quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

TSF RÁDIO JORNAL FAZ 19 ANOS


A TSF - Telefonia Sem Fios - faz anos hoje: 19! A TSF foi um dos maiores marcos na história da rádio em Portugal. Projecto altamente profissional surgiu numa altura em que as chamadas rádios piratas ou rádios locais dominavam o espectro radiofónico em Portugal.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A TSF era - e é - uma rádio de notícias, fenómeno completamente novo na altura em que apareceu. Com os noticiários de meia em meia hora - coisa nunca vista na rádio até então - a TSF ganhou uma faixa de audiência muito alta, em especial entre as classes mais altas e mais intelectuais.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Hoje, a TSF perdeu muito do fulgor dos primeiros anos, perdeu muitos dos melhores jornalistas de rádio e eu tenho uma opinião para justificar essa perda: a mudança de jingle radiofónico. Os mais novos não se devem lembrar, mas antes das notícias a TSF ficava com uma batida musical que prendia os ouvintes... a qualquer momento iam sair as notícias. Essa batida forte podia durar quase um minuto...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Desde que a TSF aligeirou esse jingle nunca mais foi a mesma! Também teve muitas convulsões internas, a que não foi alheio Emídio Rangel, o homem capaz do melhor e do pior.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ficou para a história em Portugal a cobertura que a TSF fez do incêndio do Chiado, reportagens superiores àquelas feitas pela televisão, por exemplo, (na altura só a RTP).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Estive muitos anos sem ouvir a TSF, agora voltei a sintonizá-la de vez em quando, em especial quando vou a conduzir. Mas não sou ouvinte fiel, um dia destes volto a mudar de estação.
E, vocês, que estações de rádio ouvem normalmente???

21 comentários:

Isabel Filipe disse...

Olá Alaxandre.
Bom dia.

Não sou ouvinte de rádio.
somente quando ando de carro - casa/trabalho/casa ....

o meu marido sintoniza a TSF quando quer ouvir alguma notícia ...
p.e. ... é a unica que dá o trânsito que está "na hora" (faço Azeitão/Lisboa/Azeitão diariamente)...
qualquer outra rádio dá o trânsito em "diferido" ... rssss....

bj

Alexandre disse...

ISABEL-F,

e o pior é quando as rádios dão notícias sobre trânsito completamente diferentes no memo local e à mesma hora...

Ai, ai, passar a ponte é um martírio. Mas viver em Azeitão compensa, é o local mais agradável da margem sul, ando por lá muitas vezes...

Beijinhos!!!!

Unknown disse...

Pois é Alex, eu não sou uma fiel ouvinte de rádio. No trabalho há um na sala ao fundo, que dá para todos. Gosto de música e de ouvir as notícias, mas como estou na outra ponta nem sei bem que rádio é, nem ouço bem o que diz, por isso vou lendo as últimas notícias na net.
Em casa ponho um cd e pronto! Assunto arrumado!
Mas lembro-me bem da TSF e a fama era fantástica sim! Uma das melhores em relação a notícias.

Beijinhos

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Bom... eu "ouço" a TSF aqui:

http://www.tsf.pt/online/primeira/default.asp

Um abraço,

Andreia disse...

Parabéns à TSF!

Eu costumo ouvir a rádio Comercial e a RFM.

Cristina disse...

Olá Alexandre... eu sou uma infiel no que toca às rádios. As minhas manhãs são passadas na companhia da Rádio Comercial; gosto imenso do Pedro Ribeiro e do Diogo Beja.

De tarde... bem, as minhas tarde são dedicadas aos Cd's e à descoberta de novos artistas e autores.

Um grande beijinho e parabéns à TSF

Rafaela disse...

A vєrđαđєirα fσrçα ηãσ έ α đσ мαr
   єηfµrєciđσ qµє tµđσ αrrєbєηtα,
    мαs siм α đσ rσchєđσ iмóvєl
      qµє α tµđσ rєsistє
      
        βєijiηhσs ♥

Cusco disse...

Olá Alexandre!
Fundamentalmente Antena1 e Antena 2.

Até breve
SE DEUS QUISER

melga meiguinha disse...

Alex,

Hoje ouço muito pouca rádio mas sempre fui fiel da TSF.

Quando estava empregada ouvia esta estação durante todo o dia.
E tinha sempre motivos de interesse.
Em diversas ocasiões preferi as notícias da TSF às imagens das nossas televisões.

Beijocas.

Anónimo disse...

Oláalex
Ainda bem que a Isabel deu a informação sobre a hora H das informações sobre o trânsito.
Eu também sou daquelas que só ouço rádio quando conduzo ,o que para mim, como sabes, é bastante (pago a gasolina mas a terapia é melhor do que o resultado de uma consulta).
Como dizes é incompreesível a desinformação que existe e não só quanto ao trânsito. Até agora não era a minha estação habitual mas vou tentar acompanhar durante mais tempo e formar uma opinião...
BeijoKas

un dress disse...

ouço...só a apenas o que dá música de "tipo calmo"! :)

muitas vezes antena 3 mas não assim muito...

TSF...alguém sempre a falar...ultimamente é o que encontro quando lá vou...talvez por acaso...

abraço

un dress disse...

mas gosto da simbólica do rádio...
e da nostalgia que nele vive( ou que eu vivo nele?)

Diário de um Anjo disse...

Hummm, Cidade FM, Radio Comercial, Antena 3 e RFM...

Márisa disse...

Eu como agora ando muito de carro ouço muita rádio! E só consigo ouvir a RFM. LOL. Simplesmente não consigo ouvir mais nada! Estou viciada na RFM, já tentei mudar de vez em quando mas não consigo. Beijocas

Filipa disse...

Obrigada pelo comentário! Fico à espera do tal texto. Ansiosamente.
Beijinho

Anónimo disse...

Parabéns, então, à TSF! Eu ouço quase exclusivamente a RFM. Raramente mudo de estação; em casa ou no carro, sou uma fiel ouvinte desta rádio!!

Bjs

Anónimo disse...

tao parabens à tsf...

mas ninguem me tira da cabeça que a melhor radio do país é a oxigéniooo lol frequencia 102.6 mhz ehe ^^

um abraço

Joana disse...

Na verdade, não costumo ouvir radio. Como não conduzo nem nada... Normalmente ouve-se radio no carro. Só gosto de ouvir radio logo de manhã, quando me vou lavar. Eu e o meu pai adoramos fazer bagunça, às vezes a minha passa-se porque está alto demais ^^
É engraçado. Bem, mas na verdade, prefiro os meus milhentos cd's à Radio. Adoro musica.
Beijinhos *

Anónimo disse...

Do outro lado do Atlântico tem uma ouvinte fiel da TSF, aos domingos não dá para perder as Lendas & Calendas tão bem contadas e narradas pelo Jornalista António Jorge Branco.

gmail.com disse...

A TSF al�m de informar, encanta com a voz e narra�o de Ant�nio Jorge Branco que retorna do Portugal Passado a Lendas & Calendas, parab�ns, a equipe.

Anónimo disse...

Saudades da voz, do tom coloquial, das imagens feitas palavra de António Jorge Branco. Quando regressa?