terça-feira, 7 de agosto de 2007

E SE A PEQUENA MADDIE NÃO FOSSE BRANCA?


Sempre achei muito estranho o desaparecimento da pequena Madeleine – disse-o logo na altura – e manifestei que o caso poderia ter um desfecho ou uma reviravolta completamente diferente das primeiras pistas divulgadas. Três meses depois do seu desaparecimento surgem contornos que põem muita coisa em dúvida: quem teve ou tem crianças sabe que acidentes acontecem – ou podem acontecer! - e que muitas vezes o que parece... não é! Há questões que sempre tive vontade de colocar mas por uma razão ou outra, inibi-me de o fazer... Aí vão algumas delas:


  • E se a pequena Maddie não fosse branca?

  • E se os pais de Maddie não fossem médicos e não pertencessem à classe média/alta britânica?

  • E se a mãe de Maddie não fosse bonita?

  • E se a mãe de Maddie não fosse alta, magra, loura, de olhos claros e lábios finos?

  • E se o pai de Maddie não fosse um charmoso e bem-falante?

  • Teriam sido recebidos pelo Papa?

  • Teriam dezenas de televisões e outros órgãos de comunicação a cobrir o caso?

  • Teriam sido requisitados para tantas entrevistas?

  • Teriam sido recebidos por Presidentes e Primeiros Ministros de grandes países?


Se calhar estou a entrar por um caminho que não devia, mas há milhares de crianças que desaparecem todos os anos e nunca me lembro de um caso tão mediático como o da pequena Maddie! É claro que no lugar dos pais possivelmente eu faria o mesmo e aproveitaria tudo o que estivesse ao meu alcance para encontrar um filho desaparecido, isso nem se põe em questão! Mas resta saber se não teria sido esse tão grande mediatismo o principal carrasco de Madeleine McCann. Esperemos que não, e que tudo isto não passe de um sonho mau...


46 comentários:

irneh disse...

É um caso com muitos "ses". E é, de facto, o exemplo de que "somos todos filhos de Deus", só que uns são mais filhos do que outros. Todas as tuas questões têm sentido. O exemplo temo-lo no caso Rui Pedro. Basta-nos esse. Mas há muitos outros. Espero que haja solução para o caso e que dele fiquem, para nós, algumas lições, sobretudo acerca da famosa "igualdade de oportunidades" para todos.

Beijinhos

Marlene Maravilha disse...

Como está este caso afinal.
Gostaria de saber de boas notícias!
Que lástima tudo isso!E que grande perda!
abraços

Olga disse...

Focaste vários pontos que tambem eu já questionei. Quantas crianças desaparecem por dia em países do terceiro mundo para tráfico sexual ou de órgãos? Mas essas não interessam, pois...não são bonitinhas, não têm olhos azuis, e estão frequentemente com moscas na boca!!!



********************************

P.s.Por acaso não conheces quem tenha cães fox terrier à venda?

Sol da meia noite disse...

Penso que o teu texto diz tudo.

Também eu, sempre achei este caso muito estranho. Parece que nada bate certo. Ou então existe algo que nos tem escapado e que talvez fosse a chave para a resolução do caso.

Beijinhos!!!

gata disse...

Dizes quase tudo!

A mim parece-me que já deixou de ser sonho mau, tornou-se pesadelo e, como todos, gostava de o ver chegar ao fim...

e se...


Um beijo inquieto.

BF disse...

Alexandre é melhor mesmo nem falar. Tantas questões, tantas dúvidas que até nem é bom pensar, não vá ser verdadeira a que menos desejamos ouvir...
Custa pensar que estamos num mundo tão mau...tão frio... tão pequeno de valores!
Não quero nem pensar, sou mãe e tenho medo...muito medo.

Beijos
BF

Ana Luar disse...

Espero muito sinceramente Alex... que a mulher bonita não tenha perdido a cabeça... que o pai charmoso não esteja a encobrir a mulher bonita,loira e de lábios finos que tv num acesso de loucura e acredito que por acidente tenha cometido alguma especie de maldade com a menina branca e de olhos doces. Espero tb que ainda não seja desta vez, que os ingleses aprendam que no mais fino pano cai a nodoa. Muito sinceramente Alex... e pk sou mãe e amo de coração e alma as minhas filhas... digo: espero que eu esteja errada.
Mas dói-me saber que pode ser verdade...

Ana Luar disse...

Agora comentando o post... digo que aqui a cor tem pouco valor... o que conta é o mediatismo que o caso tem... pk se o caso fosse tratado à porta fechada as coisas morreriam por si... Sinceramente não te soa a estranha toda esta história?
Acho muito sinceramente que corre tudo demasiado perfeito para alguns menos para a pequena Maddie.
Continuo a achar que este caso só resulta pk não passa de uma peça de teatro... pensada e repensada antes que o pano subisse naquele factidico dia para a menina inocente de olhos azuis.

Peço a todos os deuses do mundo para que eu esteja enganada... Mas sinceramente... achas que estou?

Unknown disse...

Olha! Nem sei! Tudo isto é terrivel demais e injusto demais! E julgar é perigoso!

;)

HelloCátia disse...

Ola alexandre...

antes demais muito obrigada pelo teu miminho no meu cantinho..
é sempre um prazer receber esses miminhos... fico muito sensibilizada..
obrigada do fundo do coraçao...

em relaçao aocaso Maddie, tenho uma profunda pena em relaçao a ela.. muita pena mesmo...
mas tambem tive umas certas desconfianças em relaçao á atençao que davam... nao achei que tivesse mal.. achei sim, que deviam dar essa atençao a mais crianças que ja desapareceram..
como foi o caso do Rui Pedro... tantas pistas que já tiveram e Nada.. eu nem sabia de metade, no outro dia é que tive a pesquisar na net e vi todas essas pistas, nenhum meio de comunicaçao se destinou a mostra-las..
e interrogo-me de uma coisa...
Será que se a O Rui Pedro se chama-se Peter, ou John o procuravam??
Talvez...

Beijo grandee...

Andreia disse...

Não sei, mas se sabem pôr essas coisas como vantagens, é inteligente da parte deles. Se eu estivesso no mesmo lugar ia fazer tudo que pudesse também!

veritas disse...

Olá Alexandre!

Acho muito pertinentes as questões que colocas. Instigas a reflexão mais para além do que os media permitem...Algumas dessas questões, também eu já as coloquei e até temo as respostas...

Bjs. Boa semana.

mar disse...

Madeleine Mccan ... é estranho demais para se acreditar nos factos. Um estranho caso que me tira do sério mas...

Agradeço o facto de me estares a chamar a atenção para essas verdades tão duras mas nuas...

Beijo em ti*

Kalinka disse...

ALEXANDRE
Que � feito da verdade, dos sentimentos?...estou FARTA de tanta corrup�o...eu nem quero falar nesse caso que j� me causa nojo, h� muito tempo.

A minha alma est� vazia,
o meu cora�o muito triste,
deixo-te uma poesia
da querida Sophia.

A hora da partida soa quando
Escurece o jardim e o vento passa,
Estala o ch�o e as portas batem, quando
A noite cada n� em si desla�a.
A hora da partida soa quando
as �rvores parecem inspiradas
Como se tudo nelas germinasse.
Soa quando no fundo dos espelhos
Me � estranha e long�nqua a minha face
E de mim se desprende a minha vida.

Beijitos.

belakbrilha disse...

Concordo com tudo o que foi dito aqui...subscrevo...e mais...
Espero que outras coisas não apareçam para nos deixar ainda com mais dúvidas...ou ainda pior...estupefactos com o desenrolar dos acontecimentos!!

A mente humana por vezes mostra-nos cada monstruosidade, que animal nenhum seria capaz de o fazer, só mesmo o HOMEM!!! :(

beijos

Pekena disse...

Alex, concordo plenamente contigo! Ainda ontem eu e o meu pai estavamos a falar precisamente sobre este assunto.

Até em Portugal que existem tantas crianças desaparecidas, nunca se ouvia falar tanto em buscas por alguém como pela Maddie. Foi por serem estrangeiros?? Para dar segurança ao turismo??? Port udo isso que aí dizes???

É óbvio que quero que se façam buscas até ao momento da verdade, mas então e as outras crianças que desapareceram??

?????????????

Não sei...

Beijocas grandes e boas voltas por lá algures :)

melga meiguinha disse...

Alex,

Também já me fiz grande parte das suas perguntas.
E mesmo a nossa comunicação social, se tivessem outras notícias mais actuais acha que ainda estariam a dar todo este relevo a este caso?
O mundo é tão injusto.

Beijocas.

Anónimo disse...

Também vi a entrevista que fotografaste.
Esta maneira de ver as coisas é diferente das que estamos habituados a ouvir. Será verdadeira?

Um bom tema de discussão. Mas o mais importante é que ela esteja bem.
Um abraço ;)

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Independentemente do que acontecer este caso teve o mérito de trazer para discussão na opinião pública o problema da segurança infantil e do flagelo da pedofilia.

A responsabilidade dos pais com comportamentos de risco em relação aos seus finhos também é um factor que está em discussão.

Assim a sociedade aprenda com estas tristes ocorrências.

Um abraço,

*Um Momento* disse...

e EU JÁ ME QUESTIONEI BEM MAIS
Mas é assim
Hoje em dia quem pode , manda... infelizmente
Esperemos ( sem já muita esperança) que a Maddie apareça viva e de saúde...
Beijo e parabéns por este Post

(*)

isabel disse...

um sonho mau? um verdadeiro pesadelo!

acho que se tivesse as mesmas armas, ia à guerra com elas...

obrigada pela visita :)

Pedro Arunca disse...

Todas as questões são legítimas. Na verdade o mediatismo tem razões que a nação desconhece. Uns protagonizam outros agonizam. O que importa é o sensacionalismo. Pondo de lado o lado dramático desta "história", que está por contar, lamento que sejamos nós a dar alento a estas "novelas" mediáticas. Como mudamos isto?

peciscas disse...

Lanças questões pertinentes, as quais subscrevo.
Acrescentaria mais uma: e se o caso não se passasse no Algarve, onde há muitos interesses económicos e políticos envolvidos?

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu anjo, meu amigo,

Me desculpa, apesar de me encontrar um pouco melhor, ainda não estou com muitas forças, mas não podia deixar de aqui passar para te desejar um lindo e doce fim de semana e uma semana cheia de amor e muita paz teu coração.
Xi – corações mil.

Maria disse...

E se todo este caso tiver uma volta e um desfecho completamente ao contrário do indicado inicialmente?
E se, e se....?

Beijinhos...

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Alexandre

Um artigo muito pertinente, incomodativo e o mais grave. Se...

Se....

E se nunca se souber a verdade?

Talvez Se...

beijo para ti

irneh disse...

Cada dia que passa mais aumenta essa angústia colectiva que se gerou à volta desta questão. Será que lhe veremos o fim ou será outro caso Joana, tão mal esclarecido?

Beijinhos

sofialisboa disse...

todos estes argumentos são válidos...mas eu deixo-te uma questão? e os "mundos" onde este casal vive e o mundo dos outros pais são diferentes não concordas. Estes pais serviram-se de um "mundo de media" que existe na UK e em toda a europa. sofialisboa

A Flor disse...

Por um filho fazemos tudo! Também eu usaria de todas as minhas influências para o encontrar! Acho que a atitude dos pais da pequenina, é uma atitude normal...


A questão é..... porque não deram, ou dão, especial atenção a casos de crianças portuguesas desaparecidas, a nossa polícia, os media portugueses, o nosso governo.. enfim! ... porque não tratou a policia portuguesa de igual modo o caso do Rui Pedro? E tantas outras crianças portuguesas desaparecidas? Se calhar o errado é continuarmos a preocupar-nos mais com os de "fora" do que com os nossos...

Quero ter esperança que aquele anjinho ainda vai aparecer com vida... gostava tanto!! mas... mas.... cada vez são menos as hipóteses1.... caso Joana?

Mas que é esquisito, lá isso é!!!

Amigo, estivemos quase a dar aquele abraço com a nossa amiga Elsa... mas fica para a próxima! :) Ela é uma querida e fala... pior que uma gralha! ehehehe

Beijocas da amiga Flor


Um dia luminoso e com uma aragem fresquinha, pois o calor hoje vai apertar...

Fica bem

Flor

Dark disse...

Nenhuma mãe e pai de crianças portuguesas desaparecidas tiveram tantas oportunidades como estes pais britânicos aqui em Portugal...

Acho que, ao lado dos cartazes "Find Madeleine", haviam de existir outros, com "Find Rui Pedro", entre (muitos) outros.

*

Tiago Mendes disse...

Em vez de cartazes em busca de crianças vemos cartazes em busca de cães. Bom ou mau sinal?

Alex, ja meti nova reportagem no meu blog ;)

NiNa disse...

Olá!
Resolvi retribuir a visita e gostei :)))
Tb ja me tinha feito grande parte das pgtas que aqui enumeraste! Como mãe tb faria tudo ao meu alcance para ter de volta o meu filho....mas realmente este caso primou pela exposição mediática seja porque motivo for!
bjinhos

Cristina disse...

A minha primeira pergunta mal começou todo o caso em volta da pequenita foi "E se ela tivesse alguma deficiência, será que haveria tanto falatório?". Enfim... dúvidas que nos assaltam.

Meu caro amigo, no meu cantinho, tenho um presentinho reservado para ti. No meio de tantos prémios, és, sem dúvida, a pessoa que mais merece este.

Beijinho grande

mymind disse...

axo k as tuas perguntas tem como resposta a realidade. maddie é uma excepçao pk n teriams tempo suficiente nos telejornais pra dar tanto atençao as outrs crianças desaparecidas! e apesar d axar important esta divulgaçao, smp axei tb k seria arriscado e k se fosse msm o caso d rapto poderia inclusive prejudicar a investigaçao...
bjts

Sei que existes disse...

E se os pais tivessem sido mais cuidadosos e não tivessem deixado 3 pequenas crianças (ou bébés)num apartamento sozinhos, enquanto estavam na boa a jantar fora?
Beijocas

Teresa David disse...

Com os novos desenvolvimento cada vez me parece mais parecido este caso com o "CASO JOANA". A única diferença é que no outro caso era gente pobre e portuguesa. Esperemos o desfecho e logo se verá se tenho razão ou não.
Mas que a classe social faz a diferença ah isso até com os olhos se vê!
Bjs
TD

Anónimo disse...

Olá,
a pinta com q você passa da Maddie para os bolsos, é brilhante.Hihihi

Mas sabe q eu pp já me tenho interrogado milhares de vezes como é q os homens transportam as traquitanas? é q nós temos dto a tudo: malas, pochettes, clutchs, bolsinhas, mochilas, tudo...mas vocês...uma mariconera tá fora de questão...então? que fazer? De Inverno inda se safam com os bolsos dos casacos, mas no verão? e com uma camisa sem bolsos???
Tem toda a razão. Abaixo as camisas sem bolsos!
Por uma associação de ideia q não sei explicar, lembrei-me da Adriana Calcanhoto:

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você


Amor sem beijinho,
Bochecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, namoro sem amasso
Sou eu assim sem você

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada, queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você.

Pois,
camisa sem bolso,
é ela, assim, sem ele.

Inté

Blue Velvet

Anónimo disse...

As minhas desculpas.
Como é fácil de perceber, este comentário era para as camisas sem bolso.

O comentário à Maddie, segue dentro de momentos.
Sry.
Blue Velvet

Anónimo disse...

Olá Alex,
vim aqui por sugestão de um amigo mto querido. Mas vim de pé atrás. É q ele e eu estamos nos antípodas em relação a uma certa coisa, blogs incluídos.
Confesso q lê-lo foi uma boa surpresa, e confesso tb q sou uma novata nesta coisa dos blogs.
Só tenho um desde o princípio deste ano!

Mas enfim, isso são outras histórias...
Embora tenha lido outros posts seus, acho q não vale a pena estar a comentá-los, já q isto dos blogs, é como os computadores: depois de se comprar um, no dia seguinte aparece um melhor. Portanto, vamos ao da Maddie.
No mínimo, acho q teve tomates em escrever o q escreveu, e olhe q eu até nem sou de usar termos hard ou mesmo soft.
Qto ao facto de a criança ser linda, loira, inglesa e ter olhos azuis, até concordo q pode ajudar o Mundo a ter uma maior simpatia por ela ( até inconsciente...).
Já qto aos atributos q os pais têm ou a sua profissão, não me parece q tenha qq efeito.
Desde há 30 anos e até há alguns anos atrás, os meus pais tinham uma casa num aldeamento colado: Luz Bay Club.
Como os nomes de ambos indicam (Ocean Club)95% dos proprietários eram ingleses, e, se calhar ainda são.
Esse é q é o busílis da questão: estamos a falar do Algarve, nossa principal fonte de riqueza a nível turístico, ( nossa? q digo eu? de alguns...), e de uma criança inglesa, num feudo de ingleses. Ali, você até tem vergonha de falar português.
Daí o mediatismo da questão, mas culpa não é deles: é nossa, que somos uns merdas (lá estou eu outra vez!).
Agora, qto às suas interrogações àcerca de acidentes e outras coisas mais q se podem ler nas entrelinhas do seu Post, acho q é preciso ter mto cuidado com o q se escreve, mais, com aquilo q se pensa. Sabe, sou advogada, e mãe. Milhares de vezes tenho pensado neste caso horrível. E milhares de vezes tenho afastado pensamentos q às vezes me vêm à cabeça.
Mais do q tudo, sempre temi, mais ainda com a minha profissão, o poder da turba ou do povo em fúria, como diria o nosso Fernão Lopes. Mais do q tudo temos q preservar os inocentes na sua dor. Mesmo q de vez em qdo nos venham certos pensamentos.
Diz-se, q mais vale um culpado à solta, q um inocente na prisão.
Agora imagine que se deu o crime perfeito. Que os há. Já pensou se além da dor imensa de terem perdido uma filha, os pais são presos, tão somente pq é preciso achar um culpado, pq não se encontram respostas, pq está em causa, quase mundialmente, a eficácia da polícia portuguesa, pq, pq, pq, simplesmente é preciso encerrar o caso?
Neste caso, como em outros semelhantes, acho q cada um de nós se deve reduzir à sua insignificância, ficar caladinho, quietinho no seu canto, e rezar ou desejar, ou acreditar, q tudo vai acabar mais ou menos bem, e a pequena Maddie vai aparecer, Viva.
Viva, pq bem, não poderá estar. Mas, do resto poderão tratar os pais, os psicólogos, os psiquiatras, quem quer q seja.
O resto, não importa.
É branca, é loira, é linda? Óptimo.
O Mundo inteiro fala do caso? Óptimo. Qtos mais, melhor.
Você não fazia o mesmo?
Eu fazia.

PS: Não lhe estou a dar na cabeça.
Acho até q teve mta coragem em chamar os bois pelos nomes, mas não quero lembrar-me ( pq saber, sei)q o bicho homem é capaz de coisas medonhas.

Até à próxima
Blue Velvet

Darkinha disse...

concordo consigo... se eles nao fossem brancos e muito menos "ricos", ninguem se lembrava da criança passava um dia e nunca mais haveria referencia...
sinceramnt espero k descubram a verdade.. é pena que nao dao tanta atençao as outras crianças k desapareceram...

bjs e dsclp a invasao

Hespéra disse...

Acho que tocaste nos pontos certos... Há muita coisa estranha neste caso. Infelizmente a sensação que mais tenho presente é que só um milagre trará um final feliz a esta triste história....

Calimera disse...

Tudo o que dizes concordo.Não paro de pensar neste assunto e vou fazendo as minhas conclusões, mesmo sabendo que no dia seguinte essas conclusões não fazem o mínimo de sentido.
No início fiquei irritada pois o caso do Rui Pedro foi um dos casos que mais mexeu comigo e não se viu nada, rigorosamente nada como nese caso. E a Mãe não desistiu e continua alutar. Mas será que não é melhor assim? Tanto quanto sei ele foi mesmo raptado e a Madeleine pelos vistos não....
O caso da Joana deixou de ter mediatismo porque a Mãe confessou o crime...
Penso que estará para breve o desfecho desta terrível situação.
Probre da menina.
E nós portuguesinhos deixem de bater palmas, aguardem pelos resultados e depois veremos a quem aplaudir.....
Era bom que a Madie estivesse viva independentemente dos Pais serem ou não serem culpados ou cúmplices.
Vou continuar a agurdar com serenidade.
Bem Haja

Odele Souza disse...

Claro que é terrível o que aconteceu à pequena Madeleine, mas que é injusto não dar a mesma divulgação aos outros casos de desaparecimento de crianças, isto é.

Anónimo disse...

E se a mesma menina, com os mesmos pais médicos tivesse desaparecido de um qualquer lugar de Inglaterra? Teria o mesmo mediatismo?
Não.
Porque se passou em Portugal. Porque Portugal é um país de férias para os ingleses. Porque o Algarve é um ponto turístico.
Porque é necessário atribuir culpas para a falta de desenvolvimento deste caso - e nada melhor que seja atribuída à polícia portuguesa, não?

Li o que a Ana escreveu nestes comentários e depois não li mais. Mas aquilo que ela escreveu também já me passou pelo pensamento.
seria horrível demais se assim fosse. Mas o ser humano é capaz de tanto mal. Lembram-se do que aconteceu com aquela pequena em Portugal, não há muito tempo? (não recordo o nome dela)

Espero que não seja nada disso. espero.

Bj doce

Gio disse...

Meu amigo sei que não és um leitor assiduo do meu blog mas já la deixei um post muito, mas muito parecido mesmo com este...

Unknown disse...

isto sim... e polemica!
depois de ler o post e quase todos os comentarios, somos mais ou menos unanimes naquilo que pensamos em relacao a este caso... e aos outros.

alexandre, um beijinho