quarta-feira, 14 de maio de 2008

DIA DA FAMÍLIA? DEIXEM-ME RIR!!!

Há «homens que nunca foram meninos» (Soeiro Pereira Gomes) e há homens e mulheres que nunca tiveram família... Estas fotos e as que se encontram em
TRANSVERSALEX (clicar)
foram obtidas ontem na Baixa de Lisboa num espaço de 15 a 20 minutos - e muitas mais do género poderiam aqui estar...


A Senhora (com letra grande!) que ocupa um espaço
no Terreiro do Paço utiliza o mesmo local para comer
e para fazer as necessidades...
à porta dos Ministérios e dos senhores (com letra pequena)
engravatados.


O cãozinho é muito fofinho e apetece fazer festinhas
mas o que lhe acontecerá quando crescer? E ao dono?


Alguns turistas vibram
com um cenário tão «rico» em emoções...



Poderia ter sido um acidente, mas não:
à beira de uma passadeira de peões no Cais do Sodré
um homem utiliza as pedras da calçada como colchão...

Nem os transeuntes nem a sede do Banco Popular
estão preocupados com o dormitório
deste indivíduo em plena Rua Augusta...

26 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Chocante mas verdadeiro.

Abraço

Sol da meia noite disse...

Em geral nunca sei quando é dia disto ou dia daquilo.
Mas da dura e triste realidade que as fotos mostram, disso eu sei e sei todos os dias. Impossível não saber. Basta ligar a TV, sair à rua...

Muito bom este post! Real.

Bjs

João JR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João JR disse...

Excelente post Alex!!!palavras para quê?...disseste tudo,em curtas e certeiras palavras!

e só me ocorre dizer mais uma coisa...em nome da musica que estou a ouvir..; eu já passei momentos muito lindos em familia, ouvindo este incrivel "my way"...!
Obrigada pela lembrança:)
Beijo grande amigo

tulipa disse...

Olho-te de soslaio,
sereno estás ao meu lado,
olho-te de frente,
teu doce olhar
reflecte-se...com agrado.

Amigo
HOJE é o «Dia da Família»
E, eu pergunto:
Que família?
Nunca tive sorte, desde dia 30-Abril que todos sabem que estou de baixa médica e não há um telefonema, uma visita, uma palavra...é terrível.
A solidão dói...muito!

Eu, em casa, uma depressão c/esgotamento me deixam prostrada e infeliz.
Preciso de alguém...que me ajude a ver cada dia com esperança no amanhã.
Beijo com carinho.

Andreia disse...

E muito triste!

Filoxera disse...

Não há família quando não há humanismo.
Beijos.

Anónimo disse...

Infelizmente nem todos tiveram a mesma sorte, saber o que é ter familia.
Temos que AGRADECER, os que a tivémos e formámos outra.
Bejinho para ti Alex.
áh e para a tua familia.

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...

Está tudo dito Alexandre, devíamos ter vergonha desta nossa realidade.Esta gente, que caso não saibam , muitos deles já tiveram casa e emprego considerado de posição,fizeram descontos, e dizia eu, deveriamos questionar que circunstancia os levou a esta vida de abandono, de miséria .. Não há muito tempo, Na Rua Alexandre Braga, quando se desce em direcção ao jardim Constantino, dormia um senhor, que altas horas da noite , quando eu saia do trabalho, ele estava deitado sobre cartões e de cartões tapado, junto a ele tinha todos os seus pertences metidos em saco de plástico.. Tinha junto a ele, uma pequena pilha, e pasme-se, LIA.... E era assim todos os dias..Mea culpa, mea máxima culpa, confesso que as primeiras vezes que me deparei com aquele cenário, atravessava a rua, um dia comentei com o meu meia laranja, o medo que sentia ao passar ali áquela hora..Tranquilizou-me , sendo polícia, fazia várias vezes serviço naquele lugar, e era ele que muitas vezes lhe dava fruta e do mais que levava para o lanche.. Nunca mais tive medo de passar junto daquele senhor, e algum tempo depois consegui falar com ele, primeiro tímido , não queria aceitar a fruta e leite que tinha levado para ele, mas depressa mudou e agradeceu.. Evitado será dizer que passei a ter sempre a preocupação de levar algo ... Acreditem, é um homem inteligente, e que já teve uma vida considerada normal... Um abraço, ell

Espaços abertos.. disse...

Bem meu amigo "Dia d Família" dizes bem...mas quando nos encontrámos doentes e sózinhos,em que não existe um telefonema,um email,seja lá o que for,será que vale a pena termos família?eu com uma depreesão nervosa ´beira de um esgotamento,onde apenas encontro o vazio,enfim...
Bem mudando de assunto,meu amigo conheço as ruas da baixa lisboeta,a minha sensibilidade veio ao de cima...conheço algumas das pessoas que fotografastes,mas a que mais me impressionou foi a a terceira.
Porque se trata de uma criança,Tinha quatro anos quando os pais o mandaram ganhar dinheiro para as ruas de Lisboa. Nos últimos nove foi mendigo, de acordeão às costas, com a cadela Estrela presa por um fio. Todos o conhecem, mas poucos sabem o seu nome. Chama-se Tiago, tem 15 anos e sonha ser piloto de ralis. Há anos que o ritual se repete.
Tiago Dias chega à Rua Augusta por volta das 10.00. No início, ia pela mão dos pais, que o estrearam nesta vida, mas há muito que vai sozinho. Desde os 12 anos que tudo o que ganha é só para ele. À mãe e aos seis irmãos não dá dinheiro nem satisfações. Tornou--se independente e aprendeu na rua o que a escola não lhe ensinou.
É o mundo triste da sociedade hipócrita que vivemos...

Muitos beijinhos Alex

Anónimo disse...

Alex: é esmagadora a cruel realidade das tuas fotos.
Não consigo expressar muitas palavras quando ao ver estas imagens as lágrimas caem e sinto um nó na garganta.

Só te posso dizer: Obrigado por mostrares esta tão dura realidade e que cada um de nós aprecie o que a vida nos dá de Bom, soretudo ter uma família e o seu Amor.

Beijinhos carinhosos

BlueVelvet disse...

Que horror Alexandre.
Belíssimas fotos. Dignas de um prémio!
Beijinhos e veludinhos

Ps: Continuo à espera do tal post censurado:)))

Silenciosamente ouvindo... disse...

Um achado estas fotografias.
Mas não a vida destas pessoas?
Não me quer oferecer uma foto
deste tipo para o meu blogue?
Tudo bem? Parece.

irneh disse...

Olá

Triste realidade. E esta é a miséria a descoberto. E a outra? Há tanta por aí!

Beijinhos

irneh disse...

Olá

Triste realidade. E esta é a miséria a descoberto. E a outra? Há tanta por aí!

Beijinhos

Marrie disse...

O mundo é, por vezes, cruel demais!
bjs e bom finalzinho de noite

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Boa noite meu querido amigo,

Que bom é visitar-te sempre, pois sei que ao aqui chegar vou encontrar sempre a realidade, umas vezes construida de sonhos e alegrias, outras vezes de pesadelos e tristezas.
Meu querido, me desculpe a ignorancia, mas nem soube que havia sido dia da família, mas sabe?, nem precisava, pois dou graças a Deus por ter uma, aquela que ELE me deu e amo muito e aquela que eu fui escolhendo ao longo dos anos.
Mas sabe mais, eu talvez não saiba que era dia da família, pois não ligo a dia disto ou dias daquilo, acho sempre uma autentica hipocrisia esses "malditos" dias, pois todos os dias devem ser dias, e não somente um por ano, todos os dias nos devemos lembrar dos outros e tentar fazer de tudo para melhorar este mundo tão belo e magnifico que nos foi dado e nós tanto destruimos convencidos que seremos eternos mesmo depois de acabar com esta maravilha de mundo.
Por isso não me admiro que haja cada vez mais gente assim, nas ruas, com a humanidade percorrendo tais caminhos e forçando outros, e sempre reclamando de tudo em vez de encontrar soluções e pô-las em prática.
Bem meu anjo, por hoje me fico não sem antes dizer que já sinto saudades suas de quando ainda passava e deixava a sua marca em meu recanto, em meu perfil.
Beijos de luz!!!

Paulo disse...

Crueis "retratos" de um quotidiano que, muitos, teimam em ignorar...
Abraço

paulo

Divinius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Divinius disse...

FALAR NÃO RESOLVE NADA...
FALTAM MAIS ACTOS, MAIS REALIDADE,MAIS DE TUDO...
A CULPA É DE "TODOS" UM POUCO...
Sorriso:)

Belisa disse...

Neste mundo virtual, umas fotos bem reais!
Até quando?...

Um Momento disse...

Realidades desta vida:(

(*)

A Flor disse...

Este é o País que temos! Será que o Senhor Primeiro não deveria ver este teu post!??

Estamos nós na CEE... junto com Paises como.... Blá blá blá...

Bom resto de Dia para Ti Alex

Flor :)