sábado, 19 de janeiro de 2008

QUEM NOS AVISA NOSSO AMIGO É!


As autoridades policiais espanholas avisaram hoje o Governo e as autoridades portuguesas que Portugal pode ser um dos alvos preferenciais de atentados terroristas nos próximos dias. Do lado de cá desvalorizou-se, claro! Pensar-se-á que essas coisas só acontecem aos outros, aos americanos, aos ingleses ou aos espanhóis!

Esquecem-se os nossos governantes que Portugal tem tido muita visibilidade nos últimos tempos - o futebol e a presidência europeia muito contribuíram para isso - de tal modo que o cenário de um atentado em terras lusas não é despropositado. Ainda há poucos dias o «gás sarin» de Entrecampos pôs em alerta as autoridades e levou à evacuação de inúmeros edifícios na zona e ao fecho de algumas estações de Metro. Depois vieram dizer que o cheiro se ficou a dever ao despejo de um frasco de enxofre feito inadvertidamente por uma funcionária da Faculdade de Farmácia!!! Anda alguém a querer tapar-nos os olhos com certeza: as obras nas condutas de gás que se realizavam na altura terão sido apenas... mera coincidência!!!

Mas, voltando aos atentados, cá pelo burgo até temos governantes ou ex-governantes que dão o mote para fazer as coisas: as pontes! As pontes são um óptimo local para praticar atentados. Não fui eu que disse! Foi um dos políticos com maior responsabilidade em Portugal depois do 25 de Abril que o disse há uns meses atrás a propósito da impossibilidade de construir o novo aeroporto na Margem Sul... Afinal, não sei quem estava enganado!!! E eu acrescento: o Metro, os terminais rodoviários e ferroviários, os cacilheiros no meio do Tejo, a 24 de Julho à noite, os centros comerciais na altura do Natal, etc, etc, também são sítios cheios de gente e que provocariam grande impacto! E nem é preciso que alguém lembre os terroristas disto, o terrorismo é o monstro do futuro e não precisa ser ensinado!

A propósito, alguém se lembra de alguma vez ter havido algum ensaio com a população para reagir a atentados deste género? Eu não me lembro!!! Afinal, somos o País dos Brandos Costumes, porque razão nos havemos de estar a preocupar? Nem sequer aconteceu ainda...

28 comentários:

A Flor disse...

Ai meu Deus!!!!!
Nem quero pensar nisso Amigo! Mas que não estamos livres, ai isso é que não...afinal isto não acontece só aos outros, não é?

Tens razão, Portugal, nos últimos meses tem tido uma maior visibilidade a nível mundial!.. nem tinha pensado nisso.... :(

Eu, tal como tu, também não me lembro!.....

Alex, tem um domingo cheio de coisas agradáveis e sorrisos, muitos sorrisos para ti! :)

Obrigado por partilhares connosco este post... que nos alerta para uma possível realidade.. ai meu Deus!....


Abração em Tu.... com carinho e muita admiração...

Flor

BlueVelvet disse...

Estou farta de pensar nisto, embora continue a acreditar que para o bem e para o mal não temos importância suficiente para o Osama se preocupar connosco.
O que lhes interessa é notoriedade no mundo, e Portugal não a tem.
No entanto, a pergunta é pertinente. É claro que se tal acontecesse, seria a tragédia absoluta porque além das vitímas directas haveria todas as outras.
Nem para os terramotos, ( estando Lisboa em cima de uma falha que de acordo com amigos meus que percebem do assunto, está a ponto de mexer a qualquer momento)se fez quaisquer exercícios se simulação!
Não somos de brandos costumes.
Somos dos que "aos costumes disseram nada",
Beijinhos Alex e Bom domingo.

Carminda Pinho disse...

Será que o frasco do dito "enxofre" foi um aviso?
Fico a pensar em tudo o que nos disseste aqui e, é verdade em Portugal é costume pensar-se que só acontece aos outros.
Almeida Santos disse-o de facto, em relação às pontes, oxalá estivesse enganado.
Beijos.

PS: passa pelo meu canto tens um prémio à tua espera.:)

*Um Momento* disse...

Alexandre... ainda me dá uma coisinha má!!!
Então tu também estas a dar motes??( sorrindo)

E não, que me lembre nunca ouvi falar de ensaio algum a não ser algumas indicações ( sem ensaios) em caso de desastres ambiemtais( e olha lá. salve-se quem puder)

Enfim...
Esperemos que desta vez os nossos governantes tenham razão... e que para cá não se "aprocheguem" os terroristas...

Beijo e um Bom Domingo!!!

(*)

Eme disse...

Penso que Portugal não dorme sobre este assunto ao contrário do que possa parecer. Mas como queres que um país como o nosso esteja preparado se nem a América que já levou um gigantesco rombo no seu orgulho não o consegue estar? Viver em sobressalto constante não ajuda ninguém. Só podemos esperar o melhor, que os nossos governantes tenham tento na língua e não provocar os terroristas. Se bem me lembro, a Espanha aliou-se abertamente aos USA aquando do 11 de Setembro... E de seguida o Paulo Portas, lembram-se? (O país foi da opinião que devia te ficado de boca fechada em lugar de se armar em defensor do país)..

O suposto gás em lx não passou de acidente Alex,há certos compostos que quando despejados pelos canos reagem com o gás existente nos esgotos que devem ter dado aquela reacção. O enxofre é terrível :)
Não me parece que tenha sido nenhuma ameaça.

Um beijo e bom domingo de sol!

Pena disse...

Amigo Alexandre:
Um pensamento sensato, correcto e atento à actualidade do nosso país.
Um atentado terrorista em Portugal?
Explicitas com sobriedade e bom-senso o teu parecer que me parece coerente e repleto de lúcida e sóbria preocupação.
No pior dos cenários previsíveis tens toda a razão: Devemos estar alerta! Concordo em absoluto.
As posições políticas tomadas pelos nossos dirigentes assim o justificam.
Portugal é um alvo fácil de terrorismo. Realmente, nem um programa de simulação se fez ainda, perante a assustadora ideia de defesa contra um atentado terrorista que condeno e, penso, todos condenam, veementemente.
Sempre actual, presente e oportuna a tua brilhante reflexão.
Penso que deveríamos estar preparados e preocupados.
Gosto muito de te ler. Tens pontos de vista de discernimento capaz para expressar a actualidade com brio e sentido de repleta visão das coisas importantes para todos nós.
OBRIGADO por existires. É uma dádiva Divina, não?

Abraço forte de amizade e estima

pena

Divinius disse...

A luz que te deixo é da cor da minha vida...)

Alice Matos disse...

Querido Alexandre...

Como ser humano comum... procuro manter esses possibilidades longe do pensamento... Como cidadã consciente interiorizo todos os alertas que me chegam... E tudo isso que disseste faz todo o sentido...
Como referes... os nossos governantes (se assim podemos ainda dizer)... deveriam ter em conta tudo isso e tomar as providências possíveis... Mas... porque será que sinto que este barco anda à deriva?

Beijos...

Gata Verde disse...

E tomara que não aconteça...

Beijinhos e bom resto de fds

Isabel Filipe disse...

"...
A propósito, alguém se lembra de alguma vez ter havido algum ensaio com a população para reagir a atentados deste género? Eu não me lembro!!! Afinal, somos o País dos Brandos Costumes, porque razão nos havemos de estar a preocupar? Nem sequer aconteceu ainda...

"

infelizmente é isso mesmo que somos ...

se acontecer aqui alguma coisa ... será uma catástrofe ... ninguém saberá o que deverá fazer ...

até me arrepio só de pensar ...


beijinhos

Filipa disse...

Esperemos só que nada disso aconteça. Pois não estamos de todo preparados (nem preocupados, convenhamos) para reagir ou mesmo resolver uma situação deste género.
Quando penso nisso, prefiro mesmo deslocar o meu pensamento para outros assuntos, como o facto de na Faculdade de Farmácia, que é onde estudo, não haver cuidado algum com os resíduos...

Aproveito para deixar um beijinho* Já que não comento aqui há uns tempos, desde que voltou ;)

Boa semana =)

Kalinka disse...

Tens toda a razão no que escreves e deixas como aviso, TU sabes dizê-lo e escreves bem, não foi por acaso que te escolhi como meu professor...eheheheheh.

Mas...convido-te e vires espreitar o meu kalinka, acabei de responder a um desafio sobre cinema e...há muito a dizer, deixo apenas um pequeno extracto:
SOBRE O FILME: O PIANO
Toca-me como se a minha pele fossem as teclas do piano.
Toca-me numa melodia única.
Toca o meu sexo com os tons de maresia e os meus seios com os tons de jazz.
Toca as minhas coxas entreabertas em portas de sedução
Toca os meus lábios em acordes de paixão.
ADOREI ESTE FILME.

Sol da meia noite disse...

Gostei do post. Sempre em cima do acontecimento, sim senhor...
Mas olha, apesar deste alarmismo todo, prefiro não me afligir com o que pode nem acontecer...
São tantas as ameaças que em permanência pairam sobre nós...

Beijinhos

Outonodesconhecido disse...

ó desta vez posso fazer como a vestruz? não quero mesmo ensar nisso, só desta vez...
bjocas

jawaa disse...

Pois, meu amigo, também me ocorreu esse pensamento, mas espero bem que tenha sido mesmo o que se disse ser.
Afinal não se pode parar a vida por isso e haja fé em quem tem o dever de nos proteger; no entanto cada um de nós deve estar atento!

Márcio disse...

A verdade é essa mesma... enquanto que Portugal não era conhecido nunca houve problemas desse género. Com o futebol e a Presidência Europeia de grande categoria, Portugal está mais exposto ao mundo. Isso trás muitos benefícios, mas trás igualmente preocupações a nível de terrorismo...
É preciso estarmos atentos...

Andreia disse...

Não des ideias senão ainda sofremos mesmo um atentado!

Tiago Mendes disse...

São coisas que não dá para prever. O Terrorismo é algo com que não concordo. È o chamar a atenção para algo, através da morte. Acho que se deve chamar a atenção é para a vida.

Tiago'

Lusófona disse...

Não é de hoje que ouvimos falar que há terroristas no território Português. Talvez as autoridades pensam que seja apenas para "descanso" ou planeamento de atentados destinados à outros países, pode até ser, não temos como saber, nenhum país está seguro contra atentados. Infelizmente.

Beijos

Bichodeconta disse...

Infelizmente Alexandre acho que estás coberto de razão..Nos ordenados, nos apoios á cultura, no lazer e nas condições sociais vamos a reboque, cada vez mais distanciados dos outros.. Mas no que o mundo tem de pior, estamos sugeitos a levar por tabela... Este país que amamos , está na rota de tudo o que é traficante, branqueador de dinheiros, terrorista.Não tenho nada contra as pessoas que vieram de outros lugares para trabalhar, afinal, Portugal tem gente espalhada pelos quatro cabtos do mundo.. Mas a certa altura , por descuido devemo-nos ter tornado no caixote do lixo do Mundo e tudo aqui veio parar.. Os terroristas tam,bém, eles, como diria o meu pai, não usam chocalho, logo, não se conhecem á distancia...Desculpa o desabafo desta maluca.. Um beijinho....

O Puma disse...

HÁ MUITAS FORMAS DE TERRORISMO

NO NOSSO PAÍS OS ATENTADOS

SÃO COMUNS AOS MAIS ELEMENTARES

DIREITOS DOS CIDADÃOS.

vieira calado disse...

Meu caro: não sei se ouviu, mas parece que já não há alerta, em Portugal.
Eu cá, digo o seguinte: quando se quer apanhar o rato, coloca-mo-nos à porta do buraco e não fazemos barulho!

O povo diz:
O segredo é a alma do negócio.

Cá para mim é tudo fumaça, p'rós olhos!

Um forte abraço.

O Pinoka disse...

Caro Alexandre, acho que em situações de catástrofe do género de atentados terroristas, não há treino ou simulacros que nos valham. Deus nos livre.
Parece-me que não temos alternativa senão confiar nas nossas autoridades. De resto, para mim uma das soluções era não ter as fronteiras abertas. Mas isso leva-nos para outros “campeonatos”.

Abraço

Filoxera disse...

Pois: casa assaltada...
Mas hoje já tens algo mais a acrescentar a este rol: é a evacuação do metro de Telheiras.
Beijos.

Diário de um Anjo disse...

Eu não sei se tudo será verdade, como a evacuação do metro de telheiras por exemplo ou a de cabo de ruivo de ontem. Penso que há sempre quem aproveite para gozar com a situação. Mas é claro, que um dia não é brincadeira e passa a ser a sério. Ai, ai sim, quando já ouver mortes vamos fazer testes de evacuação e reacção perante atentados.

Kalinka disse...

Olá AMIGO ALEXANDRE
o teu blog é visitado por muitos jovens; a minha sobrinha é uma jovem de 25 anos, peço desculpa por deixar este pedido:

Não é meu hábito andar a incomodar pedindo favores, mas tendo em atenção a situação da m/sobrinha, que aguarda a todo o momento um «transplante de coração» se puder vá ao blog dela e, responda ao questionário sobre «grupo sanguíneo» ela está a fazer uma sondagem que é muito importante para ela:
http://pikenatonta.blogspot.com/

Qual é o seu tipo de sangue?
Ou seja:
Se seu sangue contém Rh+ você pode receber de Rh+ e Rh-;
Se seu sangue contém Rh- você só pode receber de Rh-;
PS - Coloquei uma sondagem no blog. Agradecia a TODOS que pudessem responder pois não custa nada... MUITO OBRIGADA!!!!!
Respondam ao tipo: Ab, A, B ou O e depois ao Rh + ou Rh -
(tive algumas dificuldades em colocar a sondagem a 100% mas penso que já esteja, portanto o nº de votos total terá sempre que ser um nº par. Mais uma vez OBRIGADA!!!!!)

ATENÇÃO: há pessoas que não entendem e pensam logo que é para dar sangue, NÃO, NÃO É...é apenas uma sondagem sobre grupo sanguíneo.
QUEM PUDER COLABORAR, lá no blog dela, eu fico muito grata.

Alexandre disse...

Kalinka,

obrigado pela tua humanidade, podes sempre contar comigo e com o meu blog para acções deste género. Irei lá com certeza e penso que muitas outras pessoas o farão também.

Camilo disse...

Alex...
Por muito que custe,
olha que o principal terrorista
É O ESTADO!!!