sábado, 11 de agosto de 2007

AS CADEIRAS TAMBÉM CONTAM HISTÓRIAS!

Peço muita desculpa pela ausência nos vossos blogues, acontece que estou uns dias num local de difícil acesso à net e consequentemente aos blogues. Lá vai dando para pôr um post ou outro... mas fica a promessa de repor as visitas todas muito em breve... e boas férias a quem estiver de férias!!!

«Asas são para voar», diz o Rui Reininho! E as cadeiras são para sentar... acho que ninguém tem nada contra!!! Mas as cadeiras contam histórias de vida, cada cadeira tem uma história sobre quem nela se senta ou... se sentou!

Fui descobrir na casa de um familiar cadeiras antigas que transmitem muito daquilo que elas viram passar-se à sua volta: umas têm o assento muito gasto, outras nem tanto e outras não estão como novas, mas não houve muita gente a sentar-se nelas.

Estas cadeiras têm dezenas de anos de história e serviram várias gerações... ainda servem! Algumas já levaram pequenos arranjos mas lá continuam silenciosas, disponíveis para quem nelas queira repousar o passar dos anos ou simplesmente passar fugazmente durante o tempo de uma refeição ou de dois dedos de conversa! Cadeiras, para que vos quero? Para sentar... e para me falarem do tempo que passou...

E vocês, também têm cadeiras que falam e contam histórias?

Este post é dedicado à Cidália,
a maior fã de cadeiras que eu conheço!!



38 comentários:

Sol da meia noite disse...

Acho interessantíssimo este post!

Realmente tens razão; há objectos que passam pela vida das pessoas, por vezes ao longo de várias gerações, que parecem ter histórias a contar...

Muitos beijinhos!!!

antónio paiva disse...

.......

Amigo,

então bom retiro

e boas cadeiras ou bancos

:)))

..................

Abraço

Ivy disse...

Além de não ter cadeiras que contam histórias, tenho as asas quebradas... Momentos estranhos!Um abraço.

Isabel Filipe disse...

eu adoro cadeiras ...

e tenho várias que contam histórias ...

uma delas tem mais de 200 anos ....

outras mais de 50 ....

bjs

GarçaReal disse...

Afinal cada um tem a cadeira que merece.

Aguardo teu regresso com melhor net.

bjgrande

Shelyak disse...

Fizeste-me lembrar a minha mãe...:)
Abraço !

Anónimo disse...

Mto, mto giro, este post.
Eu tenho histórias de cadeiras e cadeiras com história.
Infelizmente, como não estou em casa, não tenho a fotografia de uma cadeira austríaca do tempo dos meus bisavós, uma miniatura das de tamanho normal, q foi mandada fazer para a minha avó se sentar numa cadeira igual às das "pessoas grandes". Um mimo.

E uma, q num disputado campeonato de Canasta, com o monte enorme e travado com bests, bestões e o mais q houvesse, no preciso momento em q a parceira caíu pra mim, dando-me o jogo a ganhar, a cadeira onde se sentava se partiu, e ela se escarrapachou no chão.

Ninguém me convence q não foi para desviar as atenções do meu brilharete.
Ai q raiva!

Continuação de boas férias.

Nilson Barcelli disse...

Ai se as cadeiras falassem...
As antigas tinham muita mais personalidade.
As de agora são quase todas viradas para o design massificado e/ou ergonomia duvidosa...
Bom Domingo, abraço.

HelloCátia disse...

muito interessante este post..

pois, eu n tenho nenhuma cadeira dessas..

beijoa grande...

bom fim de semana

Calimera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Calimera disse...

E se algumas falassem!!!!!
Bjs

mymind disse...

há coisas k tem mt para nos contar =)
olha aki pra ti =P
http://my-mind--.blogspot.com/2007/08/eu-este-ainda-no-tinha-lol-lusfona.html#comments

bjinhos

BF disse...

O desenho do cestinho destas três últimas recorda-me as da casa da aldeia da minha infância.

Mas Alexandre, as cadeiras, também, podem servir para voar ... dependendo da força e da pessoa a quem queremos mandar com ela!!!

Estou muito violenta hoje.

Beijos
BF

Márcio disse...

Eu cá prefiro as cadeiras que dão para uma pessoa se deitar... aquelas que têm almofada! LOL

Desculpe... mas acabou de ser nomeado para os prémios "The Power of Schmooze Award", gostaria que aceitasse a nomeação com agrado!!! Porque este prémio é deveras merecido!!!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Linda postagem,
parabens.

Beijinhos,

Fernanda

A Flor disse...

BOA NOITE AMIGO :)

Espero que, onde quer que estejas, com ou sem net, te estejas a divertir, isso sim, é o que eu desejo para ti! :)

Ohhh como achei original este teu post... gostei mesmo!

Bem, respondendo à tua pergunta.... tive uma "senhorinha" sem braços, cor de salmão... hummm meu Deus.... se ela falasse.... se ela contasse as histórias comigo vividas!!! bem... acho que teriamos que colocar a bolinha vermelha no canto superior direito ahahahaha

Essa "senhorinha" (nome dado a umas poltronas redondas, será que sabes a que me refiro?)... foi oferecida à minha irmã mais velha a quando do seu casamento em 1971... depois em 1990 ela ofereceu-ma aquando do meu casamento... pois era algo que eu gostava muito!... e... bem... durante vários anos essa cadeirinha serviu de.... era tão gostoso!!! ih ih ih e só me desfiz dela em 2004, para grande pena minha!!! mas antes e durante uns meses virou caminha do meu cão, o Tarzan.... que parecia um rei deitado nela...

Bem, graças a este teu post... boas recordações vieram à minha mente!! Gostei mesmo do teu post!

Beijocas e fica bem

Flor com ternura

A Flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Flor disse...

Alex, eliminei o meu comentário porque era repetido. :)

Ah, gostaria ainda de acrescentar ao meu comentário anterior... as histórias vividas com a minha poltrona... eram vividas a três!! ahahaha


Fica com Deus amigo

Flor

Odele Souza disse...

Oi Alexandre,
Muito interessante este post sobre cadeiras. Também gosto delas. E algumas como as da fotos que aqui colocas,são verdadeiras obras de arte...
Um abraço.

Pekena disse...

Ahahahah eu nunca tinha ouvido falar de alguém que fosse fã de cadeiras.

Por acaso nunca tinha pensado nisso. As cadeiras também já devem ter muitas histórias por contar :P
Mas não são as da minha casa porque ainda têm poucos aninhos.
Possivelmente as dos meus avós sim!

Beijo grandeeeee***

Anónimo disse...

Eu gosto de coisas antigas, muito antigas :-)

Bj doce

A Flor disse...

Gostei tanto deste teu post... tão original!!!... que me lembrei de te dizer que tenho duas cadeiras com o tampo redondo, austriacas, com uns 40 anos cada uma. Foram compradas numa casa de antiguidades e o seu restauro foi mais caro do que se tivesse comprado 6 cadeiras!!! eheehh
Mas o pormenor, é que eu nunca me sento nelas.... porque o tampo redondo delas é de palhinha... e como eu sou pesadinha... não dá para sentar... só pesos leves!! ahaha

Fica bem amigo e um chuac grande e de sincera amizade :)

A Flor disse...

Gostei tanto deste teu post... tão original!!!... que me lembrei de te dizer que tenho duas cadeiras com o tampo redondo, austriacas, com uns 40 anos cada uma. Foram compradas numa casa de antiguidades e o seu restauro foi mais caro do que se tivesse comprado 6 cadeiras!!! eheehh
Mas o pormenor, é que eu nunca me sento nelas.... porque o tampo redondo delas é de palhinha... e como eu sou pesadinha... não dá para sentar... só pesos leves!! ahaha

Fica bem amigo e um chuac grande e de sincera amizade :)

A Flor disse...

PUXA!! voltei a repetir o comentário... olha, fica assim...

Inté


Flor

Lusófona disse...

Eu nunca havia pensado numa cadeira assim, com tanto carinho, a não ser quando estou em pé numa fila quase sem fim =)

Beijos e uma linda semana

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, eu que sou fã de velharias e quinquilharias, dos outros tempos e que tantas histórias têm para conta, adorei as cadeirinhas.
Bjssss

Thiago Forrest Gump disse...

Realmente diz muito sobre os donos!

Abraços

Paulo disse...

Há, de facto cadeiras que falam por si:
Cadeiras fieis depositárias de histórias de reis e rainhas; Cadeiras testemunhas de violência doméstica;
Cadeiras que guardam secretos segregos dos seus utilizadores.
Assim, temos que respeitar as cadeiras não as trocando constantemente (troca de cadeiras).
Abraço
Paulo

Dark disse...

Se estivermos atentos, conseguimos ouvir os seus sussurros e suspiros, vindos da madeira de que são feitas. :)

*

sonhadora disse...

Então boas férias.
Beijinhos embrulhados em abraços

veritas disse...

Como se projectassem a alma de quem os possuiu...

Bjs. Boa semana.

Naty disse...

Olá bonito post.gostei
bjs naty

Anónimo disse...

OLÁ! DE FACTO SÓ LENDO AS VEZES É K A GENTE SE APERCEBE K TUDO JÁ TEVE UM USO E KEM AS USOU NAO É? EU K O DIGA K POR CAUSA DESSAS HISTORIAS DE FAMILIA A MINHA TROUXE PO MEU QUARTO UMA MOBILIA COM UNS 100 ANOS E NAO TOU A BRINCAR É PQ É DE MADEIRA AS MESAS E A COMODA TÊM PEDRA MARMORE OS ESPELHOS DO GUARDA FATO TÊM E DA COMODA SÃO DE CRISTAL E EU AQUI TOU METIDA NUM QUARTO CENTENARIO. AGORA FICO A PENSAR NAS PESSOAS K JÁ SE OLHARAM NESTES ESPELHOS,K SE DEITARAM NESTA CAMA E O K FIZERAM NELA..NOSSA! EU GOSTO DE ANTIGUIDADES MAS É NOS MUSEUS ,NÃO NO MEU QUARTO. A MINHA MÃE ME DÁ TUDO JÁ A CONVENCI DE TODAS AS MANEIRAS POSSIVEIS A ME COMPRAR UMA MOBILIA PARA O QUARTO,UMA VEZ KUASE K A CONVENCI,MAS AKI TOU A DORMIR E A ME VER AOS ESPELHOS DE PESSOAS K JÁ MORRERAM HÁ TANTOS ANOS E K EU NEM AS CONHECI.
BJO
CARLA GRANJA

Marlene Maravilha disse...

Eu, particularmente gosto das cadeiras, e te digo caro amigo, que tenho algumas na minha casa no Brasil, porque aprecio as antigas, que são sempre interessantes. E, se ouvirmos as histórias de quem se sentou nelas, então...
Em Férias ou a trabalho, fica com Deus! Eu também sigo viagem!
Beijos

Jasmim disse...

ol� Alex
Continuo a adorar o teu blog, tens sempre ideias espectaculares.
eu mudei de blog, ams continuo com a mesma imagina�o.
jasmimdomeuquintal.blogspot.com
boas f�rias
jasmim

Gio disse...

Amigo a minha mãe teve umas cadeiras de casa de jantar que penso que eram exactamente iguais a essas... não tenho cadeiras que contam historias mas tenho uma verdadeira paixão por uma cadeira de baloiço que tenho cá em casa...

Teresa David disse...

Também gosto de cadeiras e todo o mais mobiliário que tenha a "patine" do tempo. Infelizmente as cadeiras antigas que foram havendo cá por casa, algumas delas foram destruidas não pelo tempo mas pela brutalidade dos filhos, que foi mais violenta do que ele.
Bjs
TD

Unknown disse...

opss...
nao sei o q qconteceu ao que escrevi anteriormente mas evaporou-se pela blogosfera :)

dizia eu,
que este post foi interessante e que tambem gosto muito de cadeiras... a mais especial p mim e uma mini cadeira alentejana q guardo desde pequenina :)))

beijinhos