domingo, 11 de março de 2007

ONTEM HOUVE FESTIVAL DA CANÇÃO...

Sabrina interpretando «Dança Comigo», uma canção agora com «valor acrescentado» pois é o público que escolhe e... paga!

Tenho a certeza que nem a canção vencedora nem as outras canções participantes no Festival RTP da Canção realizado ontem ficarão para a história da música portuguesa. Mas nem sempre foi assim: desde os fins da década de 60 até aos princípios da década de 80 o Festival assumiu uma importância política, cultural e social sem precedentes.

Para mim a melhor canção que alguma vez passou pelos festivais RTP foi a «Canção de Madrugar» (a tocar) pela voz de Hugo Maia de Loureiro, com letra de Ary dos Santos e música de Nuno Nazareth Fernandes. Foi em 1970 mas não ganhou. Das vencedoras, e na minha opinião, a melhor foi «Madrugada» (também podem ouvir ali ao lado se clicarem no play depois de pararem a anterior) pela voz de Duarte Mendes e da autoria de José Luís Tinoco.

Mas muitas outras fazem parte da história da grande e boa música portuguesa, como «Cavalo à Solta» de Fernando Tordo ou «Flor Sem Tempo» de Paulo de Carvalho, ambas do princípio dos anos 70, altura em que o país parava para ver o Festival RTP da Canção - também não havia muito mais para fazer: concertos não havia, os discos eram caros e só a força da rádio conseguia divulgar o que se fazia - às vezes meio clandestinamente - em matéria de música em Portugal.

A partir de meados dos anos 80 o Festival «caiu em desgraça» e só agora parece que a RTP quer retomar o fulgor de outros tempos. Não deixa de ser sintomático, contudo, que a canção vencedora deste ano seja da autoria do compositor e autor (Emanuel) de uma canção - «Pimba, pimba» - que em 1995 um jornalista da TVI aproveitou para designar um determinado tipo de música, que passou a designar-se exactamente por «música pimba». Acresce referir que Emanuel, embora seja intérprete e produtor deste tipo de música - que eu preferia de apelidar de ligeira - tem formação em música clássica e erudita. Mas quando o lado comercial fala mais alto...

Confesso que não vi o Festival mas gravei-o (foi de onde tirei depois estas imagens) e, como pessoa ligada à comunicação como sou, não poderia deixar passar sem me referir a ele. Ouvi a canção que ganhou e diria que está na linha daquilo que se pretende para o Eurofestival. A ver vamos o que farão os portugueses este ano na Finlândia.

E pronto, este post não deve ter nenhuma importância para os mais novos, eplo menos, mas é só para saberem que o Festival RTP da Canção, quer queiramos ou não, está ligado à história portuguesa da 2.ª metade do Séc. XX.


Para quem goste destas coisas dos Festivais há um site muito completo sobre o tema - basta clicar em
festivais.home.sapo.pt

19 comentários:

Anónimo disse...

Alex,

Também vi talvez por vício.
Que miséria, mas com votação do público estava mesmo a ver-se que ia ganhar a canção pimba.
Gostei de ouvir a Teresa Radamento que tem uma voz expectacular.
Já tinha dado por isso nas galas do Dança Comigo.

Beijocas.

Alexandre disse...

MELGA,

Sim, eu não conheço bem os nomes destes cantores novos mas no apanhado que eles fizeram para a votação havia uma com uma voz fantástica, acho que era essa.

Com o público a votar acontece isto: o Emanuel tem um marketing muito bem montado, era normal que a sua intérprete fosse a mais votada.

Marta Vinhais disse...

Olá, obrigada por seres o 1ª a entrar no blog que tenho em parceria com o Marcos.
Quanto ao Festival da Canção, houve uma altura em que não perdia um e era um grande acontecimento familiar.
Ontem, não vi e nem sequer sabia que ia dar.
Até já - no Minha Página que continuará activo ou no Marcos, Eu e outros.
Beijos e abraços
Marta

Diário de um Anjo disse...

Já não vejo o festival da eurovisão há muito tempo...:-)

Anónimo disse...

Passo não com a obrigação, mas com um prazer imenso em visitar esta magnífica página, cheia de qualidade e bom-gosto, que tanto aprecio e estimo. mas estarei certamente mais saudosista da antiga qualidade dos festivais doutros tempos, ou estes festivais de agora não têm mesmo qualquer qualidade? Bom fim-de-semana.

DairHilail disse...

Chego voando...parei para te ler...não sabia que isso ainda existia...mas obrigado, é bom mantermo-nos informados...agora parto...no meu voo...
Fica bem!

pé descalço disse...

Alexandre

é caso para dizer que o festival da canção
já não é o que era
assim como tantas outras coisas
que abrem caminho à nostalgia

mas enfim...

the show must go on...

Páginas Soltas disse...

Recordo-me do meu tempo de menina e moça..em que contava os dias para o célebre Festival da Canção...

Ontem´ao serão..aconteceu uma coisa engraçada, estávamos a ver TV num outro canal..e no intervalo do programa que estava a dar, mudei para a RTP...logo uma exclamação em conjunto:
- Muda lá essa porcaria! :))

E não era mais do que o festival da canção Portuguesa!

Realmente...

Beijinhos da

Maria

Isabel Filipe disse...

bom ... em nem dei por ele ...

(pelo festival ...)


boa semana
bjs

Moura ao Luar disse...

Beijo cantado

Cristina disse...

Oi Alexandre

Por acaso sabia que ia dar o Festival, mas "valores mais altos se levantam" e devido a compromissos do Escutismo não estive em casa para puder assistir.

Já li outros artigos em que referiam que a vencedora não era a melhor, mas é este o país que temos; nem sempre ganham os melhores.

Um beijinho

eu mesma! disse...

nem dei por isso! com tanta aldrabice nos festivais, e não ganhando nada lá fora, nem juízo, os festivais da canção que foram um acontecimento nacional agora passam despercebidos...
cá no burgo é assim como um club de amigos onde este ano ganhas tu, pró ano ganho eu...

Anónimo disse...

n vi...mas tb n é coisa k me interesse particularmente lol

um abraço

Olga disse...

Não posso comentar porque não vi!
Bom início de semana.

Unknown disse...

Ainda me lembro, quando era pequenina, de vermos o festival lá em casa! Todos juntos em frente à televisão, parecia dia de festa...
Agora confesso que nem dou por ele.

Beijinhos

Anónimo disse...

para mim nao venham ca com coisas porque na verdade nao havia uma unica musica de jeito nenhuma mesmo.......por isso daquelas que estavam a concurso que venha o diabo e escolha porque enfim....agora que a musica do Emanuel é pimba ninguem duvida, que entra no ouvido tb nao...que a Sabrina tem uma energia muito positiva tem sim e de todas as que estavam a concurso para mim foi justo a que ganhou...ao menos akela e pimba e pronto as outras nem eram carne nem peixe...força Sabrina

Anónimo disse...

Para kem kunhece a Sabrina kmu eu sabe mt bem ke ela trabalhou mto pra xegar ate ao festival e foi a unika nu festival da canção ke desde ke kumexou e akabou de kantar esteve smpre a sorrir...e n venham ká km história de ke a musica é pimba e é feia pois a musica é linda e kantada pela voz da sabrina ainda mais linda fika...apoiem kem vai se esforçar pelo vosso pais...Força sabrina mereceste ganhar e ainda vais xgr mais longe tenhu a certexa disso..

Teresa David disse...

Como alguém disse num dos comentários, nos anos dos primeiros festivais, era realmente uma festa assistir ao festival da Canção. Há 15 anos que não via nenhum, mas este comecei a ver, pois estava em casa o que é raro ao Sábado á noite, e até torci pela que achei menos má, que obviamente não era a que ganhou que é mais do mesmo! Mas com o público a votar sai sempre pimbalhada!
AH! e o Hugo Maia Loureiro era meu vizinho bem como o Duarte Mendes, conheci os dois bastante bem.
Mas para mim o Cavalo á Solta, O Depois do Adeus, a desfolhada, e tb concordo com a Madrugada, serão canções sempre á séria e não como esta, ao jeito de música latina, para o povo saltitar nas feiras de província, que respeito, mas não gosto, defeito meu que sou citadina!
E até gosto bastante de música étnica, nomeadamente as recolhas do Giacometti, mas isso é outra qualidade e muito haveria a dizer.
Bjs
TD

desculpeqqc disse...

Vi hoje o festival e coloco dúvidas quanto à votação.
Mas afinal quem vota?
Ok, compreendo porque motivo os chineses não concorrem.
Esta foi uma boa canção para um festival, melhor que esta só mesmo o Conquistador dos Da Vinci