sábado, 24 de fevereiro de 2007

CENÁRIOS POSSÍVEIS DA GRIPE DAS AVES!!!

A gripe das aves tinha feito um intervalo mas parece que voltou agora em força. Ainda por cima na Europa com a tal exploração de perús em Inglaterra a ser afectada há umas semanas atrás.
O Discovery Channnel fez um historial do que é a gripe das aves, da sua disseminação no sudeste asiático e num documentário dramático mas muito interessante, perspectivou aquilo que poderia (pode!) acontecer se o vírus começar a ser transmitido entre humanos. E o cenário seria (será!) catastrófico, com a paralisação da economia mundial, centenas de milhões de mortos e sem possibilidade dos hospitais darem conta do surto epidémico.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A dúvida que subsiste me relação à designada gripe das aves é a de saber até que ponto o vírus pode ser transmitido entre humanos. Entre os felinos já se «provou» que há transmissão: crê-se que os 65 tigres que morreram num zoo na Tailândia possam ter-se contaminado uns aos outros. Já houve gatos domésticos na Europa contaminados também. Resta saber se os porcos, por exemplo, criados em condições degradantes nos milhões de pequenas explorações familiares no sudeste asiático podem ou não ser portadores e transmissores do vírus. Também nesse local do globo têm morrido pessoas da mesma família por acção do vírus. Agora fala-se de dois adolescentes portugueses também contaminados.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Se o vírus da gripe das aves se começar a propagar por via aérea - através dos passageiros dos aviões - os países ocidentais vão ser muito atingidos. Centenas de milhões de pessoas serão contaminadas no espaço de poucas semanas, e uma grande parte morrerá, não porque não existam antivirais e vacinas mas porque os estados e os governos através das farmacêuticas não terão tempo de fabricar esses medicamentos de modo a socorrer as populações.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
As pessoas atingidas ficarão muito debilitadas, os hospitais e outros centros de saúde não conseguirão dar resposta à pandemia, e serão os familiares a ficarem em casa a cuidar dos seus doentes. As fábricas deixarão de laborar, as escolas fecharõ, os serviços serão encerrados por falta de pessoal: a economia mundial será seriamente afectado porque metade da população mundial estará ligada directa e indirectamente à doença.
O cenário parece dantesco e irreal mas não está assim tão longe da realidade. É que ainda não se sabe como o vírus pode ou não evoluir, tornar-se mais resistente... Esperemos que tudo isto se fique pela ficção, mas...

6 comentários:

Anónimo disse...

algo a ter muito em conta e a ser seguido com muita consideraçao. É uma catastrofe se isso começar a infectar todo o mundo. É que é algo que se propaga muito rapidamente, infelizmente temos cada vez mais doenças gravissimas a aparecerem...enfim...

grande post, como é habito claro esta ehe
-----------------------------------
agora à parte fiz um post que é capaz de te agradar no rearview...:) dps da uma vista de olhos ehehe

um abraço e bom resto de f.d.s.

Anónimo disse...

'Nao ha mais brize pa floribella'

LOOLOLOLOLOL ahahahahah essa foi demais !!

um abraço!

Anónimo disse...

Que bom que retornei ao seu cantinho.

Na nossa caminhada de Vida, muitas vezes temos que nos apartar do mundo e ficarmos a sós connosco. Para reflectirmos e adquirirmos forças para seguir, porque tudo é um caminho sem volta.
Estou aqui e estarei sempre.

Não esqueci que, pelas tuas palavras, eu percebi que o mundo continuava ali, e que era hora de voltar a vivenciá-lo. Elas, na época, foram a força que precisei para inciar esta nova caminhada que, hoje, me é tão prazeirosa.

Beijitos.

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

A situação que falaste realmente é no mínimo catstrófica.
Mas o que realmete se passa é que um senador americano é sócio de uma empresa farmaceutica que produz a vacina que supostamente evita este tipo d egripe.
Penso que foi criada uma situação de alarmismo excessivo.
Existem outros tipos de gripe que são mais fatais que a gripe das aves. Talvez seja uma teoria da conspiração mas realmente é um caso para pensar.

Parabéns pelo teu blog.

Jocas

Diário de um Anjo disse...

A peste negra tb veio dos ratos...não me admiraria nada que houvesse um surto epidémico associado às aves...esperemos que não...mas já estou como tu..mas...

Isabel Filipe disse...

... uma situação preocupante esta ...
mas nunca sabemos se não há exagero ...

deixei-te tb uma mensagem no teu Post sobre teres perdido os teus Blogs ....e a eventual mudança para a Sapo ...

Boa semana
beijinhos