domingo, 3 de junho de 2007

TRÁFICO DE ORGÃOS: O NEGÓCIO DO FUTURO!

Pessoas, armas, mulheres, crianças, droga, orgãos... o Homem sempre foi especialista em traficar qualquer coisa que lhe pudesse dar dividendos imediatos! A entidade que não faz nenhuma falta ao planeta Terra - leia-se humanidade, com h pequeno - já entrou numa fase que ficará com certeza conhecida na história pela fase do tráfico de orgãos, talvez o El Dorado para muitos dos nossos ditos semelhantes que criarão um clima de terror e de desprezo absoluto pela espécie humana!

O concurso absurdo que foi exibido numa TV holandesa veio despertar os sentidos daqueles que preferiam que eles continuassem adormecidos. Eis uma curta história: P. tem 30 e poucos anos. Os seus rins começaram a falhar desde muito cedo. Há cerca de 12 anos foi transplantada, mas esse transplante começa a ser rejeitado agora. A mãe é compatível com ela, pode dar-lhe um rim, mas a religião que professa - Testemunha de Jeová - não o permite! P. vai iniciar agora a hemodiálise e esperar que nos próximos anos lhe calhe em sorte um rim para poder voltar a fazer uma vida mais ou menos normal...

Este é um caso que eu conheço. Muitos casos semelhantes deverão existir por esse país fora. E se P. não pode dar uns milhares de euros por um rim muitos há que poderão - e darão - fortunas por rins e outros orgãos que lhes permita a eles próprios ou a familiares terem uma esperança de vida maior.

A sobrevivência no futuro resumir-se-à apenas a duas coisas: dinheiro e poder. E não faltarão aqueles que até do tráfico da alma farão negócio...

17 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Alex!

que tristeza!!
Como irão os pobres sobreviver no futuro?? sem dinheiro e sem poder....???

Sempre temas bastabte actuais, que nos fazem pensar bastante!! Gosto muito de passar por aqui!


E as tuas músicas!!Espectáculo!!! A de hoje era uma das minhas preferidas...corria o ano de 1991,adorava-a!È bom recordar!!

Beijinhos!!!

A Flor disse...

Eu também conheci uma história semelhante à da P., foi na Figueira da Foz aqui à uns bons anos atrás..

Um menino, filho único, teve um acidente quando andava de bicicleta perto de casa... precisou de uma transfusão de sangue, o próprio pai era compatível e NADA! Por serem Testemunhas de Jeóva, não permitiram que a criança de 9 anos levasse uma transfusão, nem com o próprio sangue do pai... assinaram um documento e tudo... a criança salvou-se e os pais ficaram convencidos que nunca lhe tinha sido feita a transfusão.. enganaram-se porque o médico burrifou-se para o papel assinado!!... eu conhecia o médico... como é possível pensar-se desta maneira!!! eu cá sou dadora de sangue e tenho muito orgulho em se-lo. :))

Tens razão, qualquer dia.. até a alma!! Meu Deus, como anda o mundo!! Temos mesmo que nos preocupar!!!

Beijinho e uma excelente semana de trabalho e que Deus te abênçõe.

Flor com carinho e imensa admiração por tudo o que escreves neste teu cantinho. :D

Cristina disse...

Alex,
Infelizmente será assim, se já não é!

Uma boa semana para ti

beijinhu

Páginas Soltas disse...

Que triste mundo este!!

Não vendem a alma...porque ela não nos pertence...apenas está por empréstimo... e de passagem...

Boa semana

Beijinhos da

Maria

Alexandre disse...

Tudo na vida tem um preço...
Talvez por isso se comece a sentir que tem vezes em que não vale nada.

Cristina disse...

Sinceramente, não consigo compreender essas situações... ultrapassam o meu entendimento!

Beijinho

SONY disse...

FANTASTICA MUSICA!
JÁ ESTOU A DANÇAR AQUI NA CADEIRA ALEXANDRE!
PARABÉNS QUE RITMO! HIHIHI
UM BOM DIA!
SONY:-)

pé descalço disse...

Alexandre

Onde é que será que isto vai parar?
Tráfico de Almas!!!
Olha que bem vistas as coisas até esse já se faz...às claras, quando as pessoas cedem a todo o tipo de valores e principios em que assenta a Humanidade, por puro proveito pessoal.

Por isso e mesmo sendo contra a pena de morte, cada vez mais acredito que as leis de paises como a China, Singapura, Malásia, são as que mais se apróximam de uma Justiça, igual para todos, transparente e preventiva.
Ainda que isso possa ferir a nossa sensibilidade ocidental, há tipologias de crimes contra a pessoa humana que não têm perdão, por pior situação a que alguêm esteja submetido...transferir esse sentimento, essa dôr para os outros para pôr fim à sua ...jamais poderá ser admitido!!!

Um abraço

Luís Galego disse...

é um doas assuntos que me causa veradeira perplexidade....quando se atingue este patamar de miséria, tudo pode acontecer. Quem sabe a pena de morte em concurso...enfim, temos ainda que evoluir muito...

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, este assunto é daquelas coisas que me Revolta e me deixa Perplexa com este Mundo.

Como por exemplo a reportagem de crianças escravos que tem passado na TV, venda de bebés, etc...

Há coisas que eu não consigo entender, quanto mais aceitar...

Temos ainda um LONGO caminho de evolução pela frente...

Bjo e Boa Semana

Magri disse...

Olá Alexandre!
Referes aqui 3 ou 4 temas que dariam todos "pano para mangas":
O falso "reality show" da TV holandesa, o comércio de órgãos, o problema das "Testemunhas de Jeová", e finalmente, o comércio de almas (este último já foi uma realidade no Ocidente, sem sombra de dúvida).
O show holandês, embora chocante, parece ter conseguido os objectivos antes não atingidos com campanhas de sensibilização: fazer surgir um grande nº de dadores de órgãos (e afinal não houve escolha nenhuma, era só encenação, embora de gosto duvidoso).
Quanto ao comércio de órgãos e às Testemunhas de Jeová, relevam os primeiros da desumanização vigente e os segundos da ignorância sectária.
Longo percurso nos espera para os ultrapassar, mas... pedra aqui, palavra acolá... lá chegaremos (não sei quando).

Abraços e boa semana.

Maresi@ disse...

Profundos temas estão aqui abordados dma forma directa e franca...
Este é o mundo em que..vivemos...

Deixo te ..beijo suave____maresi@

irneh disse...

Não posso conceber que uma MÃE ponha o que quer que seja à frente da vida de um filho, mas não é caso único. Sou suspeita em tudo o que envolva fé, mas não posso conceber este fanatismo, tudo em nome de um Deus que, se fosse mesmo um ser superior, um PAI e OMNIpotente, não permitiria sequer este tipo de situações. Quem tem fé vive melhor do que eu, sei bem disso, porque a fé ajuda a desvalorizar os dramas das pessoas. Dizem, geralmente: "Deus sabe o que faz", " Se foi assim, foi porque Deus quis",etc.
Quanto ao tema "tráfico de orgãos" só posso dizer que é um dos reflexos dos valores da humanidade. É que, agora, cada vez mais, valores só em dinheiro, que tudo comanda e que faz da nossa vida um verdadeiro Inferno (neste, sim, acredito - inferno em vida!).
E já escrevi mais do que devia...
Boa semana.

Linda Paixão disse...

É triste esta realidade que nos rodeia! O dinheiro está a apoderar-se de todos os planos dos homens (não pûs com letra maiuscula porque cada vez mais me desilude esta espécie de que fazemos parte...). Trafica-se o possível e o impossivel, ostraciza-se a própria Saúde e atribui-se prioridade a valores que pouco valem...

Uma desculpa pela ausência. Quando puder, ponho todas as leituras em dia. A pilha de livros que aqui tenho na secretária espera-me. Ando ausente mas não me esqueço dos cantinhos amigos!

Beijos grandes grandes

Alice Matos disse...

Querido Alex...
Não sei se chamarei a este ceminho do Homem "evolução" ou "decadência"... sei que é estranho assistir cada dia a uma notícia mais degradante do que a anterior... é estranha a naturalidade com que assistimos a verdadeiros atentados contra aquilo a que chamamos de racionalidade e que supostamente nos distingue dos outros animais...

Nada parece fazer sentido perante os valores que os nossos pais nos transmitiram...
Que andaremos nós a "ensinar" aos nossos filhos?

Não quero, de forma alguma, identificar-me com um discurso saudosista... mas... progresso assim... deixa tudo a desejar...
Beijos!

Sei que existes disse...

"A sobrevivência no futuro resumir-se-à apenas a duas coisas: dinheiro e poder."
Infelizmente, julgo que esta já é uma actualidade para muita gente!...
Esse caso que falas, e que sem dúvida é um no meio de muitos outros, é uma realidade muito triste para muita gente, que como não tem dinheiro, rege-se pelas leis ainda normais para conseguir um transplante!...
Mas muitos outros há que pagam e bem para passar á frente nas listas de espera, ou... que matam para conseguir um transplante!...
Infelizmente esta é a dura realidade que estamos a viver e que provavelmente irá piorar em grande escala!
Beijocas

Anónimo disse...

O seu blog está muito interessante, embora não tenha quase tempo, nem para o meu que ainda nem comecei...este post chamou-me a atenção pela seguinte razão e vou resumir algo que talvez nem imaginem:
Sabem que existe um cartão de saúde para o qual não doamos os nossos orgãos? Pois deveriamos andar sempre com eles e porquê?
Pois eu que dizia sempre que doaria os meus orgãos agora já não o farei e vou tratar de andar sempre com o cartão que diz que nao sou dadora e assim se estiver em coma não estão autorizados a desligarem as maquinas pois ainda posso acordar. Pois é soube de casos em que desligaram as máquinas sem a familia saber a pessoas que estão em coma e é precisamente uns minutos antes de desligarem os tubinhos que nos tiram os orgãos ainda fresquinhos para outras pessoas e nem temos a chance de acordar do coma e a familia apenas recebe a noticia que falecemos pois estavamos em coma.Vi uma grande reportagem na Tv e já tinha sabido disto e claro que nem todos os hospitais ou médicos fazem, depende muito da nossa sorte do momento e da equipe medica...