sábado, 12 de janeiro de 2008

LIBERDADE, LIBERDADE, LIBERDADE!!!


Nem de propósito: a nomeação que recebi da Marta e da Blue Velvet como BLOG DE LIBERDADE veio na altura certa! A Liberdade neste momento é a questão fundamental da minha breve passagem pelo 3.º planeta a contar do Sol! Mas, porque vivemos em sociedade o conceito de LIBERDADE terá que ser sempre relativo! E acho que esse conceito tem a ver com cada um de nós! Uns precisam de mais liberdade que aquela que têm, outros nem tanto! Eu preciso de liberdade! E preciso dessa liberdade para respirar, para observar, para (tentar) criar, para pensar!


Acho que a liberdade começa por darmos aos outros aquilo que nos é possível dar e deles recebermos aquilo que eles podem ou querem partilhar connosco! Liberdade é o oposto de pedir, de suplicar, de pressionar, liberdade para MIM... é aceitarmo-nos uns aos outros como somos... porque SIM!

Agora sinto-me livre... para PENSAR, para ESCREVER, para DIZER, para DECIDIR, para USUFRUIR daquilo que eu acho que devo usufruir... construo a minha liberdade à minha maneira, não sei se é a mais correcta mas é com esta nova liberdade que me sinto bem!

E o que é para vocês o conceito de LIBERDADE? Seremos realmente livres quando pensamos que sim ou haverão sempre limites à liberdade - impostos por nós próprios ou pelos outros?

37 comentários:

Sol da meia noite disse...

Liberdade...
Com ela nascemos...
Bem cedo a perdemos
E nem percebemos...
E passamos a vida a lutar.
A tentar essa liberdade perdida recuperar.
Por todo o lado a vamos procurar...
Mas... será que a voltamos a encontrar?...

Beijinhos

São disse...

Liberdade ?!
Existe , mas o preço é muito, muito alto!
Há que ter coragem para lutar a fim de conseguir ser livre, há que lutar para assim se manter.
E não esquecer: LIBERDADE IMPLICA RESPONSABILIDADE!!
E viva Fernão Capelo Gaivota!!!

Anónimo disse...

Liberdade, como será?dependemos sempre de algo ao alguem...

Bjca doce

BlueVelvet disse...

O que é a liberdade?
Pergunta mais difícil, Alexandre.
Há a liberdade individual, a que temos quando inseridos numa sociedade, a dos povos num determinado País, a humanidade no Mundo.
De pensar, ninguém nos pode tirar ( não há machado que corte...não é?).
As outras, infelizmente dependem muito dos que interagem connosco.
Não sei que reviravolta o novo ano trouxe, mas se é para se sentir mais livre, seja ela bem vinda.
Beijinhos

PS: Linda música

Márcio disse...

Questão muito mais difícil do que poderá parecer à primeira vista.
Liberdade? Existem vários tipos de liberdade e onde a aplicar. Pegando um bocado no seu texto, e para mim…
Liberdade para pensar, sempre. Acho que isso ninguém nos tira, nem nunca ninguém conseguirá tirar.
Liberdade para escrever, sim. Desde que não acuse nem critique ninguém pela simples razão de o fazer, por gozo… acho que sim. Se isso é uma restrições à escrita!? Não sei…
Liberdade para dizer, também sim. Desde que no mesmos moldes da escrita, nunca tem o direito de tirar essa liberdade.
Liberdade para decidir, ainda não completamente. No meu caso, Ainda tenho alguém a quem dar satisfações… os meus pais. No resto? Eu é que decido aquilo que quero para mim e para a minha vida.
Liberdade para usufruir? Desde que com coisas minhas, sempre e ao máximo.

Quanto responder directamente à última questão, sim… existem limites aplicados por nós, e pela lei portuguesa.

Maria disse...

Alexandre:

Uso a tua frase "liberdade para MIM... é aceitarmo-nos uns aos outros como somos... porque SIM!"
Porque a palavra Liberdade tem um valor incalculável
Porque a Liberdade é diferente em cada sociedade....
... não gosto da liberdade que há nos EUA em que toda a gente pode andar armada, se quiser, e disparar aqui e acolá, igualmente não gosto da liberdade da polícia para espancar qualquer pessoa, ou apenas porque se é preto (negro, lá).
Para se discutir a Liberdade terá necessariamente que haver um contexto. E porque é muito complicado para aqui trazer o ou os contextos, fico-me pela tua frase.... porque SIM!

Beijinhos
e parabéns pelo prémio!

Lusófona disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lusófona disse...

Oi Alexandre! Eu penso que é como você tão bem escreveu.

Como vivemos em sociedade temos regras a seguir e dependendo do conceito de cada um pode-se ser livre, mas sem liberdade, se não for imposto por nós próprios de certeza será pelos outros.

Acho que ainda não sabemos viver em "liberdade" porque não estamos preparados para isso...

Beijinhos livres ;)

Teresa David disse...

Também me atribuiram este selo que já coloquei no meu blog por me falar alta a liberdade, que para mim foi definida de uma forma sintética há mts anos numa frase que muito gosto: a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.
Com este conceito poderemos construir uma sociedade livre de repressões e intolerancias.
Bjs e parabens
TD

SILÊNCIO CULPADO disse...

Alexandre
A liberdade é o bem mais maravilhoso que se pode conquistar na vida. Liberdade para sermos e fazermos tudo o que queremos e que não moleste os outros.
Um abraço

JoAnInHa disse...

Olá, muitos parabens pelo prémio =) Para mim a liberdade é tudo aquilo que desde novos desejamos ter, mas que quando nos dão um bocadinho dela, queremos voltar atrás e ficar sem ela...Liberdade sim, mas com limites...É uma capacidade que vamos adquirindo ao nivél que o tempo passa,quando a ganhamos, podemos agir por nos mesmos!!! Pessoalmente nao tenho muita liberdade, mas nem me importo muito com isso...tenho liberdade para pensar o que quero e isso já ajuda muito lol, agora dizer/fazer o que quero é que é mais dificil...mas reesolve se com o tempo! lol Beijos

i disse...

Opinião: sempre, sempre, sempre haverá limites à liberdade. Antes que todos os limites caiam, teremos perdido a noção do que ela seja.

un dress disse...

...e gosto tanto dessa

tua ideia e prática de

liberdade

como

espaço

e partilha!!







.abraÇo e beijO

.bOm dia alexandre :)

irneh disse...

Olá Alexandre!

Liberdade é um conceito muito relativo. Concordo contigo. Quantas e quantas vezes não ficamos prisioneiros de nós mesmos!!

Beijinhos e bom Domingo. Isto hoje, por aqui, está sombrio, no tempo e na alma...

Tiago Mendes disse...

A Liberdade é um jogo perigoso, em que temos de gerir as nossas acções. Liberdade a mais pode levar-nos ao constrangimento.

Um abraço!
Tiago'

Andreia disse...

Liberdade é podermos fazer tudo o que quisermos, mas sem esquecer e ter respeito pela liberdade do outro!

Outonodesconhecido disse...

Olá Alex. Tudo bem? Ainda bem que te sentes livre, esse é um sentimento único.
Tenho aparecido por aqui muito pouco.Ando adoentada e atarefada; as energias, poucas, são par ao trabalho. Mas melhorarei em breve!
Qual o livro para a próxima sessão da comunidade de leitores?
tenho muit adificuldade em ler no momento, devido às dores de cabeça, mas tentarei. Um bjo e boa semana

Alice Matos disse...

Olá Alexandre...

Liberdade...
Lá vem o chavão...tão repetido mas fundamental... "a minha termina onde começa a tua"...
Depois... vêm uma série de limites... éticos, morais,... com os quais nos identificamos mais ou menos... mas com os quais temos que viver...
Depois... a nossa cabecinha... que também deve mandar "qualquer coisa"... e que coloca limites geneticamente, culturalmente,... ditados...

Entre tudo isto... entre o que sentimos merecer e o que nos é realmente "oferecido" há um abismo de tamanho proporcional ao infinito que nos rodeia... de gente, de caminhos, de coisas...

Neste momento... para mim... há uma palavra fundamental neste emaranhado... "Saúde"... Limitação forçada... pelo... acaso... ou talvez não...

Beijo muito grande...

Menina Marota disse...

PARABÉNS! Pela nomeação e pela música que adoro! Fernão Capelo Gaivota...na voz de Neil Diamond. Excelente!
Grata por este momento.
Beijinhos e FELIZ 2008 ;))

Menina do Rio disse...

Estive um tempo sem Pc e acho que me atrasei nos votos de um novo e feliz ano, mas quero deixar-te meu carinho e agradecer por tua presença em meus dias.

Um ano de amor, sabedoria , indulgência, humildade e discernimento a todos nós!

Teresa David disse...

PASSEI AQUI PARA TE DIZER QUE GOSTO MUITO DA IMAGEM DE ÁGUA CRISTALINA QUE AGORA TENS NO CABEÇALHO.
BJS
TD

A Flor disse...

Parabéns Alex, por mais um prémio para o teu cantinho! :) É merecido sem dúvida nenhuma!

Liberdade? É sermos tolerântes com as diferenças....
Liberdade... é amarmos o nosso semelhante sem olhar ao que quer que seja.... é simplesmente amar/aceitar o outro.....
Liberdade, é respeitar a liberdade do outro....como desejo que respeitem a minha....

Liberdade.. é o que sinto ao chamar-te de meu querido Amigo Alex! :)


Beijoquinhas fofas da Amiga Flor

(Espero que tudo esteja bem contigo)

Chellot disse...

Liberdade plena ninguém a tem, pois talhamos muitas vezes nossos instintos e nossas vontades seja por medo ou por conveniência. A única coisa realmente livre é o nosso pensamento.

Beijos do fruto.

Parvinha da Silva disse...

haverá sempre limites, penso eu....

Bichodeconta disse...

Merecidamente premiado, parabéns Alexandre.. Liberdade é cor de cravo rubro ,é esperança, é mar, é não viver amordaçado dentro de nós próprios.. É poder amar sem que que as mães nos abandonem, porque seguimos o caminho que queriamos e não o que elas gostariam que seguissemos.. é uma sensação linda..Liberdade de falar e de sentir, de agir.. Mas essa liberdade é sempre ou quase, paga a preço muito alto.. Se eu fosse livre, viajava, por outras culturas, outras gentes outros rumos, e voltava sempre a um lugar que não este.. Voltava ao Alentejo, numa casa térrea de branco caiada, com lareira onde crepitasse fogo todo o ano ..Á volta das portas e janelas teria cercaduras de cor ocre ..E á minha volta ,flores, gatos e gente e sorrisos certamente.. Escrevia, pintava fazia pão no forno de lenha, corria pelo pinhal, Lia sentada num baloiço de esperança..Mergulhava nua nas águas cristalinas das ribeiras. saltava á corda, ao eixo e ao rebaldeixo, Mas liberdade é quase um mito..E está cada vez ao alcance de menos pessoas.. Eu não me sinto livre... e sinto que Portugal tem as suas liberdades ameaçadas..Ninguém é livre quando lhe falta o sagrado direito ao trabalho, á educação, aos eventos culturais. quando nos são negados os mais básicos serviços de saúde..Se eu fosse livre queria abraçar forte um grande amigo , MESMO QUE PELA ÚLTIMA VEZ.. Queria abraçar o Zé, o meu grande amigo Zé,esse, o Saramago, doi dentro de mim a saudade de o abraçar... Não o poder fazer, é falta de liberdade também... Desculpa Açexandre, um beijinho, ell

Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bichodeconta disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carminda Pinho disse...

Claro que há sempre limites à liberdade, impostos por nós próprios, porque a nossa liberdade acaba onde começa a do outro, e esta, eu aceito e pratico.

Beijinhos
Boa semana

Nothingandall disse...

O Nothingandall aqui nomeado Blog do Ano 2007 e não faz parte do blogroll ? lol...

Nothingandall disse...

Mais uma eleição dos melhores blogues de 2007. Termina amanhã; é fundamental o fundamentalidades participar.
Ver em
http://caoquemorde.blogspot.com/

Bichodeconta disse...

Livre como gaivota, por favor Alexandre tira daí os comentários que excessivamente deixei..Um abraço, é tão bom ler-te..

Benfiquista disse...

Liberdade é ter o poder de ir ao frigorífico para depois fazer umas febras grelhadas sem que ninguém nos chateie a cabeça( ao pequeno almoço)!! ( liberdade para fazer o que se quiser) lol...

abraço

foryou disse...

Liberdade? Arranjar uma definição até nem é muito dificil. Dificil mesmo é saber tê-la, usá-la e conservá-la. Curioso também falei em liberdade há bem pouco tempo.




Hoje tomo a liberdade de te deixar um enorme beijo e um obrigada

Pena disse...

Estimado Amigo Alexandre:
A liberdade é um grito sentido de um despertar sem agrilhões. É usufruirmos da liberdade de expressar tudo, até o irreal vivido. É dar asas ao sonho e voar rumo ao pensamento e pensar. É poetizar pessoas, momentos, instantes, locais em sentimentos reais do existir.
É o tudo que nos envolve e delicia.
É gritar que estamos bem na complexidade oral ou escrita do sentir, ser e estar.
É ultrapassar barreiras, limites, outrora coartados e violentados no pensamento.
É receber um carinho. Um afago. Um pensar doce, terno e belo.
É agarrar a vida e vivê-la por completo, amando o que de lindo expressamos sem receio ou temor por forças ocultas de iniquidade ou de insensatez.
É agir inóquo, mas dizer que podemos dizer.
É ser justo, sincero e verdadeiro. É a inquietude dos instantes injustos.
Sinto que cooartam cada vez mais a alegria da liberdade. Do seu encanto e beleza.
Sei só isso.
Gosto e gostaria de ser eternamente livre e viver em liberdade. Sei só isto!

Abraço de Amizade pela reflexão pertinente efctuada e pedida. Com estima grande

pena

Adoro pensar. Adoro viver. Adoro a minha liberdade.

Eme disse...

A mesma liberdade com que me deu para desaparecer um tempo, ler-te apenas aqui e ali de pantufas e voltar a deixar aqui palavras mas relutante ainda num regresso. Talvez devagar, talvez.À força de tanto esgravatar paredes acaba por se bater em algo duro :)

Abraço grande Alex

Maria Rosa Alves B .R. disse...

Este é um blog que merece comentário do coraçao,e tenho liberdade para o fazer,pois a Liberdade expreciva ainda a podemos utilizar felizmente,espero que nunca mais nos abandone pelo menos essa Liberdade nao Morra ,ja que tantas outras vao desaparecendo,que pena para uns ,bem feito para outros ,mas como todos pagamos por a mesma medida,deixo um alerta,vao avizando a malta, pois isso é o que faz falta, lembram-se?