sábado, 2 de agosto de 2008

«MEU QUERIDO MÊS DE AGOSTO»

A música que está a tocar tem uma razão de ser: tem literalmente a ver com este post. É sabido que o Agosto é um mês diferente para grande parte dos portugueses, é o mês em que as empresas e os organismos concedem uns dias aos seus funcionários. O país pára em Agosto. As portagens da ponte 25 de Abril são suspensas em prol do lazer, coisa que nenhum país faria com certeza - talvez o fizessem em prol do trabalho...

Mas este é um país onde se «produz mais» não trabalhando, «produz-se mais» consumindo! Hoje o mês de Agosto não me diz nada de especial, mas em anos passados foi um mês mágico, era o mês por que eu, as minhas irmãs e os meus primos ansiávamos pois com Agosto vinham os meus tios e os meus primos de França. E eles traziam sempre magias que por cá não havia...

Agosto era mesmo mágico: o mês das festas, da música pimba que ainda não era pimba, das passeatas, das famílias, da melancia, do melão, das uvas, dos pêssegos, dos refrigerantes, dos gelados; o mês dos calções, da praia, das noitadas e muitas vezes dos... namoros! Como recordo aquelas noites quentes de Agosto quando a família se reunia debaixo dos alpendres a debitar conversa, a petiscar e a bebericar... só pelo prazer de estarem juntos...

Não se falava dos carros, nem dos centros comerciais, nem dos telemóveis (que não havia), nem dos LCDs, nem dos mp3, nem das roupas de marca... as conversas fluíam naturalmente sobre os projectos para o futuro... sem stresses!

E o mês de Agosto «durava» três semanas (era o tempo das férias do tio de França)! Mas eram três semanas intensas: ia-se à terra, havia sempre um casamento ou um baptizado nesse mês, reencontravam-se familiares que não se via há um ano... Hoje, tudo mudou: o tio de França passa cá metade do ano, já não é novidade encontrá-lo em Agosto, os primos de França só cá vêm de dois em dois anos, e agora trazem o seus próprios filhos... Agosto já não é Agosto, já não cheira a aventura... Agosto agora é um mês vulgar, chato, onde as pessoas parecem formigas sem carreiro...

Onde estão vocês, meus amigos de Agosto? Onde estás, Gina? E tu, Eugénia, há mais de 30 anos que não te vejo nem sei de ti? E o João, que é feito do João? E a Irene, e o Paulo, e o Manel -. que belas comezainas à conta das Doce e das Cocktail, hein? Onde estão vocês, meus amigos? O tempo levou-mos... já não gosto do mês de Agosto... abomino-o!!!

21 comentários:

mariam [Maria Martins] disse...

excelente e sentido post!

bastante nostalgia por aí vai! mas é bom recordar coisas boas...

pessoalmente prefiro os meses amenos das Primaveras e Outonos, mas tento que Agosto também seja proveitoso...

um sorriso e bom Agosto! :)

Unknown disse...

tb para mim agosto ja teve outra magia.....agora e apenas mais um mes, em k tds tem ferias e praia..menos eu:(

Paula Crespo disse...

A magia de outrora é isso mesmo: de outrora, porque éramos crianças, e para uma criança as coisas tomam proporções diferentes das reais. E porque têm mais tempo. E também porque o tempo dantes passava mais devagar, saboreava-se. e porque se faziam coisas e estava-se com pessoas de quem gostávamos, vivia-se. E isso traz nostalgia, saudade... E Agosto não tem culpa, ou a culpa é das memórias...
Bjs

Anónimo disse...

Mes de agosto.
Na verdade a mim nao me traz, nostalgia, como pareces sentir Alex.Tb devo ser dos poucos portugueses que nao teve parentes no estrangeiro.O mes de agosto para mim tem o mérito de ser o unico,em que se pode andar em Lisboa e chegar a horas.(não fosse ser quente e eu diria que até gosto dele.)Tb concordo, AGOSTO nao tem culpa de nós crescermos, e complicarmos as coisas simples.Adulto é mesmo assim.
Beijinhos
Áh e essa magia de esperar pela familia que vinha de férias nao conheci.

hiltom disse...

Pelo que ficou dito, memórias dos tempos de criança, era um mês muito vivido,muito desgastante, cheio de coisas boas e sempre diferente e com coisas para relembrar depois.
Ainda bem que essas memórias existem. É sinal que esses tempos eram de felicidade.
Hoje Agosto é bem diferente. É o mês das confusões.
A melhor coisa que tem é a cidade estar vazia e podermos "descobri-la" sem atropelos de quem passa.
boa semana

Filoxera disse...

Para mim, o mês de Agosto nunca teve esta conotação. E também está muito diferente, mas não deixo de gostar dele...
Beijos.

Sol da meia noite disse...

Bem... confesso que acho Agosto um mês vulgaríssimo. Até porque acho que os meses são o que nós deles fazemos, tal como os dias, tal como a vida no seu todo. Acho que não temos que estar dependentes disto e daquilo para mudarmos o nosso tempo. Quanto às conversas, acho que ninguém nos obriga a falar do que não queremos, muito menos a ouvir...
Eu adoro Agosto, tal como os outros meses do Verão. Porque adoro a praia, o sol, o calor... Mas qualquer que seja o mês, não abro mão de o viver da forma mais simples, do jeito que mais gosto.

*

Marta Vinhais disse...

Também não gosto do mês de Agosto...Tenho exactamente essa sensação de que está tudo parado e há uma grande confusão....
Também me lembro dass Doce e das Cocktail, mas não creio que tenha paciência para as ouvir agora....
Bom texto, Alex...
Beijos e abraços
Marta

Gata Verde disse...

Detesto este mês, exactamente por isso...tudo pára!
Venha lá o Setembro para ir de férias!!

beijos

Andreia disse...

Eu gosto do mes de Agosto porque é quando tenho férias!
Mas muitos emigrantes às vezes veem-se por aí sempre a falar franc~es... Bem, os avecs, como diz a minha prima... lol

Patrícia disse...

Agosto é... Algarve. É verdade, o Verão passa pelas festas no Algarve, pelos bares no Algarve, pelas tais "figuras públicas" que não passam de pessoas comuns que passam as férias e embebedam-se no Algarve. Agosto não representa os piqueniques no campo, nem uns belos mergulhos na praia e depois uma tarde a dar um passeio por algum local bonito.
Eu ainda tenho uma pontinha de esperança que Agosto volte a ser o mês da união.

Cumprimentos =)

NiNa disse...

Vejo que o Agosto te traz boas recordações...a mim sempre cheirou a férias, mas de longe q prefiro o Julho e o Setembro :)
Eu ja gozei as minhas férias maiores...e tu? se ainda não boas férias :) se sim, continuação de uma optima semana à mesma.
bjinhos

O Puma disse...

Meu caro

se opaís apenas parasse no mês

de Agosto

até o meu caro

seria mais feliz

não por si mas por todos

irneh disse...

Olá

Agosto agora é mais rápido, mais consumista, mais estúpido,mais "porque tem que ser"...
Beijinhos

BlueVelvet disse...

Onde está o Agosto da minha vida?
Onde está a minha vida?
Beijinhos amigo

HelloCátia disse...

Lindo post , mesmo ..

Beijinhos

Unknown disse...

Agosto... leva-nos os amigos e a nós! Eu estou de férias, feliz da vida :)

Beijinhos

Laura disse...

Tens razão...Mas eu não vivi cá e só vinha no mês de Agosto se viesse de férias, e... como andei de terra em terra com o trabalho do meu pai, ficava a saudade a morar em cada esquina, mas ao menos conheci meio mundo à conta disso...
Os meus primos eram de outra geração já que a minha mãe foi a primeira a casar e os manos delas só o fizerm 20 anos depois e temos essa diferemnça, claro que compartimos coisas e eles são mais amigos dos meus filhos, são primos e a mim têm-me como uma espécie de tia...Mas tenho amigos da aldeia que vinham de França e era bom passar tempo com eles no cruzeiro da terra a falar a conviver e os bailaricos já foram em Luanda e as noitadas mal existiram que os pais eram severos, enfim, mas tenho a minha caixinha de recordações cá dentro, cheiinha delas... Pois, deixa lá o mês de Agosto agora tornou-sse quente, chato cheio de gente que vem de fora e nos enche os parques e as ruas de carros ehhhhhh, aquilo que diziam de mim quando eu cá vinha de férias... Um grande abraço para ti da laura..

Ana disse...

Alex, bem te compreendo. O que sentes em relação a Agosto, sinto-o eu em relação ao Natal: já faltam tantos dos que faziam os meus natais felizes...

Bichodeconta disse...

De repente, ao ler querido mes de Agosto parecia que estava a ler o titulo de uma canção de arraial.. Prometo passar amanhã com mais tempo para te ler.. deixo um beijinho, ell

Sol no Coração disse...

Olha ,
vim conhecer este teu cantinho e qual foi o meu espanto qd ouvi esta músiquinha...gosto muito:0)Tenho num blog, que criei em Julho (o clip é este )ainda estou arrumar a casa(é mais fotos tiradas por mim e poemas)ainda não está aberto...Alex ,compreendo o que sentes em relação a este mês(já somos dois).Beijinhos