

Para além dos meus pais, dos meus filhos e dos meus amores ao longo da vida, há cantores/compositores que - Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Pedro Barroso, Simone, Carlos Mendes... - muito contribuíram para a minha maneira de ser e para a pessoa que sou hoje (boa ou má, não sei!): nos anos 70 a rádio era para mim aquilo que as consolas são hoje para os mais novos. Nessa altura a rádio era umas das minhas principais companhias: era assim que eu sabia o nome dos artistas (nomeadamente portugueses, naquela altura os portugueses cantavam na rádio!), sabia o nome das canções, sabia a letra das canções, cantarolava-as (quantas vezes em conjunto com a minha mãe!) e foi assim que criei admiração e respeito pelos artistas portugueses e pela música portuguesa... o que se mantém até hoje!
Ao concerto de ontem fui sozinho - não foi a 1.ª vez, já fui sozinho até aos concertos dos artistas que mais aprecio, a única diferença é que nas outras alturas tinha sempre 2 bilhetes, e agora só tinha mesmo um. Quis a dádiva que eu ficasse a poucos metros do Tordo, na coxia da fila e pudesse assistir ao concerto de um dos melhores lugares... e que tivesse ainda como presente os...



21 comentários:
sorry mas nunca gostei dele. mas para ti um bom espectaculo esta noite sofia
Adoro esta Música :-)
Bom fim de semana!
Bjs
pelo menos estão todos tão felizes, boa. eu já comecei a fazer o que tu fazes, tirar fotografias ás pessoas sem elas percebrem isso...( e quando se zangarem que faço?) bem esta estava numa explanada e gostei do ar descansado. até breve sofia
gosto de Fernando Tordo ...
gosto do Rui Veloso ...
mas devo ser a unica pessoa que não gosta dos Gatos Fedorentos ... não gosto de "paus mandados" ... que era o que faziam qdº estavam na RTP ... ao serviço daquele que teve o exame feito num domingo ...
bjs
Quando ouço o Tordo lembro sempre o "Cavalo à solta" foi dos primeiros EPs que tive.
Apesar de não passar muito na nossa rádio tem cañções que fazem parte da nossa memória e se ele tivesse nascido noutro país...
Gosto de Fernando Tordo(Rui Veloso)adoro!Fantástico!O que escreves-te e fotos,mostram bem como foi a noite;0)Que bom que gostas-te!;0)Beijinhos
Que bom que não perdeste esta oportunidade...
Também gosto muito de Fernando Tordo.
Beijinho *
:-)
E como esta hora é propícia ao disparate, cá vai.. Ainda bem que o TORDO(Fernando) só estava ali para cantar..E perguntam voces o que uma coisa tem a ver com a outra? É porque se fosse pra fritar já tinhamos sido enganados , tinhamos comprado bilhete pra um TORDO gordinho, assim , pra fritar..E apresenta-se-nos um Tordo, todo janota, e que para além de cantar certamente esteve ali para encantar.. É um artista de que gosto muito e que deu voz a grandes canções, nomeadamente aos poemas de Ary dos Santos.. Já tive o privilégio de assistir ao vivo a espectáculos dele, mas desta vez, falhei..Também com esta gripe há alguém que possa ir a algum lugar???? Bom domingo..e não esqueças, estes espectáculos ajudam a perservar a nossa saude mental
Como sabes o Fernando além de ser meu amigo pessoal, é o meu artista português.
Mas a canção, embora adore esta, é o Adeus Tristeza.
Também lá estive:))
Bom domingo e beijinhos
Pelo que descreves deve ter sido giro!
beijinhos e boa semana
Pena que as rádios não cumpram a lei quanto à passagem da musica portuguesa. Mais grave é o facto de não lhes ser aplicadas as sanções previstas na lei.
Até que não faz sentido - visto de outra maneira - existir uma lei que imponha um mínimo de passagem de musica portuguesa nas rádios de Portugal.
Abraço
Paulo
ahh, ao ver a foto dos gatos lembrei-me que pareciam os nossos Il Divo ehhhhhh, tão lindos ficam de fatiota!...
Quanto à musica por enquanto ainda não te posso dizer do que gosto ou não, mas espera uns meses e cá virei dizer-te como me soam os acordes e as vozes!...Beijinho da laura.
Gosto do Tordo e do Rui Veloso. Deve ter sido um bom momento.
Beijos.
Devem e acredito pelas fotos momentos lindos e felizes. Jinhos no coração.
Eu gosto dos gato fedorento!
Gosto do Fernando Tordo, mas a Canção da minha vida é Pedra Filosofal.
Em 74 estava em Luanda, no hospital, acabara de sofrer uma intervenção cirurgica, que não correra nada bem, estive três dias em coma, e no fim ainda rebentaram dois pontos e estava com bastantes dores. Então uma enfermeira comentou, que o Manuel Freire ia cantar a Pedra filosofal, num espectáculo de variedades, com uma série de cantores, entre os quais estavam o fadista Vasco Rafael, e o canconetista João Sequeira. Pois sabe o que fiz? Pedi alta para ir ver o espectáculo. O médico, não me quis dar alta e eu assinei o termo de responsabilidade e lá fui ver o espectáculo com a barriga toda ligada. E o Manuel Freire, encerrou o espectáculo quase às 4 da manhã, e eu em lágrimas por causa das dores, aguentei firme até ao fim. Fazemos grandes asneiras quando somos jovens!.
Um abraço e uma boa semana
Não entendi. Que nomeações?
Um abraço
Fernando Tordo é uma das grandes vozes portuguesas, que tem estado na penumbra, há já bastante tempo. Agora renasceu, e bem. Não assisti ao concerto do Tordo mas vi-o o ano passado, na Semana Cultural do Intervalo Grupo de Teatro, em Linda-a-Velha. Também este ano essa iniciativa se repetiu, como vem acontecendo, há 27 anos a esta parte, segundo diz o director do teatro, Armando Caldas. Sobre isso fiz um post e também sobre a presença, este ano, de Rui Veloso nessa Semana Cultural.
Bjs
Também lá estive, Alexandre.
Dei disso conta no meu canto, mas aqui dá para "ver" melhor o que se passou. Só falta mesmo uma fotografia do público que, no final do espectáculo não arredou pé enquanto que entusiásticamente batia palmas a pedir o regreesso do Fernando ao palco.
Foi bonito de se ver, foi emocionante.
Beijos
Alexandre,
este post é uma Justa homenagem! à música portuguesas, aos artistas portugueses...e aos jornalistas que escrevem sobre isso.... assim, com este carinho todo.
Parabéns!
um grande sorriso :)
e um abraço.
mariam
ah! e Fernando Tordo, além de bem fazer letras e músicas de canções, cantar e encantar, também faz poesia, da boa! e à tempos, ouvi-lo falar da vida e declamar foi um privilégio. Aconselho o livro "Quando não souberes copia"
:)
Enviar um comentário