domingo, 13 de maio de 2007

FÁTIMA: TELEVISÕES NÃO DERAM ALTERNATIVA!


Fátima abafou a pequena Maddie! As televisões deixaram-nos sem alternativas neste Domingo de manhã. As cerimónias de Fátima encheram as emissões, e amanhã estará tudo esquecido porque já não é notícia.

Os portugueses precisam de Fátima, e Fátima precisa dos portugueses. Nos últimos anos tornou-se moda ir a Fátima a pé, mas já sem aqueles sacrifícios atrozes que até a própria Igreja condenava.
Com melhores condições logísticas que há uns anos atrás, mas ainda com muitas carências a nível de acessibilidades e de permanência, Fátima - é por estas alturas - um paraíso para os eventuais estudiosos de psicologia social porque ali está representado aquilo que Portugal e os portugueses ainda são, no fundo psicologicamente não muito diferentes de há 40 ou 50 anos atrás. E ainda é possível encontrar as caravanas - em especial vindas do norte do país - onde impera o farnel, o garrafão de vinho e os colares grossos em ouro maciço no pescoço das senhoras.

Claro que respeito as opções e as atitudes das pessoas - sempre foi e será esta a minha postura! - e até já me apeteceu ir um ano destes em «peregrinação» a Fátima, mas assumindo que vou pela viagem , pela aventura, pela reportagem... Mas nunca fui! Aliás, não vou a Fátima há cerca de 20 anos e foi numa excursão que lá estive no final dos anos 80 e o que me ficou na memória foi a falta de casas-de-banho, a sujidade nos locais de paragem dos autocarros, os tais garrafões de vinho e as pessoas de joelhos ensanguentados a rastejarem pelo santuário.

Hoje acredito que as coisas estejam um pouco diferentes mas continuo a assumir que quero lá ir um dia destes mas para observar e fotografar as pessoas e o ambiente... porque não tenho nenhuma promessa a cumprir... embora se calhar até precisasse de fazer umas quantas...

27 comentários:

Magri disse...

Como há 40 ou 50 anos, continuamos a ser embalados pelos 3 fff: Fátima, futebol e fado (sendo este último o que menos nos entra pela porta dentro).
Fátima tem, sem dúvida, uma função social e psicológica, provavelmente acima da espiritual.
E as peregrinações por estrada, misturadas com trânsito, barulho e pouco recolhimento, não tem nada a ver com o caminho interior procurado em outras, como as de Santiago de Compostela.

Será que também temos os santos que merecemos?

Um abraço e boa semana.

SONY disse...

Ola Alexandre li o que escreveste e deixo apenas isto...não existem dias, nem datas, nem horas para festejar, e acreditar no que quer que seja...o acreditar ou não depende de cada um de nós...agora te digo, com toda a CERTEZA DO MUNDO...que para mim o dia dos milagres não é 13 de Maio...mas sim 14 de Maio...neste dia à uns anos sim aconteceu algo que ainda hoje não encontro explicação...e também deixei de a procurar...mas que nunca esquecerei este dia não, e por isso mais convicta fico, se os há ou não...não sei...mas que aconteceu algo de muito bom e não foi no dia 13...poderá ser em qualquer dia, em qualquer lugar..um bj Sony :-)

Unknown disse...

Eu, como a maioria dos Portugueses, já estive em Fátima e pretendo voltar. Mas o que realmente recordo mais, o que realmente me marcou, foram os joelhos ensaguentados. Não critico a fé de ninguém, mas penso que não é preciso tanto...
Aguardo a tua reportagem, seja lá quando for ;)

Beijinhos grandes

Tiago Mendes disse...

Adorei aquela tua frase "Os Portugues precisam de Fátima e Fátima precisa dos Portugues"... mas acho que em breve até milhares de estrangeiros vão também estar "metidos nisto". Isto, é, se já não estão...
O que Fátima está á espra é de se tornar um grande centro a nivel ibérico, o que já o é, mas desta vez económicamente.
Talvez um dia tornar-se a capital de Portugal, se isto continua assim... até já vai ter uma basílica!!
Um abraço! ;)

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, quanto ao teu post de hoje eu já lá fui várias vezes (eu pessoalmente não faço questão, mas tenho familiares que fazem, então lá vou de arrastão), apesar de ser baptizada catolica, realmente não sou praticante, mas como dizes e muito bem "Os portugueses precisam de Fátima e Fátima precisa dos Portugueses".

O que me marca + em Fátima sempre que lá vou, é o sofrimento.

Se Deus existe e é Bom, quer o sofrimento daquelas pessoas? Eu acho que não. Mas respeito as opções de cada um.

Kiss e Claro que Podes copiar as minhas receitas culinárias, sem qualquer problemas, a SPA, não coloca qualquer problema, pagas no fim - Ok?.
Hoje está lá outra novinha.

João JR disse...

Olá amigo:)
Pois eu até fiz um post pela pequena Maddie...estou revoltada..estamos, n é?
Mundo cão este!!!!
Um gd beijo para ti Alex:)

Cristina disse...

Olá Alexandre... o fenómeno "Fátima" desperta em mim sentimentos contraditórios; especialmente, devido à exploração que se faz nestes dias... tudo é pretexto para fazer dinheiro!

Este ano, estive em Fátima duas vezes: a primeira, em Março com os meus escuteirinhos, em actividade a nível de região; a segunda vez, no dia 11 de Maio para fazer uma fotoreportagem :) Cheguei, vi, fotografei e vim embora...

A pé nunca fui... acho que o meu espiríto de sacrifício por uma religião não é assim tão grande. Prefiro primar pelas boas acções e assim ganhar o Céu :)

Beijinhos grande e boa semana

Enfim... disse...

na verdade sabes que não compreendo muito bem o que faz deslocar tanta gente ao santuário de fatima num 13 de maio, era louca se o fizesse...fui lá á bem pouco tempo, mas evitando de todo ir numa altura destas...
Consigo entender aqueles que se deslocam por promessas por fé simplesmente, em momentos de aflição prometemos tudo e depois temos de cumprir certamente...

è verdade que a mente dos portugueses não evolui desde á 40 50 anos para cá, o garrafão do vinho continua bem patente nas mesas de piquenique dos portugas principalmente nortenhos e alentejanos, assim como os enchidos e muito farnel lol

Bjokas

Boa semana

Cristina disse...

Alex,
Eu até posso ser um pouco antiga, mas acredito na Nossa Senhora de Fátima...
Há 5 anos estive muito doente, e desesperada, fiz uma promessa...
Nao descansei enquanto nao fui a Portual e a ir pagar...
Graças a Deus, ou á Senhora de Fátima, fiquei curada...

ACREDITO
:)

beijinhu

Cusco disse...

Que Fátima mexe com as pessoas não duvido. Continua a impressionar e a fazer-nos pensar em Algo!
Já fui duas vezes: Uma em puto, quase obrigado. Outra também em meados de 80 numa peregrinação militar.. Foi impressionante ver aquele recinto coberto de militares, acenando com os lenços e as boinas!
Um abraço!

melga meiguinha disse...

Alex,

Respeito as crenças de cada um mas para mim Fátima não passa dum embuste bem montado como muitas outras coisas.
33 anos depois continuamos a ser o país dos 3 efes(f.f.f.) e isso é que é lamentável.
E não sei se já reparou mas quanto pior é a situação do país mais peregrinos hà em Fátima. As pessoas precisam de qualquer coisa a que se agarrar e que as torne menos infelizes.

Beijocas.

13 disse...

Fazes-me pensar... e por isso tens de reclamar o prémio que te deixei no meu blog...

Luís Galego disse...

Os portugueses precisam de Fátima, e Fátima precisa dos portugueses.

Porque será????A fragilidade aproxima-nos do que consideramos de divino...eu até sou crente, mas...

mymind disse...

ja la estive so msm pa observar, senti-me pessimamente mal, n gosto de ver as pessoas nakele estado...enfim!
bjos

João disse...

é curioso como ainda nao conseguiram ver onde pára a miuda....

Verdana disse...

Fátima é um negócio. Rende dinheiro à igreja católica. Muito dinheiro. Milhões de euros de contribuintes anónimos, etc..

Momentos Inolvidáveis disse...

Olá Alexandre...

Sou católica não praticante... a religião está nos nossos actos... quando nos reconhecemos nos bons e nos maus momentos...

Quando era miúda ia todos os anos a Fátima com a família... e só gostava de ir pq sabia que depois da paragem em Fátima iria passear até outra qq cidade...

Já adulta fiz uma promessa que agora olhando para trás foi estúpida... pq promessas deste tipo têm que ser feitas num momento muito desesperante... e eu entendo essas pessoas...

A experiência foi única... a minha 1ª peregrinação... depois dessa fui mais 2 vezes... sem promessa... pelo simples facto de repetir aqueles sentimentos inexplicáveis... de quando vês a placa toponímica a dizer "Fátima"...

Podem não entender... mas sente-se algo... que é muito difícil colocar em palavras...

Não condeno as pesoas que estão ensaguentadas... pq para elas ficarem naquele estado a dada altura da sua vida viveram um drama muito grande... uma dor difícil de ultrapassar... não as devemos condenar... apenas respeitar...

Nâo sou praticante da religião... mas de vez em quando agarro no carro e vou até ao santuário... sento nas escadas e choro desalmadamente em silêncio... as lágrimas rolam pelo meu rosto... e eu simplesmente não as consigo travar... fico num estado de transe... tal como quando estou numa aula de yoga... não sinto nada em meu redor... apenas aquele silêncio tão doce e doloroso...

Não sei em que acredito ou não acredito... mas que realmente existem coisas que nos transcendem... isso existem...

Como tudo na vida devemos fazer tudo voluntariamente... experimentem um dia sem um porquê plausível... agarrrar no carro e ir até Fátima... percorrer o santuário... o comércio tradicional... sentar numa esplanada e bebericar um café ou um chá... regressem até casa e depois pensem bem sobre o que sentiram nessas horas.......

kiss

Mar Arável disse...

Temos de respeitar as utopias.Nesta vida quem se tem só a si - vive mal.Fátima não faz parte do meu itinerário mas eu sou apenas o meu caminho

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

... mas se tu quiseres visitar um centro comercial não precisas de te deslocar tão longe... podes mesmo ficar pelo Colombo que é bastante mais perto e sempre tens ar condicionado.

Boa semana.
Um abraço,

Esperança disse...

Bem quanto a Fátima só tenho a dizer bem... com comércio ou não quando eu realmente pedi à Nossa Senhora que me amparasse ou aliviasse o meu sofrimento ela com a graça de Deus me acudiu e nisso não posso já mais esquecer! Todos os dias rezo antes de me deitar e quanto a ir a Fátima a Pé é um dos próximos objectivos! No entanto penso que não são essas acções que nos valorizam mas sim ser solidário para com o próximo no dia-a-dia no entanto com o desespero tomamos decisões com dimensões deste género!
Alexandre venho agradecer a tua visita ao meu Blog e dizer que és um querido nos teus textos e serás sempre muito bem vindo!!

Um bem haja a todos!

Esperançadas saudações*****

Fragmentos Betty Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fragmentos Betty Martins disse...

Querido Alexandre

O teu post está como sempre___________inspiração magnífica

Eu já fui a Fátima várias vezes_____não para cumprir promessas___________mas para assistir a uma realidade que movimenta muita gente______a fé

eu não acredito____de todo_______no milagre de Fátima (mas respeito quem acredita) no que diz respeito à aparição da N.Senhora__________acredito no Milagre do comércio que representa para Fátima toda esta envolvência

"Oxalá se tenham lembrado da pequena Maddie______nas suas orações"

Beijinhos com carinho
BSemana

Elsa Sequeira disse...

Olá! Alex!!!

Não queiras fazer promessas...´que mais não são que negócios com Deus... Deus dá-nos tudo...GRATUITAMENTE...

beijos!!

:)

Chama Violeta disse...

Dizei muitas vezes ao dia:

“Eu Sou uma coluna de Fogo Violeta, um foco de luz da energia cósmica, que consome tudo o que é negativo”.

Sei que existes disse...

Pois é... Fátima! Confesso que já lá fui várias vezes, mas não porque seja católica (religião que por acaso até condeno em muitas coisas)nem porque tenha qualquer outra religião (que julgo que na sua maioria não passam de jogos "politicos").
Mas acho que tens razão, Portugal ainda precisa de Fátima e Fátima ainda mais precisa dos Portugueses!...
Afinal de contas ainda somos um país muito "fechado", que ignorantemente critica e tem medo de questionar, de duvidar, de se afirmar perante aquilo em que realmente acredita ou não, com medo de quebrar regras ilógicas...
Beijocas fofas!

Shelyak disse...

Que tema tão complicado, religião...Sou católico e o facto de já não ser praticante deve reflectir, creio, a consciencialização que temos vindo a ter da nossa existência e de tudo o mais que nos rodeia...a não aceitação pura e simples dos dogmas e axiomas desta nossa sociedade.
Há algum tempo atrás, escrevi no meu bloguinho um tema sobre religião e benesses correspondentes em termos de Estado, o qual se intitula como laico mas que, na prática, acaba por não o ser (digo eu).. Chama-se o post "E o sol não nasce para todos". Após a visita do Papa ao Brasil, tenho pensado em partilhar aqui algumas reflexões sobre o assunto. Acho que o vou fazer...
Só espero que a minha mãe, sendo catecista, nunca veja estas minhas reflexões sobre a Igreja (não falo de Deus ou a Santíssima Trindade. Isso é outro tema...)pois se assim acontecer, já sei que levo um puxão de orelhas :)
Abraço para ti, Alexandre...

A Flor disse...

Os portugueses precisam de Fátima.... rectifico, alguns portugueses, ou grande parte dos portugueses precisam de Fátima.... com todo o respeito,sou portuguesa e não preciso.


Para mim Fátima, já lá fui umas 2 ou 3 vezes à alguns anos atrás, é um verdadeiro negócio, é como alguém comentou anteriormente... uma espécie de colombo!

Quanto às promessas, Cristo já pagou o sacrificio pela Humanidade.
Promessas são... troca por troca... salvas-me, curas-me e em troca eu faço, eu dou-te, eu ando de joelhos... isto faz algum sentido? para mim, não!

Deus dá, gratuitamente, como diz a Elsa.

Jesus é o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, e só ELE (Cristo), nos levará a Deus... E Deus é Espírito e é em Espírito e verdade que quer que o adoremos.
Adorar uma estátua? faz sentido? para mim não! Por acaso a estátua pensa, fala, tem coração?

Onde é que na Biblia nos é dito que, Maria, mãe de Jesus, fêz milagres? Maria nunca fez milagres, o seu Filho, Jesus, sim!

Mas, acredito que as pessoas vão com fé verdadeira... mas porque não conhecem a vontade de Deus, porque se a conhecessem, não fariam nada disso... afinal foi Cristo que foi cruxificado e morto por cada um de nós, não foi a Sua mãe.

Maria foi uma verdadeira serva de Deus, mas depois de Jesus nascer, foi simplesmente a esposa de seu marido José, não faz sentido ter ficado virgem para sempre! Coitado do José! :)

Perdoem-me a minha ousadia, mas respeito-vos muito.

Beijinho da Flor