quinta-feira, 10 de maio de 2007

SILVICULTURA NA SERRA DA ARRÁBIDA


















Passei toda a manhã na Serra da Arrábida numa acção de silvicultura - prevenção de incêndios - promovida pela AFLOPS - Associação de Produtores Florestais da Região de Setúbal.

Aqui ficam algumas das imagens que colhi, algumas de espécies protegidas. Presentes o Presidente do ICN, o responsável da Protecção Civil de Setúbal, associados da AFLOPS, Vigilantes da Natureza, jornalistas de rádio e jornais e outras pessoas interessadas pela defesa da Arrábida, local de espécies únicas vegetais.

Foi abordado que pode ser mais interessante para certos produtores florestais manterem um rebanho, por exemplo, que recorrerem a máquinas para limparem os seus terrenos periodicamente. A silvicultura tem mesmo a ver com isso, formas de limpar e cuidar da floresta de modo a que ela não arda.

A visita incluiu uma volta por 5 quintas e terminou na Quinta do Alcube onde nos esperava uma mesa com queijo de azeitão, manteiga caseira e vinho tinto de produção familiar - a Quinta do Alcube tem uma adega onde vende ao público estes produtos soberbos! Hoje contentei-me apenas com a prova de queijo e de vinhos, mas em breve vou lá para abastecer a minha garrafeira e trazer uns queijos de Azeitão.

Se quiserem saber onde é enviem-me um mail que eu explico como se chega lá!



35 comentários:

Luís Galego disse...

Pena que não possa trazer o aroma da Serra ou até o queijinho de Azeitão que provei e o vinho tinto que bebi... mas dir-vos-ei onde podem ir buscar... Até logo!!!



aguardo com muito interesse....

sonhadora disse...

Uma maravilha!
Beijinhos embrulhados em abraços!

Sei que existes disse...

Gosto muito de ir à Serra da Arrábida!
Deves ter passado um belo dia por lá.
Beijocas

Andreia disse...

Tem uma paisagem muito bonita!=)

Márisa disse...

Tenho estado ausente mas voltei!
Que mesa apetitosa! Beijinhos

Benfiquista disse...

é uma serra com uma paisagem fantastica! Ja la fui uma ou duas vezes e por acaso gostei do que vi.

um abraço

Cristina disse...

Adorei a primeira foto, ficou maravilhosa, perfeita
:0)
beijinhu

Pekena disse...

Vim a correr pra desejar-te um bom fds!!

Já tenho a minha mãe a minha espera ehehe.

Super beijinhooooooosss!!!

Unknown disse...

bom fim de semana e eu não me imporatava que o meu fosse na serra da arrábida
um abraço

Diário de um Anjo disse...

Ohhhh..queijo....só de ler já comecei a salivar:-)...acho que na minha outra reencarnação devo ter sido um ratito de uma despensa de uma quinta dessas:-)hehehehehe
beijinhos

Fay van Gelder disse...

Hummmm!!! Bom eu acho que vou ficar viciada no teu blog, Amo esse tipo de queijo.
Amei as fotos, adoro o Ar livre - Parabéns, Alex (não te importas que te trate assim é que Alexandre é muito comprido - Ok?).
Bjo e Bom Fim de Semana

Dad disse...

Gostei de saber da tua actividade. É uma forma de proteger a natureza, tão carenciada. As fotos estão maravilhosas e a descrição dos "petiscos" óptima...se não houver exageros.

Um beijinho para ti,

Tive pena de não ter tido tempo de falar contigo no jantar.

Ficará para a próxima!

Enfim... disse...

imagens lindas, fntasticas

Bjokas

Bom fim semana

Estas melhor???

turbolenta disse...

Olá Alexandre:
Mas que dia bem passado e sobretudo bem acabado.
Eu lembro-me que em miúda ,toda a gente lá na aldeia tinha um rebanho. Iam pastar para as terras circundantes da aldeia. Havia muita arborização a toda a volta(Como ainda hoje há), mas o certo é que não havia incêndios.
Hoje há incêndios e não há rebanhos.
Também não há miúdos para irem guardar os bichinhos para o mato, nem pastores para tomarem conta deles.
E para não falar dos terrenos que eram todos cultivados, todos verdinhos, enquanto agora as terras estão cheias de mato e mais nada.
Mudam-se os tempos, mudam-se os hábitos. Mas muitas coisas há que nos fazem pensar que os antigos eram mais sabedores que nós.
bom fim semana

Enfim... disse...

tens um desafio no meu cantinho

Bjokas

Tiago Mendes disse...

Muito boas, a fotos! ^^
muito bem! muito bem!
j´agora, novo post, desta vez sobre os ABBA, no Nosso Universo! ;)
www.nossouniverso.blogspot.com

Um abraço ;)

Filipa disse...

Muito bonitas as fotos.
A natureza só faz coisas boas :)
Beijinho*

mymind disse...

bonitas fotografias!!
espero k haja mens incendios este verao...
bjinhos e bm f-d-s!!

turbolenta disse...

Alexandre
Agradeço,do fundo do coração e sinto-me muito lisonjeada com os amáveis comentários que acabou de deixar no meu cantinho.
Mas acredite que acho não as merecer.

Bem haja!
b f s

Juℓi Ribeiro disse...

Alexandre:

Lindas fotos e um relato
delicioso e encantador!
Pena que estou
a milhas e milhas
desses queijos e vinhos
e destas paisagens paradisíacas.
Belo post!
Beijo.*Juli*

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

hummm... isso faz crescer água na boca.
Sou um "perdido" por um bom queijo.
Se for de S. Miguel então...!!!!
Bom fim de semana.
Um abraço,

Espaços abertos.. disse...

Paisagens magníficas,verde aromático,que pena que nos Veróes seja devastada por incêndios essa linda Serra.

Bom fim de semana amigo.
Bjs Zita

cacharel disse...

Olá Alex!
Belas imagens estas... obrigada por partilhares.

Deixei-te um perfume lá no meu cantinho... ;)

Beijinhos e bom fim de semana***

belakbrilha disse...

Deambular o pensamento
...a imaginação...
a criatividade

...o SONHO!!

o desafio está lá...

Para um bom fim de semana!

bjs

Anónimo disse...

Que belas imagens dessa linda serra do nosso belo Pais, um passeio e tanto...Bjca doce

Crystalzinho disse...

Era bom que estas acções de prevenção de incêndios tivessem efeitos práticos na época de verão que se aproxima. Todos os anos se fala no combate aos incêndios e, todos os anos, vemos uma grande parte da nossa floresta desaparecer... pelo menos salva-se o queijo e o vinho.
As fotos estão muito bonitas.
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Olá Alex!

Depois de tanto tempo desaparecida, eis-me de novo de passagem pelo teu blogue.

Gostei deste artigo, afinal esta é uma zona que me é familiar (moro perto!) mas não tanto (foi o que acabei por verificar!).

Também já tenho um blogue. Uma coisinha muito recente e primária (não percebo nada destas coisas!). Passa por lá e dá-me o feedback ( sabes como isso é importante, não é?).

Fico a aguardar a tua visita.
Beijocas.

Zé(Maria José Martins)

Anónimo disse...

Desculpa enganei-me no "endereço".
O correctto é:
http:/sol.sapo.pt/blogs/tendergirl/

Agora sim, podes tentar!
Jinho.

Elsa Sequeira disse...

Alex!

Adorei este passeio, embalada ao som desta música que adoro! deslumbrante!!!


beijinhso!
:)

Teresa David disse...

Também a mim me deu mto prazer passear pelas belas imagens.
bjs
TD

antónio paiva disse...

................

Belas imagens Amigo!

................

Abraço bom domingo e boa semana

Anónimo disse...

É gratificante ver que ainda há quem se prenda a fotografar pequenos pormenores da natureza...pormenores que passam indiferentes à maioria das pessoas que passam
Fica um beijo

vieira calado disse...

Havendo uns copos no fim da jornada, inda será mais agradável lá ir.
Um abraço.

pé descalço disse...

Alexandre

Parabéns pelo post

ou não fosse a Silvicultura
um dos meus hobbies preferidos
e a Serra da Arrábida
um colosso da Natureza
sempre fascinante pela sua Fauna e Flora

Ainda para mais uma visita guiada
com direito a queijo e vinho da região
só podia merecer mesmo
um forte aplauso

nota: Alexandre e as tortas de Azeitão...
eles esqueceram-se de as pôr na mesa, não?
lol

um abraço

A Flor disse...

A Serra da Arrábida é uma zona lindissima.

E as belas praias?

Mas já à muitos anos que lá não vou.. tenho que lá voltar!

Flor

Ps: desculpa ainda aqui andar, mas estou mesmo encantada a "descobrir" este teu cantinho...