domingo, 24 de junho de 2007

ONTEM HOUVE ARRAIAL E ESPECTÁCULO MUSICAL!

Ontem à noite, à socapa esgueirei-me para o meio da confusão, misturei-me anonimamente com a multidão e aproximei-me do meu objectivo tanto quanto possível. A coberto da noite e do breu fixei o alvo à minha frente, fiz demorada pontaria e... comecei a disparar sem dó nem piedade! E disparei várias vezes seguidas e em vários ângulos! No fim, olhei para o resultado dos meus disparos e consternadíssimo vi aquilo que tinha feito: muito daquilo que tinha almejado não estava concretizado. Voltei a levantar os olhos e a disparar de novo, para me certificar que conseguia ir até ao fim da minha missão...

E mais coisa menos coisa lá consegui obter umas fotografias razoáveis, apesar das muitas cabeças à minha frente e da luz não ser a melhor! Bom, o que é que vocês estavam a pensar? Que eu tinha agarrado numa arma e a coberto da anonimato havia andado a disparar para atingir alguém? Não, nada disso, a minha arma era a máquina fotográfica e o meu alvo eram o Toy e as suas bailarinas que deambulavam no palco principal das festas cá do meu burgo! Se atingi alguém foi na alma!

Não é por um jornalista da TVI ter inventado o termo «pimba» (decalcado do «Pimba, Pimba» do Emanuel) em 1995 para designar um certo tipo de música e de artistas em Portugal que eu deixaria de ir ver o Toy, hehehe. Nunca o tinha visto ao vivo e tinha curiosidade de saber como se comportava ele fora das televisões. Lembro-me do Toy quando apareceu no pela 1.ª vez no Festival RTP da Canção em 1991 (com a canção E até quando?, 6.ª lugar) e pensei que ali estaria o sucessor de Marco Paulo, até porque havia algumas semelhanças físicas e na voz. Mas não: Toy, além de cantor, é compositor e um excelente comunicador, humorista e improvisador. Apesar de muita gente o ligar apenas a este género de música ele já fez vários musicais para teatro, bandas sonoras para telenovelas e escreveu - e escreve - guiões para programas de televisão. É também um defensor da música portuguesa, que bem precisa de ser defendida em todas as suas vertentes.

Não assisti ao espectáculo todo nem o ouvi interpretar os seus temas mais conhecidos. Ele optou por um alinhamento mais brejeiro, talvez tendo em atenção o tipo de público. No entanto, sei que ele fez um excelente espectáculo em Março passado na Casa do Artista, mais intimista e com recurso a outro repertório.

Não sou fundamentalista em relação à designada «música pimba» (embora não seja seu consumidor), em especial desde que atento nas letras e na batida de muitos dos êxitos que vêm lá de fora, em especial dos states. O que para nós é consumido como grande música, nesses países é música pimba. Não nos damos conta disso mas é assim,. Nós, portugueses sempre apreciámos o que vem de fora em detrimento do que por cá se faz. Não é de agora, já vem do tempo em que nós, portugueses, demos início à globalização.

Também sou defensor da música portuguesa, a que eu acho ser de melhor qualidade musical e de mensagem foi a produzida durante todos os anos 70 e princípio dos 80. Depois das multinacionais do disco terem «morto» o rock português que despontou nos anos 80, ficaram alguns grupos e alguns intérpretes que têm feito coisas muito boas. Mais recentemente têm aparecido excelentes músicos e muito bons temas que só dignificam a música portuguesa e a colocariam a par da música feita em qualquer outro país, não fossem os poderosos lobbies anglo-saxónicos.


Eis alguns nomes de portugueses que fazem ou fizeram música e que estão sempre nas minhas listas de preferências musicais: Amália, Carlos do Carmo, Fernando Tordo, Pedro Barroso, Paulo de Carvalho, Tony de Matos, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Carlos Paião, Miguel Ângelo, Xutos e Pontapés... e nos anos mais recentes Mafalda Veiga, Pedro Abrunhosa, André Sardet, Viviane... e depois há outras vertentes menos divulgadas, como Ana Moura, Joana Amendoeira, Mafalda Arnauth, Joel Xavier, Mário Pacheco, Bernardo Sasseti.... eh, e esqueci-me de tantossssss... fica prometido um post sobre música portuguesa um dia destes!

18 comentários:

Alexandre disse...

Adoro música portuguesa!
Temos gostos em comum: Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa...
Achei super interessante este teu post. Aliás,em geral postas aquilo que nos passa ao lado... És bem ligado nas coisas.

Bom domingo.

antónio paiva disse...

..................

pois, foste-te divertir, divertiste-te à tua maneira

fizeste muito bem!

as fotografias estão boas

................................

Abraço e boa semana

Ana Luar disse...

Felizmente Alexandre já se começa a gostar do produto nacional. Quer em música quer noutro campo qualquer. E vê o caso das novelas... hoje se reparares as mais vistas são as portuguesas. E se reparares notarás que todos dizem não gostar de música pimba mas quando se passa num arraial não há quem não conheça as letras das ditas cujas. Eu falo por mim e pelo que eu vejo no meu circulo de conhecidos e amigos.

Adorei o teu post... e concordo ctg nos nomes que designaste para descrever boa música (Portuguesa é claro).

Beijo para ti...

Elsa Sequeira disse...

Alex!!

O nosso jormalista sepre em cima do acontecimento!!

Que bim que te divertiste e as fotos estão óptimas!!!

beijinhos!
:)

irneh disse...

A música pode ser pimba, mas essas festinhas divertem bastante. E olha que mesmo os "intelectuais" que nunca ouvem ("Que horror!")depois sabem cantarolar as musiquitas...
Eu gosto muito de vários artistas portugueses e dos espectáculos que vi ao vivo há menos tempo, aqueles de que mais gostei foram do Rui Veloso, Jorge Fernando, António Pinto Bastos, Margarida Bessa e José Gonçalez.

Beijinhos.

Anónimo disse...

ola alexandre...

espero que esteja tudo bem contigo!!!

Era só para dizer, que mudei de canrinho...

beijinhos

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

É sempre problemático nomear pois acabamos por nos esquecer sempre de alguém... nem seria de esperar outra coisa.

Esqueces-te por exemplo, o David Fonseca que, para mim, é das melhores vozes masculinas que por ai andam... para além de ser um magnífico compositor e autor.

... mas também esqueces-te a Mariza, a Dulce Pontes, a Teresa Salgueiro...

Estivessem outros sectores de actividade como está o panorama canconeteiro e nem estariamos muito mal.

Boa semana.
Um abraço,

Odele Souza disse...

Olá Alexandre,

As fotos feitas à noite mostram um efeito bem interessante, não é?

Anónimo disse...

4646
71912551 1 4635, 453 1469.
897... 897... 83991!!!!!!!!!!!

7313991

*Um Momento* disse...

Adoro disparar também :D
Musica Portuguesa ja cá faltava :)))
Passei para te desejar uma boa semana , mas adorei o teu texto
Um beijinho e um sorriso(",)

Fay van Gelder disse...

Olá Alex,
Gosto de música portuguesa especialmente:
. Mariza
. Xutos
. Madre de Deus
. Dulce Pontes
. Rui Veloso
. David Fonseca
etc...

Bjo e Boa Semana para ti

turbolenta disse...

Já assisti a um espectáculo do Toy ao vivo, nas festas da minha terra. Pimba ou não pimba, o certo é que juntou milhares de pessoas, cantou bem, foi simpático e deixou saudades em quem o ouviu e viu naquela noite.
Também sou apreciadora da música portuguesa(porque ainda sou do tempo em que passava muita na rádio e na tv).
O Joel Xavier, que é desconhecido para a maioria das pessoas,-posso gabar-me de ouvir a sua música em primeira mão-. Durante longos anos ele morou aqui mesmo em frente à minha casa.Ensaiava com as janelas abertas.Todo o dia!. Como é um sítio sem muito barulho, nós eramos ouvintes assíduos. Toca muito bem.Lembro-me de ele ter desaparecido durante um tempo.Estranhei.Passado uns tempos disse-me ter estado a gravar nos Estados Unidos. é uma pessoa muito simples, 100% dedicada ao que gosta.
boa semana

Olga disse...

Só passei para dizer que a música que está a tocar de fundo é espectacular!Adoro Queen.Fiquei a ouvir até ao fim.
Boa semana.

sofialisboa disse...

Olá amigo simpatico, isso é que é falar, chega de dizer mal do nosso país...sofialisboa

Catarina disse...

Ola
Nunca apreciei o Toy, mas não é porque é considerado pimba:)
Porque um dos meus cantores populares favoritos é o Tony carreira, apesar de todos os meus amigos terem gostos mais... snobes: Tom Jobim, Chico Buarque... e de se fartarem de rir deste meu lado "pimba":)

Recentemente descobri um cantor que julgo que gostara! Lembra-me o Zeca Afonso!!

http://www.ruipedroandarilho.com/index.htm

um abraço;

Sei que existes disse...

Realmente não costumo ouvir e por isso também não conheço bem o Toy. Ouço música portuguesa mas mais xutos e pontapés, mafalda veiga, paulo ganzo, pedro abrunhosa,...
Obrigado por toda essa informação que trouxeste para aqui!
Beijinhos

Pekena disse...

Ahahahahah... tu és mesmo incrível.

Um simples anónimo no meio de uma multidão a tirar fotos :)

Eu gosto muito de música portuguesa, até fado e música pimba :)
Nada como uma boa música pimba para animar uma festa à moda portuguesa :P

Super beijinhossss!!

Gio disse...

Não tem nada a ver com pimba ou sem ser pimba... não gosto da voz o Toy não gosto do tipo de musica dele, quando a a linhamentos brejeiros acho mesmo que não tem outros e simpatia só se for mesmo em palco onde tem que captar atenções... conheço-o pessoalmente e acho-o uma pessoa antipatica e acima de tudo muuuuuuuuuito pretenciosa... e tenho dito, eheheheheeh