quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

JORNALISTAS À FRENTE DAS PROGRAMAÇÕES DAS TELEVISÕES

José Fragoso, até agora Director de Informação da TSF, vai ser o novo Director de Programas da RTP na sequência da saída de Nuno Santos para Director de Programas da SIC. À frente da TVI continua José Eduardo Moniz e na RTP2 Paula Moura Pinheiro.

E o que têm em comum tod0s os directores de programação dos 4 canais generalistas de televisão que temos? Pois é, são todos jornalistas! Para as direcções de informação é obrigatório que sejam jornalistas, agora para a programação às vezes apetece dizer que qualquer cidadão comum poderia ser director de programas - pois é o cidadão comum que consome os programas que outros acham que ele deve ver!

Nuno Santos veio da área do Desporto, apresentou na SIC o então «Os Donos da Bola», apresentou concursos desportivos, foi o primeiro Director da SIC Notícias, depois Director de Programas da RTP e finalmente convidado para regressar à SIC - um percurso perfeitamente natural para alguém que sempre demonstrou uma competência acima da média. Os efeitos da presença de Nuno Santos já se começa a fazer sentir: redução do tempo das telenovelas e antecipação das séries da noite - não poderá fazer muito mais por agora pois está «amarrado» aos acordos entre a SIC e a TV Globo.

José Fragoso era miúdo quando a TSF arrancou nos finais dos anos 80. Considerado um dos Rangel Boys (um dos homens de confiança de Emídio Rangel), teve um percurso discreto mas eficiente, de tal modo que foi agora convidado pela televisão pública para manter o nível de audiências que Nuno Santos alcançou.

De José Eduardo Moniz já se sabe que pode fazer o melhor e o pior - sempre com o argumento que as pessoas aderem - e realmente aí estão as audiências a mostrar uma TVI indestronável do primeiro lugar. De Paula Moura Pinheiro, na RTP2, não há muito a dizer, apenas que é uma pena que ceda a lobbies, ignorando pura e simplesmente algumas actividades culturais que serão tão ou mais interessantes que aquelas que são destacadas naquele canal. Mas a culpa não deverá ser dela!

Com isto tudo - e vislumbrando-se o 5.º canal generalista - será que a televisão em Portugal vai melhorar? Na minha opinião, NÃO! E não vai melhorar porque quem manda nas programações são as grandes agências de publicidade e as grandes marcas internacionais. A informação é subserviente ao poder político, os concursos são inócuos e a maior parte deles estúpidos e o generalismo televisivo: o que existe é conversa fiada durante a manhã e a tarde, telenovelas à noite e uma informação que - por muito esforço que façam - é igual em qualquer dos canais!

E vocês? Qual a vossa opinião sobre a televisão que temos e que canal ou canais de TV que sintonizam habitualmente?

32 comentários:

Unknown disse...

andei algu tempo sem ver TV porque nao tinha tempo. via apenas os serviços noticiosos que passam a hora das refeiçoes e algumas series ao fim de semana. Agora k estou com mas tempo, a tendencia e para ver um pouco mai...dogamos que aprecio os concursos da RTP, seja a herança, ou os miudos de 10 anos... gosto das sitcom portuguesas..mas ja cansam ummpouco.....gosto das series e dos filmes de fim de semana, da OT e pronto, agora k tenho tempo ate vejo uma boa novela..... nao as devoro todas..vejo as do serao. nao tenho tv cabo, por isso contento-me com os canais generalistas.

Tiago Mendes disse...

Penso que a RTP2 é sem dúvida o melhor canal, com a melhor programação! acima de tudo porque demonstra o que a televisão no geral devia mostrar: cultura e informação. Daí ser o meu canal preferido, seguido da RTP1, que de vez em quando ainda nos vai surpreendendo. De resto... nada de especial, sinceramente.

Um abraço,
Tiago'

irneh disse...

Olá

Estou de relações cortadas com a TV. Agora e desde há alguns meses, quase que só ouço rádio. Acho mais interessante. Comecei a sentir um cansaço extremo por ouvir sempre a mesma coisa, como se fosse perfeitamente estúpida. É o que temos!!

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Oi Alex, eu pouca ou nenhuma TV vejo, não tenho tempo nem "pachorra" - Mas o programa da Paula Moura Pinheiro, não perco - Adoro :)

Kiss:)

Márcio disse...

Pois bem...
Comecemos então pela RTP, Canal 1. Canal com boa programação, canal com debates informativos, com entrevistas... de interessa bastante grande para publico geral.
RTP, Canal 2.
Canal com cultura, e séries consagradas internacionalmente. Canal com a informação e para informar o teleespectador do que realmente interessa.
SIC.
Talk-show's e coisas que tal...
TVI.
Telenovelas.

Para mim? Simples... de digno de registo, a partir das 22h na RTP, Canal 2. Programas? O

Márcio disse...

***
Para mim? Simples... de digno de registo, a partir das 22h na RTP, Canal 2. Programas? Os que referi na RTP...

Andreia disse...

Não passam coisas decentes a horas decentes!!

Alice Matos disse...

Olá Alexandre...
Cada vez eu vejo menos televisão... pouco mais que as notícias e algum programa cujo tema me chame a atenção...

Muitas vezes perco algo que gostaria de ver porque os melhores programas dão a horas que gente de trabalho já está recolhida...

O resto... sinceramente... satura...

Esperemos algumas melhoras...

Beijo...

BlueVelvet disse...

Mutio bem Alexandre,
soltou a língua mesmo.
Não vejo quase televisão, mas confesso que vejo o Jornal da Noite da Sic e várias séries americanas que gosto muito CSI,Donas de Casa Desesperadas, O Sexo e a Cidade, ( quando havia), A Anatomia de Grey etc.
Beijinhos

Teresa David disse...

SINCERAMENTE SÓ VEJO OS 4 CANAIS GENERALISTAS DE VEZ EM QUANDO A PARTIR DA 1 DA MANHÃ PARA VER ALGUM FILME QUE ME INTERESSE.
DE RESTO SOU MAIS AXN,FOX,ODISSEIA, BIOGRAPHY, PEOPLE &ARTS E MUITAS VEZES PREFIRO PÔR UM FILME NO DVD OU NEM LIGAR A TV, SALVO PARA VER AS NOTICIAS QUE PREFIRO NA SIC NOTICIAS.
BJS
TD

SILÊNCIO CULPADO disse...

Alexandre
O canal de TV que habitualmente sintonizo é a internet.
A RTP1 já enjoei Marcelo e Vitorino e Prós e Prós. Um pluralismo que não chega a todos os partidos nem a todas as religiões. Nem a todas as correntes de opinião. Na TVI também não vou com as novelas nem com a Júlia. Às vezes vejo a Sic Noticias e a RTP2.
Um abraço

Bichodeconta disse...

Quem sou eu para opinar, ainda por cima sobre uma peça que raro se liga cá em casa! Pois, mas ao dizer isto, penso que respondi, dei opinião, porque aqui como na politica não há gente apolítica, como não há quem não tenha opinião formada sobre a nossa televisão.. Que não presta todos sabemos, que no intervalo da publicidade vão dando umas novelas, que servem de pano de fundo á conversa do dia seguinte.. As mesmas caras, as mesmas cenas, gravadas de forma diferente e em lugares diferentes.. E se ao Zé Eduardo Moniz eu entendo, o mesmo não posso dizer da televisão públicam aquela que é paga com o dinheiro dos contribuintes.. a essa deveria ser pedido que para além de isenção partidária ou governamental, fosse educativa,etc etc etc.. Gosto muito de rádio, sempre gostei, e gosto sobretudo da rádio onde há debates de ideias, onde é dada a palavra a pessoas de áreas diferentes.. onde se le poesia, gosto de rádio... Muito....Um abraço, Alexandre..

Bichodeconta disse...

Pedido não, exigido!!

O Pinoka disse...

Infelizmente a qualidade da nossa TV é de facto pouca. Tenho o vicio de chegar a casa e sintonizar a TV na SIC Noticias, tirando este canal não vejo muito mais. Via na RTP os Gato Fedorento e na SIC o Herman, a TVI não a suporto.
Vamos ver o que nos reserva este ano. Pelo menos está a começar bem, o Penim foi corrido.

Carminda Pinho disse...

Da televisão que temos, a minha opinião não é muito abonatória. Como normalmente não gosto das programações limito-me a ver alguns telejornais na RTP1 e SICn e poucos debates.
Para entertenimento, agora que acabaram os "gatos", vejo o AXN, e pouco mais mas no cabo.
É uma pena o dinheiro que se gasta para tão pouca qualidade.

Beijos

Sol da meia noite disse...

Olha, acho que nos canais de televisão como em tudo, atrás de tempo vem tempo. Fases melhores e piores...

Beijinhos

Marta Vinhais disse...

Sinceramente...só vejo ao fim de semana.
Séries na SIC, alguns fimes na TVI, os documentários na RTP2.
Concursos nem pensar nisso...
Até já
Beijos e abraços
Marta

Unknown disse...

Olá Alex!
Reparei nos prémios que o Fundamentalidades tem recebido e são muito merecidos meu querido! Parabéns!
Quanto à TV... nem imaginas como ando tão atrapalhada neste momento que pouco ou nenhuma vejo. Espreito as notícias, fazendo zapping, lá vou vendo uma série por outra na 2 e tento não perder o CSI...

Beijo grande

Filoxera disse...

Não sou telexpectadora frequente; Não me sinto cativada por grande parte dos programas e prefiro investir o meu tempo de outras formas.

Joaquim Amândio Santos disse...

como homenagem à esmagadora maioria das propostas dos canais generalistas propunha que o novo canal se intitula-se JUNK TV!

Diário de um Anjo disse...

Tens um mimo p ti no meu blog;-)

Oliver Pickwick disse...

Aqui no Brasil, excetuando a TV paga, "o que existe é conversa fiada durante a manhã e a tarde, telenovelas à noite e uma informação que - por muito esforço que façam - é igual em qualquer dos canais!"
Será por que falamos o mesmo idioma?
Abraços!

Robin Hood disse...

A Televisão é como os políticos: são produtos em que ninguém acredita.
Venho convidar-te para tomares um copo no meu Cadeirão.

Menina Marota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Menina Marota disse...

Não sou fã de televisão confesso, abrindo excepção a alguns programas da TV2. A maior parte das vezes, está sintonizada ou no canal música (que o meu filhote adora) ou no Odisseia, no canal História e vejo algumas séries de interesse de canais da tv cabo.

Não tenho uma opinião formada, a não ser que passam demasiada publicidade...

Um abraço e Feliz 2008 ;))

Carminda Pinho disse...

Nem imaginas onde me leva esta canção...:)

Bom fim de semaqna.
Beijos.

Espaços abertos.. disse...

Não tenho uma opinião muito formada e nem me devp generalizar,porque vejo muito pouca televisão.
Invisto o meu tempo livre em ler e na navegar na Net.
Bom fim de semana amigo
Bjs Zita

Espaços abertos.. disse...

Não tenho uma opinião muito formada e nem me devp generalizar,porque vejo muito pouca televisão.
Invisto o meu tempo livre em ler e na navegar na Net.
Bom fim de semana amigo
Bjs Zita

Cusco disse...

Olá!
Obrigado por todas as visitas que ao longo da existência deste blog me fizeram.
Se quiserem passem pela minha casota.
Vou apresentar-vos o meu dono.
Obrigado!

Eme disse...

Deixei de sintonizar praticamente e agarrei me aos livros. Não havia paciência para a publicidade nos intervalos, para novelas a toda a hora, concursos e repetições de rebentar com o maior dos santos. Se tiver de escolher é mesmo a RTP2. No entanto tanta falta que fazem os documentários e os bons programas porque em qualquer dos casos a TV já está incrustada na nossa rotina mesmo que lhe chumbemos a qualidade.

Abraço

Alice Matos disse...

Boa música!!!

Fica bem Alex...

Bom domingo...

Beijo...

jawaa disse...

Não passo mto tempo diante da TV, porém gosto do noticiário da SIC Notícias (a RTP1 e a SIC são insuportáveis) ou da 2, a minha preferida tbém para outros programas (câmara clara, política,) e normalmente vou vendo uma novela (prefiro de época)da Globo, começou agora uma - de que não sei ainda o nome. Não vejo a TVI. Eventualmente sigo os campeonatos de snooker, documentários da NGeographic, Travel, Odisseia.

Só ligo a TV depois das 7/8 da noite. Em casa há uma única na sala.