segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

E OS VENCEDORES FORAM...

Nunca percebo muito bem porque razão os europeus e os portugueses em geral se interessam tanto pelos Oscares. Temos que admitir que é um produto estritamente americano - som uma ligeira «cedência» a um filme estrangeiro... Portugal nem é um país cinéfilo, as pessoas vão pouco ao cinema e as produções cinematográficas em Portugal são poucas, de duvidosa qualidade e inserem-se num lobby muito vincado.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Por isso custa-me a perceber como é que muitas pessoas «vibram» com os melhores filmes, os melhores actores, as melhores actizes, etc, quando geralmente nem sabem quem eles são, se lhes perguntarem em que filmes participaram ficarão engasgados... acho que os Oscares continuam a ser uma cerimónia para americano consumir e para europeu ver. Também ali o lobby é fortíssimo - recordemos o caso de Steven Spielberg que só recebeu o Oscar quando as suas não nomeações já se tinham tornado escandalosas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
De qualquer forma, e embora eu não seja um grande cinéfilo confesso que também estou atento ao fenómeno, infelizmente este ano vi poucos dos filmes nomeados e não tinah opinião formada sobre a atribuição dos Oscares considerados mais importantes. Mas premiar Martin Scorsese acho que foi mais que justo, isto mais pela sua filmografia do que eventualmente por este filme.
Merecido também o Oscar de Melhor Actor para Forest Whitaker, algumas dúvidas (minhas) para a Melhor Actriz, Helen Mirren, mas também não vi o filme, confesso!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Para mim, cinema continua a ser essencialmente emoção, entretenimento e companhia (a pessoa com quem vamos ao cinema) por isso as minhas preferências não coincidem muitas vezes com as dos senhores de Hollywood. Por isso, e 15 anos depois, o Cinema Paraíso continua a ser o filme da minha vida, logo seguido do Em Nome da Rosa (Sean Connery é o meu actor preferido). Então, bons filmes e... vão ao cinema... E divirtam-se... mas se possível não mastiguem pipocas!!!

Jack Nicholson no filme de Martin Scorsese, premiado com o Oscar para o melhor filme

Forest Whitaker, Melhor Actor e Helen Mirren, Melhor Actriz






23 comentários:

Marta Vinhais disse...

Obrigada, Alex pela "reportagem" - eu nem sequer me lembrei dos Oscares e fui, portanto dormir.
Já vi a apresentação do filme do melhor actor, mas deixei passar o de Scorcese e o de Helen Mirren, cujo trabalho conheço doutros filmes.
Como vou preencher tal lacuna, não sei...
Obrigada, Alex.
Beijos e abraços
Marta

Fénix disse...

Olá Alexandre. Obrigada pela visita ao meu blog.
Eu adoro cinema e confesso que vou muitas vezes, com amigos e até sozinha. Não assisti aos Óscares, nem sabia que era já. Não vi ainda o vencedor. Espero vê-lo em breve.
Beijinhos.

Al Berto disse...

Viva Guilherme:

Para ter ser franco não ligo patavina a iso de Óscars... ou Óscares??? :-)
No entanto gosto de ver um bom filme.
Nessa do "Em Nome da Rosa" somos dois... apesar de ter dúvidas se o melhor não foi mesmo "1900" de Bernardo Bertolucci.
Aproveita, vê este e diz qualquer coisa.
Boa semana.
Um abraço,

Unknown disse...

Alex, realmente tens razão (acho que tens sempre razão...). Isto dos óscares é mais para europeu ver e também não entendo como se vibra tanto com isso... Eu gosto de cinema, mas os óscares não influenciam de maneira nenhuma as minhas escolhas nem as minhas preferências!
E voltas a ter razão: o Sean Connery é um SENHOR!!!!!

Beijinhos

Lia disse...

Confesso que nem televisão vejo.
Cinema gosto mas não é o facto de o filme ter sido nomeado ou vencedor de um óscar que faz com que eu o vá ver...

Beijinhos

Menina do Rio disse...

Alex,
Eu vou muito ao cinema; acho que nós brasileiros vamos muito ao cinema. E não apenas pela companhia ou pra "mastigar" pipocas!!! Bem ou mal, há uma cultura por trás dos filmes; inda que hollyoodianos. Fico com os épicos e as comédias musicais. E analiso, avalio as produções...E também fazemos cinema; hoje em dia temos grandes porduções e grnades diretores, embora falte incentivo, pois somos um pais de massa pobre e parece que a cultura fica lá no fim da fila, rs... Assisto ao "Oscar" e tenho meus preferidos...
Até aí não vejo nada de absurdo!!

Gostei de andar por aqui.

beijinhos

Fragmentos Betty Martins disse...

De facto os "Oscares" a grande festa do cinema - a grande hipocrisia da Academia - a grande púdica América - a mostrar o quanto é PERFEITA.

É uma festa muito bem ensaiada, tipicamente à americana - para os americanos - que seguem algumas "regras" e neste "passeio" da imensa passadeira vermelha, assim se deixa cair um "candy" para o resto do mundo:)))

Beijinhos com carinho
BSemana

Su disse...

amei e continuo amando o "cinema paraiso"...sempre...

jocas maradas

Diário de um Anjo disse...

Então Alex? Engulo as pipocas??? Assim vou-me engasgar;-) hehehehehe
beijinhos

Alexandre disse...

Diário de um Anjo,

hehehe, não quero que te engasgues, só queria dizer que não acho piada àqueles grandes baldes e pipocas que as pessoas levam para dentro das salas e depois ficam mastigando juntando esse som à banda sonora... Tou a brincar, desde que não me incomodem. Uma vez fui ao cinema há muitos anos, estava um grupo de ciganitos atrás de mim e só uma sabia ler e mal: então passou o filme todo a ler as legendas para os outros...

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

achei piada ao scorcese ter ganho desta vez tendo em conta que antigos filmes dele de ha uns anos eram bem melhores que o ultimo dele...enfim...la tinha de ganhar de qualquer jeito...

um abraço

Alexandre disse...

GEO,

tens razão, lá tinha que ganhar de qualquer maneira: quando os realizadores ou actores vão ficando mais velhotes, a Academia passa-lhes uma cois pela consciência e... premeia-os...

Que isenção estranha!!!!! Nem vale a pena querer perceber porque não é para perceber...

Um abraço!!!!!

Márisa disse...

Eu adoro cinema, mas tenho pouco tempo. Pertenço àquele grupo de pessoas que nem conhece os actores. LOL. No entanto tenho sempre algma curiosidade quanto aos oscares. Beijinhos

Alexandre disse...

MAARISA,

Pois é, quanto aos oscares, dizes que nem conheces os actores, é isso que se passa com a maior parte das pessoas, eu incluido. Somos apanhados na teia da comunicação e não há radio, TV, jornal ou revista que não nos «massacre» com um evento que não tem muito a ver connosco...

Beijinhos!!!!

Cristina disse...

Ola Alex,
Antes de mais nao dava com o teu blogue heehee, mas agora j'a o tenho, vou colocar na minha lista...
Quanto aos Oscar 'e como tudo, os portugueses fascinam-se por tudo que 'e americano, nao achas?
:)
beijinhu

un dress disse...

grata pela informação...já agora porque não saber? de facto ando toda a leste -
em todos os sentidos... hehe :))

dessas coisas de óscares e afins...
para mim, quase sempre, os melhores filmes passam despercebidos.

da foto do nicholson lembrei-me dele no muito antigo e magnífico "voando sobre um ninho de cucos"...
e depois doutros dos muitos filmes que tem feito, com referência particular para o "shinning" que me literalmente me aterrou na época...

abraço

PoesiaMGD disse...

Concordo em absoluto consigo! Em tudo, mas especialmente nessa das pipocas! Irritante hábito! Quanto a filmes, eu até gosto muito de cinema mas ultimamente parece que só apanho com violência nos filmes a que me proponho assistir! E já tive que abandonar uma sala no início de um filme ainda há pouco tempo. O meu estômago não se dá com cabeças penduradas a escorrer sangue... será moda?! Ou eu estarei velha...

Filipa disse...

Olá.
Muito obrigada pelo relatório. Não tive a oportunidade de ver os Óscares, não dá a horas decentes para eu ver. :P
Beijinhos.**

Pata Irada disse...

Alexandre

Posso acrescentar?
não mastiguem pipocas e...
não contem o final do filme!

Ah! pipocas, sem elas nem pensar.

InConfidências disse...

Sou cinefola assumida alexendre, adoro filmes!

Achei que a cerimônia foi razoável. Ao contrário de outros anos, uma abertura sem muito impacto, só com a Ellen de Generis falando, falando, fazendo força para ser engraçada ou espirituosa;
Acho que é um prêmio da industria ,nem sempre os melhores vencem, muitas vezes eles premiam aqueles que a industria aposta que vão proporcionar lucros, a festa é bonita, mas, totalmente artificial e longa demais.
Como premiação de atores, faria apenas uma leve objeção à de melhor atriz coadjuvante, pois a mexicana Adriana Barraza em BABEL estava surpreendente; porém a Jennifer Hudson também atuou muito bem.

Abraços Alexandre!

Joana disse...

Eu adorei a edição em que o Lord of the rings, de peter jackson, ganhou MONTES de óscares! Eu adoro a triologia.
Beijinhos *

Anónimo disse...

Ora aí está uma bela pergunta: pq é que os portugueses gostam tanto de ver os Óscares...

Patrícia disse...

Nunca percebi o fascínio pelos Óscares (ou pelas "pessoas de papel" - um conceito meu ;) ), portanto compreendo-te perfeitamente.