quinta-feira, 24 de julho de 2008

O PEQUENO-ALMOÇO DO FUNDAMENTALIDADES!

Bom, se o Vasco Graça Moura escreveu um livro sobre «O Pequeno-almoço do Sargento Beauchamp» - e até vai ganhar dinheiro com isso - eu também posso escrever sobre o «O Meu Pequeno-Almoço» - embora a minha intenção não seja ganhar dinheiro nem contar histórias mas sim explicar-vos como se faz uma deliciosa papa de flocos de aveia:

Primeiro reúnem-se os ingredientes: lá por ser papa de aveia não tem que levar só flocos de aveia - eu costumo misturar à aveia, germen de trigo, sêmola de milho, farelos,
sêmola de
trigo, maizena, e
às vezes farinha de alfaborra ou outras.


Isto tudo tem que ser feito com leite, pode-se juntar açúcar - de preferência mascavado ou do comércio justo - canela a gosto e casca de limão.

Depois de tudo misturado, como se vê na foto, vai ao lume e mexe-se sempre - nada de distracções de atender o telefone ou de interromper para dar um beijo na (o) namorada (o) porque pode agarrar ao tacho (e depois de agarrado não há nada a fazer!) - com uma colher de pau até levantar fervura.

Depois é só distribuir por pratinhos, desenhar a papa com canela com as iniciais dos nomes de pessoas de quem gostamos, esperar uns minutos para arrefecer e, voilá, está pronto para degustar - em princípio não engorda, olhem para mim, como destas e de outras papas quase todos os dias e não engordo!

Bom apetite! Se tiverem dúvidas durante a manufactura da dita liguem-se... ou enviem-me um sms... ou um e-mail... ou apareçam... Rua da Simpatia, n.º 68 (ah, quase !), Lugar Nenhum, Mundo em Geral (sem código postal).

29 comentários:

irneh disse...

Olá meu amigo

Se eu soubesse que era essa a receita da elegância, mesmo sem apreciar papas, começaria a comê-las já hoje. Mas parece-me que só me agravariam a situação...

Beijinhos
Maria

Maria disse...

Que excelente mingau.....
Não te lia faz tempo, e de outras fotos fiquei com água na boca....

Beijos, Alex

Andreia disse...

E foste tu que cozinhaste!!

Alice Matos disse...

Ai que fiquei com água na boca... há tanto tempo que não como tal coisa... É chegar ao fogão e recuperar o tempo perdido... Os ingredientes estão todos na despensa...
Um beijo para ti...

Sol da meia noite disse...

Parece bom!

Mas ao pequeno almoço não troco o café com leite e pão ainda quentinho com manteiga, por nada.
Não vou muito em papas. Apenas em dias muito frios de Inverno, Nestum de chocolate, mas feito com metade do cereal indicado na embalagem.

Jinhos * *
:-)

Gigi disse...

Assim não vale...ando eu aqui a passar uma fome e tu a fazeres inveja.

Manda lá um pratinho.

beijocas.

Marta Vinhais disse...

Boa dica, Alex....
Nada como variar ao pequeno almoço...
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Ora, ora quem será que vai ter o privilégio de provar essas papas? Bem gostaria de ser eu ou talvez não, não devo estar contemplada, o meu nome não começa por nenhuma dessas letras, infelizmente. Deixa-me adivinhar. Dora, Helena, Monica e Natália. será que acertei? Nalguma devo ter acertado. Não te esqueças de guardar um pratinho para mim, mesmo sem nome!

Inté!

Isabel Filipe disse...

há tantos anos que eu não como papas de aveia ...

aguçaste-me o apetite ... mas não acredito que não engordem ... tu não engordas porque és de má raça... rssss...

em Moçambique ... por influência da Africa do Sul, usavamos o termo inglês : corn flakes ... nisto e em muitas mais coisas ... parvoíces ...

p.e.: os clações curtinhos eram "shorts" ou "hot pants" ...


beijinhos

Isabel Filipe disse...

... errata:

p.e.: os calções curtinhos



grrr.... que raiva dar erros ...

marazul disse...

Fiquei de água na boca.. Pois, é muita maldade.. Adoro uma boa paparoca de aveia e essa , com misturas várias deve estar deliciosa..Quanto ao mms, pois, outra maldade..Mas isso paga-se.. BEIJINHO, ELL

Shelyak disse...

Aiii o pequeno almoço! para mim a refeição mais importanto do dia e, no meu caso e sempre que posso, tipo brunch...
Delícia mesmo!!!
Abraço rapaz! ao tempo que já não te "via" !!!
:)))

Alexandre disse...

Irneh,
passei por Ponte de Sor mas foi outra vez a correr - mas prometo que da próxima irei com tempo!

Maria,
bem regressada - confesso que tb tenho andado arredado do teu, mas não perdes pela demora, heheh!

Andreia,
fui eu que fiz, heheh! Mas para coisas mais elaboradas não tenho grande jeito!

Alice,
esta é uma papa à moda antiga - só é chato estar mt tempo ao fogão a mexer - mas enquanto lá estamos dá para pensar na vida, heheh!

Sol,
o teu bolo está óptimo - provei-o virtualmente, espero um dia prová-lo a sério!

Gigi,
faço-te a papa quando quiseres - é só combinar! Vais mesmo gostar!

Marta,
além desta papa também vou no weetabix, aqueles hamburgueres suecos de palha!

Diamante,
Frio! Boa tentativa mas não acertaste em nenhum submarino nem porta-aviões, heheh!

Isabel,
com os ares da Arrábida as papas até sairão melhores! E não te preocupes com as gralhas!

Marazul,
por acaso esta saiu deliciosa e os miúdos comeram vários pratinhos - mas nem sempre sai tão bem, heheh!

Shelyak,
Viva! Saudades! O maior abraço!!! Tb tenho andado arredio do teu blog mas é claro vou voltar sempre!

mariam [Maria Martins] disse...

mnham mnham...que bom aspecto! vou esperimentar a receita! o produto final parece arroz-doce! costumo decorar-lo assim e com estrelinhas e quadradinhos...

bom fim-de-semana
dei-lhe um seixo cinza-azulado

um sorriso :)

mariam [Maria Martins] disse...

decorá-lo... rsrs

Bichodeconta disse...

Vinha ver se tinha sugestão para almoço de amanhã..Mas a paparoca deve estar divina..Ao contrário da minha filha que nunca foi amante de papas eu adoro-as.. Em Ponde de Sor não acredito que vás comer papa de aveia.. Vai antes pelos maranhos, um bom queijinho tb aconselho..Os buchinhos, etc etc etc.. Beijinho e bom final de semana..

Anónimo disse...

O tema é o pequeno almoço e como agora é hora de jantar, fiquei cheio de fome por este excelente texto, que se lê com agrado. Boa semana com tudo de bom.

Sei que existes disse...

Nunca comi... mas ai na tua foto está com um aspecto delicioso!
Beijo grande

Paula Crespo disse...

Ou como se diz, "com papas e bolos se enganam os tolos", eheh! ;);)
Eu de papas não gosto muito, é mais bolos...;)
Bjs e bom domingo!

Tiago Mendes disse...

As fotografias... só d eolhar... dá vontade de provar! E aqui está uma receita de que já oiço falar bem há muito tempo! :)

Tiago.

PS: Convido-te a visitares o novo espaço conjunto criado por mim e pela Patrícia (do Estradas de Palavras), relacionado com o mundo dos livros - o LYDO E OPINADO! - que tem como objectivo a crítica dos livros... contamos também com a tua participação ;)
www.lydoeopinado.blogspot.com

Menina do Rio disse...

Alex, adorei este mingau de aveias, mas gosto de comê-lo a noite.Meu café da manhã resume-se em uma caneca de café com leite, um pãozinho francês bem quentinho, manteiga e umas fatias de queijo. As vezes uns ovinhos com bacon pra variar

Tem uma semana maravilhosa

beijinhos

Paulo disse...

A gastronomia nunca foi o meu "forte". Abraço

Bichodeconta disse...

cheguei para tomar pequeno almoço, mas retiro-me, triste , triste..Naõ tem prato com canela a fazer o meu nome.. VOU BEBER UM SIMPLES COPO DE LEITE..BEIJINHO, ELL

Diário de um Anjo disse...

Eu adoro papas de aveia:-) mas prefiro-as simples com leite e no Inverno, bem quentinhas;-)
mas vou tomar nota das tuas sugestões;-)
Beijinhos

Maria Clarinda disse...

E te garanto que amanh� para o meu pequeno almo�o j� irei experimentar a tua receita....
Jhs gds

Júlia Coutinho disse...

Alex deixaste-me cheia de vontade de experimentar... e eu que tenho mesmo que fazer dieta!
Quando apareces?
beijinhos

Anónimo disse...

Que tentação esta papa.!
Bjinho alexandre.

tulipa disse...

Oh, HOMEM tu e as tuas ideias fantásticas...quem se lembraria de fazer um post sobre o que come ao pequeno-almoço?...só tu...

Pois te digo que, em África fui criada a papas de flocos de aveia e sempre adorei. Outras vezes comia outro género de papas, tipo papa de farinha custard, ou outras de farinha maizena...huummmm, uma verdadeira delícia e naquela ocasião eu era assim elegante como tu és hoje...não engordei por causa disso.

Nos dias de hoje não poderei deliciar-me com essas papas, pois a idade é outra e o corpo é outro completamente diferente.
Enfim...nada volta a ser como dantes, quem me dera!!!

BlueVelvet disse...

Ah, ah, finalmente a recita dos famosos flocos de aveia.
A parte que gostei mais foi de não se poder beijar o namorado/a:)))
Beijinhos e veludinhos