sexta-feira, 12 de setembro de 2008

SE FOR ASSALTADO... PARA O SEU BEM, NÃO APRESENTE QUEIXA...

Então, passemos aos fundamentos:

Fundamento 1
- Um indivíduo entrou numa esquadra de polícia, sacou de uma arma e disparou 5 tiros, 3 dos quais atingiram outro indivíduo com quem ele tivera um desaguizado momentos antes: uma agente - correndo grandes riscos - conseguiu deter o agressor já fora da esquadra, alguns metros mais adiante. Presente ao juiz - e pela letra da nova lei -,o criminoso ficou livre e apenas sujeito a termos de identidade com apresentações diárias na - caricatamente, imagine-se! - mesma esquadra onde se desenrolou toda a cena que os argumentistas do CSI vão decerto aproveitar para a série. Resultado: o atingido está entre a vida e a morte (mais para o lado da morte), e o agressor pode tomar café tranquilamente todos os dias, ir ao cinema (duvido que vá, mas pronto!) e ver as miúdas em Portimão, além, de outras coisas que só uma pessoa em liberdade pode fazer - SEM COMENTÁRIOS!

Fundamento 2 - Um jovem de 19 anos ocupou 7 carros de polícia e destruíu um deles numa perseguição por mais de 100 km nas estradas, ruas e ruelas dos concelhos de Moita, Montijo, Barreiro e Palmela. Nessa «corrida» ainda tentou atropelar pessoas nas passadeiras e alguns agentes da autoridade... o cenário nem ficava completo sem estes pormenores! Envolvido esteve o dinheiro de todos os contribuintes pois os agentes fizeram horas extraordinárias e os carros só andam se levarem gasóleo, entre outras coisas. Resultado: presente ao juiz - e pela letra da nova lei -, o jovem saíu em liberdade - SEM COMENTÁRIOS!

Fundamento 3 (este não veio nos jornais nem passou na TV): a proprietária de uma pastelaria foi asssaltada uma noite quando fechava a loja por um grupo de indivíduos e - mesmo não oferecendo resistência - foi agredida violentamente de tal modo que passou mais de uma semana no hospital. Quando regressou e apresentou queixa, os indivíduos acabaram por ser identificados e detidos... por pouco tempo, pois o juiz - com base na letra da nova lei - mandou-os em «paz». Resultado: os agressores já voltaram ao estabelecimento, ameaçaram a proprietária a tal ponto que ela teve que fechar a pastelaria por tempo indeterminado - SEM COMENTÁRIOS!

Fundamento 4 (também não veio nos jornais, acho eu!): uma papelaria, especializada em livros escolares, foi assaltada a horas «normais», tendo o assalto sido estendido a todos os clientes que se encontravam no estabelecimento na altura. Antes de se retirarem, os agressores deixaram bem claro que «ai daquele que fizer queixa!»... e parece que ninguém apresentou queixa! - SEM COMENTÁRIOS!

E muitos mais fundamentos poderiam ser acrescentados... este é o estado em que transformaram este país «à beira-crime plantado» e «de brandíssimos costumes». Nunca a máxima de «o crime compensa» se aplicou tão bem...

(as montagens dos «crimes» foram feitas pelo HENRIKOSSAUROS e pelo DUARTARANHA em exclusivo para o FUNDAMENTALIDADES - e não faltam as armas, os reféns e a mota à porta do Banco para os bandidos fugirem)


16 comentários:

Sol da meia noite disse...

... e no meio de tanto assalto, eu venho aqui tomar este blog de assalto, para desejar um bom fim de semana...

Jinhos * *
:-)

Anónimo disse...

olá.
Ora, li com muita atençao e conclui que está de facto muito bem observado e fundamentado,para mal da nossa segurança(pessoal) é tudo verdade.
Bom fim de semana amigo.
Bjinhos

Violeta disse...

ando afastada do mundo real. vejo que isto está mau, muito mau. Ai que medo do futuro.

O Puma disse...

Obama que se cuide

Gata Verde disse...

Cada vez mais um país de 3ºMundo...

bjs

Flor disse...

Meu Querido Amigo Alex, um Bom Dia para Ti!

:))

Começo por Te desejar um excelente fim-de-semana!

"A POSSIBILIDADE DE REALIZARMOS UM SONHO É O QUE TORNA A VIDA INTERESSANTE." Paulo Coelho

Xi-coração Te deixo e não Te esqueças de sorrir para a Vida...

Os casos que nos relatas são da realidade que o nosso País vive presentemente... isto vai de mal a pior!...

Fica com Deus


Flor com muito carinho :-)**

Elvira Carvalho disse...

Pois é amigo, qualquer dia os réus são os assaltados, porque se deixaram assaltar.
Um abraço e bom fim de semana

mariam [Maria Martins] disse...

Olá!
...pois... de arrepiar!... livra!
e não é que o crime se estendeu também às Beiras interiores.. lá nos "casais" meio ermos... cujos habitantes(poucos) já passaram dos 70... contaram-me que os assaltos são com requintes de malvadez... amarram os velhinhos, se resistem, batem-lhes, roubam tudo(o pouco que há) e antes de irem entornam as selhas do azeite ... fiquei chocada...

cheguei das abençoadas férias, voltarei aqui de novo para ler os outros posts...

bom fim-de-semana
um sorriso :)

mariam

Sei que existes disse...

Infelizmente é assim que este nosso pais tem andado e com tendência a piorar ainda mais!...
Beijocas grandes

Filoxera disse...

Que gira, esta complementaridade entre o teu trabalho de escrita e os legos do Duartaranha e do Henrikossuaros!
Beijos.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Alexandre, belo texto, mas é com imensa tristeza, que vemos o nosso País cada vez pior... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

tulipa disse...

Pois...segurança é uma ilusão...

E, hoje falo do quê?
Os netos...
Eu, quando me permitem, é que levo aqui e ali...a minha neta;
convido-te a ver a minha companheira no festival dos oceanos.

HOJE, a minha netinha começa a sua vida escolar, a sério!!
1º ano do Ensino Básico.

Um beijinho amigo.

Bichodeconta disse...

Socorro que ultimamente não se ouve falar de outra coisa a não ser assaltos.. Alguma coisa não bate certa, algo mudou e a impunidade que impera só aumenta a insegurança..Se eles assaltam e podem voltar a assaltar que ficam em liberdade, daqui a pouco é melhor irmos nós para a prisão e ficarem os criminosos e ladrões á solta.. Pode ser que nós possamos estar em paz e eles se assaltem uns aos outros..Boa semana..

Elvira Carvalho disse...

Também estou nessa luta.
Um abraço

Olga disse...

De assaltos já nem me apetece falar, pois é assunto quotidiano...infelizmente!
Mas tenho que dizer que as montagens do "crime" estão 5 estrelas! Beijos.

Shelyak disse...

Governo,assim, tem o problema da lotação das prisões resolvido!
Sem mais comentários!
Abraço