sexta-feira, 16 de março de 2007

Agora que a Floribella acabou que tal uma pausa para reflexão sobre a utilidade das telenovelas?

A Floribella no último episódio: a morte e a ressurreição de Frederico confundiu muitos telespectadores, especialmente as crianças, as clientes mais assíduas desta telenovela (até agora só se conhecia um único caso idêntico na História). Uma questão para psicólogos, pais e educadores reflectirem...

São as «Páginas da Vida» que nos trazem «Paixões Proibidas» e «Jura» que numa diremos «Vingança» se alguma «Doce Fugitiva» nos abandonar... Talvez «Tu e Eu» nos empanturremos em «Morangos com Açucar» no «Tempo e Viver» que nos resta! Se possível na «Ilha dos Amores»! - sim, consultei a TV+ para saber que telenovelas andam por aí!

Hoje vou falar de telenovelas e aproveitar o fim da «Floribella» para levantar a questão sobre a utilidade de tantas telenovelas a dominarem quase todos os horários das nossas televisões generalistas.

(A música que estão a ouvir é «Jura» na voz de Lara Li, gravada em 1981 - só 20 anos depois, Rui Veloso gravaria a canção que compôs e que serviria de tema a uma telenovela da SIC que terminou recentemente)

No princípio dos anos 90 a minha irmã mais nova contabilizava todas as telenovelas exibidas até então na TV portuguesa, e o seu número rondava as 30 e poucas. Daí para cá devem ter estreado mais umas dezenas de telenovelas, tanto mais que SIC e TVI vieram trazer over-doses delas.

Não sou fundamentalista em relação às telenovelas: não sou daqueles que dizem que nunca vêem mas que depois sabem a história toda. Mas, na verdade, há muitos anos que não sigo nenhuma telenovela com um mínimo de regularidade.

Vi um ou outro dos 1.ºs episódios da Floribella - quando digo que vi quero dizer que apanhei alguns minutos de alguns episódios, quando me sentava a jantar, ou a fazer zapping ou quando assistia ao programa que outras pessoas presentes estavam a ver -, vi também uns pedaços de «Jura» e pouco mais. Ouvi dizer que «Tempo de Viver» foi uma boa telenovela em termos dramáticos e de suspense mas não posso confirmar pois não vi nenhum episódio com o mínimo de atenção, até porque tenho a TVI dessintonizada na televisão da sala, por opção.

A última telenovela que vi com regularidade data de 1993 ou 94 e passava aos domingos à tarde na RTP2: era sobre os imigrantes italianos no Brasil nos anos 30 mas não me lembro do nome. A última que vi mesmo com lugar marcado no sofá foi o «Pantanal», em 1991, se não me engano, e penso que só dava às 6.ªs e sábados pela noite dentro, também na RTP2.

Das telenovelas da hora do jantar fiquei-me pelo «Roque Santeiro» e um pouco da «Tieta do Agreste», porque tinham piada. Assim como a 1.ª de todas, a «Gabriela», um hino ao humor! Faz agora 30 anos!

E vocês, qual a vossa opinião sobre as telenovelas do antigamente e as de agora?


31 comentários:

Andreia disse...

Eu também sou como tu, não sou de seguir novelas. De vez em quando vejo um episódio ou outro do que estiver a dar na TVI, porque não gosto nada de novelas brasileiras...

Essa da floribella não percebi. O rapaz morreu?? OOHH Tadinhas das crianças que viam isso! E ressuscitou?? Hummm... estranho...

Filipa disse...

Bem, desde que fui para a faculdade, ver telenovelas é para esquecer.
Mas de qualquer maneira desde há algum tempo que já não me fascina nada ver telenovelas... Mudei-me para as séries e afins.
Mas lembro-me da primeira vez que chorei a olhar para um televisor... Com uma telenovela provavelmente mexicana, dobrada em brasileiro. A minha mãe toda preocupada e eu a chorar porque o filho tinha encontrado o pai... Que risos ainda solto quando penso nisso.

Beijinho. Bom fim-de-semana

P.S. A Floribella vai voltar muahahah

Anónimo disse...

Eu sou da opiniao que as anteriores eram melhores que as de agora, embora agora se aposte mais na ficçao nacional e as estrangeiras tenham perdido bastante protagonismo.

Eu seguia a novela 'pedra sobre pedra', foi a que mais gostei de todas...até a banda sonora era excelente...'para ser feliz no lugar, para sorrir e cantar, tanta coisa a gente inventa..até que chega o dia em que arrebenta..é que as pedras vao rolar' ehehehehehhe adora essa musica

As brasileiras confesso que seguia, agora ja nao tanto..quase nada...a ultima brasileira que gostei foi o kubanacan, novela comica que era so porrada lolol, que deu na sic ha cerca de 2/3 anos...

Antes tinham mais qualidade, nao eram copias como agora (floribella, morangos, quase todas as series e novelas da tvi)...

isso da floribella entao é o cumulo de todas elas...enfim...

um abraço!

Anónimo disse...

esqueci me da parte do:

'bom fim de semana' ehehe

Páginas Soltas disse...

Não posso pronunciar-me sobre as telenovelas que estão a dar actualmente na TV...pois recuso-me a ver!
Acerca da Floribela... só em zapings...entre um programa e outro... e ainda bem que já não tenho crianças em casa!

Mas recordo ....a primeira telenovela que apareceu em Portugal..a célebre...Gabriela, Cravo e Canela..e mesmo assim, não a via a maior parte dos dias..pois a essa hora a minha filha mais velha( na altura com 1 ano) lembrava-se de fazer birra! :))

Bom fim de semana

Beijo da
Maria

InConfidências disse...

Alexandre!

Não acompanho nenhuma novela, mas vejo pedaços, mesmo porque, eu não assisto muito à televisão.
Mas eu gostava das novelas de antigamente sim. Eram mais puras tinham romances mais contos.
Eu adoro conto de fadas, em especial se houver menos fadas e mais contos.
Há tempos a televisão perdeu a inocência!

Acho o máximo homens que gostam de telenovelas eles ficam mais leves, românticos sensíveis!

Gostei da música do teu blog é linda obrigada!

Abraços, e bom fim de semana também!!!!

Luís Galego disse...

tinha 13 anos quando deu a Gabriela e apaixonei-me pela personagem Malvina, depois veio o Casarão e apaixonei-me pela Renata Sorah que fazia de carolina depois veio ainda outras e apaixonei-me pela Lidia Brondi e outras, num tempo em que o país parava para assistir. Agora, aliás dedes há muito tempo que não vejo, se calhar porque já não me consigo apaixonar pelas heroinas....viva o Câmara Clara, na RTP2 e as Palavras Soltas, na Sic Noticias, de resto tudo muito fast food.
Um abraço

Anónimo disse...

ALEX,

Vi enquanto era novidade e além das 3 que você refere e que foram também as minhas preferidas, ainda destaco "O Bem Amado".

Hoje nem pensar. Parece que as brasileiras continuam a ser bem feitas e que nas portuguesas faltam bos argumentos.

De qualquer forma não se admite que as estações generalistas encham o prime-time com novelas.

Beijocas da MELGA.

david santos disse...

Até sempre.

Marta Vinhais disse...

Lembro-me muito bem da Gabriela, Tieta do Agreste e do Roque Santeiro e gostei.
Deixei de as ver, porque as séries da RTP 2 são bastante mais interessantes. E, continuo a preferir um bom livro em vez de estar preocupada com o que vai acontecer a esta ou aquela personagem.
Como sempre, o texto está óptimo.
Beijos e abraços
Marta

Menina do Rio disse...

Alex
Fico devendo essa pois mesmo morando num país onde se fabrica novelas na mesmo velocidade que uma padaria faz pão, lembro-me de ter visto apenas 3 e não seguidamente. Uma foi o Roque Santeiro, nem sei pq; outra foi Explode Coração pq tinha uma filha minha figurando no elenco e uma outra foi O Cravo e a Rosa tb pq outra filha minha figurava. Fora isso se me perguntares o que rola nas Tvs abertas eu não saberia dizer-te, embora tenha presenciado alguns fanatismos de filhas de amigas em relação a tal Floribela.

beijinhos

Menina do Rio disse...

Li o comment da Andreia do Flautim acima e, olha Andreia, respeito tua opinião, mas convenhamos que se tem um país que sabe fazer novelas é o Brasil, principalmente no que diz respeito à interpretação dos atores. Bem mais natural e sem falcetes...sem contar o figurino e a maquillagen...

beijinhos

O Sibarita disse...

Olá! Olha sobre novela e principalmente aqui no Brasil tem algumas que prendem os espctadores com seus enredos bons, dessas que você falou na postagem não conheço nenhuma... Mas, é importante se falar disso sim!

Obrigado pelas palavras no nosso blogue volte sempre...

abraços,
O Sibarita

Espaços abertos.. disse...

Sou como tu,não sou seguidora de telenovelas,nem sequer tenho conhecimento das que estão a passar neste momento.

Prefiro um bom livro,navegar na net ou passear...

Bom fim de semana

Beijinhos Zita

Teresa David disse...

As antigas que mencionas vi-as todas, e a partir daí nunca mais vi nenhuma novela, tanto portuguesa ou brasileira. Sou mais Dr. House, CSI, Casos Arquivados ou sem rasto que dão á hora das novelas e são óptimas séries.
Já tenho nova história.
Um bom fim de semana e bjs
TD

Teresa David disse...

Vou-te hoje linkar ao meu blog, para te poder visitar com mais assiduidade, pois por aqui aparecem temas interessantes.
Bjs
TD

DairHilail disse...

nãogosto mesmo nada de novelas...acho de mau gosto...desculpem-me os apreciadores..mas, não combina comigo...
1 bj para ti

un dress disse...

não vi, não vejo. de facto não é por "racismo". é porque raramente vejo televisão...hehe!

...mas tenho um trunfito especial...conheci a floribela em pessoa! antes do estrelato, é certo! :))

abraÇo

un dress disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
veritas disse...

Alexandre:

Partilho inteiramente da tua opinião. As últimas que vi foi também "Roque Santeiro" e "Tieta", porque tinham piada, porque era adolescente, porque me divertiam saudavelmente. Aliás todas as novelas baseadas em obras do Jorge Amado primam pela qualidade ( Tieta, Gabriela....).Havia Também "Olhai os lírios do campo", nos anos 80, baseada numa obra do Érico Veríssimo. Pela "Gabriela" fica um carinho especial. Foi a primeira que vi. Era ainda criança na companhia da minha avó.

Bjs. Um excelente fim-de-semana.

Anónimo disse...

Grata pela vita, no haflordapele
Novela, são tantas que nem dá para respirar um pouco...Bjca

Olga disse...

Não vou dizer que não gosto de ver telenovelas, mas não era preciso dar tantas em quase todos os canais! Então e séries? Essas dão tarde e a más horas e depois levanto-me com sono!

Nunca vi a Floribella, mas já me enjoa.E não acabou, agora vem a segunda série!!!SOcorro!

Crystalzinho disse...

Gosto de acompanhar uma novela. Ver os problemas daquela gente toda, faz-me achar que afinal tenho poucos e não muito graves problemas. Nos dias de hoje, com o pessimismo que adquirimos ao ver o telejornal, é bom poder achar que somos uns sortudos relativamente aos dramas das novelas!
Agora acho que o número de novelas em exibição é um autentico atentado! Tal como a forma como as televisões utilizam as audiencias ao seu belo prazer!! Se a novela não atinge determinada audiencia, trocam-na de horário não respeitando, minimamente, aqueles que, mesmo sendo poucos, a estavam a acompanhar!
Por todos esses motivos, muitas vezes, apetece-me fazer greve e deixar de ver televisão em Portugal.
Bjs

Anónimo disse...

Acho a televisão em parte uma perca de tempo porque há pessoas que deixam de sair para estar em frente a tv, mas não posso negar que há programas muito interessantes, elucidativos, etc..

Se tratando de novelas, cada vez vejo menos, não gosto do troca-troca de casais, não gosto de cenas violentas, (na vida real já há muita violência), mas o "povo" cada vez mais gosta de ver desgraça, é o que dá audiÊncia, programas que falam da vida alheia, que não traz nada de bom e construtivo... embora, há temas importantes que as novela abordam, temas pouco divulgados, temas que precisam de uma resposta social... Penso que devemos ser selectivos, e não aceitar qualquer coisa em nossas casas...

Gosto do canal História, Odisseia, National Geographic e do Discovery são os que mais vejo, e mesmo assim muito pouco

Bom assunto! gostei do post :)
Bjs

Márisa disse...

Já acabou?
Pensei que ia ficar mais tempo! Lol! Eu vi um ou outro episódio. E como foi o final?
Eu não me lembro muito bem como eram as antigas! Lol. Eu vejo uma ou duas, depende do tempo e da disposição. Mas é óbvio que é um exagero de telenovelas! No máximo dos máximos duas chegavam. Mas três e quatro novelas seguidas???????? E os Morangos com Açucar? Até já me enjoam! Prefiro ter a TV apagada. Penso que podeiam criar uma programação mais diversificada. Seria certamente mais enriquecedor. E o que achas do novo programa da TVI, A Bela e o Mestre? Já viste? Eu, sincermanete, acho que é mesmo uma aberração! Mas enfim, esta é a minha opinião! Vou abreviar. Lol.
Beijinhos

Suspiros disse...

Pois eu gosto de telenovelas e só tenho pena de não conseguir seguir nenhuma neste momento. As brasileiras, às quais eu assistia assiduamente há uns anos, colavam-me literalmente ao televisor. Em relação à Floribela, bem, os minutos (segundos?) em que consegui visualizar um excerto de um ou outro episódio levaram-me apenas a pensar que o designado "calão" era capaz de não ser o mais indicado... Em relação ao resto, será que não pode haver heróis imaginários com roupa e sotaque característicos e a fugir para o meloso? Julgo que (também) fazem falta...

:)

Suspiros disse...

"Rectius", FloribeLLA!

:)

Alda Serras disse...

Deixei de ver novelas brasileiras há muito tempo. A última que me recordo de assistir foi "O cravo e a rosa". Deixei de ver novelas portuguesas após a segunda série dos "Morangos".

No tempo em que só havia uma que passava a horas decentes, após o telejornal, e não dava nas férias do Verão, adorava novelas.

Agora são tantas, passam a toda a hora, repetem, esticam até ao infinito, já não há pachorra.

Tudo o que é demais, enjoa!

Diário de um Anjo disse...

Eu acho que eles tanto queriam fazer um final diferente à Floribella e olha..saiu-lhes essa!!! enfim, se calhar ainda virão mais uns episódios em que as fadinhas tornam o sonho realidade como na Cinderella...dhhh...

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ vente viagra
http://commanderviagragenerique.net/ achat viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra precio
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquistare viagra

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis pas her
http://prezzocialisgenericoit.net/ costo cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis comprar