quarta-feira, 11 de julho de 2007

TER FILHOS EM PORTUGAL É UM ACTO DE MASOQUISMO

No Dia Mundial da População ficámos a saber que o ano de 2006 bateu o recorde de menor número de nascimentos em Portugal desde que há estatísticas... E por este andar o recorde voltará a ser batido este ano!

O ritmo de envelhecimento da população portuguesa é negativamente impressionante: esta faixa etária que hoje constitui 1/6 da população passará a constituir 1/4 daqui a 20 anos, com a agravante que o índice de dependência dos idosos aumentou muito nas duas últimas décadas.

Sabendo-se que as crianças são o motor económico de qualquer sociedade - elas são as maiores consumidoras e as que podem garantir que o nível de vida num futuro a médio prazo se mantenha pelo menos idêntico ao actual - o que têm feito os Governos nos últimos anos para inverter essa tendência? NADA! Ou melhor, o Governo actual até conseguiu suprimir os míseros euros do subsídio de nascimento e aleitação!

MAIS IMIGRANTES OU MAIS BÉBÉS?

Pelas previsões a população de Portugal até vai crescer um pouco nos próximos anos. Mas não é em número de bébés, mas sim em número de adultos, pois a imigração vai continuar a aumentar na proporção inversa ao número de nascimentos!

Mas porque razão as pessoas não têm filhos, ou não têm mais filhos? Na minha opinião, ainda nem todos os portugueses são masoquistas, pois ter um filho hoje em Portugal é um verdadeiro acto de masoquismo («um acto de heroísmo» na opinião do Presidente da Assoc. Port. de Demografia): os casais têm cada vez menos condições económicas, sociais e culturais, o desemprego aumenta a olhos vistos, os empregos são cada vez mais precários, os infantários são pagos a peso de ouro, o Ensino não se endireita, a Saúde pública está em fase terminal, as pessoas cada vez trabalham mais longe do local onde residem por causa da deslocalização das empresas e não têm tempo para darem apoio nem para estarem com os filhos...

É preciso mais algum argumento? Acho que não, mas ainda poderia referir a desertificação do interior do país com a perda dos imprescindíveis laços familiares, a falta de uma identidade de muitas das pessoas que vão viver para as cidades grandes, e outras razões que com certeza alguns de vocês vão dar nos comentários com o fim de enriquecerem este post com as vossas opiniões...

(A tocar «Menino de Oiro» no Fado de Coimbra de Fernando Machado Soares. Outra versão muito antiga na voz de José Afonso também está disponível à direita: para ouvirem esta carreguem na pausa da 1.ª e depois no play da 2.ª)


40 comentários:

Isabel Filipe disse...

tanta coisa que se podia acrescentar a esta lista.
fica mais uma: um País em que um casal paga mais impostos do que, com os mesmos rendiments, fossem solteiros.......

bjs

Alice Matos disse...

Querido Alexandre...
É complicado...
Coloca-se na balança o desejo de maternidade e de paternidade (e os instintos relecionados)... com as contas à vida e o medo face a todas as inseguranças que nos transmite esta nossa sociedade...

Hoje mesmo, no Loures Shoping, ao observar uma jovem mãe de um menino de cerca de 6 anos e de 2 gémeos de dias, passava-me pela mente a coragem necessária para colocar filhos no mundo... ou melhor... neste nosso país (que, por sinal, tanto amamos...)... Coragem ou (perdoem-me os mais sensíveis) insensatez...

(O Menino de Oiro está perfeito...)

Quando puderes passa pelo Detalhes... tenho um desafio para ti... Espero que aceites...

Um beijo...

Sei que existes disse...

Realmente não precisas referir mais nenhum argumento, pois esses são mas que suficientes!!
Infelizmente, actualmente, quem quer e tem filhos é mesmo um grande acto de coragem e vontade extrema de ter descendentes (família)!...
Beijos

Unknown disse...

As razões são várias sem dúvida, porque talvez hoje se queira mais para os filhos e dai cada vez se ter menos.
A vida é dificil
um abraço
brisa de palavras

irneh disse...

Não sei se alguma vez chegarei a ter netos, tantos são os problemas dos jovens de hoje. O problema não passa só pela crise, passa também pelo consumismo que ajuda a destruir o pouco que se ganha em minutos. Podíamos ser tão felizes com tanta coisa menos! A verdade é que também quase não se abdica de coisas supérfluas. Para mim, o mais grave é a falta de tempo para dar atenção aos filhos, agora que estamos num período em que também os avós trabalham os quatro, na maioria dos casos.

Beijinhos.

Elsa Sequeira disse...

Alex!

complicado...vamos de mal a pior!!!
por outro lado os casamentos sao cada vez mais raros, logo também não se forma família...é tudo muito complicado...não sei como se poderá descomplicar...???

Boa reflexão, como sempre!!!

beijinhos!!!

Sol da meia noite disse...

E, no entanto, há quem com o mínimo dos mínimos de condições, tenha meia dúzia de filhos ou mais...
Talvez, no futuro, essas crianças venham a ser o motor económico da sociedade...

Anónimo disse...

é realmente muito triste ver estes estudos... mas que possibilidade há actualmente em Portugal para se ter muitos filhos, mesmo que o desejo seja grande..

enfim... um tema demasiado polémico.

bjnho

Gio disse...

Sabes que normalmente quando me perguntam porque é que não tive filhos eu costumo responder com esta frase que deu o título ao teu post????

Eu estou na estatistica dos que não tiveram filhos e que não tiveram em consciência...

A Flor disse...

Eu então já dei o meu contributo ao País... com dois rapazes lindos! :)

Mas como poderemos incentivar os casais a terem filhos, se o abono que é dado, não dá nem para as fraldas??

Quantos pais há... que o são... sem o merecerem!!! e outros há... que tanto o queriam ser... e por questões de sáude... não o podem?!!!
Também há... os que por opção não quizeram assumir essa enorme responsabilidade, que é de colocar filhos no mundo!!

Beijocas no teu coração. Boa noite e sonhos cor de rosa.... sonhar faz bem à alma... por isso o meu desejo para hoje é que sonhes... sonhes muito!!!

Da admiradora Flor

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Bom, um comentário também deve servir para reflectir.
"os casais têm cada vez menos condições económicas, sociais e culturais, o desemprego aumenta a olhos vistos, os empregos são cada vez mais precários, os infantários são pagos a peso de ouro, o Ensino não se endireita, a Saúde pública está em fase terminal,..."

Nada mais errado.
No tempo em que a reforma era "um pau e um saco", o analfabetismo grassava, a má nutrição reinava, a mortalidade infantil dizimava... os casais tinham 6,8,10,12 e mais filhos.

Foi o tempo das trevas.
Da fome, peste e guerra.

Hoje a situação é completamente diferente, os pais não têm mais filhos por opção.
Por comodismo... porque ter filhos... dá trabalho... e responsabilidade.

Não é sequer uma questão de subsídios. Mesmo com subsídios a situação será rigorosamente a mesma.

É uma moda como outras que já passaram.
Vêr nisso qualquer ameaça não passa de expeculação.
Outros países há onde isso há muito se passou e são os mais avançados do mundo... com menos densidade populacional do que nós.

O que Portugal precisa é de modernizar a sua economia.
Apostar nas novas tecnologias, na robótica, na inovação.
Aumentar os seus índices culturais e científicos.
O que Portugal precisa é de "massa cinzenta", poderá ser pouca, mas de qualidade, não de multidões de "cabeças de areia".
Esse é o caminho do futuro.

Mudar as mentalidades?... talvez.


Um abraço,

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu anjo,

Mais uma vez venho aqui apenas para te desejar um fim de semana maravilhoso e uma semana cheia de paz, amor, harmonia e muita luz em teu coração.
Mais uma vez te agradeço a tua bela amizade, que muito me faz falta.
Que Deus te ajude sempre e obrigado por tudo.
Xi – corações mil.

P.S. E quanto a mim, o colocar filhos no mundo, continua a ser para mim, um acto de amor e de coragem, mas principalmente de amor e de esperança num mundo melhor.

O Sibarita disse...

Olá Alexandre! Concordo com seu texto! Mais bebe com certeza faça fé!

Oi O Sibarita ta fazendo um ano hoje, compareça na festa que está ocorrendo vc é convidado! Leia tudo!

abraços,
O Sibarita

Patrícia Manhão disse...

Eu também já contribuí com 3 crianças que daqui a vinte anos terão 28, 26 e 21 anos....Sou muito masoquista, eu....

HelloCátia disse...

ola alexandre...

pois e, atava de natalidade cada vez desce mais, com muita pena :(

uma optima semana para ti

A Flor disse...

BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DIA!:)

Alexandre, estou no meu emprego e como tenho um tempinho livre!!.... vim visitar os meus cantinhos preferidos... e como lhes queria deixar, hoje, algo de diferente... lembrei-me de te deixar este pequeno excerto....
Li com atenção... e pensei que gostasses também de o ler.... espero, meu bom amigo, não me tornar numa melga, com o tamanho dos meus comentários ih ihih ih assim como assim... já sou melga!!! lol lol

"ABRA A PORTA PARA SEU ALVO"

"Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos". (Gálatas 6: 10 )

Edwin C. Barnes desejava ardentemente tornar-se sócio de negócios do grande inventor Thomas A. Edison. Ele não queria trabalhar para Edison, ele queria trabalhar com Edison.

Numa tentativa de alcançar seu sonho, Barnes alistou-se para um cargo no laboratório de Edison no Estado de Nova Jersey.

Ele foi contratado como um trabalhador braçal com um salário mínimo, bem longe de uma parceria. Meses se passaram sem nenhuma mudança no seu cargo ou no seu relacionamento com Edison. Muitos desistiram, achando que o emprego não os levaria a lugar nenhum. Barnes, contudo, permaneceu " a bordo".

Ele ficou conhecendo o ambiente do lugar e o cargo de cada pessoa, buscando maneiras de fazer do trabalho de cada um ali o melhor e o mais eficiente possível. Acima de tudo, ele se manteve aberto e otimista. Ele via tudo o que fazia como uma preparação para o dia quando seria sócio de Edison, compartilhando de suas desventuras.

Chegou o dia em que Edison apresentou a Máquina de Ditar Edison (um tipo de gravador) para a sua equipe de vendas. Eles não acreditaram que aquilo venderia. Barnes, todavia, viu a máquina esquisita como sua oportunidade!

Ele aproximou-se de Edison, dizendo que gostaria de vender a máquina. Já que mais ninguém demonstrara entusiasmo pela coisa. Edison deu uma chance a Barnes.

Edison concedeu a ele um contrato exclusivo de distribuição da máquina no país. Barnes alcançou o seu alvo de trabalhar com o grande inventor e, ao mesmo tempo, atingiu seu alvo de ser bem-sucedido nos negócios.

Você tem um alvo em sua mente e coração hoje? Você pode ter certeza de que o alcancará à medida que serve aos outros e tenta ajudá-los a atingirem seus alvos. A ajuda que você oferece hoje a um parente, vizinho, colega de trabalho ou funcionário, retornará amanhã em forma de sucesso.

Uma oportunidade pode surgir na sua vida, disfarçada de desgraça, derrota, rejeição ou fracasso. Enxergue além desses problemas e considere as possibilidades. Ajude alguém a superar suas dificuldades, e você ficará surpreso com a bênçãos que Deus lhe enviar!

(texto extraído do livro Café da Manhã com Deus )

Olha que não te quero ruborizado!!! eh ehehehe já não tens idade para isso!... ehehehe

beijo no teu coração da Flor :)

Unknown disse...

Eu estou a contribuir para esse decréscimo demográfico, por todas essas rezões, ... e mais algumas!!

É assim, a factura do desenvolvimento!!

;)

Marlene Maravilha disse...

Sou a favor da família e das crianças! SEmpre. O mundo sempre foi da mesma maneira. Parece ser hoje mais violento, mas se atentarmos ao passado vamos ver que era igual ou pior.
Gosto quando leio as tuas respostas nos blogues visinhos!
beijos e continuemos na luta por um mundo melhor!

melga meiguinha disse...

Concordo com tudo o que você escreveu em género, número a grau.
Sei de casais novos que gostariam de ter mais filhos e que só não os têm devido a toda esta insegurança
e falta de apoio.
Os abonos são ridículos e nem chegam para o pequeno almoço.
Um destes dias ouvi uma pessoa estudiosa do assunto dizer que neste país só têm muitos filhos os mais pobres e os mais ricos.
Os ricos porque têm dinheiro para pagar tudo o que é necessário(por vezes nem ligam nenhuma âs crianças).
Os mais pobres porque se estão nas tintas para as necessidades das crianças e que, tal como antigamente" dizem que "onde não comem 6, também não comem 7(era assim que a minha mãe dizia o ditado popular).

Beijocas.

Andreia disse...

Concordo contigo! Não há condições, o governo só tem apoiado pokiticas que se tornam anti-natalistas!

R. disse...

Falas de um assunto importante,e que para mim se torna até contraditório..eu desejo muito ser mãe,porque preciso e quero amar assim,como se ama um filho..mas por outro lado penso, em que mundo estarei eu a 'colocar' uma criança?!!! este país está cada vez pior!! se antes pensei que iria logo ser mãe mal trabalhasse,agora tenho adiado há tempo demais....enfim..

beijinho grande

ana rita

Luís Galego disse...

pois ter um filho hoje em Portugal é um acto de masoquismo, infelizmente.

O caro alexandre tem uma excelente veia sociológica....será que não se enganou na profissão. Ou jornalistica, ou , ou, ou....

Anónimo disse...

Creio que não só em Portugal... Em vários países o quadro é esse ou pior. =/
O problema é que enquanto alguns conseguiram controlar o índice de natalidade, outros continuam a produzir crianças e miséria...
É uma situação complicada, realmente.

Diário de um Anjo disse...

É muito dificil hoje em dia conseguir condições para algo. Até para comprar casa está muito complicado. Falo por experiência própria:-( quanto mais um filho!!!!
Ter apenas por ter sem lhe dar o que ele merece não vale a pena. Mais vale esperar mais uns tempos, não é?
beijos

Menina do Rio disse...

E Portugal pode enfim se equiparar ao Japão que hoje importa mão de obra a preço de banana (banana? afff...isso era em outros tempos, pois a banana subiu). Tal situação ocorre no Brasil, apenas nas classes altas(um filho, ou nenhum); dái a razão de nos tornarmos um pais cada vez mais pobre, visto que nas camadas inferiores a taxa de natalidade é assombrosamente positiva. Mundo complexo, esse...
Mas o Brasil tá descobrindo Portugal (literalmente); e quem sabe um dia haverá uma nação portuguesa habitada por brasileirinhos. Os filhos pródigos voltando à casa...

beijos

zetrolha disse...

Tudo se cria.A minha avó teve 14 filhos e criou-os a todos.

DairHilail disse...

Um filho deve ser lindo...
ontem não me foste ver...
1 bj para ti

Del Santana. 22. disse...

Isso é muito triste, pois a família é algo sagrado e, hoje em dia, ela está cada vez menor... e até mesmo perdendo o seu verdadeiro significado.

Belo blog!

:D

Anónimo disse...

Meu amigo,
muito bom o post, embora com tristeza tenha que lhe dar raz�o.

hoje n�o � poss�vel criar as crian�as como fez a av� do zetrolha.

todos temos um espirito de novo riquismo.

um abra�o.

DairHilail disse...

alex,
podes voltar..e não tenhas medo, vais ver que sou inofensiva...
1 bj para ti

Gala Dmitrievna disse...

mudei-me, passa lá
beijinhos Alex.

Anónimo disse...

Caro Alex
É também com muito prazer que lhe dirijo a palavra em retribuição à visita que fez ao Voz do Seven onde me agradece pelas músicas que vou colocando no ESNIPS (permita-me a publicidade)... mas creia caro Alex que eu é que lhe agradeço por me visitar e congratulo-me por lhe ter sido útil. A miscelânea de músicas é sempre de gosto duvidoso, mas aquelas são as que vou por aí encontrando e que, simultaneamente, me satisfazem e impedem que as raízes, firmemente agarradas em solo luso, sequem. Sobre o seu "problema" de não conseguir colocar no FUNDAMENTALIDADES as músicas do seu CD parece-me que e mesmo atendendo que não conheço a sua página no Esnips será um problema de extensão dos ficheiros das músicas... apesar de não ser "expert" nestas coisas estou convicto que só ficheiros em extensão mp3 é que permitem a colocação em blogues como o Menino de Ouro é exemplo. Portanto caro Alex... após salvar as músicas do seu CD torna-se necessário convertê-las. Existem vários programas disponíveis na rede... tenho um (lento,mas eficaz) a que já me habituei e é "free"... outros existem... diga algo, sinta-se à vontade, ok?
Sobre o tema do post... está tudo dito quer na sua excelente prosa quer nos comentários, mas creio que para além dos problemas económicos o que muita vez "retrai" os casais mais jovens de procriar são meras questões egoistas... o casal fica "amarrado", percebe? Com um filho nos braços há o risco de se perder os tempos de juventude, os convívios, as "baladas", a ida ao cinema... fica para mais tarde, dirão, lá para os 40 quando a vida económica estiver mais estável... dirão ainda, agora tratemos é de gerar um bom automóvel, vida sociável que nos permita conhecer as celebridades em festanças para subir no emprego para ganhar mais euros, subir na vida para ter moradia com piscina e mais uma moto ... um barco... "prazeres da vida" que jamais conseguirão dar a milionésima parte do prazer que a condição pai oferece.
Aquele abraço

Kalinka disse...

Meu mais recente post - adivinha o que �?

Hor�rio das visitas ao Monumento:

Das 09:30 H �s 18:00 H - todos os dias, incluindo domingos e feriados
Pre�o por pessoa: � 4,00
Para grupos de crian�as de escolas, col�gios, catequese, par�quias, etc., pre�o por crian�a at� aos 8 anos: � 2,00

H� necessidade de fazer a marca�o antecipada pelo telefone:

21 275 10 00 - E-mail: santuariocristorei@mail.telepac.pt

e posteriormente enviar um of�cio identificando o autor do pedido e o n�mero de crian�as para:

Santu�rio Nacional de Cristo Rei
Alto do Pragal
2800 Almada

Kalinka disse...

Alexandre
foi-me completamente impossivel ir ao lançamento do livro do Antonio Paiva...nem imaginas como fiquei triste!!!
Sempre ha-de calhar, quando quero muito uma coisa...isso nao ser possivel.
Sai de Lisboa eram 21h...

Beijitos e bom fim de semana.

A Flor disse...

BOA NOITE ALEXANDRE :)

Venho já com as "persianas" quase, quase a fecharem-se (olhitos).... mas não quis deixar de passar por aqui para te desejar uma noite tranquila e de descanso para o teu esqueleto e para a tua mente. :D

Fica bem, amigo e que tenhas uma óptima sexta-feira 13... um dia como qualquer outro!!! para mim é!...

Deixo-te um beijinho e segredo-te ao ouvido... dorme bem e bons sonhos senhor jornalista da blogoesfera...

Flor

(hoje só me apetece brincar.. tenho dias)
:))

Odele Souza disse...

Olá Alexandre,

Além dos argumentos de seu post,
neste mundo violento de hoje ter filhos é uma temeridade. Quando vão para a rua fica-se em estado de alerta até que retornem.

pecado original disse...

olá Alexandre há quanto tempo...
é verdade um país envelhecido, num mundo que me preocupa cada vez mais.
Mas também... numa vida tão exigente ter um filho tem que ser planeado e tendo em conta várias variantes...infelizmente!
um beijo;)

Suspiros disse...

Um dos meus sonhos é ter uma família graaaaaaande...
:)

Filipa disse...

Eu tenho 2 irmãos e bem sei o que os meus pais sofrem para me manterem, a mim e ao mais velho, na faculdade, em simultâneo, fora de casa, pagando alojamento e todos os extras que a situação exige. Não contando com o mais novo que tem que ter os manuais escolares, que ultrapassam largamente os 100€.

Todos dizem que são uma espécie de heróis, pois nenhum tem empregos altamente bem remunerados. É tudo contado e quando é, é para os filhos!

Masoquismo ou não, neste país vão sendo cada vez menos os casais que querem sequer um filho, quanto mais 2 ou 3?
Se querem que a população não envelheça, ajudem as famílias mais numerosas. E que não seja só da boca para fora!!

Desculpa o desabafo, mas este é um tema que merece muita discussão!

Beijinho*

pé descalço disse...

Alexandre

como as coisas andam
ter filhos em qualquer lugar
tem de ser acima de tudo
um acto de Amor
carregado de esperança
da esperança que este governo vai roubando
dia-dia aos portugueses
com o encerramento de maternidades, escolas, urgências médicas...
e perseguições a quem levantar a voz contra...

Um abraço