domingo, 13 de maio de 2007

O EURO-LESTE-FESTIVAL...


A fórmula esgotou-se! O EUROFESTIVAL mudou-se de armas e bagagens para os países do leste da Europa. O sistema de votação (embora agora seja o público a votar) iniciado há 33 anos - quando os ABBA ganharam - revela-se agora imperfeito porque favorece os laços de vizinhança e países que têm muitos emigrantes nos países da Europa Ocidental. A euforia que se vivia nos anos 60 e 70 com o Eurofestival nos países ocidentais vive-se agora nos países de leste.

Com o evento de ontem atingiu-se aquilo por que se esperava há alguns anos: as canções representantes de muitos países ocidentais nem sequer passaram à final, e as que passaram ficaram-se pela 2.ª metade da tabela, com Inglaterra, França e Irlanda a ocuparem os últimos lugares com pouquíssimos pontos, em especial a Irlanda, o país com mais vitórias na história dos Eurofestivais.


Não sei qual será o futuro deste tipo de concurso! Sei que em tempos por lá passaram alguns dos grandes grupos e intérpretes a nível europeu e até mundial, como os Shadows, os Abba, Cliff Richard. Já lá vai o tempo em que Portugal parava para ver o Eurofestival na televisão - bom, na verdade, também não havia grandes acontecimentos musicais na altura...

Desta vez até arrisco dizer que houve algumas boas canções e, pelo que se viu, o Festival da Eurovisão tem o futuro assegurado... apenas sinto falta de mais canções em língua francesa, italiana, espanhola... aliás, a organização pôs todos os intervenientes a cantar em inglês, o que não valeu de nada à Inglaterra e à Irlanda, que ocuparam os últimos lugares. Quanto a Portugal, nem a inspiração de Emanuel valeu um lugarzito entre os 24 mais... para o ano há mais... se calhar!!!


(Para mim a melhor canção de sempre dos Eurofestivais foi «Let me be the one» dos Shadows, 2.º lugar em 1975)

16 comentários:

Gi disse...

Então e o "meme"? Está esquecido ?
Bom Domingo

antónio paiva disse...

..............

então boas postas

:)

depois passarei

turbolenta disse...

Do Euroleste festival nós ficamos mesmo sempre a leste!
Sou muito estúpida!
Ainda não percebi porque insistimos em concorrer. Nunca tivemos, temos ou teremos a mais ínfima das hipóteses, mesmo que algum dia consigamos levar uma super boa canção.
Aquilo é pior que a mafia siciliana!
Sobre Fátima. Sou católica.Por vezes vou lá, mas em dia 13 Maio nunca. Sou um bocado avessa a grandes multidões.
Por isso também nunca irei a um concerto do Tony Carreira.
lol lol lol
Manda cá para fora o que te vai na alma. Cá estou para ripostar.
Mas é melhor esperar por 2º feira para choverem comentários, porque ao fim de semana este pessoal pira-se todo para bem longe dos p.c.
até logo!

FRANCO disse...

Não percebi de facto os tristes e xenófebos comentários do apresentador JORGE GABRIEL,quando disse que se tinha de mudar as regras de votação senão ficavam sempre a Leste os primeiros lugares.Pergunto: não foram as melhores canções? acho que sim!! e que importa ser a leste? Já se sabe que há decisão política nisto...mas de facto foi o melhor festival dos ultimos anos!!!!
E a SÉRVIA mereceu a vitória!!!!

Shelyak disse...

Tens razão quando dizes que o Eurofestival já foi coisa que nos agarrava todos à televisão. Há já alguns anos que não tenho visto talvez por achar tudo aquilo um bocado sem jeito ou então pelos meus gostos musicais terem mudado.
Mas recordo, como tu, belos momentos nos festivais iniciais. A propósito dos Shadows... conheces uma música que se chama "Guardian Angel" ? tanto que andei aqui na net à procura e encontrei finalmente... se não tiveres e sentires curiosidade, diz-me. Tenho todo em gosto em te enviar.
Abração para ti :)

Olga disse...

Já não tenho paciência para ver este programa!Nem gostei da canção escolhida para nos representar!
Bjs.

cacharel disse...

Alexandre,
Os tempos mudaram e como a música, também dizemos que "Já não há eurofestivais como antigamente".
Eu não vi, perdi o interesse há anos. Até me custa a acreditar nas músicas que têm ganho nos últimos anos.
Mas como estamos a ver o mundo... os interesses ganham... neste caso, a melhor música perde.

Beijo e boa semana*

Tiago Mendes disse...

POis é!
Assisti do inicio ao fim ao festival, e na minha opinião não era essa a musica que deveria ganhar. Adorei a da Bulgária, aquela dupla do homem e da mulher. Ela, cantava e tocava percurssões. Ele apenas tocava. mas tocavam tão bem e a voz dela era tão melodiosa... ficou em 5ºlugar :(
Fica para a próxima ;)
Um abraço ^^

foryou disse...

xiiii deixei de ver isso... (deixa lá pensar quando foi...) acho que foi no século passado :)

HelloCátia disse...

olaaaa alexandre...
vi um bocadinho so do fetival e logo vi que eles iam ganhar!!!
muitos bjinhos...

turbolenta disse...

E há muitos anos, quem ganhava,fazia carreira internacional e tinha a certeza que a canção passava na rádio milhares de vezes. Agora....passa o festival e a maior parte das vezes pouco se ouve quem ganhou.Isso é sintomático de quê?
Eu lembro-me de uma canção,cantada pela Irlanda, por um jovem que a cantou acompanhando-se ao piano. Estou aqui a dar voltas à cabeça e não me recordo mas acho que era John ou Joe qualquer coisa.Deve ter sido aí pelos anos 70/80. Perdi-me no tempo!
boa semana

turbolenta disse...

Já sei:
Foi em 1980 - Johnny Logan e a cançaõ chamava-se: What´s Another Year.

Unknown disse...

" Onde o azul do mar e o azul do céu se encontram"
Tal como por vezes ... apenas por breves momentos da nossa vida ,
o SONHO ENCONTRA A REALIDADE ! !

Boa SEMANA ;)

Marta Vinhais disse...

Olá, sinceramente?
Já não vejo os Festivais - mas lembro-me perfeitamente de como Portugal parava e como eu e as minhas colegas no Liceu faziamos os nosso próprios festivais da canção.
Canção em especial? Não me lembro!
Boa semana
Beijos e abraços
Marta

pé descalço disse...

Alexandre

O euro-festival da canção tem andado tão por baixo que eu já nem me dou ao trabalho de ver...

ainda para mais agora...com a lingua inglesa a substituir as originais!!!

tá a dar as últimas, se é que já não deu!!!

um abraço

A Flor disse...

Era fã dos festivais da canção, agora? nem sabia que já tinha sido, nem tão pouco sei quem ganhou... mas isso agora já não me prende ao pequeno ecrân


Adorava os ABBA... bons e velhos tempos!

Flor