quarta-feira, 2 de maio de 2007

METRO SUL DO TEJO, ANTÓNIO BARRETO E MOURINHO!

Em países ricos, como a Noruega e a Suécia, os ministros andam de Metro. Em Portugal duvido que algum político tenha andado alguma vez em transportes públicos, talvez apenas nos tempos da faculdade deles ou quando andavam a colar cartazes dos partidos. Hoje os nossos ministros andam com batedores que ameaçam e insultam os condutores que têm o azar de estar à frente dos carrões que os transportam...

Bom, mas o que eu queria aqui trazer não eram esses senhores - eles já têm tempo de antena demais concedido pela subserviente comunicação social - mas sim os 3 km de Metro de superfície que foi inaugurado na Margem Sul do Tejo... Os habitantes desta margem com mais de 35 anos devem ter sido os portugueses mais castigados em termos de transportes públicos, O rio Tejo sempre foi um obstáculo que os políticos e os autarcas nunca mostraram interesse em transpor... No dia da inauguração do primeiro troço do Metro Sul de Tejo milhares de pessoas fizeram o seu «passeio dos tristes» de um lado para o outro (a viagem também era curta), pois 80 cêntimos dá para viajar durante uma hora... entre Corroios e a Cova da Piedade.

«Portugal um Retrato Social»

é o excelente programa de António Barreto que passa na RTP há algumas semanas às terças à noite. E excelente por vários motivos: até hoje quase ninguém teve a coragem e o saber de pegar na história recente de Portugal, analisá-la e contá-la! É certo que a história faz-se com o tempo mas, como se tem visto pelo programa, já se pode comparar o Portugal dos anos 60 com o Portugal de hoje. E se nos anos 60 as mulheres tinham um destino - casar virgens e serem fadas do lar - aos homens era permitido e incentivado ter experiências sexuais com prostitutas ou com as criaditas, nas famílias mais abastadas. O homem também tinha o direito a «lavar a honra» com sangue (ainda hoje muitos juízes ficaram presos a esse tempo quando têm que julgar casos de violência doméstica!).

Sempre me interessei muito pelas características do povo português na segunda metade do séc. XX, pois tinha referências dos meus pais, avós e tios - e até minhas - mas com o programa de António Barreto tenho tomado consciência que Portugal era um país mesmo atrasado com 40% de analfabetos (nos anos 60) onde se deixava emigrar a principal força de Portugal... No programa de ontem fiquei abismado com o facto de existirem transportes especializados que levam e trazem jovens de e para as discotecas da moda, em Lisboa nomeadamente. Também fiquei a saber que existem locais de diversão nocturna só para jovens entre os 13 e os 16 anos - e onde se bebe álcool sem restrições!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Que Mourinho tinha mau perder já se sabia, que é especialista em jogos psicológicos também já se sabia, agora que descia tão baixo ao ponto de ofender Cristiano Ronaldo por o miúdo vir de uma classe social baixa, é motivo para me desiludir bastante... Mourinho deve saber que quase todos os grandes jogadores do mundo vieram de classes sociais muito baixas - Eusébio, Pelé, Maradona, Ronaldo, Ronaldinho, etc - o que não impediu que chegassem ao topo... talvez Mourinho já tivesse chegado ao seu topo e comece agora a sua queda... para quem queria ganhar tudo, muito pouco ou nada já tem para ganhar este ano...a não ser que isto seja outra estratégia de Mourinho para sair do Chelsea e ir assinar outro contrato ultra-milionário quem sabe se com o Real Madrid!!!

(As fotos do novo Metro são minhas, o Mourinho cabisbaixo fotografei-o da televisão depois da derrota com o Liverpool e a música é o Runaway Train dos Stranglers)

18 comentários:

pontos_nos_psis disse...

Olá Alex! Passei só para deixar um beijinho e pedir desculpa pela ausência :-(

João JR disse...

Espetáculo...! Gostei Alex:))
Um beijinho e obrigada pelo convite

Teresa David disse...

Vivo pertissimo de uma estação do metro da margem sul. A António Gedeão. O que me questiono é quem hoje ser-lhe-á útil viajar no metro numa viagem de 10m mas de 4 kms. Só alguém que viva em Corroios e trabalhe no Alfeite ou na cova da piedade!
Quando chegar a Cacilhas calar-me-ei, mas tanta pompa e circunstância por 4 Kms!!!!!!!!!!
Já tenho história nova de alguém que creio te interessará leres a minha visão.
Bjs
TD

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Uma "crónica" de costumes bem interessante.
Os "velhos de Restelo" saudosistas do "antigamente" não concordam nada contigo... nem com o António Barreto.
Mas isso deve ser por eles viveram "noutro mundo".
Quanto ao Mourinho... bom, estamos conversados.
Um abraço,

Anónimo disse...

E a a universidade no Monte de Caparica? O Metro já chega lá? Está no projecto mas não sei quando vai lá chegar... 3 ou 4 km para a rede de um concelho dos mais populosos do pais é ridículo!

O concelho acaba no fundo da Charneca da Caparica e para lá ainda... então na Aroeira, Marisol, Vale Milhaços, etc, as pessoas tem todas de ter carros?! A porcaria acumula-se nas bermas... as praias são o q se vê à mercê das marés, o Polis da Caparica atrasou e parou sem verbas - uma vergonha de marginalidade e desânimo às portas de Lisboa... Seremos enteados de um Portugal infeliz?

E para quando a ponte sobre o Tejo, já mil vezes prometida de Algés à Trafaria que os consórcios privados pagariam do seu bolso!?... que raio de má vontade existe neste caso com tantas insistências e nepotismos noutros casos...!?

Um abraço!
Pedro Barroso

Espaços abertos.. disse...

Alex...estou a ser uma leitora assídua do teu blog,dependentemente do meu horário de trabalho.
Sempre com grandes crónicas,em que apenas diferem nos temas,porque a grande qualidade mantém-se como sempre.

Bjs Zita

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo, meu anjo,

Mais uma vez você nos mostra o que vai por este Portugal e não só, pelos portugueses lá fora, tal como esse idiota do Mourinho, me desculpe, mas para mim, o dia da sua queda, já devia ter acontecido faz tempo.
Mas infelizmente todos os diabos têm sorte.
Desejos de bom fim de semana e uma semana cheia de paz.
Xi - corações mil.

clautixa disse...

adoro essa musica... traz me uma saudade de tempos que já se foram:)
beijinho

turbolenta disse...

Os ministros e todos os outros membros do governo não devem , de certeza, andar em transportes públicos.
Sabes porquê? Porque os transportes públicos não dão 200 e muitos quilómetros(principalmente nas auto-estradas, nem levam batedores à frente para gritarem: "Fujam!! Deixem-nos passar!".
Nos tempos em que alguns deles , ainda estudantes, colavam cartazes dos partidos ,também é pouco provável. Se se fizesse um inquérito chegava-se à conclusão que, a maior parte deles, ou tinha carro ou iam com os motoristas dos papás.
Por acaso a foto do metro não foi tirada ao pé da rotunda perto da estação de Corroios e perto do MAC Donald`s?
António Barreto: Sem dúvida um bom sociólogo.Investigador no Instituto Ciências Socias da Universidade de Lisboa.Perco-me a ouvi-lo.
Acho que tem muito nível e é um estudioso profundo da nossa sociedade.Professor que fala com absoluta certeza dos assuntos que tão bem conhece e retrata.
Muitos não tínhamos conhecimento do que se passava,principalmente, nos longínquos anos 60 a 90 .
Mas agora, ouvindo as suas crónicas não há desculpa!
Só não sabe quem não quer mesmo saber. Conversa fluída,de modo perceptível e acessível a qualquer um.
Ele é um bom exemplo do que de bom temos em Portugal
bom fim semana

Pekena disse...

Quanto ao Mourinho tomarei a atitude do Cristiano Ronaldo..sem comentários!
Ninguém se ria com o mal do vizinho, que o seu pode vir a caminho.
Força Cristiano! Estou contigo puto lindo!!

Esperançadas saudações!*****

Esperança disse...

Caro Alexandre,
o comentário assinado pela Pekena é meu! Simplesmente não fiz Sign Out do da minha irmã e por isso ainda estava aberto o dela!
Desculpa :S

Esperançadas Saudações*****

PSousa disse...

Uma realidade em Mourinho que tem de tanto bom treinador, como de irracionalidade...Mas é o Mourinho no seu melhor e pior...

Amigo deixe que lhe diga que escreve com verdadeira racionalidade, o que começa a ser raro...nos dias que correm.

Abraço e está linkado em Bancada Directa.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Subscrevo inteiramente o teu texto, que culpa temos nós das nossas raízes.?

Elisheba disse...

Onde é que eu já vi isto???lolol


deep feelingsssssssss

Mariazinha disse...

O caricato é que suprimiram as carreiras do concelho do Seixal. Agora quem quizer ir do Seixal para Cacilhas depois das 10H que vá a pé até Corroios, gaste 0,85€,desça na Cova da Piedade e finalmente apanhe o autocarro para cacilhas.
É só facilidades.
Bjos.

Pekena disse...

Bem a tua diversidade de músicas no blo está um espectaculo e acima de tudo, muita qualidade :D
Parabéns!!

Fico muito contente, porque finalmente, desenvolveram um pouco mais um meio de transporte de grande acessibilidade, aí por essas bandas. Gosto muito da margem sul, mas só de pensar num dia, em atravessar a ponte todos os dias, com um trânsito infernal... da´-me vontade de pensar noutras bandas ehheheh.

Relativamente ao Mourinho... tadito, esse grande líder do futebol desta vez teve azar. Tem que aprender que nem sempre se pode vencer.

Então Alex, quando souberes de um evento desse tipo avisa-me, mas a partir de meados de Junho, que as coisas agora andam apertadas com os estudos loucos.

Bom fim-de-semana com tudo de BOM :D

Super, hiper, megaaaa beijinhossss*****

pé descalço disse...

Alexandre

Caro amigo, sempre em cima do acontecimento heim!
o metro sul do Tejo já vem tarde e tenho sérias dúvidas que o percurso seja o mais adequado para servir os utentes dos cacilheiros mas enfim agora que já se move...é pena é que os nossos ministros e outros que tais não façam uso deste meio de transporte senão em dia de inauguração, poupavam milhões de euros ao tesouro da fazenda pública em carros, combustiveis, motoristas e seguranças...e ainda ouviam das boas, ouviam!!!no estado em que o país está, qualquer dia a única coisa que produzimos é desempregados e corruptos, se ainda houver alguma coisa a corromper que não a soupa dos pobres e os albergues municipais!!!

Em relação ao "mister" Mourinho e às insidiosas palavras que dirigiu a Cristiano Ronaldo...este nem se dignou a responder-lhe...mas sir Alex Ferguson dominou no peito e rematou certeiro...HÁ PESSOAS HUMILDES QUE VÊM DE MEIOS POBRES COM MAIS EDUCAÇÃO E PRINCIPIOS DO QUE AQUELES QUE TIVERAM DIREITO A INSTRUÇÃO SUPERIOR!!!

Um abraço

Anónimo disse...

Eu adoro andar de transporte público , e explico:

Não gosto do estress dos motoristas, estão sempre atrasados e a buzinar, fazem manobras arriscadando vidas alheias, conduzem embriagados (nem todos, é claro), ou destraídos em seus telemóveis e bluetooths.

Eu não conduzo, tenho medo, aliás tenho pavor, portanto, sempre andei de transporte público a ler um livro, um jornal ou uma revista... calma,e com risco mínino de sofrer acidentes...

É só pena que o transporte público não seja tão bem administrado de forma a "atrair" mais usuários, seria uma boa maneira de "limpar" um pouco mais as cidades e poluir menos o nosso ar...

Beijokas e um lindo domingo