sábado, 28 de junho de 2008

OS MISTÉRIOS DA ATALAIA!

ATALAIA é uma pequena vila perto de Tomar e do Entroncamento. Tem uma igreja mágica, muito antiga. No passado dia 22 realizaram-se as tradicionais festas da vila que incluiram conferências sobre as origens misteriosas de tão importante e majestoso monumento naquela localidade. Houve convidados ilustres, começando por Sua Eminência o Cardeal Patriarca D. José Policarpo, e inúmeros conferencistas portugueses e estrangeiros.

Eu à conversa (imagine-se!!!) com o Cardeal Patriarca
D. José Policarpo

Um momento para a música renascentista - foi como se tivéssemos recuado 500 anos no tempo.

As conferências ocuparam grande parte da tarde de Domingo e entusiasmaram os presentes.

Nesta altura as ruas de Atalaia são decoradas com centenas de vasos com flores.


O relógio da Igreja da Atalaia é dos mais antigos e dos mais bonitos das igrejas em Portugal. Tive o privilégio de o visitar e fotografar... e ser fotografado (até sem óculos!) - agradeço ao meu amigo Henrique, da paróquia da Atalaia. Ora bem, eu aqui à frente de um dos sinos e um pormenor do relógio (em baixo).



19 comentários:

Luís Galego disse...

este blog só podes estar abençoado...as imagens não mentem e o D. Policarpo, em principio, também não...

Um abraço

Anónimo disse...

Gostei imenso deste artigo acerca dum temática interessante e muito enriquecida de excelentes fotografias. Boa semana com tudo de bom.

mariam [Maria Martins] disse...

obrigada! adoro fogo de artifício e luzinhas (cidades à noite)...
de excelência este "post"...palavras, imagens...
não fazia a mais pálida ideia, da grandiosidade deste monumento, da terra, e da festa!... obrigada p`la divulgação...
nos mais recônditos cantinhos deste cantinho da velha Europa vão acontecendo eventos e os "media" nada divulgam... só mesmo as notícias fantásticas, p`la negativa quase sempre...

bom fim-de-semana
um sorriso :)

ah! ora aqui está mais um bocadinho de resposta à minha questão (o porquê do nascer de um "blog"...)

BlueVelvet disse...

Que post excelente!
Anda muito abençoado:))
beijinhos, amigo

Rosa Silvestre disse...

Um post muito interessante e abençoado...
Uma excelente semana!
Bjinhos, RS.

Filoxera disse...

Que bons passeios! Esses, já ninguém tos tira. E nós também desfrutamos.
Beijos.

Andreia disse...

Não conhecia!

Bichodeconta disse...

Se é Entroncamento, só pode ser fenómeno.. sempre a dar-nos imagéns deliciosas deste pais que é o nosso .. beijinho, ell
Adorei a foto do relógio..

Anónimo disse...

Olá boa noite Alexandre! Aqui estou a visitar o teu blog e deixar o meu comentario...Quero dar-te os parabens pelo espaço está muito bonito e agradecer-te a preferência musical...muito obrigada por teres escolhido uma das minhas musicas para abrir o teu espaço..´.
Quero também dizer-te que será sempre um prazer receber-te tanto no meu imeen como nos meus outros blogs...quando tiveres tempo e vontade dá um pulinho até lá...

Uma boa noite e obrigada pelas tuas palavras simpaticas que deixas-te no meu blog "Virginiana"...
Um beijo

Teresa

Leonor disse...

Ah, não conheço esta Atalaia, pensei que era a Igreja da Atalaia, do lado Sul. Não conheço mas parece-me que vou ter que colmatar a falha: gostei imenso das imagens... Bons Passeioa

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog. vou voltar. bj

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog. vou voltar. bj

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog. vou voltar. bj

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog. vou voltar. bj

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog. vou voltar. bj

HelloCátia disse...

Este blog supera sempre todas as minhas expectativas ...

PARABENS ALEXANDRE :DD

Diário de um Anjo disse...

Queres ser um Juri por um post?;-) Então vai lá ao meu canto;-)
Beijinho

De Amor e de Terra disse...

Olá Alex, boa tarde; como sempre, gosto muito de aqui vir;
é verdade que o faço cada vez com menos frequência, mas a vida é assim e ultimamente, por vários motivos, as visitas, principalmente as virtuais, são raras, por falta de tempo. No entanto, sempre que der, aqui virei.
Beijo e até sempre.

Maria Mamede

BF disse...

Boa Reportagem... já agora deixa que te diga que ficas bem sem óculos:)

Beijos
BF