sexta-feira, 31 de agosto de 2007

DIA DE ANIVERSÁRIO DA CARTA DE CONDUÇÃO

Faz hoje vinte e... alguns anos que tirei a carta de condução! Nestes anos, como toda a gente, tive alguns carros (nada que se compare a um primo meu que teve dezenas... mas pronto!). O meu primeiro carro foi um NSU, com motor atrás; andava bem mas aquecia muito! Depois, e como bom portuga da altura, tive um Morris Mini (muito parecido com o do Mister Bean). Troquei o Mini por uma carrinha Peugeot de caixa aberta, um verdadeiro TT para a altura!

Nos anos 90 fui para a Renault: tive alguns Renault mas nada comparável a um 4L (quatrelle), versátil e prático, que me ficou na memória! Em 1998 entrei na era Mazda e já vou no segundo!
Quanto a quilómetros percorridos, não quero exagerar mas devo andar muito próximo do milhão de quilómetros... e não sou taxista!

Multas até hoje: apenas uma, e de estacionamento (muito injusta por acaso). Acidentes: um Mercedes bateu-me numa das rodas traseiras da 4L e por minha culpa apenas um toquito na altura em que as rotundas mudaram de prioridade, a miúda à minha frente avançou, parou, avançou, hesitou, eu olhei para a esquerda numa fracção de segundo e... tunga! Mais recentemente passei no meio de dois carros acidentados na auto-estrada a 120 à hora, acho que nunca me encolhi tanto, foi uma situação em que foi melhor acelerar que travar! Passou, ufa!!!

E vocês? Muitos carros? Nenhuns acidentes? Algumas multas? Contem!!! Beijos e abraços a todos e todas! Obrigado por toda a atenção e carinho que me têm dedicado nos comentários... Sou um privilegiado por me ter cruzado com vocês!!!

47 comentários:

Sol da meia noite disse...

Parece que até te tens safado bem...
Em vinte e alguns anos de volante e de estrada...

Continua assim...
E não te distraias enquanto conduzes, muito menos deixes que te distraiam...

Beijinhos!!!

NiNa disse...

Pela descrição pareces ser um óptimo condutor :) Espero que continues com essa "sorte" ou "condução defensiva" - que é aquilo que se precisa de ter hoje em dia! Uma vez disseram-me: queres conhecer a casa de uma pessoa olha-lhe para o carro; eu n concordo, mas concordo com uma de minha autoria lol "queres conheecr o civismo de uma pessoa atenta na forma da sua condução!!" Há verdadeiros animais!
Enfim mas em 6 aninhos de carta, bateram-me uma vez (uma miuda de 19 anos q confundiu o verde do semaforo pra virar À esquerda com o vermelho de seguir em frente e PUMBA!!! tinha esquecido os oculos em casa! :( e NUNCA sequer me mandaram parar ehehhehe
bjinhos e um bom fds!

Sei que existes disse...

Eu vou no quinto carro em 18 anos... Já me bateram e já bati, inclusivé já me bateram por duas vezes quando tinha o carro estacionado (bem estacionado!) e estava descansadinha em casa... já fui multada por 2 vezes por excesso de velocidade (mas uma das vezes por ir a 81Km onde só podia ir a 80, e outra por ir a 57 quando só podia ir a 50km...)Enfim!...
Beijinho grande

Dark disse...

Ainda não tenho carta de condução. E, sinceramente, nem me apetece ter... Sou apologista dos transportes públicos! :) Principalmente dos comboios! Tenho um certo fascínio por eles.
Além disso, se eu conduzisse um carro como conduzo a bicicleta, no mínimo, partiria os travões (se é que é possível). Não confio um carro nas minhas mãos... :)

*

HelloCátia disse...

olaaaa tiooo virtual..

obrigada pelo miminho no blog.. se disse que o teu blog é superinteressante é porque o acho mesmo..
beijinho.. nao te esqueças ue tambem tens de entregar o premio a mais 10 blog's..

Andreia do Flautim disse...

Dois carros: um opel corsa e um renault laguna. Apesar de não ter comprado nenhum deles, eram do meu pai.

Nenhum acidente e nenhuma multa. Tenho a carta há 5 anos.

irneh disse...

Eu sou muito fiel aos carros franceses. Neste momento, um Peugeot 406 faz as minhas delícias.

Beijinhos

sofialisboa disse...

gosto tanto dos teus assuntos. bem eu tirei a carta há poucos anos, mas considero-me uma boa condutora (pelo menos os meus amigos homens e bons condutores dizem que sou extraordinaria hihihihi) quanto a multas muitas sobretudo de estacionamento, quanto a acidentes ainda não tive nenhum e todas as batidas que tenho no carro rpeste a ser mudado foram carros que me bateram e que fugiram...é o que dá viver no centro de lisboa bjs meus sofialisboa

Cris disse...

Em primeiro lugar, os meus parabéns: temos mais um bom condutor nas nossas estradas!

Em quinze anos de carta, meus mesmo, só tive dois carros, um Opel Corsa e agora o meu bolinhas Honda Civic. Antes andava nos do papá! Quanto a multas já lá vão duas (velocidade e estacionamento). Acidentes... já conto dois toques, um por minha culpa, outro por culpa alheia!

Bjs

GarçaReal disse...

Bom....Carros,muitos e entre eles, em tempos idos também tive um Morris Mini.Era giro.
Multas por acaso estou a zero ( a policia gosta de mim) e só me ameaça(sempre excesso de velocidade).
Gosto de acelerar.
Acidentes só um.Tenho carta há muito, mas aos 13 anos já guiava.
É a minha história.Igual a tantas outras...

bjgrande

woman feelings disse...

Beijitos musicais e um bom fim desemana!

Vem dançar um pouco ;)

Menina do Rio disse...

Se eu arranho um Mercedes, tô ferrada! Aqui tinha logo que dar um porradão que era pra não sair do meu bolso já que a franquia é alta e o sinistro não cobre porradinha. Nunca me lembro de ter batido, mas já me emprensaram contra um ônibus ( eu grávida de 8 meses). O susto foi tal que quase botei a Sam pra fora antes da hora. Mas não me dou bem com entradas de garagem não, sabe; portões estreitos...

tem um belissimo fim de semana

un dress disse...

todos somos privilegiados

por "nos" escrevermos por aqui...:)


parabéns!!





beijO

HelloCátia disse...

Ola tiooo...

so agora é que vim ler o teu blog..
alguns carros que tiveste..
mazda??? adoro mazda's, nao é por acaso que tambem tenho um...
o teu é o da foto???
O meu é o 323F, do qual gosto muitooo...

beijocaaaa..

Cristina disse...

Tenho carta há 4 anitos... o meu super-carrão é um Peugeot 106 de 94, em 2.ª mão, está nas minhas mãos quase há 2 anos... 'tadinho do meu velhote!!

Acidentes? Uiiii... daqueles de prejudicar terceiros: zero. Daqueles de me prejudicar: vários. Desde bater no muro de casa, atropelar o portão, rebentar um pneu contra um lancil... and so on!!

Multas? Também zero. Sou segurinha ao volante. O meu namorado diz que sou uma autêntica Fittipaldi... heheheh!!

Beijinhos grandes e bom fim-de-semana

MANDALAS POEMAS disse...

Hola, desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso saludo y mis felicitaciones por tu blog y en especial por su contenido. Te invito a que visites el mio donde están consignados mis poemas los cuales puedes utilizar si lo deseas, eso si mencionando el blog o mi nombre. Espero tu visita y tus valiosos comentarios.

www.mandalaspoemas.blogspot.com

Un abrazo,


Víctor González Solano

©õllyß®y disse...

Um pouco mais de vinte...sem acidentes...parabens

Doce beijo

Teresa David disse...

Então parabéns mas bato-te pois já tenho carta há 35 anos e nunca bati em ninguém. Multas de estacionamento algumas. Mas sempre porfiei em ter um radar nos olhos para estar sempre a ver tudo o que me cerca, pois cada vez é mais uma prova de perícia andar na estrada com a falta de civismo e respeito dos automobilistas.
Bjs e bom fim de semana
TD

Ana Luar disse...

Ainda bem k não te encontraste comigo... (risos) estou a brincar... confesso sem modéstia que sou boa condutora. ;)

beijos eternos Alex

MANDALAS POEMAS disse...

Colega, mil gracias por tu visita ya estaré con más frecuencia por aquí.

Un abrazo Colombiano,


Víctor

Teresa disse...

Olá "Afilhado Alex" :), com que então vinte e tal anitos a conduzir, hein ? Cuidado com os radares que agora o pessoal anda por aí na caça à multa ... beijinhos

margusta disse...

Estou de volta!
Muito obrigada pelas visitas na minha ausência!

Beijinhos e bom fim de semana!

Shelyak disse...

Hi there, Alexandrovsky ! :)
Uiiiii outra vez esta música fabulosa...!!!
E este post, que giro!!! estou tentando a fazer um também como o teu; só que não fui tão ajuizado como tu...hummmmm vou pensar !
Abraço !!!!
Notinha: pois não és o nº1 mas sim o nº2... ihihihihihihihiih :))))))

gata disse...

Olá...vim apenas para deixar um beijo, que havia muito que não passava por cá...acabei por ler tudo e pronto! e nada de acidentes e multas nem vê-las...mas durante uns meses bem merecia uma, por passar todas as manhãs debaixo dum Sr representante da autoridade sem cinto de segurança....(já para não falar da inconciência, pois é...)

Beiinhos muito muitos e bom fim-de-semana.

SF disse...

Vou tentar ser sucinta :)

Carta há 14 anos;
Vários carros, com destaque - por mérito - para uma 4L de 1979, liiinda;
1 "capotanço" valente e um carro novo para a sucata, como resultado;
1 multa por excesso de velocidade, outra por conduzir ao telemóvel, várias por estacionamento e 1 reboque.
... e havia ainda tanto a contar!
Cansado?!

Beijinhos e não faças tantas perguntas ;)

PS) Mas orgulho mesmo, é dizer que o meu Pai teve um Isetta... e pena, é reconhecer que foi um erro brutal vendê-lo.

Som Do Silêncio disse...

Meu querido Alexandre

Tenho carta a dez anitos
Já tive alguns precalços...

O primeiro lembro-me tão bem!
Tinha a carta a pouco tempo e estava chuva e um nevoeiro dos diabos, houve um idiota que decidiu parar na faixa de rodagem e zásss bateu um, depois outro e finalmente Eu... lol

O segundo tinha trocado de carro a precisamente um ano...
E fui ao Porto com o meu namorado e dentro do centro comercial Arrabida vem um Sr. a "assapar" e não me dá prioridade...
PIMBA lixou-me o carro todo...

Depois sou daquelas pessoas que devo ter pontaria para deixar o carro onde os idiotas e imbecis vão todos estacionar...

Já me bateram no Capô e fugiram sem eu saber sequer quem foi (não é lá uma sensação muito boa encontrar o carro batido e sem um papel sequer a pedir desculpas...)

A segunda tinha ido jantar com o meu namorado e cheguei ao pé do carro e tinha a porta do condutor toda amolgada...

Bem e a cerca de um ano tive a primeira batidela de ocasião...
O raio da estrada estava em quina viva e a gaja aqui não reparou e ao sair do estacionamento a roda escorregou... e risquei a parte traseira do carro.

Prontos acho que por alto a minha vidinha automobilistica está resumida... lol

Bem e já não falo mai nada que isto já está um autentico testamento!

Uma Beijoka

Um Momento disse...

Parabéns!!
Eu já ñ tenho assim tanta sorte:))))
Beijo grande de bom fim de semana

PS: tens a noção de que também eu tenho que te agradecer por a mim me teres dado a oportunidade de me cruzar contigo???
Beijo agradecido:)))

(*)

MadameMin disse...

Hoje é o dia das boas surpresas! Já é o 2º blog que entro e gosto muito! Volto, pois!
Beijos

Joana disse...

ola amigo Alexandre, também é para mim um privilégio poder ler-te e contigo tanto aprender!!
bem, durante algum tempo tive um fiat uno, a gasóleo, muito económico e que andava pouco,agora tenho um opel corsa dos novos...que por sinal anda um pouco mais do que o anterior e com o qual tive um grande acidente,(bem o carro não é o mesmo visto que teve que ir para a sucata e o seguro contra todos os riscos deu-me outro)tudo não passou de um grande susto e so houve estragos materiais.A culpa foi do gelo na estrada e admito que um pouquinho só de velocidade.
multas nunca tive!
beijocas doces para ti:)

Paulo Sempre disse...

Um fiat «grande punto» 90cv, gasoleo.
Acidentes:0
Multas: 0
Avarias: 0

Anos de carta: 4

Sustos: N

Abraço

Paulo

Vladimir disse...

parabéns por duas coisas: em primeiro lugar pelo aniversário da carta de condução e em segundo pelo veículo escolhido...

Thiago Forrest Gump disse...

O maior problema são as estradas em más condições, pelo menos por aqui.

Kalinka disse...

Olhe para o lado:
Há sempre alguém que
Quer ser abraçado e
Não tem coragem de dizer.
Enlace-o.
O pior que pode acontecer
É ganhar de volta um sorriso de carinho
Ou quem sabe, uma palavra sincera.
Você vai descobrir
Que ninguém está sozinho
E que a vida pode ser
Um eterno céu de primavera.

Um bom fim-de-semana
Na companhia de quem mais [o/a] abraça...

E, eu continuo com o ALFABETO. Estás curioso?
Beijitos, letra B
Bom domingo.

Kalinka disse...

ALEXANDRE

a minha história é esta:
Já tenho carta há 34 anos e nunca bati em ninguém.
Acidentes nenhum, felizmente.
Sou muito certinha na condução.

Multas - uma e daquelas que irrita, ia apenas a 84km/hora e devo ter sido apanhada por algum radar numa estrada interior...
Mas, a injustiça é isso: ver os outros passar por mim a 180km quando o limite é 120km...enfim!!!

Conduzindo numa cidade como Lisboa é uma prova de perícia andar na estrada, com a falta de civismo e de respeito dos automobilistas.

BOM Domingo. Deixo uma beijokinha.

Marrie disse...

Olá........ passando p/deixar-te um beijinho de final de noite!

carla granja disse...

olá! eu nao tenho carta e já acomecei a tirar e fiz condução ,mas tenho conciencia k se a tirar ou morro eu ou mato alguém então prefiro não a ter:) eu sou dakelas k carrega no acelarador e lá vou eu. para mim tudo dá tempo, dá tempo pa virar o outro carro ainda vem longe dá pa eu avançar e depois é k vejo se o tivesse feito ou fosseeu k fosse a conduzir era acidente na certa e como nao quero magoar ninguém nem a mim olha ando a pé:) se eu fosse menos impulsiva, mas sou uma doida
:) acidentes infelismente já vi muitos á minha frente pois não sei pq muitos já aki morreram ainda há coisa de 3 meses atrás entrou um pelo meu quintal adentro,não morreu ,mas estava muito em mau estado,mas sabes! k há uns bons anos atrás vi muitas pessoas aqui deitas nesta estrada e a minha mãe os socorria a todos. felizmente neste aspecto não têm acontecido muito .
bom passei para me despedir pois vou viajar e dizer k deixei um novo poema. belo carro e parabéns pela carta.
bjo
carla granja

Pedro Arunca disse...

O meu primeiro carro era de esferas e corria o mundo nele: o meu bairro. Não tinha marca. Tinha travões de pé e as árvores de tília eram pontos de paragem: involuntários. Acelerava e apitava ao mesmo tempo: eu.
A minha primeira carta de condução foi o passe da Carris. Durante cerca de 15 anos, pelas ruas de Lisboa, fiz milhares de km guiando-me pelas placas e mapas das carreiras.
O 1º carro que dirigi (num descampado alentejano) foi um Lancia Y10. Seguiram-se: Citroen AX, Seat Ibiza, Honda Civic e agora o Daihatsu Terios (o "jeep da Barbie", como diz um amigo).
Para não me estender mais (histórias não me faltam), informo que tenho a minha CDC em bom estado e conto fazer com ela alguns milhões de Km mais.
Para ti muitos paravéns e paravais de Km em segurança, Muitas localidades
Nestra estrada feliz que é a VIDA.

ANTONIO DELGADO disse...

Partindo do principio que os carros são um mal necessário, dou-lhe uma importância relativa. Apenas quero deles a liberdade que me dão em deslocar-me para onde quiser e quando quiser. Qualquer coisa além disto acho supérfluo. Nunca tive nenhum acidente mas tive alguns toques. Tenho a carta há mais de 20 anos e multas tive algumas. Sobre elas , tenho uma historia curiosa passada em Portugal. Em 2003 na IP5 fui multado porque não tinha as luzes de presença acesas durante o dia e era obrigatório circular naquela estrada com elas. Paguei no momento a infracção (20 euros), mas passado dois anos, recebo um postal para apreensão da carta por condução perigosa derivado a não levar as luzes acesas!
...Recorri apresentando argumentação que era descabida aquela infracção que me queriam impor, sobretudo devido a derivar duma num péssimo sinalização numa zona de muita visibilidade... e o tribunal deu-me razão! Com carros comecei as minhas aventuras, de condutor, com viaturas japoneses e a ultimo foi precisamente um Mazda. Posteriormente passei a carros europeus e na actualidade tenho um Citroen...et Voilá!

Abraço e continuação de bom domingo.
António

Calimera disse...

Primeiro - Eu é que me sinto privilegiada por poder contar com o teu blog e com as tuas visitas ao meu.
2º - Também tenho carta à 20 anos.
Nunca bati, mas já caí num buraco, para failitar a circulação a um fulano que seguia a trás de mim. Estava a chover e o buraco tapado com a água, pimba, caí e andei aos trambolhões dentro do carro. Saí de lá não sei como, mas saí :)
Não gosto de buzinar aos outros condutores, mas o certo é que é o que mais faço....
Tive um opel corsa, fantástico, um peugeot 205, lindo e agora tenho um VW golf que não o troco por nada. Gosto de carros nervosos :)
Bjs

Anónimo disse...

A multa aconteceu de repente, paraste o automóvel em frente a um hotel para tirares da bagageira o saco de viagem e num instante a polícia estava ali, em segundos, e zás... à portuguesa, a multa estava passada, mesmo que te tivesses explicado, mesmo que não houvesse movimento nenhum, não era estacionamento, era só uma paragem de segundos para tirar o saco de viagem.Se eles fosse tão lestos a encontrar criminosos...
Já agora, pq razão os automóveis dão 200, 220, 240 km/h, se só se pode andar a 50, 60, 120? Um pipi disse-me: o meu novo «ruca» dá 240! E Eu: mas só podes dar 120, o que fazes aos outros 120? Ele ficou cabobo!

José Alberto Mostardinha disse...

Viva Alexandre:

Eu prefiro dizer-te que tenho bónus de 50% (o máximo) no prémio do meu seguro automóvel.

O resto, quanto á minha condução, fica, por isso, á tua consideração.

Boa semana.
Um abraço,

turbolenta disse...

Carta desde 1971.

Acidentes :nunca bati em ninguém, felizmente.
mas....há sempre um mas....
Uma vez ali na Praça Espanha, estava parada no meio da Praça, com o semáforo vermelho e ouço : XXXXIIIIII....era um que vinha lá atrás em direcção ao meu carro.Não conseguiu travar e zás....meteu-me a bagageira dentro. Mas o meu carro da altura era um Toyota, ainda com a chapa à antiga e das fortes. O outro, um Renault 21 ficou com a frente toda partida,para choques em fanicos .
O fulano , assim que saiu disse: Desculpe. Adormeci.Entre ali (e apontava lá para trás) e ...olhe..., abri logo os olhos mas não consegui parar. Eu sou culpado... sabe...uma pessoa trabalha nas obras,muitas horas... come pouco... dorme pouco...
Resolveu-se o assunto logo ali. Um fulano impecável!
Nunca tive nenhuma multa para pagar.
Mas......
Uma vez saí à pressa para ir buscar o miúdo ao colégio a Lisboa e queria apanhar a minha filha no Liceu , passada cerca de 1 hora,aqui onde moro.Como era hora de muito movimento, optei por fugir ao trânsito da rua principal e ir por uma rua, entre descampados,(mas que ficava quase a pegar a uma outra escola).
Não havia ninguém, nem casas nem pessoas e eu....levava pressa...
Mais abaixo, ao virar da curva,vi do outro lado da rua, 1 carro da PSP e cá fora 3 ou 4 polícias. Um deles tinha qualquer coisa na mão e eu apercebi-me que ele falou para aquilo...
Pensei: Já me apanharam!
À frente, já no bairro estava a placa de 40 km... Aí eu ia mesmo a 40....lá atrás é que não.
Fui devagarinho, sempre à espera de ma mandarem parar mais à frente.
Nada!
Mas não fiquei descansada...
Depois de passar pelo liceu, fui à polícia, a perguntar se lá estava de serviço um agente meu conhecido.
Depois de algumas incertezas e de uns dias sem saber o resultado, eis que o polícia vem ter comigo e me diz: safei-lhe a multa! E olhe que tinha uma bela fotografia! Bem nítida e tudo!.... então a srª passa a 82 Km/Hora onde só pode andar a 40Km?
Foi a única vez....tento ter sempre muito cuidado!
boa semana

wiLey_Lewis disse...

Eu vou tirar agora a kinha carta de condução =)
Tens muito bom gosto, o teu carro é muito bonito!

Sahmany disse...

Olá, estava eu passeando lá na casa da Marrie e acabei curiosa por conhecer a tua. Achei fantástico este teu post, e já que vc perguntou...
Carro? É o segundo que tenho.
Se já bati? umas tres ou quatro vezes. Aliás, sou especialista em bater em coisas paradas (impressionante!).
Multas? Tive duas, por estacionamento indevido, esqueci de colocar o tal papelzinho, aquele que "eles" obrigam a gente a pagar pelo estacionamento nas ruas e por causa disso, perdi uns pontinhos na carteira. Pode?
Abraço pra vc. Tenha uma ótima semana. Fique com Deus.

Nuvem disse...

Parabens!

Cristina disse...

Eu não me lembro em que dia tirei a carta de condução, mas foi em Julho do ano 1983...

Já tive um Renault LeCar, depois tive um Mitsbushi, a seguir um Honda Civic, depois um Mercedes, a seguir um VW Bora, e agora tenho um Nissan Altima

:)

beijinhus

Cristina disse...

P.s.
Acidentes também já tive...Uns 4 ou 5, não me lembro bem...

Multas? haha! Isso é uma bela história para contar no meu blog lol lol

:)

beijinhu