domingo, 25 de março de 2007

SALAZAR: MITO OU FORMA DE PROTESTAR?

Continuo a pensar que se este concurso tivesse sido exibido depois do programa de António Barreto que começa a ser exibido amanhã ma RTP1 o resultado seria diferente: considero António Barreto um dos sociólogos que melhor compreende a mentalidade dos portugueses e estou com muita curiosidade de ver os vários episódios. Só recentemente alguns sociólogos, escritores ou até pessoas que têm outras actividades começaram a tenta perceber a mentalidade dos portugueses. Do que tenho lido ultimamente destaco, claro o «Portugal Hoje» do José Gil (mais filosófico) e o menos conhecido «Histórias de um país bimbo» do cantor Pedro Barroso ( mais humorístico e mais prático).

Recomendo a leitura ou a re-leitura dos dois. Gosto muito de todos estes temas que abordam as características das pessoas, o único perigo é que quando aparecer alguém que descubra a alma de um povo pode cometer grandes atrocidades: foi o que aconteceu com Hitler.


Foi só um concurso mas mobilizou até as atenções dos políticos, sociólogos e não só! O facto de as três figuras mais votadas terem sido protagonistas do séc. XX penso que é sintomático do peso que a história recente tem. E se fico admirado pelo 3.º lugar de Aristides Sousa Mendes - figura pouco conhecida na história de Portugal - não posso deixar de ficar ainda mais admirado pelo somatório das pontuações dos dois primeiros: 60%! Continuo a afirmar que isto é sintomático da maneira deficiente como se deu a história de Portugal depois do 25 de Abril de 1974, tentou-se ignorar aquilo que não podia ser ignorado, que deveria antes ter sido explicado. É claro que esta votação não reflecte aquilo que as pessoas realmente pensam mas a desilusão da vida moderna citadina conduz a estes «desabafos».

31 comentários:

Diário de um Anjo disse...

As sociedades tem tendência para esconder aquilo o que as fez sofrer no passado. Contudo, concordo contigo, esconder sem perceber é como o próprio povo diz: "tapar o sol com a peneira". Todos os ditadores foram e são uma época negra da história. No caso de Salazar eu acho q a única coisa que ele teve de boa foi impedir-nos de entrar na 2ªGuerra Mundial. Conheço pessoas que falam: "ai, no tempo de Salazar nada disto existia" quando se referem às coisas que a "abertura" ao exterior trouxe.

Anónimo disse...

Parabéns por mais este magnífico trabalho, é sempre um prazer passar aqui. Mas a realidade negra é sempre negra: Portugal era miserável naqueles tempos...

Foxy disse...

Àguas passadas não movem moinhos, podemos e devemos é aprender com as mesmas... Já faz muito que abandonei os canais portugueses e tudo o que eles oferecem, não interessa a ninguém. Banalidades e brejeirice...




Mão Crua

Unknown disse...

Tem piada que enquanto fazia zapping pelos canais, parei um pouco nesse programa e também fiquei estupefacto com essa situação e aquilo que me ocorreu foi precisamente essa ideia a qual estava a pensar em postar, coincidências. Para mim é precisamente isso, uma maneiro de o povo português manifestar insatisfação para o estado não só actual, mas que se tem agravado de há uns belos anos para cá...

Abraços do Catano e uma boa semana

DairHilail disse...

amigo,
queres um pouco da minha calma para ti...vem descobri-la em mim, eu dou-te um pouco dela...
1 beijo para ti

Olga disse...

Eu não vi esse programa porque me desiludiu a lista de personalidades para votarmos. Mas Fernando Pessoa seria um dos meus preferidos!Bjs.

Isabel Filipe disse...

Oi Alexandre,

Bom dia e boa semana para ti.

Ganhou Salazar _______ eu fiquei contente _____ não pela vitória em si mas pelo que ela representa ______
as pessoas que parem para pensar o que isto quer dizer....


beijinhos

Cusco disse...

Fiquei chocado! Estou chocado, por saber que ele está enterrado mas não está morto!
Estou revoltado... nem vou dizer mais nada!
Um abraço!

Anónimo disse...

Eu não posso nem dar um palpite.... Mas, tenho lido muito sobre a história de Portugal desde antes de seu "início" quando era "Lusitânia" ... estou agora passando pela Idade Média...

Beijinhos e uma linda semana

antónio paiva disse...

....................

fado futebol e vinho

por acaso até gosto dos três

só não me deixo anestesiar


Boa semana

Luís Galego disse...

as pessoas não deviam substimar os resultados deste concurso porque revela o sentimento que as pessoas estão a ter, nomeadamente começam, a não se rever numa esquerda que lhe mentiu e votam como protesto...que votou em Sócrates, e se viu defraudado, vota onde?????a reacção aparece nestas fases, daí não me ter admirado, infelizmente!!!

Lindona disse...

O problema é a geração mais jovem estar pouco informada sobre a realida histórica-política do nosso país.

Po muito mal que estejamos agora, comparando com a altura de Salazae estamos no paraíso!

Unknown disse...

Penso, sinceramente, que é mesmo uma forma de protesto!
Se bem que, como temos uma população muito envelhecida e as coisas andam depressa de mais para alguns, acho que há pessoas que realmente gostavam de o ter de volta...
Vá-se lá perceber!

Beijinhos

Unknown disse...

Penso, sinceramente, que é mesmo uma forma de protesto!
Se bem que, como temos uma população muito envelhecida e as coisas andam depressa de mais para alguns, acho que há pessoas que realmente gostavam de o ter de volta...
Vá-se lá perceber!

Beijinhos

eu mesma! disse...

eu não vi o programa mas tinha calculado que ele ganhasse!
O povo português é assim, primeiro diz mal, mas no fundo gosta de ser dirigido a chicote, com a chamada mão firme que lhe faz lembrar o pai ou o avô ou alguém que admire, respeite e/ou tenha sentido medo, por isso mais tarde esquece tudo o que passou para pôr essa pessoa nos pincaros! é assim mesmo! daqui por 40 anos temos outro idolatrado...

Mas no fundo acho que esta votação revela que algo está mal... quando tudo vai bem ninguém se lembra de outros tempos.

Márisa disse...

Concordo contigo!
São desabafos que demonstram a tamanha desilusão que habita nos corações dos portugueses.
Mas afinal para que é que serviu o 25 de Abril? Caminhamos para um abismo sem retorno... Já não acredito em Portugal. É pessimismo? Sim, claro que é! Mas quais os motivos que tenho para acreditar neste país? Beijinhos

zé lérias (?) disse...

Penso que você abordou o tema com inteligência. Eu sou mais extremista, porque me soube mal viver no tempo do manholas.

Um abraço e boa semana de trabalho e lazer.
Até sempre

Anónimo disse...

Meu caro amigo, concordo com toda a sua explanação sobre o que se passou nos grandes portugueses, agora permita-me que descorde completamente da sua Ultima frase...considerar a eleição de Salazar, como um desabafo de uma população descontente è algo irónico.
Neste século de liberdades todos temos o direito de votar em quem queremos, agora votar em quem sempre nos limitou este direito, è no minimo ridiculo.

Anónimo disse...

É ridiculo Salazar ter ganho. Como pode um ditador ganhar que premio que seja?! Suponhamos que fazem este concurso na Alemanha: ganharia hitler? francamente...

Tudo bem que o tipo fez com que as contas equilibrassem num certo momento da historia de portugal, mas nao deixa de ser uma pessoa que pôs portugal em constante alvoroço...porque nao realmente destacar fernando pessoa, um dos melhores escritores de sempre de portugal e quiçá do mundo?

Ou Afonso Henriques, sem ele nao havia portugal...ridiculo...eu nunca vi sequer esse programa mas o resultado é uma vergonha...até parece que os portugueses queriam de novo a ditadura...haja paciencia....

um abraço!

Andreia disse...

Eu acho que Salazar não deveria ter sido considerado o Grande Portugues...

Anónimo disse...

O que pensa do estado da Justiça?

Suspiros disse...

Julgo que o resultado apresentado foi o de um concurso que, no entanto, mobilizou os simpatizantes de uma e de outra fracção, levando-os a votar desenfreadamente na ânsia de ver o seu representante ganhar. Não por si mesmos, mas relativamente à parte contrária. Revela o descontentamento actual da população portuguesa e indicia, indubitavelmente, um novo ciclo cuja gestação chegou bem perto do fim...

Dad disse...

Uauuuuuuhhh! Ontem nem queria acreditar que a lavagem histórico/cerebral se faz tão depressa...nem queria acreditar...mas foi verdade! 1º lugar!
Enfim, todas as conjecturas são possíveis...este é o país que temos e cheio de gente desencantada...

Não queres alinhar no jantar dos blogs?

É capaz de ser interessante.

Pensa nisso!

Um abraço,

Dad disse...

Ok!

Espero que te inscrevas!

Abração!

Anónimo disse...

passa no meu. www.semconhecimento.blogspot.com . Ainda tenho 16 anos, mas gosto de escrever.

belakbrilha disse...

Penso que será uma forma de protesto...por tudo aquilo que se anda a passar neste País

Mas será que a quem de direito consegue "visualizar" isso?
...ou ...

...culpabilizar outros????

até breve

Moura ao Luar disse...

Não me surpreende, acredito na força da história recente, pode não ter sido grande em bondade mas foi grande em termos de poder, e acho que foi por aí que as pessoas votaram.

un dress disse...

já não tenho paciência para análises...
é que são sempre circulares...parece que pouco aprendemos cá no jardim...:(

"o medo de existir" sim. li, reli tresli...
e depois? e agora? fico-me sempre a perguntar-a-pergunta...
(tv não vejo e quando olho...não conheço...)

beijO :) bom dia

veritas disse...

Olá Alexandre!

Concordo plenamente com a análise que fazes dos resultados desse concurso. A Leonor Pinhão também referenciou que a educação em Portugal está a falhar.

Bjs. Boa semana.

Pekena disse...

Ainda hoje tive a ver as notícias que foram publicadas na net sobre este assunto. Não sou muito apologista pelo Salazar, mas já calculava que ele ganhasse. Contudo, não vou negar que na lista dos dez portugueses gosto do Marquês de Pombal e do Fernando Pessoa. Já a nível académico, foram oaqueles que me despertaram ums maior interesse, para além de outros que não estavam incluídos na lista dos 10+

Mas pronto! Eu compreendo que a esmagadora maioria dos portugueses tenham votado no Salazar e o vejam como o "salvador" do país e que a partir da sua ditadura as coisas deixaram de ser o que eram dantes. Tantas vezes que ainda fico a ouvir o meu avô a dizer isso!

Maria disse...

Não foi por acaso que o que caiu da cadeira (abençoada) ganhou.
Mas não foi um voto de protesto.
Não foi.
Há um contexto propício, até a nível internacional.
E é só ver os snrs. do PNR, o que fizeram logo a seguir....
Temos é que pensar como vamos dizer à malta mais nova que o homem existiu, e o que fez, e como era dantes.
Ai Alexandre, desculpa lá, não devia estar até tão tarde a ver o teu blogue...

Beijinhos