sexta-feira, 24 de agosto de 2007

PEQUENO POST SOBRE FOLCLORE!

Hoje de manhã tinha a TV ligada na RTP1 enquanto fazia a barba e, às duas por três, ouvi um ritmo musical mexido e agradável e... fui espreitar! Sabem o que era? Um rancho folclórico algarvio!!! E foi aí que me lembrei-me de fazer um post que vinha a adiar há algum tempo: porque será que os portugueses em geral escarnecem, maldizem e maltratam as suas próprias origens, tão genuínas quando exprimidas através do folclore?

Aliás, Portugal deve ser dos poucos países do mundo onde se desdenha a sua música mais tradicional! Em Espanha vêem-se grupos de jovens cantando e dançando o flamenco nas ruas, na Irlanda cantam-se músicas celtas nos bares, na Áustria canta-se o tirolês... e em muitos outros países ouve-se e respeita-se a música tradicional, porque esse tipo de música tem uma história, tem uma identidade que une as pessoas de um determinado ou de uma determinada região.

Em Portugal, não! Sempre se mostrou o folclore como uma coisa pirosa, a evitar sempre que possível e a trocar de preferência por música anglo-saxónica... só que eu penso que há lugar para tudo! E depois também não é preciso sintonizar o rádio num posto que transmita folclore... basta ouvir de vez em quando, preservá-lo e respeitá-lo... e, acima de tudo, não dizer mal!!!

Se o fado já ultrapassou a barreira da aceitação, do gosto e do respeito, porque não fazer o mesmo em relação ao folclore? Fica a sugestão!!! Beijos e abraços a todos!!!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A canção do Sérgio Godinho «Só neste país» continua a servir que nem uma luva para este post também!
Entretanto, nas votações do futebol, o Sporting é o mais votado nos prognósticos para campeão, seguido de muito perto pelo FCPorto e pelo Benfica... mas ainda é muito cedo, e este fim-de-semana há jogo grande: FCPorto-Sporting!!!


10 comentários:

Camilo disse...

Esta música, Alexandre,
Esta música...
O que te deu?!!!

irneh disse...

Sérgio Godinho, que bom...
Folclore até gosto e sou capaz de ver. Há coisas bastante boas, outras nem tanto, claro.

Beijinhos

Sol da meia noite disse...

Penso que sendo a música uma forma de expressão, o folclore é a nossa forma de expressão mais genuína no que respeita a música e coreografia...

Porque é o reflexo de vivências... Daí a sua beleza singular!

Gostei do post em forma de apelo.
Muitos beijinhos!

GarçaReal disse...

Já encontraste o poema do beijo?

Gostava de o ler.


bjgrande

vieira calado disse...

Portugal é um país muito esquisito, é tudo qunto se pode dizer!
Um abraço.

Cristina disse...

Aqui existem muitos ranchos folclóricos talvez por estarmos longe do nosso país...

Bom fim de semana,
beijinhuss

João JR disse...

Portugal.....palavras para quê??
Beijinhos amigo!

Calimera disse...

Gostei deste post.
E realmente é uma das coisas que não entendo, porque é que as pessoas (algumas)não gostam de dizer que ouvem ou vêm? e depois viramos a esquinas e lá estão elas... se nos vêm dizem que foi um acaso.
Evidente que não ouço todos os dias um folclore :), mas gosto e tem a sua arte, não é qualquer um que consegue dançá-lo. Sou do Minho e como tal ligada a uma terra com a sua tradição de folclore. Já me vesti a rigor e quando era miúda :)(não é que não o seja agora :) ) tive oportunidade de pertencer a um rancho. Só o fazia quinzenalmente e acreditem aqula horita era fantástica. Não só pela dança, mas pelo convivio...
Obrigada por teres aceite o meu presente :)
Beijinho

Bichodeconta disse...

Pois eu gosto muito de folclore, aos 6 anos já dançava no rancho da minha terra, e passados estes anos sempre que começo a ouvir um acordeom só me apetece bater o pé .. Mas gosto orgulhosamente, com o mesmo orgulho que gosto tudo o que é alfaia agricola ou outra coisa que tenha aver com a simplicidade das coisas que na vida valem a pena.. Óbvio que não se vai ao S.Luis ou ao CCB ver folclore, como não se vai a um arraial ver Pedro Burmester ou Bernardo Sasseti ou Maria João Pires.. Mas gosto muito da música do meu"nosso"País.. UM ABRAÇO,eLL

Gio disse...

Completamente de acordo com este teu post.... mas ao le-lo tambem me lembrei que hoje me perdi por aqui e esqueci-me de ver o jogo do meu FCP.... o cum caraças e qual terá sido o resultado?????