quarta-feira, 7 de março de 2007

RTP - 50 ANOS QUE MUDARAM PORTUGAL


PARABÉNS
RTP
-------------------------------

O primeiro aparelho de televisão que houve em casa dos meus pais foi uma Ferguson enorme nos anos idos de 60. Como fomos durante uns anos os únicos com televisão no prédio onde morávamos, volta não volta tínhamos a casa cheia de vizinhos, especialmente nas alturas dos festivais da canção, das cerimónias de Fátima, dos eventos políticos ou do funeral de Salazar.

Os mais novos não devem saber, mas nesse tempo a TV emitia poucas horas por dia, não havia programas da manhã e à noite o limite para o fecho eram as 23 horas. O então recém-criado 2.º canal não emitia mais do que 2 horas por dia.

No princípio dos anos 70 a TV alargou a sua emissão para um pequeno período à hora de almoço. As telenovelas brasileiras só começaram em 77. A televisão valia essencialmente pelas séries americanas como «Casei com uma feiticeira», «O Santo», «Viver no Campo», por um ou outro filme, pelas notícias e pelos programas de alguns oradores, como Vitorino Nemésio ou «As conversas em família» de Marcelo Caetano.

Futebol era raro, só as finais das competições europeias e da Taça de Portugal. Os momentos "altos" da TV nessa altura eram os festivais RTP da Canção, os Eurofestivais, o 13 de Maio em Fátima, as saudações de boas festas dos soldados portugueses nas antigas colónias e uma ou outra transmissão de tourada.

O 25 de Abril veio politizar ainda mais a televisão, mas pouco mudou. A grande revolução da TV portuguesa foi a transmissão regular de telenovelas brasileiras a partir de 77. O advento da cor em 1980 veio dar um novo alento à RTP embora os televisores a pb tenham permanecido em casa das pessoas até aos anos 90, porque os aparelhos a cores eram muito caros.

Nos anos 80 os programas de entretenimento ganharam muita expressão, mas a RTP estava mal preparada para competir com as privadas a partir de 1992 (SIC e TVI). Em poucos anos a SIC alcançou a liderança das audiências, no princípio do novo século foi a TVI que passou para a frente mas, e nos últimos meses, em virtude de uma programação menos comercial mas correcta em termos de horários e respeito pelos programas, a "velhinha" RTP passou para a frente das audiências e promete por lá ficar por uns tempos... E assim seja, porque de telenovelas e reality-shows já está o país farto!




13 comentários:

melga meiguinha disse...

Alex,

A vida da RTP confunde-se com a nossa própria vida, não acha?

E concordo consigo. A programação pode não ser ainda muito boa mas é de longe melhor do que a das privadas.
Já estamos fartos de mais do mesmo.
E também não vou à bola com a contra-programação.
Hoje mesmo em que a RTP está em festa,a TVI lembrou-se de fazer uma gala para o mesmo horário.
Como dizia o outro:"não havia necessidade".

Beijocas.

melga meiguinha disse...

Alex,

Esqueci de dizer que nas privadas só vejo CSI e Dr. House.

Beijocas.

Alexandre disse...

MELGA,

realmente a TVI escusava de marcar aquela gala para hoje, até porque as privadas deveriam ter mais respeito pela RTP, porque foi a RTP que forneceu às privadas grane parte dos seus administradores e jornalistas.

Houve um tempo em que a RTP andou pelas rias da amargura quando andou a reboque das privadas mas em boa altura deu a volta e hoje é sem dúvida das tvs portuguesas aquela que eu mais vejo - embora tenha pouco tempo para ver TV.

Beijinhos!!!!

Helena disse...

Alex querido,
Obrigada, gostei muito das tuas palavrinhas.
E a RPT, digo eu timidamente, faz parte de nós, da nossa história; no entanto, para mim, ainda é, de algum modo, a preto e branco. E tambem não gosto de reality, etc. Há muito mais que isso, em boas estações de tv, que convem sempre lembrar, é um negócio, e depende dos anunciantes; então, pedir arte, cultura... é capaz de não haver espaço, mas há estações vocacionadas para isso, senão as nossas, outras a que temos acesso.
Muitos beijos e restinho de boa semana ;)

veritas disse...

Alex:

Obrigada por estes momentos. Ao ler a resenha histórica da RTP que aqui tens, fiz uma breve resenha da minha infância e adolescência, tantos bons momentos passados na companhia destas emissões...Os primeiros desenhos animados que me colavam ao écran, a Heidi, o Marco...a primeira e única novela que vi na vida "Gabriela, cravo e canela" a acompanhar a minha avó. As primeiras imagens da revolução de Abril, a preto e branco muito confusas na mente de uma garota de 5 anos...e aquela música de abertura das emissões da RTP? Assim que a ouvia ia logo a correr para a sala.

Bjs. Boa semana.

Klatuu o embuçado disse...

E de início nem havia 2º Canal.

Anónimo disse...

bem...parece que so resta dizer parabens ehe

um abraço

Lia disse...

A história da RFT funde-se com a nossa própria história, mas desde que descobri uma outra "caixinha", outra janela para o mundo, deixei de ver televisão.

:)

Beijinhos e boa noite

DairHilail disse...

Vou passando, no meio da minha luta...gostei do que li...adoro ler...adoro sentir o pulsar de outros corações, de outras emoções...sou mulher, e sou guerreira...volto para a minha luta...
Fica bem!

Cristina disse...

Ontem, vi a gala da RTP do princípio ao fim... a apesar de ter (quase) metade da idade da tlevisão de todos nós, comovi-me com as homenagens, com as canções, com as recordações que me traziam: os Festivais da Canção, o Vitinho :), os programas, os rostos que fizeram parte da minha meninice...

(coincidência ou não, o primeiro testemunho da noite foi do agora "patrão" da TVI, José Eduardo Moniz)

Também considerei óptimo o discurso do Director, Nuno Santos, no encerramento da gala... uma verdadeira gala, digna desse nome.

Um beijinho (espero daqui a 50 anos ver outra gala e recordar ternamente esta)

Unknown disse...

Realmente noto que a RTP está melhor de dia para dia. E ainda bem... porque estamos fartos de tanta repetição, de tantos reality-shows e novelas...
Parabéns à RTP e a ti, pela lembrança!

Beijinhos

Alexandre disse...

Cristina,
Tb acho que a RTP está com uma dinâmica imparável, muito disso fruto do Nuno Santos, que eu tive o privilégio de conhecer quando ele era jornalista de desporto da SIC, e por acaso sp lhe augurei um grande futuro. Tal como o Jorge Gabriel, tb começou como jornalista de desporto da SIC e fez-se um dos melhores comunicadores televisivos em Portugal nos últimos anos. Portanto, isto prova que os jornalistas de desporto podem ser grandes profissionais em qq área, isto tb é um bocadinho para ti!

aspegic disse...

MAS DESDE QUANDO É QUE A D. SIMONE É UMA ANTIFASCISTA??????? QUE EU SAIBA ELA NÃO PASSA DE UMA CANTORA LIGEIRA - NÃO COM 50 ANOS DE CARREIRA, POIS PERDEU A VOZ E DEIXOU DE CANTAR - ALINHADA NO NACIONAL CANÇONETISMO DE OUTROS TEMPOS AO LADO DE TANTO OUTROS... NÃO ENTENDO PORQUÊ A RTP LHE DÁ TANTA COBERTURA E TEMPO DE ANTENA? VILA FAIA PORQUÊ A D. SIMONE? COM TANTA ACTRIZ DE GABARITO, POR EXEMPLO A LOURDES NORBERTO E ESCOLHEM A D. SIMONE PARA UM PAPEL DE ACTRIZ? SERÁ QUE A RTP DEU TANTA IMPORTÂNCIA AO ESPECTÁCULO DO COLISEU POR VIR A MADALENA IGLÉSIAS? É POSSÍVEL. E DEPOIS A D. SIMONE TRATOU-A COM INDIFERENÇA NO PALCO, NÃO DEVE TER VISTO O COLISEU EM PESO DE PÉ A APLAUDIR A MADALENA IGLÉSIAS. E QUANTO À POLÍTICA... NÃO É POLITICA? PORRA... PASSA-LHES A MÃO PELO PELO A TODOS. JÁ ANDA LOUCA PARA TER UMA NOVA ORDEM DO ESTADO PORTUGUÊS, E CERTAMENTE ATÉ VAI TER JÁ NO PRÓXIMO DIA 10 DE JUNHO. E O QUE TEM TRABALHADO PARA IR PARA O PANTEÃO! SABE MUITO BEM MEXER-SE. ELA QUE NÃO DEFENDE OS POBREZINHOS MAS AS PESSOAS. QUE TAL COMEÇAR PELA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA?
num país chamado simone. MULHER SIMPLES, NADA NADA PRETENCIOSA. COMO DIRIA UM GRANDE SENHOR DA RTP " E ESTA HEIN!".