domingo, 9 de setembro de 2007

OS DEUSES DEVEM ESTAR ... DISTRAÍDOS!!!

Escolhi esta fotografia para ilustrar o post: tratam-se de crianças da antiga Aldeia da Luz no Alqueva e data de 1999 - no ano seguinte valer-me-ia um 1.º prémio num concurso de fotografia.

Não vou ao ponto de dizer que «os deuses devem estar loucos» (um filme do sul-africano Jamie Uys, de 1980), pois a minha condição de mortal terráqueo não me permite tal veleidade, mas que os deuses devem andar distraídos, isso devem! É claro, até os deuses têm direito a um breve momento de descontracção (pois gerir o Universo não deve ser nada fácil!)... o problema é que um breve momento para um Deus é uma eternidade para os pequeníssimos humanos. E, assim, enquanto os deuses tiraram uns dias celestes de férias, isto aqui no planeta que eles fizeram azul, anda tudo desordenado há uns milhares de anos terrestres... e parece que não vai endireitar-se tão de pressa!


De todos os biliões de seres humanos que já passaram pela Terra, a maioria deve ter morrido violentamente, vítima de alguma atrocidade praticada pelos seus... semelhantes! E continuam a morrer do mesmo modo um pouco por todo o mundo, com a indiferença de serem seres humanos com poucos anos de vida (leia-se crianças)... este paraíso que se vive agora nos chamados países ocidentais deve ser Sol de pouca dura, é uma excepção à passagem da raça humana pelo 3.º planeta!

Serve isto também para uma referência à situação que envolve o desaparecimento da pequena Maddie e que conheceu novos desenvolvimentos nas últimas horas: apesar de eu ser uma pessoa da comunicação não posso deixar de considerar ABSURDO e discordar do modo como a comunicação social está a lidar com a situação - com uma falta de pudor e de respeito total para com os principais envolvidos e que irá atingir também os pequenos gémeos, irmãos de Maddie, expostos a um mediatismo exagerado!

Centenas de jornalistas de todo o mundo, milhares de flashes a disparar mesmo em cima da cara das pessoas, helicópteros para acompanhar o carro dos McCann em direcção ao aeroporto, motas com cameramen, repórteres em todos os pontos do percurso, cá e em Inglaterra... que me desculpem, mas acho isto tudo um ABSURDO: é este exagero mediático que leva as pessoas comuns (mais conhecidas por mirones) a assobiarem ou a aplaudirem, consoante a ênfase dos homens da comunicação! Se eu fosse editor de uma qualquer publicação escrita ou televisiva, não permitiria que os meus subordinados devassassem a vida de quem quer que fosse desta maneira e sem quaisquer escrúpulos... mesmo correndo o risco de perder audiências, claro!

De qualquer maneira, continuaria sempre a afirmar que os deuses devem estar... distraídos!!!

39 comentários:

FRANCO disse...

Pois...as audiências é que valem,
chega-se ao cúmulo de acompanharem os McCann à porta do avião.
Quem deixou entrar os 'saca-imagens' na pista do aeroporto?
Ou o mundo anda louco ou cheio de sede...

Sol da meia noite disse...

Faço o meu comentário em jeito de reflexão:
Que irá acontecer a toda essa gente maluca, quando o caso Maddie chegar ao fim? Entrarão todos em depressão ou inventarão algo parecido, onde possam ser protagonistas?

É que neste país, quem não tem cão, caça com gato...

Beijinhos!!!

ninguém disse...

alex, vivemos a falta total de limites, tanto físicos - a web apagou as distâncias, completando o que os satélites começaram para a comunicação - quanto morais. O caso Maddie me incomoda sob vários aspectos. Principalmente ´porque tudo o que está sendo feito de nada serve para ajudá-la. E tens razão: as sequelas para os irmãos serão indeléveis. Um beijo do sul do brasil

Shelyak disse...

Hoje via a televisão e experimentei um sentimento igual ao teu, sem entender como tudo aquilo era possível! Parecia mesmo que estavam a filmar uma das pessoas mais importantes do pleneta!
Mas sabes, Alexandre... pensei melhor depois e concluí que quem semeia ventos, colhe tempestades, e eles, ao montarem toda aquela exposição mediática, ao ponto de irem ao Papa, arriscaram-se também a situações deste tipo...
O que realmente aconteceu... não se sabe não mas é um horror; pensando bem, rapto não terá sido pois, decorrido todo este tempo, já teriam pedido resgate; por outro lado, se fosse para escravatura sexual, duvido que fossem escolher uma menina em que os pais fossem ingleses e com algum status (mais fácil alguém tipo nobody); por tudo isto, parece-me bem mais lógico que a menina já não esteja viva :( o ou os autores, nem quero arriscar...
Abraço para ti.

irneh disse...

Tens razão em tudo o que dizes. Mas pergunto: será que os Mcann não estão também a manipular a imprensa a seu belo prazer?
Quanto aos deuses, se os houver ( o que duvido ou então só pode ser um deus sádico)estão mesmo loucos!

Beijinhos

Isabel Filipe disse...

concordo com o que dizes ...

e com o que diz a Irneh ...

certamente vozes muito grandes estão por de trás deste cenário todo ...

beijinhos

Luís Galego disse...

embora tenha algum pudor em abordar estas matérias, subrevo a ideia de distração por parte dos Deuses...tambêm tem que começar a ser avaliados, porque a injustiça doi muito....

Diário de um Anjo disse...

Alexandre, o jornalismo hoje em dia é meramente sensacionalista! Se quando a criança desapareceu ajudaram os pais agora com novos desenvolvimentos continuam a dar a atenção aos mesmos. Os media dançam consoante a música. Ou achavas que eles faziam reportagens antigamente apenas para a ajudar a encontrar a criança ou a aumentar as suas audiências?

Jinhos

Pena disse...

Carissimo ALEXANDRE:
A forma como coordena as ideias, as suas opiniões e o sentido profundo como comunica é brilhante, admirável mesmo.
Creio que a fragilidade da mente das ternas crianças mereceríam um pouco mais de atenção e compreensão. Eu penso que os profissionais da comunicação social têm que ganhar o seu imprescindível pão todos os dias, mas como diz, assemelha-se tudo a um exagero enorme. A privacidade das pessoas é muito importante e, se pensarmos que, moramos numa sociedade democrática, a democracia exarceba e comanda tudo e todos com crueldade e despropósito. A eles compete informar, mas não ampliar os desgraçados a seu bel-prazer, que só servirá para complicar e entravar o rumo que a investigação criminal pretende efectuar em paz e sossego. Nem sei se estes irão, verdadeiramente, consegui-lo. Necessitam de muita fé em Deus.
Levanta aqui outra situação que considero muito relevante. São as notícias que nos chegam através dos mediáticos meios de informação que conduzem os estados emocionais das pessoas que estão de fora e acreditam em tudo que o que lhes dizem, sem se questionar da veracidade ou não do facto retractado. São assistentes de um jogo em que nem precisam pagar um bilhete, tal o poder de fazer deles, transformando-os em revoltados, injustiçados, fiéis, ou indignados.
Excelente, meu caro ALEXANDRE.
O bom-senso leva-me a corroborar consigo neste mundo que mais parece um ABSURDO de vida.
Abraço de muita estima e muita consideração.
Texto admirável que elogio e que atribuo a muito inequívoco talento seu
Com gigantesca admiração
Abraço
pena

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Alexandre adorei o teu texto.
Como sempre est�s em cima dos acontecimentos.
Eu n�o seria capaz de escrever nada parecido.
Por isso dou muito valor � tua escrita.
Meu querido, bom come�o de semana.

Beijinhos com sabor a mar.

Fernan dinha

clautixa disse...

só para dar um olá:)

Anónimo disse...

Agora n�o culpem os deuses... culpem os homens.

Onde est� a verdade?
De tudo isto se pode concluir e com toda a certeza - os "nossos aliados ingleses" t�o queridos, mais uma vez v�o dando largas aos seus sentimentos t�o tradicionais racistas e xen�fobos.Para l� de um grande complexo de superioridade.

Eu acredito antes de tudo na compet�ncia da nossa pol�cia judici�ria e o resto � conversa...

J� agora uma sugest�o: leiam o artigo do prof. Moita Flores no Correio da Manh� de hoje - 2�p�gina :"Histerismo sem ju�zo".
Este homem � a �nica pessoa em que a prop�sito deste caso eu ouvi palavras sensatas. Para l� disto, � um escritor fabuloso - recomendo o seu livro : "A F�ria das Vinhas". L� s�o focados alguns pontos interessantes ligados � investiga�o criminal que s�o muito esclarecedores.Leiam!

GarçaReal disse...

Isto é uma novela sem desfeixo...
Cansa, cansa muito.
Sim...Os deuses estarão loucos e distraídos.
A foto é fantástica.Parabéns

bjgrande

Jonice disse...

Ainda esta semana conheci uma advogada que possui um alto grau de indignação contra seus colegas de profissão que são uns aproveitadores de situações e delas não procuram tirar senão benefícios pessoais. Disse a ela que tem minha admiração, pois o mundo precisa da indignação como combustível para melhorar.
Pois bem, Alexandre, digo-te o mesmo após ler este post. Tomara não tardes muito a ser um editor!

Beijinhos :)

Odele Souza disse...

Alexandre,
Tenho razões de sobra, e bem o sabes, para concordar contigo sobre a distração dos deuses.Concordo também com o que diz Irneh...Melhor acreditar no amor entre os seres humanos, este sim, capaz de grandes feitos.
Te deixo um beijo e o desejo de uma boa semana.

PS. Muito obrigada por seu comentário no blog de Isabel sobre
mim. Vocês de Portugal me conquistaram. Pela solidariedade, amizade e carinho demonstrados e pela qualidade de seus blogs.

Anónimo disse...

Pois é Alexandre, concordo com tudo o q escreveu. Tomara q seja editor depressa, e q o poder não o corrompa...sry

Fez-me escrever sobre este caso 2 vezes: uma qdo deixei um comentário num outro Post q fez sobre a Maddie, e hoje, aqui, e no meu Blog. É q estou com tanta raiva pela forma como este assunto tem sido tratado!!!

PS: Achei graça ter dado este título, pq há dias, sobre outro assunto, fiz um Post no meu Blog exactamente com o mesmo.
PS: Embora esteja longe de estar pronto, está convidado a dar lá uma espreitadela, se tiver tempo.

Um cumprimento, fundamentalmente de admiração pelo que escreve.
Blue Velvet. ( babyvelvet.blogspot.com)

Anónimo disse...

Diria que os deuses cairam sobre a cabeça.....

Boa semana

Dakini disse...

Ja ai estive! Parabens!

Dhyana disse...

os deuses não andam distraídos, os homens é que andam.
Adorei o texto. Sinceramente.
Beijos...

Eme disse...

Ainda te admiras? A maioria do povo português é um sedento de sensações e de novidades mesmo que macabras. Parece encontrar um prazer especial nisso. Os media sabem que isso vende e dão-lhes a "papa".. Absurdo mesmo.
Bjs

BF disse...

Alexandre
Muitos loucos andam por aí mas acho que não são os Deuses, nós todos estamos um pouco loucos. E, mesmo nos momentos que sentimos ter um pouco de lucidez , algo nos turva esse sentir.

Ainda há valores (mesmo os profissionais) mas estão a desaparecer com o tempo... temos de travar esse desaparecimento.

Beijinhos
BF

BF disse...

Esqueci

Parabéns pelo prémio ganho com a foto.
Nessa altura, na velha aldeia, ainda se brincava. Quando por lá passei em Maio parecia que faltava algo na Aldeia da Luz. O silêncio...como se não houvesse alma. Terá ficado submersa na antiga aldeia junto com as águas?

Beijinhos
BF

De Amor e de Terra disse...

Olá Alex, boa tarde!
Concordo contigo; é horrível a exagerada exposição das dores, das angústias, desgraças que vendem...
Vi há muitos anos um filme(na altura dito, como tendo por base uma história real)creio que passado na Alemanha , que retratava um pequeno delito dum jovem casal, que a imprensa transformou em 2 pessoas perigosas para o País e por isso ambos foram presos...
nessa altura, fez-me descrer dos jornalistas.
Hoje, quase não vejo notícias.

Bj

Mara Mamede

HelloCátia disse...

ola tio..

sinceramente, tambem achei uma "palhaçada," um jelicoptero ir acompanha-los ate casa, a mota a segui-los.. fez-me lembrar a volta a Portugal, hehehe
a minha opiniao, tenho-a, nao a vou dizer, pois nao é necessario..
apenas digo, que este assunto passou todas as marcas.. so se ouve falar na familia McCann.. CHEGA!!!

beijinho grande

Portugal. The Man disse...

O que os pais da Maddie estão a fazer é o cúmulo da hipocrisia.
E os telefonemas que se ouvem nos talk-shows matutinos do maldizer é o cúmulo da estupidez.

Quanto à imagem do post, és um excelente fotógrafo, parabéns!

Ana Luar disse...

Alex mas tu achas que o facto de crianças passarem fome diariamente, ou serem maltratadas ou a falta de desemprego, ou qualquer outra coisa terá mais importância que este sensacionalismo barato? Claro que não! Mas............ temos que ser justos. Eles são apenas aquilo que "nós" leitores fazemos deles. O povo quer disto....
O povo vive da desgraça alheia...
O povo é do mais deprimente que existe quando passa o pouco tempo que tem em frente a uma tv a ver a desgraça dos outros quando a sua vida privada, dava um artigo de revista dos mais fabulásticos.
Eu nestas coisas sou muito franca.
não são os media os culpados... Somos nós que lhes estendemos as mãos à procura de alimento...

Mas deveras tu escreves divinamente estes artigos... e por isso terás sempre a minha admiração.

beijos eternos em amizade Alex....

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Completamente de acordo com o teu texto.

Onde andava essa Comunicação Social quando dos desaparecimentos das crianças portuguesas?

Doi até ouvir alguns profissionais(?) da dita comunicação...

Mas os tablóides ingleses ainda nos ganham na exploração da privacidade...

É a escola que os nossos seguem atentos e ...subjugados.


Abraço

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

... até me deixa com complexos.

É que o meu último post é sobre este tema.
E, francamente, não procuro qualquer publicidade... só quero que verdadeira justiça seja feita a quem tenha feito mal á criança.

De qualquer forma o facto de tu também o focares poderia ser também entendido como tal... o que, obviamente, não acho.

Resumindo, considero os McCann culpados do que aconteceu á criança e "rezo" para que a PJ encontre o corpo da Madeleine.

Boa semana.
Um abraço,

Anónimo disse...

Olá Alex

Gostei muito da tua foto e do teu texto.É degradante ver toda esta situação.
Também acho completamente ridiculo toda esta encenação.

Mas foram McCann que fomentaram e sempre incentivaram toda esta situação. Pode-se dizer que no lugar deles também iria entar a mesma coisa. Mas esta estratégia é um pau de dois bicos. Se realmente foi rapto com tanta chamada de atenção concerteza, e infelizmnete, os eventuais raptores concerteza que iriam imediatamente "desfazer-se" da menina.

A minha estranheza é a necessidade de haver uma assessora de imprensa neste caso.

Por outro lado acho muito desconcertante as conferencias de imprensa que se davam recorrendo sempre a um papel, tudo muito bem estudado e planeado. Acho que se tivesse perdido um filho de certeza que conseguiria falar sem ser necessário recorrer a um texto previamente elaborado.

Infelizmente acho que este processo não irá ter qualquer desfecho. Neste momento acho eu que já e uma questão completamente política e deves estar a ser tratado a nivel diplomatico. Perante isto acho que a policia deve estar completamente condicionada e armodaçada.

Bjs

Andreia disse...

Essa história da Maddie parece que nunca mais acaba!

Espaços abertos.. disse...

Possívelmente deve existir grandes patentes a fazer sombra a todaesta história,concordo contigo plenamente quanto aos "caça imagens" parece a lei sa selva.
Bom início de semana amigo
Bjs Zita

DairHilail disse...

tens razão,Alex...não dá para entender...
1 beijo para ti

Silêncio © disse...

Alexandre...

Isso o que conta são as audiências..
A comunicação social lá se interessa com os envolvidos...

Uma Beijoka bem grande e repenicada em retribuição dos beijinhos que me deste :)

mymind disse...

ya mts exageros, mas os mccan tb se expuseram a tal, agr tem k lidar com isso!
bjinhos

Suspiros disse...

Acho que a comunicação social é um instrumento importante (também) para a percepção dos acontecimentos e temos de reconhecer o seu contributo em inúmeras situações.
No caso deste casal, tomou ele próprio a iniciativa de se fazer rodear pelos mesmos (somente) até que o ambiente se tornou hostil... Ora quem semeia ventos...
Triste triste é que tudo isto não é certamente obra dos Deuses! Os vivos podem superar. Mas as vítimas de crimes violentos não têm outra alternativa: são elas as verdadeiras vítimas!
Esperemos que o pior cenário se não confirme...

sonhadora disse...

Excelente escrita!
Beijinhos embrulhados em abraços

João JR disse...

OLá amigo:)
Este assunto deixa-me sem palavras...é demasiado penoso e triste, nem consigo ouvir mais nada! Pobres crianças por este mundo fora...
BOm texto o teu, sem dúvida!
Um gd abraço

Jasmim disse...

Felizmente que consigo optar por não ligar a televisão, já diminui em muito esse triste espectáculo. Enquanto a novela Maddie avança, esquecem-se as preocupações com a escola dos filhos se aproxima e mais toda a bagunça que é a novela da vida.
bjocas

Anónimo disse...

Ola, desde ja os meus enormes cumprimentos em nome de todos os luzensses! possivelmente nessa foto estaria por ai a brincar com os meus amigos! A aldeia magica dsapareceu, a agua tudo levou...
Morreu a alma luzensse...

Adorei o seu texto, parabens!

José Godinho
Taska Bar
Aldeia da Luz