sábado, 11 de outubro de 2008

FERNANDO TORDO, EU, A MÚSICA PORTUGUESA E... A VIDA!


Tenho muitas «canções da minha vida» mas a principal «canção da minha vida» é «Cavalo à Solta» (a tocar) de Ary dos Santos/Fernando Tordo. A canção data de 1971 e ouvi-a pela primeira vez ao vivo com orquestra ontem no Coliseu dos Recreios, num dos melhores espectáculos de artistas portugueses que vi até hoje!

Para além dos meus pais, dos meus filhos e dos meus amores ao longo da vida, há cantores/compositores que - Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Pedro Barroso, Simone, Carlos Mendes... - muito contribuíram para a minha maneira de ser e para a pessoa que sou hoje (boa ou má, não sei!): nos anos 70 a rádio era para mim aquilo que as consolas são hoje para os mais novos. Nessa altura a rádio era umas das minhas principais companhias: era assim que eu sabia o nome dos artistas (nomeadamente portugueses, naquela altura os portugueses cantavam na rádio!), sabia o nome das canções, sabia a letra das canções, cantarolava-as (quantas vezes em conjunto com a minha mãe!) e foi assim que criei admiração e respeito pelos artistas portugueses e pela música portuguesa... o que se mantém até hoje!

Ao concerto de ontem fui sozinho - não foi a 1.ª vez, já fui sozinho até aos concertos dos artistas que mais aprecio, a única diferença é que nas outras alturas tinha sempre 2 bilhetes, e agora só tinha mesmo um. Quis a dádiva que eu ficasse a poucos metros do Tordo, na coxia da fila e pudesse assistir ao concerto de um dos melhores lugares... e que tivesse ainda como presente os...

... GATO FEDORENTO foram uns dos convidados de Fernando Tordo e tiveram uma presença muito forte... como não podia deixar de ser...

... RUI VELOSO fez dueto com Fernando Tordo...

... E silêncio (que se vai cantar) o Fado... por CARMINHO... sublime... vamos ouvir falar muito dela nos próximos tempos!!!

Fernando Tordo recebeu ainda a Medalha da Cidade de Lisboa das mãos do Presidente da edilidade, António Costa, e na presença do apresentador, António Macedo.

21 comentários:

sofialisboa disse...

sorry mas nunca gostei dele. mas para ti um bom espectaculo esta noite sofia

Vera disse...

Adoro esta Música :-)
Bom fim de semana!
Bjs

sofialisboa disse...

pelo menos estão todos tão felizes, boa. eu já comecei a fazer o que tu fazes, tirar fotografias ás pessoas sem elas percebrem isso...( e quando se zangarem que faço?) bem esta estava numa explanada e gostei do ar descansado. até breve sofia

Isabel Filipe disse...

gosto de Fernando Tordo ...


gosto do Rui Veloso ...


mas devo ser a unica pessoa que não gosta dos Gatos Fedorentos ... não gosto de "paus mandados" ... que era o que faziam qdº estavam na RTP ... ao serviço daquele que teve o exame feito num domingo ...


bjs

F Nando disse...

Quando ouço o Tordo lembro sempre o "Cavalo à solta" foi dos primeiros EPs que tive.
Apesar de não passar muito na nossa rádio tem cañções que fazem parte da nossa memória e se ele tivesse nascido noutro país...

Sol no Coração disse...

Gosto de Fernando Tordo(Rui Veloso)adoro!Fantástico!O que escreves-te e fotos,mostram bem como foi a noite;0)Que bom que gostas-te!;0)Beijinhos

Sol da meia noite disse...

Que bom que não perdeste esta oportunidade...
Também gosto muito de Fernando Tordo.

Beijinho *
:-)

Bichodeconta disse...

E como esta hora é propícia ao disparate, cá vai.. Ainda bem que o TORDO(Fernando) só estava ali para cantar..E perguntam voces o que uma coisa tem a ver com a outra? É porque se fosse pra fritar já tinhamos sido enganados , tinhamos comprado bilhete pra um TORDO gordinho, assim , pra fritar..E apresenta-se-nos um Tordo, todo janota, e que para além de cantar certamente esteve ali para encantar.. É um artista de que gosto muito e que deu voz a grandes canções, nomeadamente aos poemas de Ary dos Santos.. Já tive o privilégio de assistir ao vivo a espectáculos dele, mas desta vez, falhei..Também com esta gripe há alguém que possa ir a algum lugar???? Bom domingo..e não esqueças, estes espectáculos ajudam a perservar a nossa saude mental

BlueVelvet disse...

Como sabes o Fernando além de ser meu amigo pessoal, é o meu artista português.
Mas a canção, embora adore esta, é o Adeus Tristeza.
Também lá estive:))
Bom domingo e beijinhos

Gata Verde disse...

Pelo que descreves deve ter sido giro!

beijinhos e boa semana

Paulo disse...

Pena que as rádios não cumpram a lei quanto à passagem da musica portuguesa. Mais grave é o facto de não lhes ser aplicadas as sanções previstas na lei.
Até que não faz sentido - visto de outra maneira - existir uma lei que imponha um mínimo de passagem de musica portuguesa nas rádios de Portugal.
Abraço
Paulo

Laura disse...

ahh, ao ver a foto dos gatos lembrei-me que pareciam os nossos Il Divo ehhhhhh, tão lindos ficam de fatiota!...
Quanto à musica por enquanto ainda não te posso dizer do que gosto ou não, mas espera uns meses e cá virei dizer-te como me soam os acordes e as vozes!...Beijinho da laura.

Filoxera disse...

Gosto do Tordo e do Rui Veloso. Deve ter sido um bom momento.
Beijos.

Maria Clarinda disse...

Devem e acredito pelas fotos momentos lindos e felizes. Jinhos no coração.

Andreia disse...

Eu gosto dos gato fedorento!

Elvira Carvalho disse...

Gosto do Fernando Tordo, mas a Canção da minha vida é Pedra Filosofal.
Em 74 estava em Luanda, no hospital, acabara de sofrer uma intervenção cirurgica, que não correra nada bem, estive três dias em coma, e no fim ainda rebentaram dois pontos e estava com bastantes dores. Então uma enfermeira comentou, que o Manuel Freire ia cantar a Pedra filosofal, num espectáculo de variedades, com uma série de cantores, entre os quais estavam o fadista Vasco Rafael, e o canconetista João Sequeira. Pois sabe o que fiz? Pedi alta para ir ver o espectáculo. O médico, não me quis dar alta e eu assinei o termo de responsabilidade e lá fui ver o espectáculo com a barriga toda ligada. E o Manuel Freire, encerrou o espectáculo quase às 4 da manhã, e eu em lágrimas por causa das dores, aguentei firme até ao fim. Fazemos grandes asneiras quando somos jovens!.
Um abraço e uma boa semana

Elvira Carvalho disse...

Não entendi. Que nomeações?
Um abraço

Paula Crespo disse...

Fernando Tordo é uma das grandes vozes portuguesas, que tem estado na penumbra, há já bastante tempo. Agora renasceu, e bem. Não assisti ao concerto do Tordo mas vi-o o ano passado, na Semana Cultural do Intervalo Grupo de Teatro, em Linda-a-Velha. Também este ano essa iniciativa se repetiu, como vem acontecendo, há 27 anos a esta parte, segundo diz o director do teatro, Armando Caldas. Sobre isso fiz um post e também sobre a presença, este ano, de Rui Veloso nessa Semana Cultural.
Bjs

Unknown disse...

Também lá estive, Alexandre.
Dei disso conta no meu canto, mas aqui dá para "ver" melhor o que se passou. Só falta mesmo uma fotografia do público que, no final do espectáculo não arredou pé enquanto que entusiásticamente batia palmas a pedir o regreesso do Fernando ao palco.
Foi bonito de se ver, foi emocionante.

Beijos

mariam [Maria Martins] disse...

Alexandre,
este post é uma Justa homenagem! à música portuguesas, aos artistas portugueses...e aos jornalistas que escrevem sobre isso.... assim, com este carinho todo.
Parabéns!

um grande sorriso :)
e um abraço.

mariam

mariam [Maria Martins] disse...

ah! e Fernando Tordo, além de bem fazer letras e músicas de canções, cantar e encantar, também faz poesia, da boa! e à tempos, ouvi-lo falar da vida e declamar foi um privilégio. Aconselho o livro "Quando não souberes copia"

:)