segunda-feira, 18 de junho de 2007

SAUDADES DOS EXAMES... QUER DIZER, DA ESCOLA!

Os exames nacionais no Secundário em Portugal arrancam hoje e prolongam-se até dia 26. E eu quando ouço falar em exames fico com nostalgia, não dos propriamente ditos (exames) mas da escola e do tempo bom que em princípio todos nós passámos... ou passamos (para aqueles que ainda andam na escola, como alunos ou como professores) na escola.

Nunca estive ligado ao ensino... a não ser como aluno, claro! Mas tenho muita pena de não ter seguido a via de ensino e, quiçá, ser hoje professor! Passados uma série de anos sobre a minha saída da faculdade sinto que a minha vocação ficou por cumprir. Na altura em que devia decidir, essa questão nem sequer se pôs, apesar de algumas abordagens nesse sentido.

O meu antigo professor de Sociologia, José Júlio Gonçalves - que uns anos mais tarde viria a ser o Reitor da Universidade Moderna (polémicas à parte!) - por mais de uma vez passou por mim nos corredores e - num tom muito próprio dele, que não sabíamos se era meio a gozar ou a sério - mandava-me mudar de roupa e de estilo e falar com ele daí a 2 ou 3 anos... quando terminasse o Curso (Comunicação Social)

Nunca mudei de roupa - as calças de ganga faziam parte da minha pele - nem de estilo! Também nunca mais falei com ele sobre isso... e mais tarde soube que outros colegas meus eram seus assistentes! Esses, sim, mudaram de roupa - passaram a vestir fatos escuros de calças bem vincadas - e mudaram de estilo: passaram a transportar pastas enormes em vez de mochilas...

A minha aventura com a escola tinha terminado... até há pouco tempo, quando me solicitaram para fazer umas palestras sobre jornalismos, blogs e internets... Graciosamente, claro! Quem sabe se não é agora que ficou ficar ligado ao ensino!!! Os exames é que eu dispenso... mas bons exames para todos os que tenham que os fazer! Pode não ser o método mais justo mas ainda parece ser a melhor forma de avaliar os conhecimentos...

40 comentários:

sofialisboa disse...

vim aqui porque vi o teu comentario do vladimir da lapa e gostei do que li, mas depois vi o teu blog e ainda gostei mais. aqui virei também para ler as tuas palavras.quanto aos exames? lá estão eles a tentar a sua sorte no ensino superior, tenho uma filhota grande q fez o exame desta manhã, disse-me já que lhe correu bem, ainda bem para ela. voltarei sofialisboa

Isabel Filipe disse...

... e porque não segues a tua vocação????

é tão raro, infelizmente, ver-se alguém no ensino "por vocação" ....

beijinhos

Anónimo disse...

É curioso: tive um professor de Sociologia com um nome semelhante, mas não é, de certeza, o mesmo...

Não me fales em exames!!! Não tarda, terei uma pilha deles em mãos!


deep

Teresa David disse...

Na América pode haver mtas coisas que discordo mas pelo menos existem uma pessoas com o perfil de oradores profissionais, que fazem palestras sobre vários temas que dominam e são pagas e bem.
Em breve publicarei mais crónicas.
Bjs
TD

antónio paiva disse...

................

Belos tempos Alexandre

sem dúvida!

.....................

Abraço e boa semana

melga meiguinha disse...

Alex,

Também só passei pelo ensino como aluna mas quando era miúda queria ser professora primária.
Tive uma professora magnífica que me tirou essa ideia e me fez ver que era melhor seguir outra carreira porque a dela era cheia de espinhos e ela queria o melhor para mim. É também a ela que agradeço ter incentivado os meus pais e mandarem-me estudar()eles gostavam o dinheiro é que era pouco)abrindo caminho a que todos os meus irmãos também o tivessem feito.
Recordo esse tempo com saudade mas exames foram coisa de nunca gostei, principalmente das orais(tentei sempre tirar notas boas nos exames escritos para não passr por esse sufoco).

Beijocas.

Alexandre disse...

Pena não teres cumprido a tua vocação...
Mas, pensando bem, acho que são poucos os que o conseguem fazer.

Beijinho.

irneh disse...

Essa nostalgia é natural, mas tenho quase a certeza que, se te fosse dada a possibilidade de voltares a ser jovem em idade escolar e voltasses à escola, ias querer sair rapidamente. Já nada é sequer parecido com aquilo que era para nós a escola...Agora, para a maioria, é apenas um lugar onde obrigatoriamente têm de passar. Felizmente, não é assim para todos (ainda)!

Alice Matos disse...

Alexandre, passa pelo Detalhes, tenho uma Batata Quente para ti.
Espero que aceites o desafio.

Mais tarde, passo para comentar este teu post.

Beijinho

Olga disse...

Se tens vocação para professor, vai em frente!Mas professor de que anos de escolaridade?

Quanto aos exames, se um aluno for aplicado, se acompanhar bem as aulas, faz um exame "na boa". Agora se for um aluno "baldas", já fica mais complicado. Assim, não me parece mal ou injusto a existência de exames.

Beijos.

Sei que existes disse...

O tempo da escola foi fabuloso! O melhor até agora! Mas não falemos dos exames!...
Espero que um dia ainda consigas realizar esse teu sonho ou vocação para o ensino! Porque é optmimo pudermos fazer aquilo que realmente gostamos ou nos sentimos vocacionados para...
Já agora... ainda bem que não mudaste de estilo, porque é triste ver quem muda pelos outros e não por si próprio...
Beijos

Elsa Sequeira disse...

Alex!!!

a aventura continua, ontem, hoje e amanhã, não desistas nunca, segue tudo aquilo que mais queres...mas lembra-te sempre, por favor NUNCA MUDES DE ESTILO...
Ah! A escola até que é uma boa... não me importava nada de andar lá agora...quanto aos exames...tou a recordar aquele nervoso miudinho! Boa sorte para todos os alunos que t~em que os fazer!!!

beijinhos!
:)

Rhiannon disse...

Sim, nostalgia.... até da adrenalina no período de exames!

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Pois, nostalgia mas... na altura a coisa "esquentava" e dava aquele "nó-na-barriga":-)

Boa semana.
Um abraço,

Lusófona disse...

Também sinto falta da escola, de estar numa sala de aulas, dos amigos de classe, dos professores camaradas...
Inscrevi-me no Centro de Emprego para fazer um curso, vamos ver...

Espero que você consiga fazer algo que goste e que te mate as saudades dos tempos de escola ;)

Beijinhos

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, eu que acabei há pouco tempo a minha 2ª licenciatura, digo com toda a franqueza, não quero nem ver escola, nem faculdade tão cedo.

No entanto acho que é o cansaço a falar e trabalhador estudante sofre... xiiiii.

Mas, Alex, tirando cá de coisas deves seguir a tua vocação.

Bjo e Boa Sorte

Diário de um Anjo disse...

Nunca é tarde para experimentar!!!!
Se consegues nos ensinar algo através dos teus blogs porque não ensinar também pessoalmente?
beijinhos

Anónimo disse...

Olá!
Vim através do blog da "MENINA MAROTA".
Bem, gostei muito de ler teus escritos e voltarei.
Um abraço

violetwitch.weblogger.com.br

Unknown disse...

ola amigo Alexandre

é tão bom recordar esses bons momentos de escola, onde ainda espero voltar

um abraço

Anónimo disse...

Muitas vezes não somos nós que descobrimos uma vocação mas é a vocação que nos descobre a nós! Quem sabe se essa nostalgia não é o "bichinho" a mordiscar!
Eu não sou o melhor exemplo para te aliciar para este lado... tenho sofrido na pele algumas (muitas) decepções com o ensino. Mas sem tentar nunca saberemos!

Eu também senti, hoje, esse friozinho na barriga ao torcer pelos meus alunos!

Beijinhos :)

Anónimo disse...

Alex nunca te esqueças: devemos proteger os nossos sonhos

Pekena disse...

Nesta fase, centenas e centenas de alunos estão amarrados aos livros, com os nervos à flor da pele, na luta das melhores notas para conseguirem conquistar um lugar, o lugar que tanto desejam!

Eu também lhes desejo muita sorte e calma acima de tudo, porque aquilo que tiver de ser, será!

Esta é uma fase muito importante para os jovens, pois é aqui que sentimos as nossa primeira conquista da vida, a afirmação de identidade.

Quanto a ti Alexandre, olha que nunca é tarde, e com os teus conhecimentos e experiência de vida até que podias arrancar um bom lugar no ensino.
Nunca é tarde, e eu bem que tenho exemplos disso no Iscte.
Agora com Bolonha é sempre a andar, só que para dar aulas no ensino superior já será necessário o doutoramento, eu já quero é levar-te comigo para o Iscte.
Bora lá a isso :D

Super Beijinhooooos*****

Cristina disse...

Sinto falta dos anos de escola, mas não queria hoje estar ligada à escola, mas se é esse o teu desejo ainda vais a tempo :)))Segue a tua vocação
:)

beijinhu

Gio disse...

Tu sentes nostalgia quando houves falar em exames, eu ainda ha poucos dias comentava com uns amigos que quando oiço falar em exames ainda sinto um friozinho na barriga... acho que ainda não me libertei totalmente do meu espirito estudantil. Alias eu acho que sou uma eterna "teen" apesar de o meu invólucro ir envelhecendo. Que é feito de ti que nunca te "vejo"? eheheh

Andreia disse...

Olá!

Pois eu não tenho saudades dos exames. Mas sim da escola!

Textos e Textos disse...

Eu também tenho saudades da escola, fiz a maior parte dos estudos que tenho de noite, mas gostei na mesma, agora começo outra etapa, com o piolhito na escola, passa este ano para a segunda classe.

Beijo

Anónimo disse...

Cada um deveria seguir a profissão para a qual sente verdadeira vocação.Mas nunca é tarde para começar. (e hoje a indumentária já não é fundamental como há muitos anos atrás).
Dos exames recordo-me do imenso nervosismo,do medo do que pudesse sair e eu não soubesse...depois...mal começava, olhava para os papéis, descontraía-me de tal maneira, que parecia não estar ali.Depois, o resultado satisfatório e as merecidas férias. Isso era mesmo o melhor depois dos exames.

boa semana

turbolenta

Lia disse...

Eu pertencia ao lote das excepções que gosta de testar os conhecimentos, e sempre gostei de fazer exames, quer como aluna, quer mais tarde numa experiência como professora.
Injustos? Poderão ser, mas como dizes, talvez o único método para testar os conhecimentos.

Um beijo, sempre doce

margusta disse...

Também tenho muitas saudades dos meus tempos de escola...ai se tenho!

Nunca é tarde Alexandre ainda podes enveredar pelo ensino.

Ps. Amanhã começa o Verão, e hoje já se faz sentir um sol Primaveril :)

Beijinhos em ti!

Menina do Rio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Menina do Rio disse...

Ora Alex, ainda podes voltar as aulas e fazer um curso de pedagogia ou mesmo de extensão á didática. Taí...nos meus tempos lá no interior só haviam o cientifico e o magistério, então tive que sair de lá pra cursar o que eu queria que era Contabilidade. Sempre tive um fascínio sobre os numeros, ou eles sobre mim, sei lá, mas lecionar nem pensar, principalmente quando lembro que deixavamos os professores de cabelo em pé, rs...

beijos

foryou disse...

:)
Não mudei de roupa e nem de estilo e no entento por lá fiquei, como sempre sonhei. E vale a pena! :)

Magri disse...

Gostavas de ser professor. E por que não?
Eu também gostei, durante uma boa parte da minha carreira; mas nos últimos 15 a 20 anos houve uma tal degradação em alguns níveis do Ensino (ou em todos?), que perdi muito do meu anterior entusiasmo.
Se agora recomeçasse, acho que escolheria entre os pequenitos ou os já quase adultos e fora da escolaridade obrigatória: fiquei rasoavelmente vacinada relativamente aos pré-adolescentes e adolescentes dos 2º e 3º ciclos; também tive a agravante de estar numa escola junto a um bairro "degradado", mas tenho ouvido muitos outros professores de escolas menos complicadas queixarem-se de problemas idênticos.
Só quem está de fora (ou em outros níveis do ensino) consegue ainda ver a profissão de professor com um certo romantismo.

Quanto aos exames, se não tiverem um "peso" de 100% como antigamente, podem ser um bom complemento da avaliação, já que há escolas onde impera o facilitismo e outras mais rigorosas; os exames trazem algum equilíbrio entre esses extremos, além de prepararem para a vida profissional, onde a competição e as provas de desempenho são constantes.

Mas já falei demais.
Um abraço.

Magri disse...

É imperdoável numa ex-professora, mas não reli o comentário e deixei um erro ortográfico: Razoavelmente, com z, claro. Só ao ler é que me saltou aos olhos...depois de já publicado.

Alexandre disse...

MARGRI,

não ligues aos erros ortográficos, o Ministério perdoa... hgeheh!!!

Beijinhso!!! Vês, também troquei as letras dos beijinhos!!!

A Flor disse...

Ohh. meu amigo... tás sempre a tempo.... se tens esse desejo secreto... de vires a ser professor, porque não?!!... olha que até davas um belíssimo professor...

Também já fazes "seminários" sobre blogs?! interessante... tás mesmo a ficar, ou melhor, já és famoso no mundo da blogesfera... e eu sou uma das tuas fãs, sem duvida alguma...

Beijocas vou dormir estou já com as "persianas" a fecharem-se... mas não quiz deixar de visitar este gostoso cantinho :))


Flor

Magri disse...

És um doce, Alexandre!
Até trocas as letras de "beijinhos", de propósito, para me desculpares.

Então, muitos beijinhos (bem soletrados) com muito carinho.

Agora vou de férias (ou talvez umas "vacanças", lá pelas "Francias").
Boas férias para ti, quando as tiveres.

Marlene Maravilha disse...

Ainda há tempo para todo propósito debaixo dos céus! Vais em busca e o consegues. Sei que tens garra. Acho que serias excelente professor!

Isabel disse...

Conheço bem o Dr.José Júlio Gonçalves, capaz disso e de muito mais é ele.
E tu por onde andas?
Desapareceste dos meus caminhos?

Olha fica aqui um beijinho com saudades.

Isabel

Fátima Santos disse...

menino, se gostas de ensinar, vai nessa que é uma profissão que só deve ser agarrada por quem gosta (muito!) se não...esgota! dá com qualquer em doido! o pessoal não acredita, mas ser professor á dar muito da gente (e não tem que ver com ser paizinho ou mãezinha dos putos) apenas lidar com tanta gente diferente, cada ano mais uma leva deles...é lindo e é esgotante. E a gente avi envelhecendo e fica cada vez mais distante deles, mais noutra onda etem que a cavalgar na crista se não perdemos o pé e afogamo-nos... A escola tem perdido algum encanto, mas, creio é uma fase de amadurecimento que, logo, logo entrará nos eixos e o principal não são as leis...Um abraço...colega!