terça-feira, 24 de julho de 2007

JESUS CHRIST SUPERSTAR DE LA FÉRIA


Jesus Cristo Superstar – um espectáculo polémico? Não, pelo contrário, apesar de toda a polémica que surgiu com a concessão da exploração do Teatro Rivoli pela Câmara do Porto a Filipe La Féria, o espectáculo é mais uma aposta ganha..

Gonçalo Salgueiro e Pedro Berbato (Jesus Cristo e Judas respectivamente) defendem com garra e muito profissionalismo as personagens.

As vozes potentes destas 2 personagens, bem como do elenco de apoio - gente muito jovem e compenetrada - são bem aproveitadas num cenário minimalista, moderno, que permite liberdade de movimentos..

A luz e a música ao vivo também desempenham um papel importante no desenvolvimento desta peça musical de Tim Rice e Andrew Weber dos anos 70 – vê-se que houve também um cuidado especial nessa parte.

Aposta ganha em quase tudo – actores, músicos, técnicos, etc oriundos todos do Norte, a reabilitação de um espaço esquecido, mas interessante como é o Teatro Rivoli...

Na minha opinião, o lado negativo terão sido o facto de os cafés e os restaurantes da zona estarem fechados – não vejo como poderemos então resolver o problema da Baixa estar deserta à noite e ao fim de semana - e o incómodo que é as pessoas esperarem pelo último minuto para se sentarem..

Como o Fundamentalidades não pôde ir ao Porto ver o espectáculo de Filipe La Féria no Rivoli, a Marta Teixeira de A Minha Página foi ver e fez uma crítica muito elucidativa sobre um espectáculo que La Féria quis levar para o Porto e especialmente quis que fosse interpretado por artistas do Norte.

30 comentários:

sonhadora disse...

As férias chegaram. Parto amanhã. Levo todos no coração. Os meus sonhos só foram possíveis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Deixo beijinhos embrulhados em abraços

Sol da meia noite disse...

Pena de também eu não poder ir ver o espectáculo...

Ouvi o próprio La Féria e o Gonçalo Salgueiro darem uma ideia , no geral, acerca do espectáculo, num programa da sic. Acho que ainda com mais pena fiquei...

Beijinhos, Alexandre!!!

Isabel Filipe disse...

eu espero que este espectáculo venha a Lisboa ...

tudo o que tenho visto do La Féria é fantástico ... saio de lá sempre maravilhada ... e tenho pena de não ter podido ver tudo o que ele já fez ...

o 1º trabalho dele que vi foi Passa por mim no Rossio e o último foi o Música no Coração (... onde fiquei a saber que tinha começado no palco ... e não no cinema como eu pensava ....)

eu lembro deste filme do Jesus Christ Superstar ... e estou ansiosa por ver esta peça ... mas claro ... não vou ao Porto por causa dela...

bjs

Joana disse...

que pena!!ja tinha ouvido falar do espectaculo, mas de pois de teres aqui exposto a tua opinião...fiquei com agua na boca...vontade de assistir, mas não posso que pena!!
só me resta a imaginação..que tera de ser muito fertil:)
amigo, ja sabes deixo-te aqui aquela beijoca doce

Isamar disse...

Uma informação fundamental. La Féria sempre em grande.
Beijinhos

Anónimo disse...

Como tudo o que vem de La Féria, é sempre uma surpresa que já se espera!

BF disse...

Alexandre
Este filme para mim é marcante. Amo mesmo. Passo várias horas ouvindo o CD completo. E, La Féria já é controverso por natureza. O se gosta ou não. Eu estou na classe dos que não gostam da pessoa, da arrogância e de uma certa forma de estar na vida cultural do País com a qual não concordo. No entanto tenho de lhe tirar o meu chapeu pois consegue encher todas as Salas... desde o D. Maria ao S. Luiz... Politeama e agora com toda a certeza também o Rivoli.

Mera opinião de uma inconformada com a política cultural deste país...

olha vou ser qual Maria Madalena

He's a man. He's just a man
And I've had so many
many men before
In very many ways
He's just one more ...

Beijos

irneh disse...

Deve ser um belo espectáculo. resta-me esperar para ver na TV, daqui a uns meses!
Entretanto, vou ficando com a tua música...

Beijinhos

BlueShell disse...

Só pude vir agora. Estou a trabalhar com os CNO’s (Crvcc), e ainda estão a decorrer sessões de júri de validação.
A partir de agora serei mais assídua. PROMETO:

Beijo em Azul, Bshell
******************

Marlene Maravilha disse...

Este espetáculo eu gostaria de ter assistido! O que importa é falarem dEle! Imagino que tenha sido especial!
bjos

Ana Luar disse...

Olá Alex... dsc a ausência mas o trabalho deixa-me muito pouco tempo para os blogs... Passei só para saberes que não esqueço as visitas mesmo que nem sempre dê para comentar como gostaria.

Ficam 1000 beijos eternos em carinho...

Saulus Lupus Lunae disse...

Relativamebte aos cafés e restaurantes, tens que te mentalizar que isto é o Porto à noite. Um deserto de pêgas e indigentes.

Cristina disse...

Hoje é dia de festa, vem festejar comigo
:)
beijinhu

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu amigo,

Hoje vim apenas para te desejar um lindo fim de semana e uma semana cheia de paz, amor harmonia e muita luz em vossos corações.
Espero que me desculpes, mas hoje tou mesmo muito em baixo, mas logo logo espero ficar bem.
Obrigado por tudo.
Xi – corações mil.

sofialisboa disse...

sempre atento o meu amigo simpatico se puder ir irei sim, pois tudo o que já vi do La Féria gostei. obrigada pela sugestão sofialisboa

GarçaReal disse...

Vi esta obra em cinema há anos e adorei, principalmente a música que
era sublime...
Tentarei ver agora pela mão do La Féria.


bj

Cristina disse...

Jesus Christ Superstar... acreditas que das 15723452 vezes que o filme já passou na televisão, nunca o consegui ver?! Infelizmente, este género de espectáculos nunca vem para estes lados e quando vem, fica esgotado numa questão de milésimos de segundo :(

Beijinhos grandes

Al Berto disse...

Viva Alexandre:

Sabes... não vou muito "á bola" com essas realizações.
Francamente teatro não é coisa que me atraia.
Não sei até se será por já ver tanto mesmo sem entrar nas salas de espectáculo.

Um abraço,

Alexandre disse...

Ainda agora estive a ver um bocado do «Cabaret» do La Féria na RTP Memória,e não há dúvida que o Teatro de Revista não morreu porque apareceu alguém como o Filipe La Féria, quer se goste ou não preservou algo genuinamente português! E já que a língua portuguesa de Portugal não se presta para telenovelas, porque não aproveitá-la para aquilo em que tem força e expressão?

Gi disse...

Esse teu comentário final foi a cereja na ponta do bolo. A custo, confesso, fui ver há uns anos um espectáculo do La Féria e não me arrependi, depois disso, quase sempre "obrigada" porque não é dos espectáculos que mais me seduzem, já fui ver mais uns dois e não é que venho de lá sempre com uma sensação agradável? Preconceito mesmo. Eta!!!!
Lá irei ver este :) tanto mais que ainda me lembro de quase todas as letras de cor. Quem é que na altura em que o filme saíu não sabia?

Beijinhos

Voltei de férias mas ainda não tive tempod e fazer as vsitas todas, ando desorganizada . Acho até que a precisar de mais umas mini-férias :)

Pekena disse...

Esperamos que passe brevemente por Lisboa!!

Beijocas grandes Alex e boas férias :)

sofialisboa disse...

olá amigo simpatico, então é assim, tenho quatro filhas, lindas obviamente, carolina que tem 18 naos, a margarida que tem 16 anos, a beatriz que tem 14 e por fim a francisca que tem 9 anos, é o meu rebanho de filhotas que me fazem tão feliz e por conseguinte me ocupam a vida a 1000. bjs sofialisboa

Jasmim disse...

olá Alex
Confio no teu bom gosto ma snão estou muito vocacionda, ao momento, para um jesus cristo Superstar com prenúncia do Norte.
Ainda tenho bem patente o original.
Coisas esquisitas que até os tolerantes e sensíveis também têm.
Bjocas
jasmim

A Flor disse...

....o meu anel de rubi... para te levar ao concerto que havia no Rivoli... lá lá lááá (não sei a canção de cor)...

Ao ler o teu post, lembrei-me da canção do Rui Veloso que fazia referência ao Rivoli....

Acho muito bem o espectáculo ter sido feito no Porto.... para descentralizar...

Quando e se vier para Lisboa... irei ver....

Tudo em que o Filipe La Féria "pega" sai bem.... Portugal precisava de mais como ele nesta área....

Alexandre, deixo-te um beijo com cheiro a maresia e sabor a Verão. :))

Flor

Dark disse...

Vi o Gonçalo Salgueiro a cantar um excerto do musical da peça, num programa da SIC. E, só pela voz e pela presença, vi que o espectáculo iria ser fenomenal!

Com um pouco de sorte (utópica), pode ser que venham representar ao Cine-Teatro de Estarreja. :)

*

*Um Momento* disse...

Tb eu ñ tive oportunidade de assistir
Mas pelo que dizes e me têm dito sim , foi e é um grabde espéctáculo

Beijinho de tarde boa(*)

Isamar disse...

Por favor, passa pelo meu blog. Tens lá um desafio. Dar-lhe-ás o rumo que entenderes.
Beijinhos

Shelyak disse...

Sendo eu alfacinha, não vi ainda o Jesus Cristo, versão La Feria mas vi outros dele sim... gostei de todos eles; uma encenação linda, um conjunto que nos faz sair de coração nas mãos...
E o Teatro Rivoli, palco de devaneios do Rui Veloso, independentemente das polémicas da exploração deste espaço, merece, sim, ser devidamente aproveitado.
A baixa do Porto sofre dos mesmos problemas da baixa de Lisboa e de todos os grandes centros urbanos não pensados...
E agora um Xi-coração para ti, Alexandre! ihihihihi

Elsa Sequeira disse...

Alex!!

Sempre em cima do acontecimento!
Fico feliz pelo teu post!
Sim! Já sei que é uma aposta ganha, já ouvi inumeros comentários elogiosos sobre o mesmo!
Irei assistir nas férias...que estão quse aí!!

Beijinhos!!!


ps - já sei que gostas muito de cartas...tenho por lá mais uma...a minha resposta á do outro dia...que era e não era...

Calimera disse...

Já fui ver e achei divinal.
Valeu mesmo a pena.
Bjs