sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

JOSÉ AFONSO: 20 ANOS DE AUSÊNCIA PRESENTE

José Afonso desapareceu faz hoje 20 anos mas a sua presença mantém-se, como exemplo de força, de tenacidade, de coragem, de criatividade, de lutador... até ao fim!

O novo Fundamentalidades presta-lhe uma pequena homenagem, e só não coloca música adequada porque nestes novos blogues não consigo descobrir como se mete música...

Para os mais novos, José Afonso foi um compositor, um poeta, um trovador e cantor fantástico, um dos símbolos principais do 25 de Abril através da canção «Grândola Vila Morena», e não só!

Tive o privilégio de entrevistar o José Afonso para o jornal da escola (que se chama hoje Escola José Afonso e até apareceu há pouco na RTP) na sua casa de Azeitão, já ele estava doente. Fiquei com a ideia de que era uma pessoa fascinante!

E por que amigos é preciso, aqui fica um dos seus poemas mais bonitos:

Traz outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(Entretanto, o Google/Gmail ainda não me resolveu o problema da desactivação do outro e-mail, apesar de eu já ter entrado em contacto com eles, nem uma resposta se dignaram a dar... isto é um alerta para todos vocês também, façam back-ups dos vossos mails mais importantes.
Agradeço também que todos os blogueiros com quem eu trocava mails me enviem os seus mails agora para o alex.gandum@gmail.com - alguns eu ainda conseguiria recuperar mas outros terei mais dificuldade sem a vossa ajuda.
Obrigado de novo a todos, e um grande bem haja!!!
Vocês são fantásticos!!!)


13 comentários:

Cusco disse...

Venho deixar os votos de um bom fim de semana e aproveitar para me juntar à homenagem ao grande andarilho Zeca. (A visão traz um excelente artigo sobre o mesmo)
Deixo também um abraço de feliz aniversário ao teu pai. E quando estiverem juntos,hoje, amanhã.. escutem com atenção: Em fundo conseguem ouvi-los: Aqueles versos de outrora...

Até breve
SE DEUS QUISER

Cristina disse...

Olá Alexandre, antes de mais: obrigada pelos votos.

Por acaso, não sabia a data que marcava o desaparecimento de Zeca Afonso... já aprendi hoje mais uma coisa e dificilmente me esquecerei.

Beijos

Anónimo disse...

bom fim de semana, embora nao tenha ouvido muito zeca afonso posso dizer que do que ouvi posso realmente dizer que era mto bom...

fiz um blog novo...
www.walk-of-life24.blogspot.com

dá uma espreitadela sff...mas posso te dizer que é algo diferente do outro blog ehe

um abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

em relaçao à musica...eu por acaso tb vi que agora para mudar o template é diferente...no entanto creio que ainda dá para fazer o 'html changes'...pelo menos eu no meu novo blog nas definiçoes tenho lá no template em cima a dizer html changes...depois ha de ser igual creio eu...

um abraço, espero que ajude...

Diabba disse...

oh diabbo... eu tb fui ameaçada, não me deu acesso, tive k mudar, mas garantiram k tudo o k tinha no velho blog seria salvo... e foi!!
pelos vistos tive sorte... odeio k me façam fazer coisas... grrr

tou ctg... vamos grelhá-los??

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

É com alegria que venho pela primeira vez aqui ao fundamentalidades 2, pois conheci-o ainda no outro, que não deixei de mantar um link pois tem post maravilhosos, um deles é precisamente o último que vc aqui repete e que eu simplesmente adorei, e com o qual me emocionei profundamente "Uma pequena homenagem no dia 22 de Fevereiro!", dedicado a seu pai, e não só.
Hoje resolvi de imediato assim que o recebi em minha humilde casa colocar um link para esta sua nova casa, sem no entanto deixar o outro lá no seu respectivo lugar.
Mais uma vez obrigado por tudo, e em especial pela sua amizade que muito acaricio.
Desejos de um bom fim de semana e uma semana cheia de luz em seu coração.
Xi - corações mil.

angel bar disse...

Olá Alex, cá estou eu para visitar a casa nova. Que situação esta a do Google... Mas o importante é que estamos aqui e vamos continuar a "criar" e a "crescer". Um grande beijinho e bom fim de semana.

Filipa disse...

Alexandre, já tinha visto o seu novo fundamentalidades.
Nem tudo está perdido! E ainda bem, ainda não tive disponibilidade para ler os seus textos mais antigos e eles não desapareceram.
Escreva mais todos os dias para poder deliciar os bleitores.
Beijinhos.

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Começando pelo fim dizes ter tido problemas com o Gmail mas lá estás tu com outra conta no mesmo Gmail.
Ariscado é o mínimo que posso dizer.
Tens o WALLA.COM que te dá 3 Gigabites de espaço e, parece, não sofre desses males.

Sobre o Zeca... muito haveria para dizer.
Escrevi um pouco sobre esse aveirense ilustre no Estados Gerais.
Espero que aprecies.
Bom fim de semana.
Um abraço,

Marta Vinhais disse...

Olá, Alex - já corrigi o link e aqui estou para te desejar felicidades na nova casa.
Vai correr tudo bem. Obrigada também pelo comentário que deixaste no meu blog.
Beijos e abraços
Marta

Márisa disse...

Espero que pouco a pouco tudo volte à normalidade. Votos de um bom fim de semana. Beijinhos

Diário de um Anjo disse...

Olá, olá!!! Cá tou eu:-)
Bela homenagem a esse marco da música portuguesa:-)
beijinhos

Joana disse...

Também gosto muito de Zeca Afonso!! :D
Beijinhos *