenas por o visitar e não ficar.... é que o preço que iriamos pagar por uma noite, deu para ficarmos várias num outro hotel igualmente bonito... mas não castelo! eheheh

Beijoquinhas para Ti Alex amigo

Flor