Ali estou eu na fila, com o n.º 4, quase a ser devorado pelos ferozes funcionários!Há uns anos atrás tinha verdadeiro pânico das repartições públicas e outros serviços que tais. Abominava os funcionários temíveis - quais adamastores - que estavam do lado de lá do balcão! Mas, tenho vindo a mudar a minha filosofia: agora vou de bom grado a uma repartição pública, aos correios, às EDPs, ao Gás, à TV Cabo... Aliás, quando não tenho nada para lá fazer até peço aos meus amigos um qualquer papelito que eles tenham para tratar... Adoro tirar uma senha, ver que tenho dezenas de números à minha frente e esperar... esperar... esperar... Já explico porquê!
Mas as repartições de Finanças agora são um logro! Então, não é que da última vez só esperei meia-hora? Dantes é que era bom, o tempo de espera nunca era inferior a uma hora! Bom mesmo é a Segurança Social: 2 horas de espera é o mínimo garantido! E o que dizer da DGV (Direcção Geral de Viação)? Um «must»: 3 horas para levantar um documento... e haviam lá pessoas que já iam nas 5 horas de espera! Sortudos!
Até os correios estão incluídos nos sítios que eu gosto de frequentar: um dia destes estive na bicha 40 minutos para comprar um selo. Está bem, eu sei que têm máquinas mas estavam fora de serviço! A estas repartições paradisíacas há que acrescentar os atendimentos na EDP, no Gás, na TV Cabo, na TMN, na Vodafone, na Optimus, nos Seguros, até nos bancos! E não me refiro à Caixa Geral de Depósitos: muitos outros bancos já lhe seguem o exemplo e, mesmo naqueles que dantes era chegar e andar, agora concedem-nos muitos minutos de ar condicionado... atenção, o ar condicionado por enquanto está incluído na taxa de manutenção de contas que os bancos agora cobram, mas em breve deixará de estar!
Só há um lugar onde se espera muito e onde eu não gosto de ir! São as urgências médicas! Mas se lá tiver que ir tento tirar o melhor partido para eles não se ficarem a rir! Da última - e única - vez que fui a uma urgência num hospital esperei 7 horas. Foi bom, foi muito bom mesmo, não sei se foi bom para os dois, mas para mim foi: e isto porque acabei de ler um livro que estava a ler há muito tempo, comecei a ler outro, escrevi vários posts para o blogue e fiz muitos amigos (até troquei o telemóvel com outra pessoa!).
Pois é, como já devem ter percebido, adoro ir para as repartições públicas, tirar uma senha, ficar eternamente à espera, pois assim tenho a certeza que vou conseguir ler sem ser interrompido, vou conseguir concentrar-me para escrever, posso falar com pessoas, ouvir os desabafos delas e, principalmente... consigo perceber como anda mesmo este país real!!! Ah, já me esquecia de dizer: este post foi escrito numa sublime e paradisíaca Conservatória... Bom, não tinha ar condicionado nem bancos para as pessoas se sentarem, mas... isso são pormenores sem a mínima importância!!! Ah, outra coisa: sobrevivi!!!