sábado, 19 de maio de 2007

HOJE ESTIVE NO CÍRCULO DE LEITURA!


Temos um grupo que se reúne de vez em quando na Biblioteca Municipal do Seixal para falar de livros, de autores, de leituras e para dois dedos - ou mais - de conversa. Quando os participantes são em menor número, como foi o caso da sessão, até nos reunimos no gabinete da Directora da Biblioteca (2.ª a contar da direita na foto).

Servem estes encontros para falar de um livro anteriormente escolhido por um dos membros. É sugerida a leitura desse livro, uma pesquisa sobre o autor e a sua obra, e depois cada um dos intervenientes faz a sua crítica oral, com referências e por vezes leitura de pequenos trechos da obra. De vez em quando conseguimos ter a presença do autor do livro o que é óptimo pois permite-nos contactar de perto com aqueles que lemos e admiramos. Já foi o caso do Rui Zink, Fernando Dacosta, Lídia Jorge, e muitos outros.

Desta vez, o livro sugerido pela Graça (de frente na foto) foi o Perfumista, de Joaquim Mestre, que tem a chancela da Oficina do Livro. Sendo o 3.º livro do autor e o seu 2.º romance, as suas páginas trazem-nos o relato de um homem que se apaixona por uma mulher, não pelos olhos dela nem pelo seu corpo, mas pelo odor que ela emana. Isto tudo se passa num Alentejo profundo por volta da I Guerra Mundial, com a contemporaneidade da Revolução Russa, das Aparições de Fátima e da pneumónica, epidemia que dizimou parte da população nos idos de 10 do século XX. Todos os capítulos giram à volta dos cheiros e dos aromas - por isso o título, «O Perfumista» - e quase nos faz sentir lá, bem no centro do cenário, um Alentejo misterioso, maravilhoso e fascinante!

O próximo livro já está marcado: é o «Principezinho»... um retorno às «origens» para muitos de nós! E vocês, já participaram neste tipo de encontros literários ou comunidades de leitores? É muito bom porque, além de sermos «obrigados» a ler também temos que falar sobre o livro, o que faz com que organizemos melhor as ideias sobre o que lemos!

26 comentários:

Menina do Rio disse...

O livro é um amigo, um professor e as vezes até mesmo uma universidade, dada a gama de informação que nos acrescenta.

A minha mão infatigável
procura o interior
e o avesso
da aparência
porque o tempo em que vivo
morre de ser ontem
e é urgente inventar
outra maneira de navegar
outro rumo,
outro pulsar
para dar esperança
aos portos
que aguardam...

beijinho

DairHilail disse...

adoro ler,ler faz-me esquecer de tantas coisas que não vão bem neste mundo...olha a Maddie, por exemplo...

deixo-te um beijo

Maria disse...

Já conheço três grupos de bloggers e outros que se reunem regularmente para declamar poesia ou outras leituras.
É interessante, é seguramente um bocado bem passado de convívio e leitura.
Com pena não vejo nenhum grupo da margem norte do Tejo juntar-se para o mesmo fim....

Beijinhos

FRANCO disse...

A leitura é uma fonte capaz de saciar todas as nossas sedes culturais.Ainda bem que o fazem e promovem.
Estou como a maria,gostava que houvesse deste lado o mesmo.

Tiago Mendes disse...

E toda a gente pode participar?! Quando é esse do do Princepizinho?! Também quero!! XDD
Post muito interessante, faz pensar em como a arte da literatura ainda está longe de se perder... ;)
um abraço ^^

Anónimo disse...

gostei do post... realmente tens razao... foi uma boa ideia estes circulos de leitura... Vou ler o perfumista... pois ja uns tempos que ando para ler ...quero saber qual o "cheiro" que Joaquim Mestre descreve o alentejo

Obrigado pela tua visita no meu espaço

Enfim... disse...

boas iniciativas sim senhor

Bjokas

Anónimo disse...

Conviver é dar vida ha vida, ler é aprender, gostei de Te ler amigo...beijo doce

saltapocinhas disse...

eu gosto de ler, ou melhor,adoro ler, embora ultimamente não tenha tido muito tempo. Era o máximo poder falar pessoalmente com um autor (nunca o fiz!).
Por outro lado, os livros devem ler-se por e com prazer e não com um prazo e como uma obrigação...
O principezinho é um dos melhores livros do mundo.
Tenho trabalhos muito giros dos meus alunos acerca desse livro no blog deles.

Anónimo disse...

A leitura é um hábito que cultivo, como tal, fico feliz sempre que vejo iniciativas do género.
Um abraço

un dress disse...

que liNdo!

a música tambémmmm....:)





beijO

belakbrilha disse...

Uma boa iniciativa, pena é que poucos aderem!

Princepezinho!
Uma óptima escolha!...um livro que nunca deixa de ser actual!

bjs

Ka_Ka disse...

Viva o FC Porto, bi-campeão nacional...

Diário de um Anjo disse...

Que giro:-)
Nunca li o princepezinho:-(
Continuo afastada das leituras. Não percebo porque ainda não me voltou a vontade....hummm
beijos

turbolenta disse...

Li o livro há muitos, muitos anos!
Tantos que até já lhe perdi o conto.
Acho que quem vive na margem sul tem muito mais actividades interessantes para ocupação dos tempos livres. Principalmente a Câmara do Seixal está muito virada para a cultura e lazer.
Há muitas colectividades.Mesmo a nível escolar pratica-se muito mais desporto. Nas escolas secundárias organiza-se todos os anos, creio que por esta altura, um concurso para criadores de moda jovem.Organizam-se muitos concursos. Há muitas exposições. A maior parte das bandas musicais foi formada por esses lados.E mesmo uma grande parte de cantores iniciaram-se nas lides musicais por bandas de Almada e Seixal.
E os passeios na baía para dar a conhecer a zona ribeirinha e todo o seu habitat?
Por Lisboa poucas destas iniciativas aparecem!
Pego muitas vezes na Agenda Cultural da tua terra e quando o programa me interessa e é coincidente com a minha disponibilidade, não raras vezes pego nas minhas perninhas e vou , por exemplo, a exposições.
Mas em encontros literários do género desse eu nunca participei.
boa semana

Crystalzinho disse...

Primeiro queria dizer-te que segui o teu conselho e fui ver o filme "a Ruptura" e que gostei muito. Valeu bem a ída ao cinema.
Achei interessantissimo a ideia de encontros de leitura, não te conhecimento da sua existência nem conheço ninguém que tenha participado em algum. Realmente, deve ser interessante discutir em grupo as ideias que cada um tira da leitura de um livro.
Bjs

Shelyak disse...

Tão tão tão interessante...encontros literários assim gostaria bastante. São tantas as vezes que, após ler algo, fico com pena de não poder trocar ideias sobre a obra...seria tão diferente; por certo que me iria "obrigar" a uma segunda ou mais leituras.
Um abraço para ti e uma boa semana.
Alexandre.

Elsa Sequeira disse...

"Perfumista".... vou seguir esse trilho!
Gosto muito de ler...embora ultimamente não tenha lido tanto como gostaria, é verdade!! tenho tantos livros em lista de espera ! ahaha!

beijinhos!
:)

Sei que existes disse...

Nunca participei, mas deve ser muito interessante!
Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Que delicia, deve ser muito interessante.
Bjo

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Uma ideia muito interessante.Acho que vou reproduzi-la aqui no Porto. Comentar um livro e acrescentar mais uma virgula, mais uma palavra ao imaginário de cada um. Quanto ao próximo livro: o Principezinho é excelente, uma pérola de simplicidade, autenticidade e de afectos.
Um abraço
Marisa

Unknown disse...

Adorava participar num desses encontros, actividade digna de louvor,
Doce Bjinho,
Papoila Sonhadora,
P.S. Parabens!

Lusófona disse...

Eu não participo destes encontros literários, mas tenho lido alguns autores portugueses e tenho gostado :)

Beijokas

Gio disse...

Biblioteca do Seixal? Não me digas que somos vizinhos....

Pekena disse...

Hmmm isso deve ser muito interessante, não só pelo facto de ser um excelente convívio tanto ao nível social como cultural, mas também porque estás sempre actualizado e conhecer os autores de livros que certamente gostas muito :)

Como sei que és dado à leitura, acho que é uma óptima oportunidade para ti e certamente, para todos aqueles que convivem contigo nas literaturas.

Desculpa a minha ausência, mas nesta temporada, o tempo é muito escasso para vir à blogosfera dar uma saltada.

Beijocas super hiper mega grandeeeeesssss para ti :D

Kalinka disse...

OLÁ AMIGO

hoje, senti-me tão pequenina e cheia de inbeija de ti...eu também queria pertencer a uma comunidade literária....sniff...sniff...