domingo, 22 de julho de 2007

RECORDAR O CINEMA PARAÍSO!

Sem estar à espera acabei por assistir ontem à noite ao «Cinema Paraíso» transmitido pela noite dentro na RTP1. Vi o filme talvez pela 10.ª ou 12.ª vez, mas assisto sempre como se fosse a primeira vez! Não é por acaso que o «Cinema Paradiso» é o filme da minha vida, o n.º 1 de todos - e são muitos - filmes que foram importantes para mim. Comigo, os filmes fascinantes funcionam quase como uma terapia, como uma lição de vida, e não raras vezes a minha filosofia se pauta pelo antes e pelo depois de determinado filme!

Ainda apanhei um pouco dos muitos Cinemas Paraísos que havia por esse Portugal! Até princípios dos anos 80 as salas enchiam, as plateias, os 1.ºs e 2.ºs balcões repletos... O Cinema S. Vicente e o da S.F.O.A. (na foto) eram cinemas paraiso para mim e para os meus amigos: não falhávamos um filme, íamos em grupo - a pé - chovesse ou fizesse frio! Velhos tempos!

De repente, a partir de certa altura, as pessoas deixaram de procurar estes cinemas, iam para a cidade grande, onde as salas passaram a ser pequenas, sem balcões, só com plateia, com cadeiras confortáveis - mas nada comparável ao êxtase das soirées ou das matinées de outros tempos! Alguns destes cinemas entraram em ruínas, outros foram comprados por grupos religiosos... felizmente alguns foram recomprados pelas Câmaras! Ainda bem... é uma pequena réstea do Cinema Paraíso...


32 comentários:

Sol da meia noite disse...

Lá está!
A arte como forma de terapia.

Tens razão, tem coisas na vida que, ao mudar, deixam saudades... Uma certa nostalgia...


Muitos beijinhos!!!

irneh disse...

Vim ver da tua m�sica, que me deixa sempre mais tranquila, mas hoje � demasiado nost�lgica!

Beijinhos. Bom domingo.

Anónimo disse...

olá Alex
Tudo bem?
pois é o cinema paraíso. Há filmes assim, únicos. São como "aquele" amor: único e sublime. Já vivi o me, sou uma felizarda.
O filme tem a vantagem de se se ver e rever até sabermos de cor os diálogos e mesmo assim continuarmos a gostar.
Bjocas e felicidades
Parabéns pelas nomeações do teu blog; o meu continua caseiro...
Por faalr nisso, sabes como posso acrescentar aquelas colunas para votação?
bjocas
Jasmim

Joana disse...

ola amigo!!..o teu blog, com músicas magnificas, traz-me sempre paz...sinto-me serena:)
pois amigo, o cinema já não é visto como antigamente..também tenho saudades!
fica bem, e ja sabes para ti, aquela muita beijoquinha doce:D

Isamar disse...

Tamb�m � o meu filme n�1 e emociono-me sempre.Bom domingo!
Beijinhos

antónio paiva disse...

.............

Amigo Alexandre,

o cinema e a vida estão repletos de paraísos, saibamos nós estar atentos e receptivos a esses paraísos.

grato pelo destaque dado à apresentação do meu livro "Janela do Pensamento" na Fanac Chiado

também eu gostei de te conhecer pessoalmente!

........................

Abraço

ivone disse...

olá alexandre

também vi e revi o cinema paraíso pela noite dentro...
um dos meus filmes eleitos...

bj

R. disse...

filme mais que meu,esse!!
és um querido,é o que é ;)*

beijo

Anónimo disse...

Tens razão meu, à sexta noite eram dois filmes seguidos.
Em alguns até trocavam a ordem das bobines, primeiro viamos o fim e depois a parte do meio.
A minha sorte era que nem tinha idade para saber ler.

Abração.

Klatuu o embuçado disse...

É um crime, urbanístico e cultural, não se preservar as velhas salas de cinema!

Divinius disse...

Moro na rua do nada
Aquela que ninguém vê
Mas que todos pisam
Tem vistas para o infinito
E acaba a onde a alma começa

A musica é linda o resto acompanha a "dança"
Abraço.

Um Poema disse...

Ler este texto trouxe-me à memória tantas coisas boas. Mas deixou-me também um pouco de nostalgia. Foram-se as salas onde assistir a clássicos como "Os Dez Mandamentos" ou "Casablanca" ou ainda "A Batalha de El-Alemain" se fazia em grupo.
Outros tempos!

Um abraço

Luís Galego disse...

belo post, bela música, saudoso cinema paraíso...

vieira calado disse...

Mas que bela informação! Vou ver o filme (que já vi também mais que uma vez).
Um abraço.

Helena disse...

Belíssimo filme que viste de novo!
E como disse alguem por aqui... arte como forma de terapia. Muito verdade!
Muitos beijos Alex querido

Anónimo disse...

Também para mim foi uma agradável surpresa. Mas por que insistem as televisões em passar bons filmes tão tardiamente? Mesmo assim, não deixei de ver...

Boa semana. Bjs :)

deep

GarçaReal disse...

Também gosto e muito deste cinema paraíso.Ando sempre em busca desses filmes que me preenchem o âmago.Pena é, que por vezes sejam abandonados ao esquecimento.

bjgrande e obrigada pela visita.

Volta

sofialisboa disse...

também eu gosto deste filme, e não me canso de o ver de vez enquando. bjs sofialisboa

Fay van Gelder disse...

Olá Alex, tudo bem?
Gosto muito de cinema, o último que vi foi o novo Harry Portter, adoro esta saga.
Bjo e Fica Bem

JoãoFerreira disse...

Gosto de cinema, mas depende do tipo de filme...

Fica bem
Passa no meu

Menina do Rio disse...

Alex, Já tivemos alguns Cinemas Paraiso, mas com a expansão dos shoppings, eles foram virando igrejas evangélicas e agora vamos a salas comuns e pequenas congeladas, com sons digitais. Mas eu gostava de ver filmes dos balcões de onde atiravamos pipoca na galera de baixo. Bons tempos!

Meu beijo

Diário de um Anjo disse...

Nunca vi o filme:-(

Acho que começa a existir uma maior ameaça aos cinemas, a pirataria:-(

beijinhos

eu disse...

Sim, o cimema paraíso sim; ainda esta semana revi.
Mas Pearl Buck, já não...

belakbrilha disse...

tudo o que é bom serve de terapia!

bjs

Elsa Sequeira disse...

Alex!!
Que lindo, despertaste em mim a saudade desses tempos...

bjtos!!!

GarçaReal disse...

Comentei o post anterior pois achei fabuloso.

bjs

Alice Matos disse...

Olá Alexandre...
Infelizmente não usufrui muito da experiência de ir ao cinema há uns anos atrás... Foi uma adolescência estranha a minha...
Mas recordo uma mão cheia de filmes que cheguei a ir ver com o meu pai e com o meu irmão...
Infelizmente já não tenho nenhum deles comigo... mas a memória dessas "saídas" não se apaga facilmente...
Um beijo...

A Flor disse...

Bons e velhos tempos... fazes-nos recuar no tempo... :)

beijos da amiga Flor

Marlene Maravilha disse...

Este foi um filme admirável! Também gosto de filmes que possamos tirar um liçao de vida, e há muita coisa a aprender para fazermos grandes diferenças na vida de alguém e na nossa propria!
bjos

Shelyak disse...

Tão bem que me lembro dos meus cinemas paraíso...Eden, Monumental, Condes, Império...tantos... e que me fazem recordar tão bem a minha adolescência, magia...
As gerações passam e todas elas vão guardando os seus cinemas paraíso...
Um abraço para ti! :)

nana disse...

também é o meu filme favorito e sempre choro no final com a prenda dos beijos censurados!

Gio disse...

Olha a SFOA.... sabes que eu toquei na Banda da Amora durante 10 anos????? E também eu ia ao cinema da Sociedade.... e foi lá que recebi o meu primeiro beijo.... e fumei o meu primeiro cigarro... tanta recordação....