segunda-feira, 11 de junho de 2007

BEM QUE A TELEVISÃO PODIA LÁ TER ESTADO...

Todos os anos pelo 10 de Junho PEDRO BARROSO organiza os Encontros do Cantar Diferente na vila de Constância pelas festas das Pomonas Camonianas (Camões passou grande parte da sua vida em Constância). E sempre em cada Encontro Pedro Barroso leva dois ou mais convidados do mundo da música e das canções para umas tertúlias e uns cantares. Já por lá passaram Simone, Tordo, José Cid, José Mário Branco, Vitorino de Almeida, Carlos Alberto Moniz, entre outros. Se as nossas televisões procuram programas diferentes foi uma pena não terem estado presentes neste evento...

Este ano os convidados foram Francisco Naia (alguns ainda se devem lembrar dele das cantigas do tempo do 25 de Abril) e Paulo de Carvalho, um ícone da música portuguesa, como todos saberão.


Paulo de Carvalho interpretou alguns dos seus grandes temas, inclusive E depois do Adeus numa nova versão, acompanhado por um pianista cubano.


Francisco Naia tem uma voz fantástica! Depois de muitos anos afastado da ribalta das canções, regressou recentemente com um disco de grande qualidade.


Quem esteve também para ir foi Ermelinda Duarte (lembram-se da intérprete de Somos Livres?). Mas um problema de saúde impediu-a de estar presente mas não ao ponto de escapar ao telemóvel do Pedro Barroso que a contactou em directo e em alta voz.



José Afonso nos anos 70? Não, é José Carita, o excelente guitarrista de Francisco Naia. Aqui num dos momentos dos ensaios antes de escurecer.


Alguns dos músicos de Pedro Barroso numa alegre cavaqueira durante os ensaios que decorreram ao final da tarde no cenário espectacular da conjunção dos rios Zêzere e Tejo.


Para o ano serão os 10.ºs Encontros do Cantar Diferente, e eu quero lá estar de novo a fotografar e a conviver...
Até para o ano, meus amigos!!!

41 comentários:

melga meiguinha disse...

Já sabe que sou desse tempo e que saudades tenho das sessões em que podíamos ouvir os melhores dos melhores.
Também gosto muito do Pedro Barroso como gosto do Zeca, do Zé Mario Branco(ainda me lembro dos filhotes dele, pequeninos, nestas sessões)Fausto, Vitorino, Janita, Sérgio Godinho, etc.,etc..
Se as TVs quizessem, já viu que espectáculos de luxo se poderiam fazer?
Mas não, a maior parte são pimbices
Eu delirava com a voz do Francisco Naia. Fazía-nos vimbrar duma maneira tão especial que pensávamos que íamos mudar o mundo.

Beijocas.

zetrolha disse...

O José Cid vem a Vila Verde esta semana cantar no StºAntónio!E depois?
Desejo que lhe aconteca o mesmo que há 20 anos aconteceu aos GNR por estes lados!Uns dentes partidos.

A Flor disse...

Que dia tão bem passado... talvez para o ano.. eu possa ir contigo.. :D gostava bastante!!

E tu, meu amigo e reportér.. sempre com o "equipamento à mão de semear", não é?? ehehhe

O que estão a pensar?!... a máquina fotográfica meus amigos, a máquina fotográfia... o que estavam a pensar??!! anda o nosso Alexandre de equipamento na mão... a trabalhar e esta gente a pensar mal!! eheheh

Olha lá!!! e sardinhas?! houve sardinas!!! :( eu aki a pensar que me trazias uminha... :))

Sempre gostei muito do Pedro Barroso e das suas músicas...não conhecia o Francisco Naia!!??? .. será por eu só ter 40? hum... talvez!!! eheheheh


Beijinho da Flor

Alice Matos disse...

Querido Alexandre... as nossas televisões andam a apanhar outras ondas...

Estas imagens e estas vozes lembram-me o meu pai e as horas seguidas de música de intervenção que escutávamos juntos...
Bom que ainda há quem escute a mesma canção...

Beijo...

Alexandre disse...

Melga,

o Francisco Naia continua com uma voz fantástica! Pena que os mais novos não o conheçam e as editoras não apostem nele, porque o disco que ele agora lançou é uma edição de autor.

Zetrolha,

Deixa lá o homem, coitado! Como é que está o tempo aí por Vila Verde?

Flor,

Houve sardinhas, sim, e não no pão mas na broa o que é uma delícia... Estás convidada para o próximo ano!!!

Alice,

Quando esta geração acabar acabou a música de intervenção que eu prefiro chamar simplesmente música pois foram nessas anos que se fizeram as coisas mais bonitas na música portuguesa!

Anónimo disse...

As musicas sao fantasticas. Descobrias ha pouco tempo e estou completamente rendida.
Obrigada por partilhares este momento, as tuas fotografias e a musica.

Parabens peloe teu blog

Cristina disse...

Pelo que vi a RTP esteve no Luxamburgo a filmar o Portugal no Coração...

Belas fotos e um dia bem passado

:)
beijinhu

Elsa Sequeira disse...

Alex!!

Não esteve a televisão...mas que diferença faz ...esteve o NOSSO JORNALISTA DA BLOGOSFERA E DO MUNDO!!Deve ter sido lindo! Gostei das fotos, gostei da música...melhor que esta só mesmo a minha....!!!!

Continuas a trazer-nos notícias fresquinhas do mundo!!!

Beijinhos!!!

Alexandre disse...

Quem me dera ter estado lá...

Benfiquista disse...

ha de ter sido um bom dia certamente :)

irneh disse...

Deve ter sido magnífico. Adorava este tipo de festa. Agora fazem-me chorar.

Nothingandall disse...

Quero agradecer a sua visita e comentário deixado no meu esoaço na blogosfera. Confesso que foi ele que me trouxe aqui, mas ainda bem. Gostei de (re)ouvir Pedro Barroso e fiquei contente por haver estes encontros musicais, que a TV, esquece-se (?) de divulgar. Boa sorte para o Fundamentalidades :)

Alexandre disse...

Precisava de ouvir o que me disseste... Fez-me bem.

Beijinhos.

Magri disse...

Obrigada por teres deixado aqui uma óptima amostra da boa música que temos e se ouve sempre com prazer.
Infelizmente, quem de direito esquece-se de a divulgar e de incentivar os bons artistas, dando preferência quer aos estrangeiros, quer aos nacionais pimbas e outras mediocridades.

Um abraço.

pé descalço disse...

Alexandre

Se fosse um qualquer jogo de futebol
uma intervenção oral de um sócrates ou de um lino
um casamento in ou um funeral vip
uma tourada out ou mesmo uma arruaça de shotgun
com mortos e feridos à mistura
para ferir ainda mais o nosso olhar
podes crer que as tv`s lá estariam
mas como foi apenas uma manifestação
da nossa Cultura Popular
é evidente que não lhe quiseram dar tempo de antena
porque não interessa a quem manda
dar voz áqueles que ainda cantam
o 25 de Abril

Um abraço

Anónimo disse...

Deve ter sido muito interessante!
Ainda há duas semanas estive em Constância: que local fantástico! O cenário ideal para esse evento!

Bjs

Andreia disse...

Deve ser giro!=)

p.s. Sim, o concerto foi mesmo nos Olivais em Lisboa!

melga meiguinha disse...

Alex,

Sabe se essa nova edição tem o tema "Catarina"?
Quando ele a cantava a casa quase que vinha abaixo.

Beijocas.

Kalinka disse...

OLÁ AMIGO ALEXANDRE
estou muito triste e, amanhã - feriado para mim, vou repensar seriamente se fecho definitivamente o kalinka. Gosto do meu kalinka, não gosto é da maldade que as pessoas têm neste Mundo da blogoesfera, podiamos ser todos Amigos, não vejo porque há-de haver maldade, não é possível haver concorrência entre blogs.

Ontem, perto da meia-noite encontrei este estúpido comentário:Peço-te desculpa, mas eliminei o comentário que fizeste no meu último post.
O motivo é simples: não tinha nada a ver com o post que escrevi.
Queria dizer-te isto por e-mail, mas a verdade é que não tens qualquer endereço aqui...
Beijinhos.

Ora bem, se eu eliminasse todos os comentários que me deixam lá, cada vez que eles nada tivessem a ver com o que escrevo...então eliminava 70% dos comentários...
Francamente!!!
Quantas pessoas chegam ao meu blog e escrevem: um beijo, não tenho tempo para mais!
e, eu aceito; só temos que respeitar quem nos visita, à partida a porta do blog está sempre aberta, então estamos sujeitos a que as pessoas escrevam o que podem, nada mais.
Não estou na blogoesfera para me enervar, muito pelo contrário.

Vou ler o que postaste. Mereces!!!
Um abraço.

Juℓi Ribeiro disse...

Alexandre:

Fiquei triste
de estar tão longe
e não poder participar
de tão belo
encontro cultural
e artístico.
Mas pelas fotos
e pela tua postagem
pude apreciar um pouco
deste belíssimo evento.
Parabéns!
Teu blog
continua maravilhoso!
Um abraço de tua amiga
de além-mar.*Juli*

Gio disse...

Sempre a aprender... alias contigo é normal, aprendo sempre qualquer coisa.

Gi disse...

Deve ter sido um espectáculo fantástico. Constância é uma terra linda.

Deixo um beijinho

foryou disse...

Bolas!!! E eu que passei em Constância nesse dia. Não podias ter avisado a tempo??? Amigo da onça :(
Para o ano... se houver para o ano... caramba, eu hei-de lá estar

Pekena disse...

Grande Alexandre! Sempre em cima do acontecimento.

Eu estive a ver foi o Portugal no Coração, que deu no Luxemburgo. Também foi muito bonito.

Vá, haver se hoje dás uma saltada a Lisboa para veres as marchas populares. Ah! E fotografares, claro! ;)

Bom feriado,
Super Beijinhoooooossssss*****

Rhiannon disse...

Olha o pézinho, o pézinho da menina....
Gostava de lá ter estado!!

A Flor disse...

Será que já estás noutro encontro de amigos?...

Ou será que já andas no meio das noivs de Santo António?.. lol lol

E não esqueças a máquina e o bloquinho... eehehehe

Para hoje fica um abraço fraterno.

:) Flor

vieira calado disse...

Bela voz, a desse moço, que eu ouvi cantar em Lagos pelo 25 de Abril.

Marlene Maravilha disse...

Ai meu Deus, hoje é o dia de saudades de Portugal!!! Linda música! Gostaria de lá ter estado a ouvir e aproveitar o momento!
beijos

Micas disse...

É pena eu estar tão longe, caso contrário não deixaria passar a oportunidade.
Beijos

Shelyak disse...

São tantas as vezes que recordo todas essas músicas e que aqui tenho coleccionado religiosamente... agradeço a tua oferta sobre as músicas; podemos trocar :) e lembras-te dos Sheiks? Missing you.. por exemplo... tenho aqui... queres juntar à tua colecção, para o caso de não teres ? acho que vou colocar agora como música do dia para recordares, se quiseres ouvir, claro...
Abraço :)

Shelyak disse...

Acabei por colocar o Fernando Tordo...Adeus tristeza...

veritas disse...

E eu também gostaria de lá ter estado...!!

Bjs. Boa semana.

Fay van Gelder disse...

Olá Alex,
Deve ter sido uma festa bem bonita.
Bjo

Tiago Mendes disse...

Gostei do teu post.
E em seguida mando uma noticia:
- As televisões anunciaram que um jornal holandês recebeu uma carta anónima que informa o local exacto onde está enterrado o corpo de Madeleine, já morto. Fica a 15 km da praia da luz. As autoridades portuguesas vão investigar a zona...

antónio paiva disse...

..................

que maravilha!


(ainda podes estar na Fnac Chiado, a 12 de Julho, se puderes claro)

............................

Abraço

Lia disse...

A televisão portuguesa perde por não apostar em algo diferente.

Enfim...

Um beijo

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

Me desculpa, mas hoje vim apenas para te desejar um resto de boa semana e um fim de semana cheio de paz e muito amor.
Que teu coração seja sempre iluminado, meu anjo!
Obrigado mais uma vez por tua amizade e grande carinho.
Xi – corações mil.

Anónimo disse...

marcamos entao encontro lá, no proximo ano ... com ou sem televisao, vale sempre a pena. Este ano apenas pude aproveitar um cheirinho das potencialidades de "encontros do cantar diferente" e valeu a pena. As fotos também nao estao nada mal.
Helena

Anónimo disse...

Olá, acabei de ver o seu blog, pena q encontrei uma falhazinha! Será q há possibilidade de mudar o nome do José Carita? No blog consta como Luíz Caritas. Sou brasileira e já fui namorada do Zé, acho realmente que ele é mto bom músico e espero poder compartilhar com vcs outros momentos interessantes como este.
Um abraço, Márcia

Alexandre disse...

Obrigado Márcia!

Qualquer coisa falhou quanto ao nome do José Carita mas já está emendado. Obrigado pela contribuição. Acho que ele é um guitarrista de primeira água. E excelente pessoa também!

Volte sempre Márcia! E se tiver mais informações interessantes sobre quaisquer eventos, não hesite em enviar-me um mail:
alex.gandum@gmail.com

Um beijinho!!!

José Carita disse...

Olá Alexandre..neste momento estou na cataluña em viagem musical, os meus parabéns pelo blog e pela correcçao do meu nome que a Márcia teve a amabilidade de referir a correcçao, e também pelas palavras simpáticas. Eu apesar de ser suspeito nao quero deixar de referir que aquele espectáculo em Constancia foi muito bom.

José Carita