quarta-feira, 13 de junho de 2007

Habitantes de Vendas Novas voltam a andar de bicicleta!

Vendas Novas, no Alto Alentejo, é a terra-natal do meu pai. E é a cidade onde uma senhora de 51 anos morreu recentemente por não ter sido socorrida a tempo, pois para uma vítima de AVC (Acidente Cardio Vascular) uma viagem de 50 km (até Évora) seria inevitavelmente fatal. Ironia do destino: a senhora vivia a poucos metros das antigas urgências mandadas encerrar há poucos dias por ordem do Governo!!!

Este acidente veio mais uma vez chamar a atenção para a falta de senso que está por trás do fecho deliberado e acelerado de urgências médicas por essa província fora. Sabe-se que o lobby dos médicos em Portugal tem uma força tremenda e que eles (os médicos) não gostam de estar longe das clínicas privadas onde exercem o complemento da sua actividade, mas um Governo que não aposta na Saúde (e já agora na Educação) como bem de primeiríssima necessidade (e já agora dignidade!!!) não pode merecer a confiança dos portugueses mais desafortunados! Ou será que nos querem fazer a todos de ... PATOS???

COMO RECONHECER UM AVC

Por coincidência, acabei de receber um e-mail da THUNDER com a história de uma outra senhora que também foi vítima mortal de um AVC (mas noutras circunstâncias). E foi vítima porque as pessoas que estavam com ela não souberam reconhecer os sintomas nem actuaram de modo a salvar-lhe a vida. Por isso, aqui ficam umas regras estabelecidas por médicos para qualquer leigo reconhecer se está perante uma vítima de AVC ou não.

As regras constam de três simples etapas:

- Peça que a pessoa sorria (debilidade facial).

- Peça que a pessoa levante ambos os braços (debilidade motora dos braços).

- Peça que a pessoa pronuncie uma frase simples mas coerente (por exemplo: «Hoje está um dia bonito!) - (debilidade na fala)

Se a vítima apresentar dificuldades numa destas três questões chame imediatamente por socorro médico e descreva os sintomas o melhor possível. Isso poderá facilitar um rápido diagnóstico e tratamento do AVC e evitar danos cerebrais. Os neurologistas afirmam que os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente se a vítima for socorrida correctamente e num prazo máximo de três horas subsequentes ao acidente.

(As fotos foram feitas por mim em Vendas Novas em Março passado)

35 comentários:

Olga disse...

Que bom que o mail que enviei serviu para algo.
Por acaso, era para fazer um post sobre o AVC, de modo a alertar as pessoas para os sinais.Mas assim, acho que vou criar um link para este teu post...se mo permitires!Bjs saudáveis!

Olga disse...

Nota: Belas fotos!

Elsa Sequeira disse...

Alex!!!

Não é hábito...mas hoje enquanto tomava café peguei no jornal e por acaso detive-me a ler essa notícia, que tristeza acontecerem estas coisas...
ùtil também o que nos deixas para reconhecer um acv!
È sempre bom passar por aqui!!!
Bonita a música... qualquer dia vais por a minha...

Não tens aparecido por lá...fiz um post- onterrogo-me - que acabou dando em referendo ahahahah! ganhou o Não!!! Para saberes qual era o assunto tens que pasar por lá!!!
beijinhos!!!

Unknown disse...

Ola amigo Alex, tenho uma surpresa para si no meu blog.
Um abraço

irneh disse...

O nosso Alentejo está ficando assim. Não se pode ficar doente. Mas, infelizmente, tudo tem de ser rentável.
Custa, por exemplo, ouvir dizer que não vale a pena investir num doente que tem uma doença fatal a curto prazo. Dizem-nos que é egoísmo nosso querermos prolongar-lhe a vida. Para minha infelicidade, aprendi uma coisa: todo e qualquer doente que não exija ou cujos familiares não exijam, mostrando que sabem quais os seus direitos, pode ter sorte e ser bem tratado, mas também pode ser tratado apenas como mais um que espera a morte. Verifiquei, por exemplo, que muitos dos doentes crónicos, com doenças do foro oncológico, não tinham conhecimento dos benefícios fiscais a que têm direito, ou dos descontos nos medicamentos, ou isenções de taxas... apenas porque alguns dos srs. Drs. não os informam. Geralmente os que ficam na ignorância são mesmo os que mais precisam, aqueles que deixam toda a reforma na farmácia.
Também não é por acaso que vão adiando a reforma do doente, alegando que ele tem de manter a esperança do regresso ao trabalho. Claro que morrer em serviço (ou estando apenas de baixa), reduz bastante a pensão de sobrevivência, porque será calculada apenas tendo em conta o tempo de serviço do falecido. Eu nem gosto de falar destas coisas, porque fico transtornada. Mas quase todos se calam, porque, sobretudo para as pessoas humildes, o médico ainda é uma entidade a venerar.

Beijos.

beleza de mulher disse...

uiiii tens ai muita coisa para ler por isso nem li so deixo um beijo hehehehehehhe

Diário de um Anjo disse...

Olha nem sei o que te diga! Achas que os lobbies dos médicos tiveram influência nas decisões?...
Nâo sei...só que quando toda a gente fala: cortem na despesa publica, não se pensa que isso afecta toda a gente...

melga meiguinha disse...

Alex,

Infelizmente vivemos num país onde se passam cada vez mais poucas-vergonhas como é este caso.
Não sei onde iremos parar.
Penso que não há falta de médicos. Eles estão mesmo é mal distribuídos.
Acabei de escrever noutro blog que os reformados são cidadãos de 3ª ou 4ª. É o país que temos.

Beijocas.

Menina do Rio disse...

É uma situação complicada Alex. Os cidadãos são tratados apenas como mais um número, ou um voto nas urnas. As vezes paro e nos comparo a uma imensa boiada pastando. Saúde pública deveria ser o fator mais relevante numa sociedade, mas...
Engraçado é que aqui no Brasil temos um sistema de saude caótico apenas nos grandes centros, mas nas cidades pequenas há excesso de médicos e urgencias móveis.

Parabens pelo prémio da Marta!

beijos

Vladimir disse...

isto é o reflexo de um cada vez maior desinteresse pelo interior e pelas pessoas que teimam em ficar por lá.....simplesmente lamentável a todos os níveis...

Alice Matos disse...

Querido Alex...
Esta apatia que o nosso povo vai demonstrando face aos cortes sucessivos nos seus direitos mais primários faz lembrar um processo de doença depressiva (e sei do que falo)... quando não nos restam forças nem para replicar... ´É um conformismo que dói na alma de alguns poucos que ainda mantêm alguma lucidez...

E o nosso Alentejo... sempre longe... sempre sofrido...

Desculpa o excesso de palavras... as coisas que escreves fazem reflectir... Valha-nos tal capacidade...

Beijo grande...

pé descalço disse...

Alexandre

Estou triste... mas estou contigo

Porque quando um governo manda fechar escolas, maternidades e urgências médicas, o que é que estamos à espera!!!
Só lhes falta mesmo é decretar o fim pleno deste Estado cada vez menos social.
Mas isso ninguêm se iluda, nunca vai acontecer, porque depois acabavam-se os jobs for the boys!!!

O pior de tudo é que quem acaba por pagar a factura destas monstruosidades governativas são sempre os mais desfavorcidos económicamente, muitas vezes com a própria vida!!!

E nesta questão de médicos, era tão fácil resolver o problema, assim o poder estivesse interessado: ou eles trabalhavam em exclusivo no Serviço Nacional de Saúde ou dedicavam-se em exclusivo ao sector privado...

Um abraço

Espaços abertos.. disse...

Além de um excelente jornalista também um belo fotógrafo...á qual revela no post grande ineficiência por parte do Estado,fhecha-se hospitais,mas por sua vez beneficiam as clínicas privadas...
Amiguinho tenho uma surpresa para ti no meu blog,dá uma olhada...

Bom fim de semana
Bjs Zita

João JR disse...

Olá amigo,
Grande post este e muito útil.Gostei! Bela montagem entre do texto com fotos.
Um abraço Alexandre

irneh disse...

Amanhã voltam a abrir! Pelo menos isso!

Alexandre disse...

Hoje não aguento ouvir falar de acidentes, urgências, hospitais, vítimas...
Porque tive o dia cheio de tudo isso...

Fotos lindas...

Beijinhos.

Alexandre disse...

Arrancaste de mim um sorriso...
Não sou médica; apenas alguém que passou parte do dia junto a uma cama de hospital a partilhar a dor de alguém que ontem, após o jantar me disse:
-Vou tomar café. Posso levar os teus cigarros?
Hoje, apenas dizia:
-Não me lembro de nada... Dói-me tudo.

O meu jardim fica no tempo sem fim e lá só entra quem eu quero...

Pekena disse...

Olá Alexandre,
realmente acho rídiculo e absurdo andarem a fechar os centros de saúde. Já na terra dos meus pais também querem fazer o mesmo mas ainda conseguiram (e espero que não consigam)! É que o mais próximo fica a 30min de lá e com muitas curvas pela frente, porque lá as estradas também são más. Por isso... chegar e não chegar ao hospital acontece como essa senhora.

Que raio de princípios são estes que este governo defende?

Afinal de contas, não temos que dar prioridade à saúde para que aumente a nossa qualidade de vida???

São razões que a própria razão desconhece!!!

Olha, já memorizei essas dicas dos sintomas de AVC. Todos nós deveriamos ter formação ao nível dos 1ºs socorros. É mesmo muito importante!

Beijocas muitoooooooo grandesss!!!

Cristina disse...

Alex,
Que triste :(

...mas belas fotos

beijinhu

turbolenta disse...

E assim vai este país tão bem governado!
Que tristeza!
pobre de quem precisa!
bom fim de semana

HelloCátia disse...

ola alexandre..
passo apenas para deixar um beijinho!!!
o teu blog éaltamente informativo, adoro!!!
muitos beijinhos grandes...

melga meiguinha disse...

Alex,

Já deve saber que vão reabrir as urgências, mas entretanto já se perdeu uma vida(que nós saibamos).

Beijocas e bom fim de semana.

clautixa disse...

a famosa pasteleira, tenho saudades dessas bicicletas, foi com uma bicicleta dessas que aprendi a andar, traz me sempre boas recordaçoes, e lembranças dos tralhos que dei:)
bom fim de semana

silvia disse...

Um beijo enorme:)

Cusco disse...

Olá! Venho deixar os votos de um bom fim-de-semana! Curioso que tenho vários familiares em Vendas Novas! Tios e primos e já estive lá várias vezes.
Parece que a situação do encerramento do centro de saúde já está resolvida! Só que possivelmente terá custado uma Vida!
Um abraço, e olha, vou pegar na bicicleta da foto e dar uma volta… Mas não contes a ninguém!

Shelyak disse...

Tão fácil de tomar iniciativas destas (encerramentos de centros de saúde) em nome do corte de despesas... porque estas decisões são tomadas no papel, longe das suas preocupações...
Como sempre, apenas pensam em cortar despesas esquecendo-se do lado dos proveitos (obtenção de riqueza) e como os criar. Escolhem sempre o lado mais básico...
Estruturante sim - e para citar um muito pequeno exemplo - é a iniciativa de incentivar a utilização de pc's e net para estudantes e professores, como agora foi feito...
Enfim... cá vamos sempre ouvindo pedidos de "apertar o cinto"... e, entretanto, como disseste recentemente, dancemos o flamenco...
Abração para ti...

Gio disse...

Por vezes, meu amigo... por vezes.... mas infelizmente nem sempre. socorri o meu pai em 30 segundos e em 30 minutos estava no Hospital e não lhe consegui valer... eu sei que felzmente nem sempre é assim mas eu tinha que deixar aqui este apontamento. Sempre que me falam em AVC tenho que falar do meu pai, fiz tudo o que pude e tudo o que pude foi nada. Desculpa!

sonhadora disse...

Bom fim de semana.
Beijinhos embrulhados em abraços

Benfiquista disse...

Infelizmente os proprios médicos preferem estar nas cidades, cada vez mais as terras pequenas especialmente no interior ou nas zonas mais rurais ficam desertas de gente qualificada e depois aparece esse genero de problemas...

um abrço

Anónimo disse...

Olá Alexandre é perigo mesmo, no passeio nem se fala, aqui na Foz é um problema...
Não sabia do AVG...

Meu doce beijo

A Flor disse...

Fica sempre a dúvida se a senhora iria sobreviver...

Mas sou contra o fecho...

Tenho amigos a viverem em Vendas Novas... terra de gente boa....

Conheces Canha? quem vem de Lisboa, do lado esquerdo temos a linha do comboio, quando encontras o apeadeiro viras... andas uns 2 kilometros, talvez... e irás dar ao acampamento das boas novas da Apec... várias vezes estou por ai, a fazer comida para grupos de campistas... de forma voluntária, claro!

Que tenhas um fim de semana muito agradável e cheio de paz, amor e muita luz.

Gosto tanto de visitar este teu cantinho!... :)

Beijo florido

Flor

veritas disse...

Olá Alexandre:

É triste ver os desprotegidos ainda mais desprotegidos, isso como tu dizes implica a perda de dignidade de um país. Acresce que agora me fizeste lembrar o caso da professora de Aveiro com leucemia que foi obrigada em fase terminal a cumprir mais 31 dias de serviço, a CGA negou-lhe a aposentação e retirou-lhe a baixa médica sob pena de perda de vencimento. Acabou por morrer...

Bjs. Boa semana.

Olga disse...

Bom fim-de-semana.Boas pedaladas...

Anónimo disse...

Quanto ao que dizes, já nada mais acrescento...
Fico-me pelas fotos, principalmente a do pato:)
Adoro patos, e esta está realmente mt bem apanhada.
Par ti um beijo

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ commander cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis costo
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis