quarta-feira, 28 de março de 2007

AS MULHERES E O FUTEBOL

E aí está o primeiro goloooooo
... em directo...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Hoje há de novo futebol da Selecção. No Sábado joga-se um Benfica-FCPorto quase decisivo! A época futebolística aproxima-se do fim e as emoções do Futebol aumentam!


Mas será que isto tudo diz muito às mulheres ou é mais importante para os homens? Bom, para os homens aparentemente a aprendizagem do futebol é masi fácil: a maioria deles já nasce «dentro» do futebol porque os pais jogam à bola com eles ainda crianças, inscrevem-nos num clube desportivo antes de eles saberem dizer «papá», compram-lhes o equipamento desportivo do clube preferido ou da Selecção - os rapazes fazem uma aprendizagem do futebol sem esforço, sabem logo desde pequenos o que é um canto, um penalti, um cartão amarelo ou um livre indirecto... é uma aprendizagem idêntica àquela que as crianças hoje em dia fazem dos computadores: já nascem com eles, é diferente de nós, masi velhos, que tivemos que aprender algo que nos era estranho.

Quanto às meninas - embora haja excepções - só muito mais tarde elas se apercebem do peso que o futebol tem na sociedade masculina e na sociedade em geral e então aderem - ou não - mas mesmo aderindo têm que fazer todo um esforço para entrarem minimamente na gíria futebolística sem precisarem de andar sempre a perguntar: «o que é um canto?», «o que é um penalti?».

O facto de o futebol português atravessar uma boa fase a nível internacional tem contribuído muito para a aproximação das mulheres a este desporto quase estritamente masculino. Mas quando entram em jogo valores nacionalistas ou pseudo-nacionalistas a faixa de população abrangida é muito maior: é que já não é tanto o futebol mas o país que está em jogo, que interessa defender.

E assim as mulheres vão aprendendo algumas particularidades do futebol, o que não quer dizer que o joguem - o futebol feminino tem pouquíssima expressão em Portugal.

Não há dúvida que o futebol é um fenómeno sobrevalorizado em Portugal. É impensável um serviço de notícias em França, por exemplo, abrir com uma notícia de futebol, a não ser que a França seja campeã do mundo. Em Portugal, os telejornais principais abrem frequentemente com notícias de futebol, muitas vezes até com notícias sobre os treinos de algumas equipas, o que é perfeitamente absurdo. Futebol, sim, eu gosto muito de futebol, mas ele deve ter o seu lugar - e o seu lugar deveria ser dentro da temática do desporto ao lado de outras modalidade que também deveriam ser divulgadas e acarinhadas. Mas não é isso que acontece, infelizmente!

39 comentários:

Moura ao Luar disse...

Eu costumava ir ver o Benfica, depois... não sei, desencantei-me do futebol, hoje em dia a única equipa que me consegue emocionar é mesmo a selecção.

Olga disse...

Bom post!
Viva Portugal!
E viva o Benfica!
Nada contra aos outros clubes.

Desde pequena que me interesso por futebol e até jogo bem! (modéstia à parte!).Sempre fui muito boa em desporto. Agora não pratico e tenho pena.

De facto, há mais homens a interessar-se por futebol, mas isso é ainda produto de uma sociedade machista.Mas está a mudar!

Acaba por aqui o meu "relato" fica um beijo como penalti! Espero que não estejas fora de jogo.

Aragana disse...

Eu tive a mesma apredizagem de futebol que o meu irmao desde pequena.
Acho que a diferença está no que valorizamos mais depois de adultos.

Mas olha que, apesar do futebol feminino ter pouca ezpressão, elas jogem muito bem e eu até gostava de ver um amaigável entre uma seleção masculina e a feminina!

Alê Quites disse...

Alex, gostei muito do FUNDAMENTALIDADES.
Voltarei mais vezes.
Beijos*

ju disse...

Eu não gosto de futebol mas... se tiver uma boa companhia a meu lado até me entusiasmo.

Gio disse...

E bibó Porto.... sou do FCP desde os 11 anos vá-se lá saber porquê, eheheheeh
E mais sou eu que digo que quero ir para casa que vai dar futebol...
E sou eu que digo ao meu marido - oh querido faz lá hoje o jantar que eu quero ver o jogo....
E o que é que isso quer dizer? Que eu gosto de futebol e o meu marido não.... só e apenas isso ;)

Avid disse...

Viva o benfica!!!!!!! Nao perco esse jogo, vou sofrer ate ao fim...mas enfim...que haja fair play! adoro futebol desde menina.
Bjs meus

Luís Galego disse...

eu gostava de ver equipas mistas...paridade também no futebol, porque nâo? Só vi um jogo de futebol feminino, em Coina, e muito violento....mas gostava de ver mais...

silvia disse...

Bem como PORTISTA assumida, desejo que o meu PORTO ganhe mas como disse um amigo meu, que ganhe o melhor.
Mai nada:)

Beijos:)

Linda Paixão disse...

Olá!
Antes de mais, um muito obrigada pela visita ao meu cantinho e pelas palavras lá deixadas, fico muito contente.
Quanto ao assunto dos ovos, sim, concordo que os caseiros são os melhores. Mas os que a minha avó muitas vezes manda são mesmo de compra (e fora de prazo)... eheh.
Quanto à universidade... pois, realmente tenho 20 anos, e estou a terminar a licenciatura... o tratado de bolonha "fez" das suas, e passaram os cursos para 3 anos. Tempo que, aliás, eu acho insuficiente, e por isso, se tudo correr bem, espero estar a fazer mestrado no próximo ano lectivo.
Estou a tirar Sociologia, e estou a adorar o curso. Não me arrependi da escolha que fiz. Sabemos como estão as ciências sociais no âmbito da inserção no mercado de trabalho... mas ao menos orgulho-me de estudar o que gosto e de encontrar interesse a estudar realidades sociais que, ou nos são literalmente distantes e desconhecidas e por isso nos surpreendem; ou que então, por nos terem sempre sido tão próximas e tão "óbvias", nos conseguem surpreender quanto conseguimos ter um pouco da abstracção de que precisamos para as estudar...
Quanto ao assunto do futebol e das mulheres, não podia vir mais a propósito - é um assunto que merece um bom estudo sociológico.
Eu acho que na nossa sociedade se "respira" futebol, e que as mulheres estão cada vez mais a aderir e a ser "puxadas" para o fenómeno. (Repare-se que desde 2004, a mulher aparece cada vez mais até na publicidade relativa ao futebol).
Quanto à razão do nome do blogue, eu noutro dia respondo, visto já me ter alongado demais no comentário.
Mais uma vez, obrigada pela visita.
Voltarei mais vezes.
Beijos***

Anónimo disse...

Bem é que chama"estar em cima do acontecimento" acabo de ver a nossa selecção.

Viva Portugal,viva a nossa selecção.
Boa semana
Bjs Zita

Linda Paixão disse...

Ah, e já agora, esqueci-me de outra coisa.
QUanto ao assunto do teatro, a última vez que fui, vai fazer amanhã uma semana- fui à estreia do Hamlet, e na semana anterior, fui à estreia da Filha Rebelde (e tenciono ir de novo, porque adorei).
Posso dizer que sou grande consumidora de teatro. Para mim, vale muito mais a pena do que cinema.
Beijos***

Olga disse...

Hoje sofri com o jogo de Portugal! Mas o adversário também jogou bem.O empate não foi mau!
Bjs.

Luna disse...

Bem ,o futebol para mim não é muito importante, depois como dizes no final, os outros desportos deveriam ser mais acarinhados e francamente tenho dificuldade de ver o futebol como desporto,pelo dinheiro que envolve, para mim o desporto é algo que se faz por amor á camisola,com as devidas ajudas claro
beijos

Anónimo disse...

e a selecçao la fez aquele jogo deveras...divino...

de facto em termos de clubes eu sou socio do slb desde os 5 anos, apesar de ter crescido a ver o porto a dominar o campeonato comecei a gostar cada vez mais do clube!

e domingo é pa ganhar!!

um abraço

O Sibarita disse...

Olá! Olha aqui no Brasil e em especial em Salvador/Bahia as mulheres sempre foram aos estádios, além, de há muito temos o campeonato de futebol feminino, que bom as mulheres de Portuguêsas estarem indo aos estádios.

abraços,
O Sibarita

DairHilail disse...

vim a correr, e parto a correr..adoro futebol...
continuo no relax...
fica bem.

Anónimo disse...

Olá Alexandre, desculpa não ter vindo antes, mas não foi possivel, não entendendo nadica de futebol, deixo aqui o taldesafio porquê o nome do blog...
O porquê do título “ Olhar Indiscreto”?

Fruto da intuição…
Resposta a quem no silêncio da noite vem dar só uma espreitadela…
Quem vem por vir…
E
Porque é controverso é indiscreto…

(e lá vai um ano de existência)
Desculpem o adptos deste desporto...Bjca da Cõllybry

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

Hoje passo aqui apenas para te desejar um bom fim de semana e uma semana cheia de luz em teu coração.
Xi - corações mil.

Kalinka disse...

Eu continuo a mostrar as fotos que captei quando estive aqueles 3 dias pelo Algarve.
...e, é nos pequenos gestos que, por vezes, encontramos momentos de Felicidade.
Fui surpreendida por um amigo virtual, que deixou no meu blog esta mensagem:
José Alberto Mostardinha said...
Olá Kalinka:Andas arredia mas eu não me esqueço de ti :-)
Para o saberes és "Blog da Semana" no Estados Gerais.
Uma pequenina homenagem á tua persistência.Beijokas.

É isso mesmo, caso queiram visitar este blog, vão encontrar como destaque em: «O blog da semana» o meu espaço!
De 27/Março a 4/Abril de 2007
http://estadosgerais.blogspot.com/

...gostaria de abordar uma questão: se vives perto de Lisboa, vai haver dia 14 de Abril, um jantar, o tal «Jantar da Primavera», será que estás interessado? ...é mais uma forma de conhecer os tais amigos virtuais. Eu tenho feito vários amigos reais que eram apenas virtuais e, não estou nada arrependida. Depois diz alguma coisa, ok.
Beijitos.

Gio disse...

Fiquei muito orgulhosa de dizeres que o meu blog te tem feito perder algum tempo.... é sempre bom vermos que alguém dá importância às nossas palavras, pensamentos e ideias.... um beijinho enorme para ti.

un dress disse...

futebol...

zero...;)

beijO

Unknown disse...

Eu adoro futebol!!! Especialmente quando é a nossa selecção! Vibro a 100% mesmo!

Beijo grande

Linda Paixão disse...

Não não, não é no ISCSP, é no ISCTE.
BEijos***

V.P. disse...

Respondendo à pergunta: pk se chama sean paul... Na altura em k kriei o blog eu era doida pelo sean paul, gostava mt das musicas, logo o nome do blog sean paul...

** LOL **

BENFICA!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Acho que os desportos são importantes, embora nem todos.

Já gostei um dia de futebol, mas há muito tempo que perdeu o encanto para mim...

Futebol hoje é máfia, é muito dinheiro... acho que é hora das pessoas pararem para pensar num salário de jogador.... eu sei que há os que são "craques", mas há muitos outros "craques" em várias outras profissões....

É claro que quando há o campeonato do mundo e torço, sofro, mas penso que muitas coisas deveriam ser mudadas no futebol..

Beijinhos

Andreia disse...

Olá!
Pois é, eu não ligo nandinha ao futebol, passa-me completamente ao lado! A menos que seja o mundial ou o europeu e esteja a jogar Portugal!;)

Também acho que é uma estupidez darem tanta relevancia nos telejornais...

Enfim... disse...

a mim diz-me mt e se sou ferranha lol e viva o sporting eheheheh lol.Bjokas

Suspiros disse...

Digamos que o futebol não me diz muito. E faço questão que não me diga porque fico sempre furiosa quando caio na tentação de assistir a um jogo... Mas claro, um jogo é um jogo, não passa de um jogo. É um erro elevá-lo a "causa nacional"...

Suspiros disse...

A propósito...
Sporting.
:)

Paulo disse...

Há sempre «dúvidas existênciais....»
Abraço
Paulo

DairHilail disse...

continuo no meu mundo...á parte...queres ver mais um pouco?
1 bj

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Só começarei a acreditar verdadeiramente no futebol português se vir algum dos principais protagonistas do "Apito Dourado" atrás das grades ou, no mínimo, condenado.

Um abraço,

Anónimo disse...

Olá Alexandre, bom post!
sabe o que é um conjunto de chaparros?

Verdana disse...

Yes está a fica.
Eu me interesso muito por esportes.
Eu quando pequena praticava bastante com meu irmão e meus amigos.
Beijinhos.
Constantinne

Delfim Peixoto disse...

POrtugal, Sempre! Mas Benfica...hummm aceito, mas antes dele, O SCBRAGA; mas o importante é o Espírito Desportivo,
Ahhh gostei dos teus escritos e " provocações desportivas"
Abraço

margusta disse...

Olá Alexandre :)

Futebol, só gosto mesmo é de ver os jogos da selecção, de resto...passa-me ao lado ;)

Beijinho de saudade!

Menina do Rio disse...

Alex,

Eu nasci e vivo no chamado "país do futebol" mas sou da opinião que este esporte é o "circo" da massa...No tempo em que as mulheres limitavam-se a mera função de "donas de casa" o futebol era diversão masculina, mas as coisas mudaram. Hoje a sociedade é homogenea e portanto cabe-se em qualquer lugar. Houve um tempo que certas funções eram tipicamente femininas e atualmente está dividida tal qual o futebol.

É a chamada "evolução"

beijos

Ana disse...

Gosto muito de desporto mas... futebol é a minha paixão.
bjs:)