quarta-feira, 4 de julho de 2007

U BRASIÚ EIM PORTUGAU!

Bom, os meus muitos amigos brasileiros me desculpem se aquela pronúncia do título não está correcta, é só uma brincadeira com o sotaque brasileiro que eu acho um encanto. O português falado no Brasil é uma língua viva, dinâmica, sonora, sobretudo oralizada e oralizável!

Realizou-se hoje em Portugal a primeira cimeira entre o Brasil e a União Europeia com a presença de Lula da Silva. Foram décadas que Brasil e Portugal passaram quase de costas voltadas, sem nada que o justificasse!

Muita coisa se alterou com a Revolução de 1974 em Portugal e com a democratização do Brasil também nos anos 70. E Portugal descobriu o Brasil pela 2.ª vez quando, em 1977, os espectadores da única TV em Portugal na altura se deliciaram com a telenovela «Gabriela», seguida de outras, sendo que até hoje já devem ter ser exibidas nas televisões portuguesas muitas dezenas de telenovelas brasileiras. O sotaque e algumas palavras do português do Brasil foram tomando conta de uma língua estagnada e fechada como era o português de Portugal.

Durante muitos anos os únicos brasileiros que vieram para Portugal foram apenas jogadores de futebol. Nos últimos anos a migração portuguesa para o Brasil do princípio do séc. XX inverteu-se e agora são os brasileiros que em maior número procuram Portugal para trabalhar e até para viver. Pelas minhas contas - embora as estatísticas oficiais sejam diferentes - haverá quase meio milhão de brasileiros em Portugal neste momento, talvez 1 milhão em 2010 e prevejo uns 3 milhões em 2020. Uma curiosidade nesta emigração: a fácil integração e o facto de as mulheres serem em maior número em relação aos homens, talvez caso único a nível mundial.

Ainda há poucos anos distinguia-se facilmente um brasileiro de um português mesmo sem falarem. Agora muitos só se distinguem quando ouvimos as suas vozes. As mulheres estão principalmente no comércio e os homens na construção civil e afins. E serão com certeza os brasileiros que nos próximos anos evitarão que Portugal perca habitantes no deve e haver dos nascimentos e dos óbitos.

Quanto aos portugueses continuam a adorar o Brasil: então não é que cerca de 800 mil portugueses visitam o Brasil todos os anos? E os voos são marcados com antecedência de meses!!! Ainda bem, pois acho que o Brasil é o complemento de Portugal e vice-versa. Há só um Oceano que nos separa, no resto somos praticamente iguais!

29 comentários:

Alexandre disse...

Olha, era para o Brasil que me apetecia fugir neste momento. Não por ser Brasil, mas por ser longe...
Que dia...

Mais um post diferente... Este blog é imprevisível.

Convido-te a fugir comigo :)
Beijinhos

irneh disse...

� Sr. Alex! Ent�o n�o sabe que quem tem meio s�culo j� s� v� preto no branco, ou seja, v�-se grego para ler este seu post? Compreendo a simbologia, mas n�o podia ter usado o verde?!!!!
Tamb�m gosto do Brasil, da m�sica, da ternura da sua oralidade, da alegria... at� tenho um cunhado brasileiro (com tantos por c� adopt�mos um !!!)

Beijinhos e estou apenas a brincar. N�o leves a mal.

irneh disse...

Olha, sabes explicar-me por que motivo todas as vogais acentuadas ou com til, ou consoantes com cedilhas que uso nos meus comentários depois saem simbolos esquisitos? Será que tenho para aqui algum vírus?

Alexandre disse...

Jardim Proibido,

fugir, já pensei em fugir várias vezes... ainda não sei para onde nem com quem mas estou tentado a aceitar a tua proposta, hehehe...

Beijinhos!

Alexandre disse...

IRNEH,

mudei a cor do texto para azul marinho, realmente o amarelo não se lia! Quanto a esse bug das cedilhas e pontuações, mudaste em tempos para a outra versão do blog como eles pediam há alguns meses? E entras no blog com o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox? Vê se nas configurações não escolheste um idioma esquisito! Depois diz-me. Talvez algum dos nossos visitantes saiba como resolver isso e possa dizer. Até logo! Beijinhos!!!

Marta Vinhais disse...

Olá, bom dia - um post muito actual, uma boa análise...
Como sempre...Parabéns.
Obrigada pela visita ao meu blog.
Beijos, abraços
Marta

Helena disse...

Bom dia Alex querido!
Belíssimo post! Como sempre.
Tantos beijos

Pekena disse...

Bom diaaaaaaaaaaa :D

Visto que o post é dedicado aos brasileiros e aos portugueses só desejo um bom dia a quem estiver incluído neste grupo ehehehhehe. Não é nada estou a brincar!

Eu acho que o povo brasileiro tem um espírito de dinamismo incrível. Acho que melhor dizendo, invencível. Para eles, cada um dos 365 dias do ano, devem ser vividos de forma intensa, como se fosse o único, o último e por isso, festejam e convivem imenso. E não é à toa que o melhor Carnaval do mundo é no Brasil!!! Dura dias, dias e dias, parece pilhas Duracel.

Pessoalmente, nunca tive vontade de conhecer o Brasil, acho que é pelo facto de sempre ouvir falar nos roubos que por lá existem. No entanto, já vários brasileiros me disseram que isso só acontece nas grandes cidades, nomeadamente, S. Paulo, Rio de Janeiro, S. Salvador da Baía, etc. Por outro lado, quando se fala no interior, eles dizem que as coisas são relativamenete calmas, tal como o Norte de Portugal, por exemplo.

Visto que falamos a mesma língua e acima de tudo pelo nosso passado histórico, é importante que estejamos sempre e cada vez mais unidos!! Tal como tu próprio dizes, "Há só um Oceano que nos separa".

Quanto a mim, sempre tive um grande fascínio pelos países nórdicos.

Nem imaginas quanto tempo estive para conseguir escrever este comentário... apenas 2,09h. É que hoje há aqui muito trabalho e por isso, tive que ir escrevendo aos pouquitos eheheheh.

Super Beijinhooooos!!!! :D

Filipa disse...

Olá Alex!

Tenho andado um pouco desaparacida, época de exames, do stress, de tudo isso.

Vim só dizer que tens uma coisa no meu blog para veres.

Beijinhos**

HelloCátia disse...

olaaaa..

bonito post alexandre... alias, como todos os teus post's sao interessanes...

bjinhos

Cristina disse...

Olá Alex... um post interessantíssimo!! Gosto imenso da alegria brasileira, do seu à-vontade, da sua forma de encarar o dia. Pessoalmente, relaciono-me com várias pessoas brasileiras e devo dizer que me influenciam de forma fantástica.

Ainda há algum tempo, discutia com um descendente de portugueses, as diferenças linguísticas. É incrível as diferenças que se encontram, num mesmo português.

Um grande beijo ;)

Sol da meia noite disse...

Gosto do que por aqui se escreve...

Voltarei :)


Beijinhos.

Lusófona disse...

Oi Alex!

Eu também estou a escrever algo sobre a Cimeira...rsrs.

Eu acho lindo o sotaque português, e no Brasil tal como aqui o sotaque depende de região para regial (Norte, sul, leste, oeste, centro-oeste)mas, há casos que depende mesmo de cidade para cidade.. A nossa língua é muito rica, é linda ;)

O Pedro sempre quis conhecer o Brasil, mas tinha medo, depois que foi a primeira vez, até sonha com o Brasil.. ficou louco alucinado...rsrs.

Espero que esta cimeira dê bons frutos para todos nós!

Beijinhos e fica bem

Anónimo disse...

Boa tarde
Lamento discordar com o que aqui se diz.
Das várias cidades do mundo a que mais gostei mora no Brasil, Rio de Janeiro.
A natureza iluminou a cidade .Quem omo eu teve o privilegio de sobreoar o Rio de helicoptero ao fim dodia , no momento em que o Sol se deita e a Lua acorda , nunca mais esquece.
O fascinio brasileiro reside na sedução.
Uma sedução que foi cultivada pela necessidade de sobreviver e se transmite de geração para geração , mas que , na minha opinião não tem nada de verdadeiro, nada de coração.
As mulheres brasileiras fascinam os homens portugueses.Se pesquisarem o turismo portugues para o Brasil terão surpresas na motivação da viagem.
O destino são os Resorts , a musica e as noites brasileiras.
O show que esconde o sofrimento dum povo.
A favela Rosinha em pleno centro do Rio é uma cidade dum outro mundo.
Morre se e nasce se naquela "cidae" sem ter mergulhado em Copa Cabana.Negoceia se insulina para sobreviver.Morrem os diabeticos em plena juventude por falta de tratamento.
O maior numero de casamentos em Portugal são entre homens portugueses e mulheres brasileiras, mas estas são mulheres quentes satisfazem as fantasias do homem, mas não sabem cozinhar , tratar dos filhos.
O que eu diria é que nem tudo o que é voz carinhosa é do coração.
O meu portugues n
ao é tão quente mas é verdadeiro.
O meu Portugues é o genesis!
Adoro ser portuguesa e aprender com outros povos , mas nem tudo nesta vida é Carnaval.
Isamar

Alice Matos disse...

Olá Alexandre...
Pois é... somos povos irmãos... com uma história e muitas vivências em comum... mas crescemos em sentidos distintos... e isso marcou as nossas persolalidades e as nossas culturas... Penso que esta miscigenação cultural que estamos vivendo só pode trazer benefícios a ambos os países se soubermos apanhar a onda e tirar partido das experiências vividas...
O "Tanto Mar" di Chico Buarque de Holanda foi um complemento perfeito no teu post...
Um beijo...

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Tendências :-)
... não leves a mal mas eu apoio o António Costa... um velho amigo de há mais de 30 anos.
A seriedade e a coerência em pessoa.
Um homem que dignifica a política.

Um abraço,

Anónimo disse...

o sotaque brasileiro é sem dúvida uma melodia alegre de se ouvir
tenho pena de o ter perdido:D
agora falo um português abrasileirado...
só depois de muito me ouvirem falar..pergunta-me de onde sou..
mas sobre o Brasil há tanto para falar..um dia faço um post:))
beijocas muitas!!

Unknown disse...

tive uma proposta para ir para o brasil... nao fui.
perdi muito mais do que a viagem...
nunca fui ao brasil mas adaptar-me-ia, sem duvida... adoro a diversidade cultural e talvez por isso me tenha sempre adaptado tao bem por onde tenho andado (os problemas tem sido outros...)

bom texto...tambem gostei.

ps. a proposito do esnips... devo andar a leste... porque copiei o link da musica mas o leitor aparece no blog com um tamanho fenomenal, eheheh... sugestao?

beijinho grande

Dark disse...

Um bom blog! Transborda a realidade que geralmente nos "passa ao lado" :)

Já verifiquei que existem certos hábitos e certos aspectos culturais que os portugueses têm adoptado dos brasileiros. Alguns deles até bem interessantes. Acaba por se gerar uma complementaridade entre as culturas.


Já para não falar que Carlos da Maia, Maria Eduarda, João da Ega, Tomás de Alencar, etc., surgiram nos nossos écrans com o maravilhoso sotaque brasileiro. :)

*

Unknown disse...

sugestao registada...
ora o sr alexandre e um querido...
nao que tivesse duvidas...
mas...
bem, afinal presisamos de pretexto para chamar querido a alguem?
quero dizer, se e o que sentimos... e e coisa boa entao acho que sim...
porque sim.

mais um beijinho
mais um...
e boa noite...
(e nao era uma boa ideia se dormisse com o caderninho ao lado??)

Unknown disse...

a ideia do caderninho e uma docura de inspiracao...
fico a aguardar...
quanto CORREIO pensei que estivesse operacional no perfil... amanha vejo.
tudo registado.

ps. e a primeira vez que cruzo assim com alguem ao mesmo tempo...a trocar comentarios...
ate parece um fime que repetiram hoje num canal televisivo... "you have mail"

aqui fica um doce de mimo
por muitas razoes...
um beijo

Maria disse...

Já te ocorreu contabilizar quantos reformados portugueses passam agora metade do ano no Brasil? No Nordeste, por exemplo....
É o intercâmbio merecido LOL

Beijinhos

Ana Luar disse...

Digam o que disserem o sotaque brasieliro é docemente absorvido pelos ouvidos abruptos de todos nós. Eu posso afirmar que me rendo não só à meiguice do sotaque brazuquinha mas tb ao clima delicioso.
E acredita que neste momento eu faria uma viagem até Búzios... e ficava lá para sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.....

Isabel Filipe disse...

bom fim de semana para ti

bjs

Unknown disse...

ola....
espero que a noite tenha sido inspiradora e que o novo post se venha a estrear rapidamente :)

consegui actualizar o widget... agora o som nao sai.... so para contrariar!
mas esta tudo em ordem.

boa tarde
sr. alexandre gandum

beijo

José Manuel Dias disse...

Viva Alexandre!
Aprecio a leitura...
Cumps

melga meiguinha disse...

Como eu gostava de ter dinheiro suficiente para também poder apreciar as coisas lindas do nosso país irmão.

Obrigada pelos miminhos que me deixou no Melga no dia do seu aniversário.
Espero continuar a contar consigo no meu cantinho.

Muitas beijocas.

A Flor disse...

Tenho a esperança de um dia puder vir a conhecer o Brasíl... segundo dizem, belíssimo país...


Tenho um grupinho de amigas/amigos brasileiros... pessoas com um enorme coração.... um casal (ambos brasileiros), até são meus afilhados de casamento.... sei que tenho lá.... casa e comida..... só preciso mesmo arranjar dinheiro para as viagens lol lol e quando isso acontecer... convido-te a "fugires" comigo, que tal? lol lol ... dizes que não sabes com quem fugir.... então... juntemo-nos os dois e partamos à descoberta do Brasíl... ahahah

(estou a brincar, mas sabemos lá nós o futuro...)

Deixo um raio de sol, bem quentinho e luminoso no teu coração.

Flor

gmail.com disse...

Como brasileira, tenho um pedaço do coração em Portugal, pelas lembranças maravilhosas que tenho, digo: somos um povo hospitaleiro, alegre e amigo, venham nos visitar.