quinta-feira, 16 de agosto de 2007

DA QUEDA DAS BOLSAS À WORLD PRESS PHOTO!

Parece que as Bolsas estão em queda por todo o Mundo, Portugal incluído, pois a Bolsa de Lisboa bateu o recorde negativo da Europa (grande pinta, somos sempre os primeiros em qualquer coisa, especialmente naquilo que é mau...)

Só «joguei» uma vez na Bolsa. E perdi! Perdi bastante! Eu conto: em 2000 Pinto Balsemão juntou as suas empresas num Grupo (Impresa) e cotou-as na Bolsa. Como funcionário do Expresso na altura tinha direito a 1000 acções, mas como a procura era 40 vezes superior à oferta, os funcionários acabaram por ficar só com 330 acções (ainda bem!) a 10,5 euros por acção.

O negócio parecia bom e numa acção (acção, perceberam?) consertada com a Impresa, o BPI emprestava dinheiro para comprar as acções: eu fiquei com uma dívida de cerca de 700 e poucos contos em moeda antiga para pagar durante 3 anos (com juros, claro!). Na semana seguinte as acções ainda subiram (teria ganho 700 euros se as tivesse vendido) mas a partir daí até agora caíram de tal maneira que hoje valem pouco mais de 2 euros. Eu devia ter previsto que estando o Expresso em alta e a SIC nos 50% de audiência em 2000 não haveriam fenómenos que fizessem subir as acções!!!

Vendi as acções há uns anos em (muito) baixa e perdi com esta brincadeira mais de 2500 euros. Eu e outros colegas. Mas de certeza que alguém ficou a lucrar... e muito!!! Se foram colocadas no mercado a 10,5 euros e agora valem 1/5 desse valor quem ficou com as mais-valias? Eu tenho um palpite... mas prefiro não dizer... Por estas e outras, apostar na Bolsa, nunca mais! Até porque não percebo nem quero perceber nada destes «investimentos» especulativos...

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Por falar em Pinto Balsemão, hoje estive na inauguração da Exposição World Press Photo 2007, onde ele foi o principal anfitrião, quem sabe se pela última vez pois os sócios suíços pretendem ficar com a totalidade das revistas do Grupo Impresa (Visão incluída). Aos 70 anos (fá-los-à no dia 1 de Setembro) Balsemão é a principal (quiçá, única!) figura de um império de comunicação social que já conheceu melhores dias.

Porque sorri Gioconda? Onde é que eu já li isto??? Em simultâneo com a WPPhoto também a Exposição das fotos premiadas do Prémio Visão deste ano. O tal a que eu concorro todos os anos mas até agora nem uma Menção Honrosa...

Uns param e observam, outros rodopiam e avançam: a Exposição (até meados de Setembro no Museu da Electricidade em Lisboa) tem centenas de fotografias fantásticas e é difícil escolher uma para demorar o olhar...

A menina da SIC entrevista o Patrão: e ri a bandeiras despregadas (as bandeiras despregadas são umas gozonas!)
Descubra onde está o erro desta foto! É isso mesmo, repórter não pode rir nem se pode emocionar... a não ser perante quem lhe paga o ordenado!!!


Jogo de rostos, esgares sorridentes, outros sisudos, outros nem uma coisa nem outra... para o ano vou concorrer de novo ao Prémio Visão de Fotografia, pode ser que a foto pequenininha da minha autoria publicada no livro que saiu hoje com a Visão possa ser um pouco ampliadita, quem sabe!!!

Conto com a vossa opinião para seleccionar as minhas fotos a concurso...

18 comentários:

Sol da meia noite disse...

Olha , acho surpreendente a mudança de expressão da menina da SIC, face à mudança de posição do Dr. Balsemão...

Quanto aos negócios da bolsa, nem entendo, nem quero entender...
Deixo para quem tem vocação para tal.


Muitos beijinhos!

sonhadora disse...

Beijinhos embrulhados em abraços.

NiNa disse...

Bem...qto à 1ª parte lamento a perda de tamanho investimento; o meu namorado tb se está a estrear no negócio da bolsa e tremo só de o ouvir falar...
Qto à 2ª parte, que reportagem fantástica lol :) Quero ver se vou ver a exposição. Obgda pela dica.
Bjinhos dos sorrisos

Beti disse...

:).....

As imagens dizem tudo:)

passe lá:)

Maria disse...

Desculpa, Alexandre, mas não pude deixar de me rir....
Jogar na Bolsa, e em 2000....
Estou solidária contigo, Amigo!

Beijinhos

Jasmim disse...

Bem, o que aconteceu à menina da sic? o patrão virou a scostas e ela amuou?
esta é já uma foto seelccionada. Coitada terá futuro como jornalista?
eu fui enfim ver a lady Chatterley. Não se pode estar em todo o lado
Bjos

SF disse...

Parece que temos em comum o filme das nossas vidas... mais um ponto a teu favor. :)

Beijinho de boa noite

Anónimo disse...

Vim só dizer-te que as minhas "convicções" nem sempre são tão convictas....mas, agarro-me a elas com mt garra, nos momentos em que as sinto, e só assim tenho conseguido ir vencendo.
Obrigada pelo carinho dispensado.
Deixo-te um beijo

sofialisboa disse...

muito me contas...irei ver sim e depois te direi o que achei. bjs e bom fim de semana sofialisboa

irneh disse...

Olha, o que mais me chamou a atenção neste teu post foi o contraste entre a foto em que a repórter ri com todas as bandeiras despregadas e a seguinte em que ela tem uma cara!!! Será que está a fazer "birrinha" porque o patrão está a olhar para outra? Será medo de ser substituída?

Beijinhos. Para o ano cá estamos para votar...

BF disse...

O Antes e o Depois da reporter da Sic está muito bem apanhada.



Beijocas
BF

*Um Momento* disse...

Agora deixo-te um sorriso e também eu me questiono porque sorri a Gioconda:)))
Beijinho de bom fim de semana:))

(*)

Diário de um Anjo disse...

Espero ir em breve à World Press Foto também. Quanto à melhor foto, escolhe aquela que mais gozo te dá, vais ver que mesmo que não ganhes ficarás a ganhar de alguma forma;-)
Beijinhos e bom fs

Márcio disse...

Apostar na Bolsa é mesmo preciso ser craque na coisa... senão muito dificilmente conseguirá algum proveito! Melhores dias virão…

É pena mais uma vez este tipo de exposições haver somente em Lisboa!

foryou disse...

Raios parta a bolsa que já me subiu a casa não sei quantas vezes :(

Não fui ver a exposição ainda.

E sabes que mais? Comigo podes sempre contar. Bhaaaa grande novidade, isso já tu sabias. Então... não tenho mais novidades, está tudo na mesma, ou não...

:) beijoooo

turbolenta disse...

World Press Foto é uma exposição a nunca perder.
Quanto ao teu azar no "jogo das acções", a mim já me aconteceu o mesmo há muitos, muitos anos. As poucas que tinha, se as vendi com lucro foi por engano.
O pior é que na altura em que sobem bastante, e que as pessoas as deveriam vender para garantir lucro em relação ao investimento, acabam por o não fazer pois pensam: "Ena! isto está a subir e bem!".
O pior é que, quanto maior é a subida, maior é a queda e, como quem tudo quer ,tudo perde, acaba por ser um desastre para o bolso do apostador da bolsa.
Comparo isso ao Invest. A princípio ainda ganhei uns bons contos de réis, mas, numa altura de férias não me apercebi que começaram a baixar e quando regressei....bem....estavam tão miseravelmente baixas em relação ao valor da compra que mais valia deixar estar... Foi o descalabre total!
NUnca mais!
Quanto ao prémio Visão, não há que desistir.
Temos de concordar que nem sempre ganharão as melhores, mas, se não concorreres,então é que não ganhas de certeza.
Por isso: há que continuar.
Boa sorte!
Este ano mandei uma série delas para o concurso de verão do C.Manhã.Logo haviam de ter publicado uma que eu considero das piores que enviei. Logo: claro está que não ganhei a máquina,pois ela não foi a melhor da semana.(e logo agora que a minha maquineta está avariada!).
Mas, para o ano lá me têm outra vez...e como à 3ª é de vez...será que me toca 1 prémio?
Querias??
boa semana

GS disse...

Adorava poder ir visitar a WWP! Deve ser um evento interessant�ssimo pela Fotografia exposta!

Acredita que se n�o pertences ao 'circuito' e obtiveste uma 'Men�o Honrosa'... j� podes considerar-te um felizardo! � o pa�s que temos, � o pa�s que 'queremos'...

Ah! Gostei dos teus 'apontamentos' fotogr�ficos com legendas ;-)

Parab�ns pela foto na Vis�o! Mas sobretudo pelo teu trabalho que deve ser de qualidade [pena n�o publicares a[s] foto[s]!

abra�o,

Portugal. The Man disse...

As últimas duas fotografias estão geniais! :D
É muito interessante e revelador ver o contraste das expressões faciais da rapariga com o patrão pela frente, e quando este lhe vira as costas.