quinta-feira, 25 de setembro de 2008

BANCOS, JOÃO SALGUEIRO, FAMÍLIAS E ENDIVIDAMENTO

Um dos assuntos do dia de hoje foi a subida da taxa de juro (com o consequente endividamento das famílias portuguesas) e as acusações de João Salgueiro, Presidente da Associação de Bancos Portugueses, que afirmou, entre outras coisas, que os culpados pelo endividamento são as próprias pessoas que contraem empréstimos sem fazer contas à vida e que, por exemplo, as pessoas sõ deveriam trocar de carro quando este estivesse no limite...

Pois é, tenho a certeza que João Salgueiro nunca foi assediado pelos Bancos para que contraísse empréstimos para isto e para aquilo, nunca recebeu no seu correio panfletos e cartas de Bancos prometendo mundos e fundos em troca de um empréstimo, nunca teve mensagens no seu telemóvel «oferecendo» dinheiro à distância de um clic...

João Salgueiro - de quem eu sempre uma boa impressão até agora! - não precisa de contrair empréstimos - e consequentemente dívidas! Felizmente para ele! Pertence a um sector de privilegiados que não faz a mínima ideia - nem se deve esforçar para isso - do que é o aumento de 1% na taxa Euribor, por exemplo, e a influência negativa que isso tem na maior parte das famílias portuguesas. Felizmente para ele! Que não precisa de fazer contas à vida... ao contrário da maioria dos seus concidadãos que vivem cada vez mais sufocados pelas entidades bancárias de que ele próprio é a «cara»!

No entanto, João Salgueiro respira da mesma maneira que todos nós que temos dívidas... alimenta-se da mesma maneira que todos nós que temos dívidas... tem dores de barriga e vai à casa-de-banho como todos nós que temos dívidas... a única diferença é que não precisa de fazer contas à vida... como todos nós que temos dívidas! Felizmente para ele!

9 comentários:

Filoxera disse...

Ai, até dói!...
Beijos.

Bichodeconta disse...

Parece-me bem e já estou a afiar a lingua(caneta)É que o tema promete.. BOM FINAL DE SEMANA QUE SE APROXIMA..

Sol da meia noite disse...

Mas tu não sabes que na hora da verdade, argumentos se viram ao contrário...?
Quem é que se dá por culpado quando se sente apertado...?

*

Filoxera disse...

Sim, mas também há quem não resista à tentação do consumo...
Beijos.

A OUTRA disse...

Olá!
São lugares onde foste muito feliz?...
Eu também.
Mas mas não queres ir até ao Olhares e ver a GP dos "Abstractos"?
Tem algumas coisas interessantes.
Abraço
Maria

Meri Pas Blanquer (Carmen Pascual) disse...

saludos desde madrid, muy bonito tu blog

BlueVelvet disse...

A falta de vergonha transformou-se em despudor.
E não se pode exterminá-los???
Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

O Governo não ten culpa de nada. A culpa é nossa, que pagamos os impostos para eles andarem em festas megalómanas como esta de Guimarães. A culpa é nossa porque votámos neles. A culpa é nossa porque não temos uma oposição credível, capaz de lhes fazer frente.
A culpa é nossa, porque Vamos pagando todas as taxas e impostos que eles se lembram de fazer, e finalmente a culpa é nossa porque temos o mau costume de comer. E não fora esse mau vício tpnhamos dinheiro para o aumento da Euribor.
Um abraço e bom fim de semana

Bichodeconta disse...

Calma amigo, que injustiça..Os nossos governantes são o máximo..Começamos no Paulo Portas que precisava de cinco motoristas, E fica a pergunta, será que os nossos (Des)governantes nem carta de condução tem? e para que tanto motorista?pra não falar da vergonha que se tornaram outros gastos que são uma afronta a quem todos os dias conta tostões e não consegue sair da cepa torta..Não por ser mau gestor, mas porque a miséria que nos é paga, aos que ainda estão empregados, é de facto pouco, e eu convido qulquer um dos senhores ministros a gerir uma casa cujo agregado familiar seja composto por cinco ou seis pessoas e onde só entre um salário..Pague-se a renda da casa, a electricidsade, a água e o gás..O passe para chegar aos trabalhos, os infantários das crianças, a cada chagada de estação renove-se um guarda-roupa, ainda que escasso..E alimente-se convenientemente a familia.. De quanto precisarão os governantes para fazer face a estas despesas?Então , como vivem as pessoas que recebem um misero ordenado???? Mal, muito mal..E é vergonhoso..