quinta-feira, 15 de março de 2007

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR

Se há coisa que melhorou muito nos últimos 20 - 30 anos foram os direitos dos consumidores, em especial depois da adesão de Portugal à União Europeia.

Hoje o consumidor pode reclamar quando ache que algo que vai consumir não está nas devidas condições de acondicionamento, higiene ou preço. Por vezes reclamar não adianta grande coisa, mas vale a pena tentar. Por outro lado, há pessoas que não reclamam para não se chatearem. Mas também há aquelas que por sistema pedem o livro de reclamações nos restaurantes, mesmo quando não há motivo para isso.

O consumidor pode ter quase sempre razão mas algumas pessoas exageram. Digo eu! Não sou muito de reclamar, só o faço mesmo em casos flagrantes. Mas essa é a minha maneira de ser. Apoio quem ache que deve reclamar enquanto consumidor se não for servido ou atendido de forma correcta.

Como consumidor que sou - e de que maneira! - o mais importante para mim são a adequada exposição dos produtos, a sua qualidade, a sua higiene e uma boa explicitação do preço do bem ou do serviço. Compro geralmente em hipermercados e centros comerciais - a vida moderna e citadina quase que obriga a isso - mas há produtos que não deixo de comprar em lojas mais pequenas, como hortícolas, fruta, pão, peixe...

Mas o consumo são também os serviços e aqui tenho muitos motivos de queixa: abomino ir aos correios, a repartições públicas ou equiparadas, e entro em pânico se preciso de ir a serviço público de saúde. Nos primeiros casos o atendimento por vezes já nem é mau, mas ainda nos está nos cromossomas-memória a maneira como éramos maltratados e humilhados nesses locais. Quanto aos serviços públicos de saúde na generalidade considero-os péssimos, humilhantes, ultrajantes, abaixo do humana e socialmente exigível...

Como consumidor sou quase adicto: por exemplo, regularmente não visto mais de 20 a 30 % da roupa que compro, não leio mais de metade dos livros nem ouço muitos dos discos que compro! Mas isso é uma atitude compulsiva que um dia tenho que resolver: é que quando eu tiver tempo um dia, não sei quando, vou ler todos os livros que comprei, vou ouvir todos os cds, vou vestir toda a roupa que na altura gostei e comprei... isto se já não estiver fora de moda!

Então, um bom Dia do Consumidor para vocês! E vejam lá, não gastem muito... Olha quem fala!!!

A tocar «Não me Consumas» de António Variações pelos Humanos - não é bem esse consumo que estão a pensar mas também é fundamental que não nos consumam o juízo porque senão não conseguimos ter paz de espírito para raciocinar...!!! Hehehe!!!

22 comentários:

Isabel Filipe disse...

não sabia que tb havia este dia ...

mais um ...

mas a minha filha devia saber que esta manhã pediu-me o cartão emprestado... rsss...

bj

pecado original disse...

Eu também fiz um post defendendo a o quanto é necessario ser-se bom consumidor :D:D

E realmente cada vez mais este país defende o consumirdor e uma salva de palmas a isso.

um beijo volta sempre

peciscas disse...

Tenho ouvido todo o dia notícias sobre este dia.
Mas há que tentar ser um consumidor esclarecido todos os dias.
A gente bem tenta, mas os apelos ao consumismo irracional são tantos, que a gente nem sempre escapa incólume...

Olga disse...

Eu sou uma grande consumidora e nunca tive problemas que merecem atenção! Sou uma felizarda! Bj.

Diário de um Anjo disse...

Tens razão!!! Só na parte do funcionalimo público é que acho que devias de ser um pouco mais condescendente...as pessoas que estão à frente de grandes organizações do estado não tem culpa pela desorganização estrutural do mesmo. Se és bem atendido, porque não tentar entender as coisas?

Diário de um Anjo disse...

Quando disse à frente referiam-me "Front office"...no atendimento ao publico:-)

DairHilail disse...

passei...sempre muito atento..agora parto...virar minha ampulheta...

Kalinka disse...

Finalmente venho ao teu encontro.
E, que encontro?
DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.

Eu estive naquele "Mundo" que mais adoro.
O Mundo que procurei nestas mini-férias: a Natureza pura.
Espaços que convidam ao despertar de todos os sentidos...
Momentos únicos, cheios de sons, cheiros e muita Paz.
Ribeiros, riachos , fontes e nascentes...MAR, Oceano.
Lugares únicos, em que saboreamos o gosto raro de sermos parte integrante do planeta e de todo o Universo...
Priviligiada Eu sou.

Beijokas.

margusta disse...

Alexandre meu amigo, aqui estou eu depois de uma grande ausência :)

Venho trazer-te um grandeeeeeeeeeeeeee abraço !!!...e consumir um pouco do fundamentalidades!...

Essa dos livros e das roupas fez-me lembrar quem ;) ..alguem que eu conheço;)...livros acho que são seis os ultimos que comprei...até já começei a ler 3 deles ;)...Tenho é mesmo é falta de tempo!

Defesa do Consumidor..hummmmmmmmm..ainda estou á espera de uma resposta já lá vão uns oito anos...uma palete de leite, com um sabor estranho...o meu filho mais novo ficou doente...ok foi tudo selado e recolhido...A marca era muito conhecida...Os fiscais disseram-me como que a intimidar-me...Se houver algo de errado tem de ir a tribunal....ok....disse....até hoje,,fiquei sem saber o resultado da análise...

Desisti da assinatura da revista " Proteste"..pois passam a vida a ligar se não quero receber de novo...Digo que não...mas insistem...porque a assinatura é muito barata dizem....
hummmmm..acho que aqui tb não estão a ser coerentes...se disse não é pq é não....ou não tenho direito a dizer não!?...

Beijo grande Alexandre!!!

pé descalço disse...

Alexandre

Boa chamada de atenção, porque de uma forma ou de outra, todos nós somos consumidores. Com direito enquanto tal a ser bem atendidos e a ver satisfeitas as nossas expectativas em função da publicidade e preços dos produtos e serviços a adquirir...
por isso e porque considero que um dos maiores handicaps do nosso país é a fiscalização...
força ASAE...

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

Olha que foi preciso visitar-te e a outra amiga para saber que hoje era o dia do consumidor, vê só como estou, ehehehe, acho k ando mais ligado na parte do "não me consumas" do que no resto.
Doido????, sim só posso tar.
Obrigado amigo.
Desejos de bom fim de semana e uma semana cheia de luz em teu coração.
Xi - corações mil.

Anónimo disse...

quando falas de roupa eu sou mais ou menos assim, compro mas vestir de tudo o que tenho é outra historia lol

um abraço

Cristina disse...

Nao conhecia este dia...
tem um bom fim de semana,
beijinhu

HelloCátia disse...

ola alexandre.
desculpa a minha ausencia no teu blog...
passei para te desejar umbom fim de semana...
beijinhos grandes

eu mesma! disse...

eu quando estou com a neura sou uma compradora compulsiva, mas mesmo nessa altura detesto que me vendam gato por lebre e se me apercebo que o estão tentando fazer, faço um escabeche!

Márisa disse...

Quem é que não gosta de consumir?
Beijinhos e bom fim de semana

Suspiros disse...

:)

Um excelente fim-de-semana!



PS: com algum conSUMO

veritas disse...

Ao menos se consumirmos que seja com qualidade...

Um beijinho para ti e um excelente fim-de-semana.

Anónimo disse...

Não consumi nadinha... :P
A não ser um café, uma água, um gelado... mas nada de compras :P

Vladimir disse...

Para si o que é o destino?

foreveryoung disse...

Eu considero-me mais uma consumidora de produtos e serviços necessários e não necessários!... Enfim...
Mas concordo contigo, acho que todo o consumidor deve ter direito a ser bem servido... assim como deve ter o dever de ser educado e facilitar o bem servir!...
Bjs

un dress disse...

dia D dia I dia A

ignorava o do consumidoa!

reparo que pralém dos antigos dias dos santinhos...S. Brás, S. Cosme, Sto. Eustáquio, Sta. Benedita,

outras modernidades nos andam a tomar conta dos dias.

os santos são obrigados a chegar-se pra lá sem cerimónias...

quanto à acumulação de coisinhas e coisas...ultimamente ando a reflectir seriamente sobre isso...
quem sabe resulta?!...

beijoS