quarta-feira, 18 de julho de 2007

HOJE ESTOU NUMA DE MATEMÁTICA ... !!!

Nunca fui muito dado às matemáticas, em especial desde que tive um professor da dita disciplina no secundário que até dava notas negativas. No entanto, não consegui ficar indiferente à designada Sucessão de Fibonacci (nas imagens) em que um puzzle pode ser resolvido no mesmo espaço com uma área diferente de peças.

Isto é, as peças dispostas de uma maneira abdicam do quadradrinho suplementar; dispostas de outra maneira precisam do quadradinho para preencher o espaço! O mesmo espaço! Como é possível???

O jogo vinha acompanhado de um livrinho com as explicações mas eu ainda não o consultei. Alguém saberá?

E vocês, são barras a Matemática...
ou nem por isso?


Este jogo saiu com a Visão e com o Público na semana passada e faz parte de uma colecção a prosseguir amanhã e nas próximas semanas com enigmas do mesmo género.
E hoje estou numa de nostalgia, trouxe os velhinhos Wallace Collection com Daydream... Estávamos no ano de 1970, época de sonhos cor-de-rosa e movimentos hippies.


31 comentários:

Dark disse...

Matemática??? Ai... Até o meu 9º ano, eu era boa aluna... Mas no secundário, a história foi outra... Tanto mais que eu até sou um daqueles seres humanos simpáticos que não querem dar trabalho os professores que corrigem os exames nacionais...
Enfim, para o ano, lá vou eu fazer matemática...

Quanto à sucessão... Pois... Boa pergunta...


E viva as Artes, a Literatura, a Filosofia, e afins!

Sol da meia noite disse...

Alexandre, matemática não, obrigada.

Só de recordar essas aulas... melhor nem recordar. Era um dia estragado...

Melhor mesmo entrar nessa de sonhos cor-de-rosa e movimentos hippies. Sempre é outra onda...


Beijinhos!

irneh disse...

Pois trata-se apenas de uma ilusão óptica. Se medires todas as peças e achares a sua área e somares, obterás uma área diferente da calculada se tiveres em atenção o triângulo grande. Aí encontras a diferença.
Não sou de Matemática, mas sempre gostei muito e ainda hoje adoro.

Beijinhos

irneh disse...

Com papel quadriculado vê-se bem a diferença...

Filipa disse...

Também tenho esse "jogo"!
E a explicação está relacionada com os declives dos triangulos, que consoante a disposição deixam um espaço maior ou menor, cabendo, ou não, o quadradinho! ;)

Matemática não é a disciplina que mais gosto, mas lá me ia desenrascando. Conseguia ter sempre umas notas jeitosinhas! ;) Ainda apanhei com matemática, este ano na faculdade e safei-me. Portanto, temos uma relação pacífica.

Beijinhos**

Fátima Santos disse...

e post sobre sexo?!!! :)

Kalinka disse...

A noite
caiu sem manchas e sem culpa.
Os homens largaram as máscaras de bons actores.
Findou o espectáculo. Tudo o mais é arrabalde.
No alto, a utópica Lua vela comigo
E sonha coalhar de branco as sombras do mundo.
Um palhaço, a seu lado, sopra no ventre dos búzios.
Noite! Se o espectáculo findou
Deixa-nos também dormir.
E...
ASSIM RELEMBREI FERNANDO NAMORA.

Amigo, Matemática é fugir dela, não quero sequer ouvir falar...
Beijitos.

Menina do Rio disse...

Numa noite, uma tragédia
tantas vidas, tanta dor
Um inferno, qual o de Dantes
na noite paulistana
Tantas almas inocentes
vítimas do acaso?
Fatalidade, ou descaso
que nos remete ao fogo
da angústia dos seus
que ficaram ao pé do embarque
com uma lágrima de saudade
Fica agora a certeza
que não verão jamais
seus rostos sorridentes
que se perderam na noite
entre as chamas...

ps: Depois comento o teu post.

Um beijo triste e um minuto
de silêncio pelas vítimas do
vôo 3054 em 17/07/07

Um Poema disse...

Também nunca fui muito pelas matemáticas.
Já da música que escolheste, devo dizer-te que gosto muitíssimo.

Um abraço

Unknown disse...

Me gusta la matematica, mas nao estou a ver. Só com as pecinhas na mão! Dá mais gozo! :P bj*

Mas a matématica é boa quando leccionada como manda a boa educação.

Gi disse...

Sempre embirrei solenemente com a matemática e acabei por fazer dos números a minha vida. E mais, gostei!
Pois as explicações já foram avançadas mais para cima, ía-me meter contido com um disparate que já não faz sentido :) a estas hora é só o que sai :)

Beijinhos e noite feliz

( a música faz andar para trás no tempo, sabe bem :)

A Flor disse...

HOJE FAÇO BIIIIIRRRA! Não e não e não!!!

Não quero falar de matemática... sempre detestei esta disciplina.. BAHHH!!!

Que "pancada" te deu hoje, meu amigo, para vir com teorias, matemáticas, jogos... chiça!!!

Mas deixa lá... GOSTO NA MESMA DE TUUUUU! :))

Fica bem Alexandre.... com ou sem matemática.... FICA BEM, MESMO!

Um coração alegre para o repórter amigo da Flor :D

BF disse...

Olha meu querido!

Nostalgia aguento.
Movimentos hippie até que é giro... "peace and Love", rebolar na relva...voltar ao tempo dos charros, revivalismo...
Sonhos cor de rosa... hummmmmmmmmmmmmmmm - Delicia!

Matemática nãoooooooooooooooooooooooo.

Beijos
BF

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu anjo, meu amigo,

Venho hoje mais uma vez aqui para te desejar um lindo fim de semana e uma semana cheia de paz, amor, harmonia e muita luz em teu coração.
E aproveito mais uma vez para te agradecer a tua amizade que muito prezo e amo, obrigado pela tua presença em minha vida e que Deus te ajude sempre.
Xi – corações mil.

P.S. argggg matemática sou quase uma nulidade (rsrsrsrs)

Marta Vinhais disse...

Eu também não gosto de matématica..
O que me valia era a minha irmã gostar e me ajudar a fazer os trabalhos de casa...
Boa sorte para o jogo...
Obrigada pela visita.
Beijos e abraços
Marta

Joana disse...

amigo alexandre..matematica não é comigo mesmo..não gosto...e nunca soube muito sobre essa disciplina..
nunca descobri se sou eu que sou burra:) e não sou boa a lógica ou se não tive bons professores..o certo é que não sei matematica:D
aquela beijoca doce

Nilson Barcelli disse...

A irneh já te deu o essencial.
O jogo é interessante.
Abraço.

Olga disse...

Eu era boa aluna a matemática, mas estou muito enferrujada por causa das facilidades tecnológicas que temos hoje.
Beijos.

Shelyak disse...

Sucessão Finobacci! fizeste-me lembrar o Código Da Vinci, onde tem lá esta "famosa" sucessão.
O que te digo é que a matemática - sou homem de ciências - pode ser fácil ou difícil, consoante os professores que podemos ter. A minha filha, antes de ter explicações, detestava a disciplina e, depois de compreender através de explicações bem dadas, passou a gostar e encara mesmo a possbilidade de tirar um curso com matemáticas, coisa que nem lhe passaria pela cabeça antes!
É como tudo... se sabemos, conhecemos, compreendemos, tudo se torna diferente e o medo desaparece...
Beijinhos ! Muitos! ahahahahahahah

Anónimo disse...

faço minhas as palavras do shelyac,é tudo uma questão de saber compreender,ou de alguém nos fazer compreender...mas quanto a mim..bahhh,não tenho muito boas recordações de matemática,tive mesmo que fugir e seguir com as letras..

beijinho

A Flor disse...

:)) (estou apenas a espreitar!! eheheh)

Mas saio pé ante pé.... vejo que continuas "nostálgico"... voltarei mais tarde....prefiro história, português e filosofia...

ou até mesmo, a disciplina de sexologia... ih ih ih que no nosso tempo não havia...

bom.... nada tenho a dizer...

Uma sexta feira cheia de energia POSITIVA... que amanhã, consigas atingir todos os objectivos a que te propuseste..

Chuaccc... foi um beijinho florido da

Flor :D

Anónimo disse...

Olá, Alexandre!
Uma ilusão de óptica, simplesmente!
Se compararmos as áreas, veremos a diferença.
Em relação à matemática, é uma pena que seja tão detestada.

Um abraço

mymind disse...

eu sou dakelas pessoas k prefere mat a port, lool
bjinhos

Suspiros disse...

O meu raciocínio crítico numérico é uma lástima...
:)

DairHilail disse...

Alex...
hummm matemática... vem ver as minhas gotas de encantamento...

1 bj para ti

Del Santana. 22. disse...

Eu gosto de matemática...
E nem podia não gostar, faço Ciência da Computação.
:)

Pekena disse...

Bom diaaa :)

Falas num tema que para mim sempre foi assustador :P
Nunca fui muito dada às matemáticas, mas no 12º ano é que a coisa piorou verdadeiramente. Sete era a minha nota máxima :@

Felizmente já não levo com essas coisas! Que felicidade.

Beijooooooo***

sofialisboa disse...

matematica nas férias? nunca amigo simpatico, mas isto não tem haver com as conchas? bem mais vale calar-me que esta area não é a minha, ainda... entrei em nova fase, aparece e espero que gostes, agora publico mensalmente aquilo que escrevo...vamos a ver bjs sofialisbao

Sei que existes disse...

Eu nunca fui grande amante da matemática!
Esse jogo parece mesmo interessante, e daquele tipo que eu possivelmente não resolveria... Hé!Hé!
Beijinhos

turbolenta disse...

A matemática tem-me acompanhado ao longo da vida.É ela que me tem dado conta da cabeça e contas nos bancos.
Mas também acho que, desde que há permissão para os alunos usarem calculadoras, desde muito cedo,isso se tem reflectido ,negativamente, no ensino e nos péssimos resultados que os alunos têm, pois nem a tabuada sabem.
boa semana

gata disse...

olá. Não vou falar de maths. Mas de vida e de como a mesma pessoa pode preenchê-la e completá-la e, com um ajuste de peças na nossa vida ele pode simplesmente estar a mais...a mesma peça, no mesmo jogo. A mesma pessoa. Na mesma vida.
...