sábado, 2 de fevereiro de 2008

OS PORTUGUESES SÃO ESPECIALISTAS EM ARRANJAR ESQUEMAS!

Nos anos 80 o cidadão José Sócrates - na qualidade de engenheiro técnico - assinou umas dezenas de projectos imobiliários na Câmara da Guarda. Agora o jornal Público - baseado numa investigação - divulgou que esses projectos foram elaborados por um colega de curso e amigo de Sócrates e que nem a grafia da assinatura confere com a de José Sócrates. Bom, a notícia já é por demais conhecida.

Como português, não crítico nem condeno José Sócrates na sua qualidade de cidadão. Afinal, apontem-me um português que não viva ou não tenha vivido de esquemas nalguma altura da sua vida e eu lhes direi que se calhar... não é português!

Os portugueses são especialistas em arranjar esquemas. Melhor que eles sós os italianos e os angolanos, com certeza. É a não declaração dos rendimentos reais, é o receber um dinheirito em nome de outra pessoa, é declarar um preço mais baixo que o real quando se compra casa para fugir ao imposto, é fazer uma puxada da TV Cabo do vizinho do lado, é meter umas baixazitas quando se tem que apanhar a azeitona lá na terra... Enfim, não é por aí que vem algum mal ao mundo. Se o cidadão não pagar directamente alguns montantes ao Estado irá pagá-los de outra forma, no consumo ou nos impostos indirectos.

A questão é que nem todos os portugueses chegam um dia a governantes. Aliás, só chega mesmo uma ínfima de uma ínfima parte. Por isso quem tem ambições políticas tem que se precaver e cuidar da imagem e da reputação de si próprio. Porque noutros países há quem caia por muito menos...

16 comentários:

BlueVelvet disse...

Alexandre,
lindo o novo header.
Tem toda a razão.
E a música?
Bem, vem aí a Revolução?
Avise, está bem.
Beijinhos

Ps: já foi buscar a serpentina?

Portugal. The Man disse...

São os políticos que se elegem, é mau, mas dentro do mau se calhar até é bom. Pelo menos é o que ouço algumas pessoas dizer, que até apreciam o trabalho que o Sócrates está a desenvolver.
Pessoalmente, não vejo grande obra.
Tens toda a razão no que dizes, se estivéssemos num país em condições ele era capaz de já não estar no poleiro.
Bom fim de semana

Sol da meia noite disse...

Passo a desejar um bom Carnaval.
O do senhor engenheiro será bom concerteza e o resto é lá com ele. E é preciso ter calma nos juizos de valor a respeito dos outros.
Acho um pouco exagerada a anarquia por ti aqui descrita.

Beijinhos

Bichodeconta disse...

E há uma coisa que o eng Socrates tem garantida: A pensão vitalicia, com actualizações anuais , superiores aos aumentos dos ordenados, e quiçá um lugar de destaque em alguma organização mundial..Com sorte acaba até por ser nomeado para nobel, de alguma coisa..País de .................Um abraço Alexandre e o desejo de boa semana..

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kalinka disse...

Olá Alexandre
Política não, muito obrigado.
Políticos pior ainda...

Convido-te a vires ler sobre a minha terra:
...Aproximei-me do stand de Moçambique, não conhecendo ninguém embora estivesse imensa gente, a minha atenção foi dirigida para a parte musical, vi estes
«batuqueiros» dando música ao povo e ali fiquei impregnada dos sons da minha terra.

A música jovem de Moçambique contém vários estilos musicais, dentre os quais Marrabenta, Hip-Hop, Passada, R&B e Dzukuta.
Há uma que me acompanha sempre: Orchestre Marrabenta - Elisa Gomara Saia
Na origem, a marrabenta é tocada em acústica por um cantor masculino acompanhado por um coro de mulheres. Hoje em dia instrumentos modernos foram introduzidos. Ao longo dos anos, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência forte.

Bom fim de semana de Carnaval.
Beijos c/serpentinas.

Laura disse...

Olá, vim apenas deixar um beijinho, é que encontrei-te por ai e cliquei ...politicas nem vale a pena, nós refilamos mas eles fazem o que querem e lhes apetece e nós somos muito consentidos... e eles abusam, claro. jinho.

ninguém disse...

Alexandre, meu amigo. Você esqueceu de citar os brasileiros no time dos reis do esquema. Temos PHD, acredite.
bj

Gi disse...

Se puderes espreita o blogue Contra Capa da Cris (esá na minha cooluna dos preferidos) ela tem lá um slide com os projetos :) cada um mais bonito que o outro :).
Sabes qual é o mal? Tudo se faz para tapar buracos, para resolver o imediato e os olhos postos no futuro é coisa deixada para 2ªs núpcias, depois ... bom depois pode-se ser apanhado na curva. parece ser este mais um caso. Mas é já coisa antiga, melhor mesmo é também deixar o passado onde ele está, digo eu ! :)))))


beijinhos

un dress disse...

tipicamente.



países.pessoas.

uma "cultura" parada

à beira de mínimos...





.beijO

Andreia disse...

Podes crer, fica mal à pessoas mas ainda pior se for um dos governantes... É dar o mau exemplo!

Isamar disse...

Que se cuidem todos. Viver de esquemas não é de todo o caminho para se fazer crescer o país. Teremos cura? Difícil previsão.

Beijinhossss

Sei que existes disse...

Está na altura de todos nós deixarmos de viver de esquemas enganatórios, e talvez assim possamos vir a ter um país melhor...
Beijocas grandes

Alice Matos disse...

Alexandre...

Quando puderes passa pelo Detalhes e colhe um selo de amizade sincera...

Beijinho...

deep disse...

Mesmo que venha a provar-se, também somos peritos em esquecer e em vestir de impunidade muitas figuras públicas... e fica tudo na mesma!

Shelyak disse...

Tens toda a razão mas não estará a parecer estranha toda esta "perseguição" do Público ao Sócrates? Dá ideia que ali há coisas pessoais...
Abraçooooooo