segunda-feira, 28 de maio de 2007

DIZEM QUE SERÁ UMA ESPÉCIE DE GREVE GERAL!

Para Quarta-feira está marcada uma Greve Geral, se não me engano a primeira que acontece na vigência de um Governo PS. Para os mais novos convém lembrar que as Greves Gerais foram um recurso especialmente utilizado na 2.ª metade dos anos 70 e no princípio dos anos 80, por parte das Intersindicais. Há uns anos que não tínhamos uma Greve Geral!

Mas o que é uma Greve Geral? Pois bem, é uma paralisação dos trabalhadores decretada por vários sindicatos com o objectivo de «parar» o país e assim demonstrar o descontentamento que os trabalhadores têm para com as políticas adoptadas. Se eu estiver a dizer mal, corrijam-me, por favor, nos comentários!

Lembro-me de algumas greves gerais em que Portugal parava por inteiro. Agora as coisas não são assim! E por várias razões: o sindicalismo perdeu força com a queda da indústria e das grandes fábricas; os transportes foram em grande parte privatizados; o trabalho precário para muitos trabalhadores «impede-os» de fazerem greve por receio de retaliações - e se isto era assim nas empresas privadas estendeu-se agora também ao sector público. Por isso iremos assistir à paralisação de alguns serviços, como alguns transportes, hospitais, autarquias, escolas... mas a Greve Geral não irá com certeza muito além disso.

As pessoas podem andar descontentes mas têm receio. Por outro lado muitos sindicatos e comissões de trabalhadores perderam força. Lembro-me que a Comissão de Trabalhadores do jornal onde estive muitos anos tornou-se nos últimos anos porta-voz da administração - os seus membros vinham para as reuniões «ameaçar» que era melhor aceitar as sugestões da administração que fazer reivindicações.

(as fotos que vos trago hoje são de um trabalhador na construção da Barragem do Alqueva (1999), foto que me valeu um 1.º prémio num concurso, e bobines de linhas num fábrica têxtil na Covilhã)

27 comentários:

margusta disse...

Olá Alexandre!
...Pois...agora me lembro que tenho estado á espera de uma consulta para o meu filho para quarta-feira, que possilvelmente não irá ter...

A foto está espectacular!...

Beijinhos para ti!

Elsa Sequeira disse...

Alex!!
Tu és um espectáculo!
Pois...a greve...já estava esquecida!
È complicado face á conjuntura actual, mas que anda tudo insatisfeito, ai isso anda mesmo!!!

A Música está outro espectáculo!! Adoro o zeca!!!


Beijinhso!
:)

irneh disse...

Neste país, já tudo é "uma espécie de...". Até os sindicatos. Agora, em vez de defenderem os trabalhadores, defendem, em primeiro lugar, os sindicalistas que, não raras vezes, têm como primeiro objectivo defender-se. Pelo menos é assim na minha área, por isso existem tantos mini-sindicatos. O lema é: "Primeiro nós, depois vós!"

Alexandre disse...

Margusta,

parece que alguns serviços vão mesmo fazer greve, hospitais e escolas, especialmente - uns serviços param e outros mesmo que não façam greve param também porque estão dependentes dos primeiros!

Elsa,

Super obrigado pelas tuas palavras! Pois, as pessoas agora têm medo e parece que isso está cada vez pior - vivemos numa democracia encapuçada!

Irneh,

Sim, já não há sindicalistas como antigamente. O lema agora é dividir os sindicatos para reinar - nos professores, então, não entendo como pode haver tantos sindicatos - acho que estariam mais protegidos se se unissem!

Cristina disse...

Aquilo que "gosto" de ver nas greves é a disparidade que existe nos entre os números apontados pelos sindicatos e o Governo... dá-me sempre imenso gozo ver os porta-vozes a tentar justificá-los.

Beijinhos grandes e bom tema (como já nos habituaste)

DairHilail disse...

Passo em bicos de pés, para não sujar a tua casita com a areia do meu mar...

1 bj

Teresa David disse...

A 2 horas de partir para o Aeroporto rumo a Itália, que por sinal vi na meteoroligia estar chuvosa até ao final de semana, mas passeia-se na mesma, envio um bj para ti
TD

Isabel Filipe disse...

"As pessoas podem andar descontentes mas têm receio. "

claro que tens toda a razão...
a greve geral não terá significado ou importância alguma ...

bjs

Moura ao Luar disse...

E a foto bem merecei o prémio. Quanto ao receio... greve geral... só tenho uma palavra, aliás duas: recibos verdes!!

Diário de um Anjo disse...

Bela foto:-) Quanto à greve..acho que quem decide já não liga a essas coisas... mas os trabalhadores estão no seu direito...

Andreia disse...

E vai haver mesmo greve geral?

PoesiaMGD disse...

Ou seja, parece que voltamos ao antigamente... afinal, porque terá ganho Salazar naquele malfadado concurso?!
Bj

Gio disse...

Pois é.... ainda me lembro de algumas greves Gerais... pessoalmente nem me vou manifestar e amanhã venho trabalhar, apesar de um dos sindicatos dos bancários apoiar a Greve, mas fazer Greve aqui é uma coisa muito complicada e para ser honesta em relação à minha entidade patronal não tenho motivo algum para aderir...

Gostei muito da primeira foto, estive lá em Alqueva pela primeira vez na outra semana e fui almoçar ao Restaurante a Avestruz conheces????? Adorei....

E por favor se me quiseres responder responde no meu blog porque eu já nao volto a este post....

pé descalço disse...

Alexandre

A música do Zeca é e será sempre grande
passe o tempo
passe quem passar!!!

E a tua foto tãmbém
diga-se em abono da verdade
não fica a dever nada
à grandiosidade da obra!!!

Quanto à greve
eu vou mais longe
acho que este governo
e esta democracia podre
estão mesmo a precisar
é de uma abstenção geral
no momento de ir às urnas
para bem deste povo!!!

um abraço

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, eu que trabalho no privado, não tenho greve e mesmo que tivesse não fazia, não tenho mesmo razão de queixa para fazer.

E será mesmo que vão fazer greve?

Bjo Alex

Pekena disse...

Quando era mais nova adorva greves porque não tinha aulas, apesar de serem muito poucas. Actualmente, onde estudo, apesar de ser uma instiuição do estado, "eles" nunca fazem greves prque já percebi que são muito a favor do governo.
Enfim... por isso já não vou ter um presente.

Beijocas mt mt mt mt grandeeees!!

vieira calado disse...

Nos anos que vivi em Inglaterra (1967-1971)assisti a uma greve de lixo que durou 3 semanas,
a uma das docas (a que assisti só indirectamente) que foi também de semannas
e outra dos correios
de quase três meses!

Bom resto de semana.
Um abraço

Benfiquista disse...

hm greve geral é? nao tinha ouvido falar disso ainda...

a proposito o comentario k me deixaste...essa do 'menores de 35 anos' parti me a rir eheheh

um abraço

Pedro Arunca disse...

É bom encontrar "gente como nós". Grave é não fazer greve, perante a gravidade da situação que se agiganta e trama a malta.
A malta anda com falta de memória para as coisas da História. Ainda bem, que alguém com cabeça, tronco e membros, pensa e faz lembrar as causas das coisas.
Se puder, visite: blogoff.blogs.sapo.pt
e o de quem assina este fundamento.
O seu, vai já esquerdinho para os meus favoritos.

Até amanhã.....

Lia disse...

De facto a foto é espectacular. Gostei imenso, tal como de muitas que tens aqui.

Quanto à greve, como sempre Portugal vai "acomodar-se"...

Um beijo

Juℓi Ribeiro disse...

Alex!

Receber uma visita sua,
é sempre um prazer
e um privilégio!

Gosto muito das suas postagens,
dos temas que você aborda,
das suas imagens, das suas fotos.
Achei essa sua foto MARAVILHOSA!

Quanto as greves, esse é um assunto delicado.
Para mim é mais fácil fazer poesia e pintar um quadro, do que falar sobre este assunto. Mas tentarei.
Reconheço que os trabalhadores
tem o direito de fazer greve,
mas penso que deveria ser parcial, porque quem sofre é a população. Uma greve geral, pode gerar muitos trantornos.
Mas essa é a maneira que os trabalhadores tem de fazer suas reivindicações...
Me sensibilizo profundamente.
Um abraço carinhoso.*Juli*

Marta Vinhais disse...

Olá, por acaso tive Metro - embora os placards com a informação do destino, etc não funcionassem...
Quanto a fazer greve, estou a trabalhar normalmente. Talvez devesse fazer para forçar a Administração da Empresa onde trabalho a informar-me sobre o vai acontecer realmente à Empresa. Mas, talvez desse desculpa para um despedimento com justa causa e perderia tudo a que tenho direito...Nas circunstâncias, não posso dar azo a isso...
Desculpa o desabafo, Alex.
Como sempre, o teu texto está brilhante
Beijos e abraços
Marta

Fátima Santos disse...

este post te agradeço por muitas razões todas sentimento e força (?!)

Alice Matos disse...

Olá Alex!
Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras...
Pois é... também sinto uma espécie de nostalgia dos verdadeiros significados... Da simplicedade do porque... então... de um passado algo recente do nosso povo.
O que parece... nem sempre é! Os resultados não reflectem o que lhes fica por trás... Conheces aquela sensação de travagem brusca, em que o nosso corpo continua o percurso inicial sem se aperceber que o transporte parou?
Infelizmente, até as lutas que travamos começam a parecer vazias de significado... Desculpa o volume exagerado de palavras...

Com carinho...

Sei que existes disse...

Só espero que esta greve de hoje sirva de algo!... pois já estou mesmo a ficar farta de como o Governo anda a governar tão mal!...
As fotos estão espetaculares!
Beijos

Maria disse...

Alexandre

Greve Geral, para mim, é uma greve decretada pelos diversos Sindicatos de todas as áreas da economia do país, greve que cobre o sector público e o privado. Por isso se diz Geral. É uma greve a que todos os trabalhadores que quiserem podem aderir, ao abrigo da lei.
Greve geral não tem a ver com a adesão dos trabalhadores, que pode ser de 5, 10, 50 ou 90%.
As outras greves, são greves sectoriais, daí a diferença... eu acho.

Beijinhos

A Flor disse...

Eu fiz greve.

No organismo onde trabalho à 18 anos, foram poucos os que tiveram coragem de a fazer.... engraçado, falam, falam e falam... criticam e criticam tudo e todos... e na hora de dar a cara... o medo das represálias é mais forte!!

Mas a democracia é isso mesmo, cada um, de forma consciênte e responsável deverá lutar por aquilo em que verdadeiramente acredita.

Beijoca da Flor :D